Buscar

Lista de exercícios 4 UFSC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Materiais e Corrosão
EXERCÍCIOS: SIDERURGIA 2016 
 ALUNOS: Henrique Maccari.
Na Aciaria, é utilizado Oxigênio puro. Explique, por que não utilizamos ar atmosférico
O ar atmosférico apresenta muitas impurezas e muitos outros compostos, como o gás carbônico e o nitrogênio, o que pode diminuir a qualidade do produto final. No caso do Nitrogênio o ferro pode ainda nitrificar, o que é um grande problema para a Aciaria, por esses motivos é utilizado o oxigênio puro, que é utilizado para retirar o carbono, o potássio e outros componentes indesejados.
Na Aciaria, foi desenvolvido o Conversor Thomas. Qual a razão e a diferença do conversor Bessemer
O conversor Thomas é muito semelhante ao conversor Bessemer e foi desenvolvido com um revestimento de dolomítico, para impedir que ocorram reações destrutivas entre as escórias e os refratários, sendo que nesse conversor é possível produzir ações de qualidade, mesmo que o ferro gusa contenha elevadas taxas de fósforo e enxofre. Já o conversor Bessemer tem revestimento ácido com refratário de silício, não retirando o fósforo e introduzindo nitrogênio ao aço.
Indique as diferenças entre o conversor Bessemer e LD
O conversor LD permite uma produção muito alta, sendo que a introdução de oxigênio é feita por cima do banho, permitindo ainda grande variedade de aços, por essas vantagens é o mais utilizado atualmente. Já no conversor Bessemer o ar é soprado pelo fundo, não retirando o fósforo e introduzindo nitrogênio, por essas desvantagens o conversor caiu em desuso.
Quais os dois mais importantes fornos elétricos na Aciaria. Explique o sistema de aquecimento de cada um deles.
Os dois fornos elétricos existentes são: Forno de indução e Forno a arco.
O forno a arco faz o aquecimento através de eletrodos de grafite, quando o circuito fecha, o efeito joule faz com que ocorra o aquecimento do ferro.
Já o aquecimento por indução utiliza ondas eletromagnéticas, que fazem o material aquecer por indução eletromagnética.
Qual a diferença entre ferro fundido branco e cinzento
Ferro Branco: Elevada dureza e elevada resistência a abrasão. Praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material.
Ferro Cinzento: Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Por que utilizamos Coque nos conversores? 
O coque é necessário nos conversores para que ocorram algumas reações importantes. Em uma aciaria não é desejável que ocorra a oxidação do ferro, entretanto fornecemos oxigênio ao ferro liquido para que ocorra a purificação, para impedir a oxidação e perda do ferro misturamos coque, esse por sua vez promove a formação de CO, que consequentemente impede a oxidação do ferro, pois logo depois da oxidação ocorre a redução, formando um ciclo.
Considere um conversor para produção de aço, qual é a primeira etapa, após o ferro gusa estar líquido?
É necessário promover a retirada de substâncias indesejadas do ferro gusa, tais como o enxofre e o fósforo. Esse processo é feito em conversores, com a introdução de oxigênio gasoso e coque, para que as impurezas saiam da mistura através de óxidos e o ferro não oxide.

Outros materiais