Buscar

exercicio de fixação 5 6, 7 e 8

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA- CCJ0108 
SEMANA 5 
Descrição
 Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO
 FALTA JUSTIÇA ONDE SOBRA VIOLÊNCIA: Varas criminais de áreas com alto índice de homicídios têm cada vez menos processos (O Globo, 19 mar. 2013, p. 20).
 Varas criminais situadas em algumas das regiões mais violentas do Rio de Janeiro estão encolhendo. Estatísticas do Tribunal de Justiça revelam que, em 29 delas, o número de novos processos instaurados em 2005 foi inferior ao do ano anterior. Há casos, como o da 3ª Vara Criminal de Volta Redonda, em que o movimento processual caiu tanto que já ameaça a sobrevivência da unidade. "Como a população está descrente, ela já não procura a polícia quando há crime. Além disso, as investigações são feitas de forma precária. O Ministério Público fica vendido. Não adianta denunciar, se o réu acaba absolvido" lamenta o juiz titular da Vara Criminal de Queimados.
 As leis penais existem e estão em vigor, mas a população, como no caso concreto acima, não faz uso delas. Analise o problema da descrença da população a partir da ótica dos efeitos negativos produzidos pela norma, relacionando-os à produção da sensação de impunidade. 
Resposta: Visando o mundo em que vivemos hoje onde não se pode mais acreditar na justiça, já que o dinheiro fala por si, muitas pessoas deixam de resolver problemas situações sendo que o poder público já esta abarrotado de processos. Com isso criando a tais mediações onde ambas as partes não precisam envolver a justiça e o processo sai muito mais rápido.
QUESTÕES OBJETIVAS 
1. Revista Época do dia 03.02. 2007 noticia: "Justiça solta acusado de tráfico por falta de provas. A polícia não investigou nada e ainda por cima tentou passar por cima da minha decisão, afirmou desembargador". Ainda: "Mais um perigoso bandido volta às ruas hoje. Acusado de tráfico, M. B. da Silva, de 28 anos, obteve ontem um habeas-corpus, concedido pelo desembargador X, da 5ª Câmara Criminal. Atribuiu sua decisão à falta de investigação por parte da Polícia Civil". 
Esta situação revela uma problemática relacionada a: 
(A) efeitos positivos da norma, como o controle social; 
(B) crise estrutural do judiciário, por falta de um órgão nacional de planejamento e controle; (C) efeitos negativos da norma, como sua eficácia; 
(D) efeitos negativos da norma, como omissão da autoridade à aplicação da lei. 
2. A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Em relação à ineficácia da norma é possível levantar as hipóteses, EXCETO: 
(A) a inoportunidade da lei. 
(B) pressões sociais espontâneas maiores que as sanções. 
(C) Não-correspondência a necessidades do grupo social. 
(D) Conformidade com interesses do grupo total. Desenvolvimento
	
	 SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0108_EX_A7_201402033486 
	Matrícula: 201402033486
	Aluno(a): DANIELE DOS SANTOS CHARRE DUARTE 
	Data: 29/03/2016 19:25:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402062483)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No cenário jurídico brasileiro, ocorre uma situação conflituosa no que concerne aos papéis desenvolvidos pelo poderes determinados no nosso sistema liberal, principalmente nas esferas dos três poderes. Constantemente, percebe-se que a tripartição clássica sonhada por Montesquieu (executivo, legislativo e judiciário) encontra-se cada vez mais relativa. Nesse sentido, pode-se definir que ocorre:
		
	
	Uma judicialização da política e politização do judiciário
	
	Uma consolidação do judiciário e politização do executivo.
	
	Uma politização da política e judicialização do judiciário
	
	Uma consolidação da política e judicialização do executivo
	
	Uma politização do judiciário e judicialização do legislativo
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402113907)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A lei 9.503/97, Código de Trânsito Brasileiro, classifica como infração média e pune com multa o condutor que dirige seu veículo ¿utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular¿ (art. 252, inciso VI). Constatamos, porém, com bastante frequência motoristas fazendo uso de telefones celulares ao volante. Contribuíram para a pouca eficácia dessa norma os seguintes fatores instrumentais e/ou sociais:
		
	
	Baixa adesão social e falta de estudos preparatórios que comprovem que o uso do celular no trânsito pode provocar acidentes.
	
