Buscar

avaliando o aprendizado 2

Prévia do material em texto

Cinecioterapia
	1a Questão (Ref.: 201403193992)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	José, 65 anos, aposentado, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso. Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação e redução da amplitude articular. Considerando a fisiopatologia da osteoartrose e o quadro clínico desse paciente, são pertinentes as condutas de tratamento fisioterapêutico:
I - Mobilização patelar; decoaptação; liberação muscular; fortalecimento da musculatura proximal por meio de exercícios isométricos e isotônicos; aumento da flexibilidade do quadríceps e dos isquiotibiais;
II - Uso de termoterapia na modalidade de calor profundo no joelho afetado;
III. Uso de órteses de imobilização articular em períodos agudos da doença;
IV - Prescrição de exercícios de baixo impacto como a hidroginástica; recomendação de uso de calçados com solado adequado para absorção de impacto.
V - Orientações ao paciente e à sua família sobre a evolução da osteoartrose e encaminhamento do paciente a uma nutricionista para controle do peso corporal. articular.
		
	
	I, II, III e IV.
	 
	II, III, IV e V.
	 
	I, III, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403070800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com os diversos Tipos de Contrações Musculares, as mesmas podem ser utilizadas como formas específicas de Reforço Muscular e consequentemente como medidas Cinesioterapêuticas. Marque a alternativa que condiz com o objetivo a ser utilizado pela contração muscular proposta:
		
	
	Exercícios pliométricos visam exclusivamente o ganho de amplitude articular.
	
	Através da Contração Isométrica é pouco eficiente e pouco utilizada para se evitar um ritmo acelerado de perda de trofismo muscular e consequentemente evitar a aceleração da perda de força de músculos envolvidos em uma articulação recém-cirúrgica.
	
	Em casos de lesões musculares, como ruptura de 15% destas fibras musculares, decorrentes de um estiramento muscular, a Contração Dinâmica Excêntrica pode ser utilizada e deve ser potencializada nas fases iniciais de tratamento.
	 
	Em joelhos com pouca mobilidade devido à dor e ao edema agudo proveniente de uma cirurgia recente, a contração mais indicada é a Contração Isométrica.
	
	A Contração Isométrica não deve ser utilizada em casos de cirurgias recentes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403074364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios isocinéticos, por definição, são aqueles em que o movimento se mantém constante. Assim sendo, é difícil a aplicação desse conceito em tratamentos convencionais, onde os exercícios isotônicos, sejam concêntricos ou excêntricos, se apresentam em maior proporção. Assim sendo, marque a alternativa onde os conceitos são corretamente aplicados.
		
	
	Os exercícios em aparelhos de mecanoterapia, como os de academia de musculação, tendem a enfatizar a contração excêntrica sempre que se mantém um número alto de repetições em maiores velocidades.
	
	Os exercícios excêntricos se caracterizam pela desaceleração do movimento, não devendo ser utilizado terapeuticamente, já que a principal característica da lesão é a condição concêntrica.
	
	Exercícios que buscam torques diferenciados, mantendo feedback sensorial e motivação verbal alternada, são considerados isocinéticos.
	
	Os exercícios com tensores elásticos traduzem conceitos isocinéticos já que a tensão mantida da tira tende a reproduzir, sempre, movimentos iguais.
	 
	A contração isotônica concêntrica é caracteristicamente aplicada na execução inicial do movimento, onde o músculo tende a aproximar a inserção proximal da distal, encurtando as fibras envolvidas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403070110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de energia muscular (técnica de Mitchell) para rotação do tronco, segundo o conceito osteopático, é um procedimento utilizado para reorganizar a coluna torácica recuperando assim sua mobilidade e sua coordenação indolor, quando as mesmas se encontram deficientes. A partir do exposto, considere as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. I- Reorganizar a coluna torácica ao se utilizar a técnica de energia muscular citada é necessária, pois segundo o conceito P.N.F. a rotação da coluna é um movimento chave para organização de todos os movimentos da coluna vertebral. II- Reorganizar a coluna torácica se torna necessário, pois uma disfunção somática (articulatória) na região da coluna torácica pode acarretar alterações fisicofuncionais (dor, edema, hipomobilidade, deficiência de força e coordenação motora) a longa distância (mãos e pés, por exemplo) III- Reorganizar a coluna torácica se torna necessário, pois a coluna torácica, por ser uma cifose, tem a função de servir de ponto fixo para que haja uma boa mobilidade nas lordoses (cervical e lombar); IV- Reorganizar a coluna torácica se torna necessário, pois sua mobilidade e coordenação influem na constância e na fluidez dos movimentos da mecânica respiratória.
		
	
	Somente a afirmativa II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativa I e IV são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403070905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização sem impulso é uma técnica de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utiliza três recursos de alongamento: alongamento lateral, alongamento longitudinal e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. Selecione qual destas alternativas NÃO corresponde a um efeito desejado desta técnica.
		
	
	Recuperar a coordenação e força muscular
	 
	Diminuição do Processo Inflamatório Agudo
	
	Recuperação da elasticidade e plasticidade dos tecidos moles
	
	Recuperação da Mobilidade
	
	Reeducação Funcional
	 1a Questão (Ref.: 201403070505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O trabalho de Sir Charles Sherrington foi fundamental para o desenvolvimento dos Procedimentos e das Técnicas da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (P.N.F). Uma das definições mais importantes desse autor trata-se do Princípio da Indução Sucessiva. Esse Princípio tem esse nome porque:
		
	
	O efeito de um estímulo continua após sua interrupção.
	 
	Um aumento na excitação dos músculos agonistas é seguido da estimulação (contração) dos seus antagonistas.
	
	A contração dos músculos é acompanhada da inibição simultânea dos seus antagonistas.
	
	A sucessão de estímulos de baixa intensidade, ocorrendo em certo período e combinados, causa excitação.
	
	A contração dos músculos é acompanhada da inibição simultânea dos seus agonistas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403067990)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A partir do Conceito P.N.F. - Facilitação Neuromuscular Propriocceptiva (antigo método Kabat) -, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	A irradiação e reforço é um recurso que transmite força e controle motor dos músculos mais fracos para os deficientes.
	 
	Algumas vantagens do P.N.F são: a utilização da visão do paciente e do comando verbal do terapeuta durante a realização dos exercícios para melhorar o controle de movimento e a utilização da tração e aproximação pelo terapeuta para facilitar os movientos ou estabilizar o segmento.
	 
	O movimento deve ser suave, coordenado e contínuo. É importante organizar primeiramente a coordenação e a fluidez do movimento antes de pensar em fortalecimento e alongamento
	 
	A organização, a coordenação, a mobilidade, a força muscular e a estabilidade são facilitadosdurante o exercício.
	 
	O conceito P.N.F. é um conceito positivo (explora o que o paciente tem de melhor) que utiliza o potencial do paciente para ajudar o segmento deficiente e promover mais função e motivação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403070791)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para um indivíduo que apresenta Dor Lombar Crônica com característica Funcional e Inespecífica (sem causas diretamente relacionadas com má postura, sem patologias em órgãos abdominais e sem alterações teciduais apresentadas nos Exames Radiológicos como Ressonância Magnética, Ultrasonografia ou Raio X) que ocorre na maioria das vezes devido a Instabilidade Lombo-pélvica (excesso de movimento na Região Lombo-pélvica). De acordo com este enunciado, qual das alternativas abaixo deve ser utilizada nas fases iniciais de Tratamento Cinesioterapêutico?
		
	
	Deve-se treinar isometricamente