	Baixa adesão social e imperfeição técnica por ser inconstitucional, já que restringe o uso de um bem de propriedade privada.
	
	Baixa adesão social e desatualização da norma já que hoje em dia a maioria dos motoristas possui telefone celular.
	
	Baixa adesão social, pena desproporcional ao ilícito já que é infração considerada média, pouca divulgação das conseqüências dessa prática.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402067104)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Um dos exemplos mais consagrados de "lei que pegou" é o Código de Defesa do Consumidor. A lei "pega" quando vem de baixo para cima. Além do momento histórico correto, havia uma base real: as queixas mais comuns dos consumidores para criar as leis que os protegessem. Essa base factual deu sustentação ao código. Outro ingrediente para a lei pegar é o capital social, ou seja, a sociedade organizada, mobilizada, que cobra seus direitos e é proativa. Assim:
		
	
	A lei pega, ou seja, é eficaz se antecipar uma realidade social que não existe. 
	
	A lei é eficaz quando é imposta pelas relações de força dominantes. 
	
	A lei é ineficaz, ou seja, a lei não pega se estiver adequada às necessidades do grupo. 
	
	A eficácia da lei está vinculada ao cidadão ativo que cobra, propõe e fiscaliza. 
	
	A lei é ineficaz se estiver vigendo.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402057523)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Renato Treves; a análise do objeto da sociologia jurídica investiga os fatores abaixo relacionados, exceto: 
		
	
	Estudo dos instrumentos humanos de realização da ordem jurídica e de suas instituições; 
	
	Estudo da complexidade dos pensamentos humanos sobre a sociedade 
	
	Estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas
	
	Estudo da eficácia das normas jurídicas e dos efeitos sociais que tais normas produzem; 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402056594)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O Congresso Nacional elabora uma lei com o objetivo de resgatar os valores morais da família, punindo a infidelidade com a aplicação de uma multa de R$ 1.000,00 por infração à lei. Essa lei, embora cumprindo todos os trâmites legais no processo de elaboração e não contrariando norma que lhe é imediatamente superior, após sua entrada em vigor, nunca foi cumprida. Na forma do acima exposto, podemos concluir que: 
		
	
	a lei é válida tanto no aspecto formal como material, contudo, é ineficaz 
	
	a lei é inválida tanto no aspecto formal como material e, portanto, ineficaz
	
	tanto ela é válida no aspecto formal e material e, por conseguinte, eficaz 
	
	todas as afirmativas acima são falsas, posto que tal lei não é vigente 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402058521)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à SociologiaJurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Tende a ser mais EFICAZ a norma( marque a alternativa incorreta):
		
	
	conforme as finalidades do grupo social 
	
	de acordo com os anseios da sociedade
	
	adequada à realidade social 
	
	ajustada às necessidades do grupo para o qual se destina 
	
	não correspondente às necessidades do grupo social 
	
	
	
		SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0108_EX_A6_201402033486 
	Matrícula: 201402033486
	Aluno(a): DANIELE DOS SANTOS CHARRE DUARTE 
	Data: 29/03/2016 19:04:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402056659)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A sentença judicial fundamenta-se no preceituado em código, na jurisprudência e na doutrina, MAS liga-se direta ou indiretamente ao convencimento do julgador e às convicções grupais predominantes. Em relação às proposições acima, é possível afirmar que:
		
	
	Somente a primeira está correta 
	
	Somente a segunda está correta
	
	Estão ambas corretas
	
	Estão ambas erradas
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402057541)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Quando todos os pais que não levam seus filhos de 0 a 7 anos e meio, presos nas chamadas 'cadeirinhas', forem efetivamente punidos, então será possível afirmar que as normas em questão são plenamente eficazes. A afirmação acima se refere à: 
		
	
	eficácia de sanção ou secundária
	
	eficácia da sanção ou deficitária 
	
	eficácia de preceito ou imáginária 
	
	eficácia de preceito ou primária 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402822019)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Acerca do papel da Sociologia Jurídica para a análise do Direito, leia as afirmativas que seguem: I- A sociedade moderna possui um grande nível de mudança. Isso a leva a um caminho repleto de conflitos, confusões, incertezas etc. Em função disso, o Direito encontra-se num meio social que necessita de outras áreas de conhecimento que dialoguem com ele. II- Não se pode conceber o Direito dentro de um processo histórico de formação e transformação social, pois isto não daria garantias necessárias à legitimidade e regulação das relações ocorridas na sociedade. III- A Sociologia Jurídica procura estabelecer o contraponto entre a normatividade abstrata da lei e a normatividade concreta decorrente dos fatores sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a formação de um sistema de legitimidade do Direito. Das afirmativas acima, quais estão INCORRETAS? 
		
	
	apenas a afirmativa III
	
	apenas a afirmativa II 
	
	apenas a afirmativa I
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	apenas as afirmativas I e III
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402087575)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Controle prévio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, desistiu da proposta de criar um controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso. Em reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Antonio Palocci, e representantes do Senado para tratar do Pacto Republicano, Peluso disse que abria mão da proposta e afirmou que a sugestão foi um pensamento em voz alta. A proposta permitiria que o STF analisasse a constitucionalidade dos projetos aprovados pelo Congresso antes que fossem encaminhados para a sanção presidencial. (01.04.2011) A proposta do presidente do STF sobre o controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso indica um fenômeno chamado de: 
		
	
	judicialização da política
	
	socialização do direito
	
	pluralismo jurídico
	
	politização do judiciário
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402684960)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Poder, mídia e opinião pública encontra-se entrelaçados. A mídia é considerada o quarto poder, pela sua capacidade de influenciar a opinião pública. A opinião pública, de interesse sociojurídico, tem reflexos também no Direito. Sobre a opinião pública e o Direito, está correto o que se lê abaixo, com exceção de: 
		
	
	A mídia possui o poder de condicionar, levando a grande massa a pensar que está pensando por si mesma, quando, na verdade, está sendo controlada. 
	
	O legislador e demais autoridades que atuam na ordem jurídica não devem ceder à opinião pública.
	
	A opinião pública serve às instituições judiciárias uma espécie de termômetro, para saber se elas estão funcionando ou não de forma satisfatória.
	
	A mídia não é isenta de interesses políticos e econômicos, fazendo com que a informação dada à população nem sempre seja fidedigna e confiável. 
	
	A opinião pública pode expressar um sentimento coletivo sobre a justiça, que se tem chamado de consciência jurídica. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402056900)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A função da magistratura é tema explorado pela Sociologia Jurídica. Vários estudos, no Brasil e no exterior, procuram traçar um retrato dos juízes e analisar o papel que desempenham na sociedade atual. Esses estudos destacam: I. os fenômenos da "politização do Judiciário" e da "judicialização da política". II. a origem social e a formação do magistrado. III. a técnica específica de elaboração das sentenças. IV. a hierarquia dos tribunais e o duplo grau de jurisdição. SOMENTE é correto o que se afirma em:
		
	
	III e IV 
	
	II e III 
	
	I e III 
	
	II e IV 
	
	I e II 
	
	
	
		SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0108_EX_A8_201402033486 
	Matrícula: 201402033486
	Aluno(a): DANIELE DOS SANTOS CHARRE DUARTE 
	Data: 30/03/2016 21:45:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402067102)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Se a corrupção não é controlada, destrói-se um dos valores fundamentais de uma democracia, que é a confiança da população no governo e nas instituições, abrindo caminho para regimes autoritários. O tráfico de drogas, o crime organizado e até o terrorismo são sustentados pela corrupção: como passar grandes carregamentos de cocaína pelas fronteiras? Isto está relacionado:
		
	
	Ao efeito positivo de controle social 
	
	Ao efeito negativo de ineficácia por antecipação da lei à realidade social
	
	Ao efeito negativo de ineficácia por misoneísmo
	
	Ao efeito positivo educativo 
	
	Ao círculo vicioso da impunidade como estímulo à ilicitude. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402062681)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A desatualização, o misoneísmo e a antecipação da lei à realidade social existente são apontados como as principais causas da ineficácia da lei. Neste contexto, no que consiste o misoneísmo? 
		
	
	aversão à sociedade 
	
	aversão aos valores 
	
	aversão às transformações 
	
	aversão às autoridades 
	
	aversão às leis 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402067101)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Depois de banir traficantes, demarcar territórios e vender 'proteção' em várias comunidades, as milícias formadas principalmente por policiais passaram a atuar também na cobrança de percentuais em venda de imóveis, na imposição de taxas a feirantes, na agiotagem e na exploração clandestina de centrais de TV a cabo. Diante do exposto, podemos afirmar que:
		
	
	As comunidades citadas não sofrem a coercitividade do ¿poder paralelo¿. 
	
	A sensação da população brasileira perante o impasse entre poder público e ¿poder paralelo¿ é de impunidade, insegurança jurídica e estímulo à ilicitude.As normas impostas pelos milicianos não são socialmente válidas pela ausência da imperatividade, universalidade e coercitividade. 
	
	Não se vislumbra efeito negativo de omissão da autoridades responsáveis pela aplicação da lei, já que os policiais expulsam traficantes e atuam nas comunidades. 
	
	O Estado está presente em todos os grupos sociais coibindo a prática de ilícitos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402117382)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	ESQUECIDOS NAS CELAS. Num país de cadeias lotadas, presos que já cumpriram pena ficam detidos ilegalmente. Uma série de inspeções feitas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ - em presídios de quatro estados constatou que mil detentos, mesmo após terem cumprido pena, continuavam atrás das grades. No grupo também havia presos em flagrante, já com direito à liberdade. Jornal O Globo 4/01/10 
Segundo o Profº Cavalieri, a eficácia da norma depende do reconhecimento, aceitação ou adequação da sociedade a essa norma. Este reconhecimento ou recusa geram a sua eficácia ou ineficácia. Em relação ao que foi noticiado acima e tendo em vista a produção de efeitos da norma, assinale a alternativa correta. 
		
	
	C- o caso apresentado diz respeito à produção de efeitos negativos da norma devido ao critério legalista e conservador;
	
	E- o caso apresentado é ilustrativo da produção de efeitos negativos da norma devido à antecipação da mesma à realidade social.
	
	D- o caso apresentado reflete o constante conflito entre as leis e os fatos sociais o que acaba por acarretar a ineficácia da norma por misoneísmo. 
	
	B- o caso apresentado reflete a adequação da norma à realidade social, pois esta reflete situação carcerária existente no Brasil; 
	
	A- o caso apresentado é exemplificativo da produção de efeitos negativos da norma por falta de estrutura humana e material para a aplicação da norma aliado à omissão das autoridade em aplicar a norma;
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402067100)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O motorista e mecânico Marcos Mariano da Silva perdeu 19 anos dos seus 56 anos. Vítima de erro judicial, por duas vezes foi preso por engano. Acabou confinado, sem motivo algum, em presídios em Pernambuco, onde também perdeu a visão dos dois olhos. Marcos foi reconhecido como vítima da máquina judiciária. Fica evidenciado um caso de efeitos sociais da norma:
		
	
	Negativo pela ineficácia da lei por falta de estrutura adequada à sua aplicação.
	
	Educativo e de controle social.
	
	Ineficácia causada pelo misoneísmo.
	
	ineficácia por antecipação da lei à realidade social
	
	Negativo pela eficácia da lei e do sistema judicial.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402118700)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O maior preço da atual proibição legal do aborto é a quantidade de mortes ¿ ou de seqüelas graves ¿ impingidas desnecessariamente às mulheres, notadamente às mais pobres. É inacreditável que as pessoas que não admitem o aborto, por convicções morais e religiosas, destruam o direito daquelas que desejam optar pelo procedimento. Antônio Celso K. Ayub ¿ Médico e Professor Universitário ¿ SUPERpolêmica. 
Considerando o acima narrado, aponte as causas de ineficácia da norma: 
		
	
	atualização da norma e efetividade de seu cumprimento 
	
	desatualização da norma
	
	misoneísmo. 
	
	anacronismo 
	
	antecipação da lei à realidade social. 
Desempenho: 0,5 de 0,5 Data: 24/10/2015 22:04:02 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201505709125) Pontos: 0,1 / 0,1
São inúmeras as pesquisas de opinião retratando a expressiva insatisfação da população com ajustiça estatal. Levantamentos de institutos especializados (Vox Populi, Data Folha, IBOPE, Gallup) mostram que, em média, 70% dos entrevistados não confiam no sistema de justiça. Recentes investigações realizadas pelo IDESP (Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo) apontam que os indicadores mais gerais são igualmente válidos para setores de elite da população. Entre os empresários, por exemplo, o Judiciário é muito mal avaliado, chegando a 89% os que o consideram "ruim" ou "péssimo", em termos de agilidade (IDESP, 1996). Inquiridos em pesquisa, os próprios magistrados e membros do MP emitem aseguinte opinião sobre o assunto (SADEK, 2004):
Tais pesquisas refletem o seguinte, EXCETO:
Atenção à opinião pública como avaliadora do Direito e de instituições jurídicas.
Membros do Poder Judiciário são os que mais discordam da existência de crise na Justiça.
Discordância majoritária dos membros do Judiciário e dos do MP sobre a existência de
crise na Justiça.
Mobilização de vários institutos de pesquisa em sondagens de opinião pública sobre o Judiciário.
Insatisfação do empresariado com relação à agilidade da Justiça
2a Questão (Ref.: 201505829843) Pontos: 0,1 / 0,1
Renato, 26 meses após ter sido investido no cargo de juiz, pela via do concurso público, é o juiz do juízo competente para julgar uma ação envolvendo a esposa do presidente de seu Tribunal. Conhecido por suas posições jurídicas sobre o objeto da ação, o presidente do Tribunal transfere o Dr. Renato para outra Comarca, colocando em seu lugar um juiz mais flexível. Responda qual a garantia constitucional do douto magistrado Renato foi violada:
Nenhuma, pois o Dr. Thiago ainda não havia alcançado a sua estabilidade como magistrado.
Irredutibilidade de subsídios.
Inamovibilidade.
Vitaliciedade.
3a Questão (Ref.: 201506388419) Pontos: 0,1 / 0,1
Revista Época do dia 03.02. 2007 noticia: "Justiça solta acusado de tráfico por falta de provas. A polícia não investigou nada e ainda por cima tentou passar por cima da minha decisão, afirmou desembargador". Ainda: "Mais um perigoso bandido volta às ruas hoje. Acusado de tráfico, M. B. da Silva, de 28 anos, obteve ontem um habeas-corpus, concedido pelo desembargador X, da 5ª Câmara Criminal. Atribuiu sua decisão à falta de investigação por parte da Polícia Civil". Esta situação revela uma problemática relacionada a:
Crise estrutural do judiciário, por falta de um órgão nacional de planejamento e controle;
Efeitos negativos da norma, como sua eficácia;
Efeitos negativos da norma, como falta de estrutura adequada à aplicação da lei.
Efeitos positivos da norma, como o controle social;
4a Questão (Ref.: 201505716501) Pontos: 0,1 / 0,1
A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia da norma. Em relação à ineficácia da norma, é possível levantar as seguintes hipóteses para sua ocorrência (marcar com V ou F):
A conformidade da norma com interesses do grupo social. (F)
A não correspondência da norma às necessidades do grupo social. (V)
As pressões sociais maiores que as sanções. (V)
A inoportunidade da lei. (V)
5a Questão (Ref.: 201505716197) Pontos: 0,1 / 0,1
A atuação dos magistrados brasileiros, com independência funcional e pessoal, é decorrente:
Da eficácia das normas jurídicas.
Da democratização do Judiciário.
Das garantias constitucionais.
Dos princípios gerais do direito.
dá nobre intenção de fazer justiça.

Continue navegando

Outros materiais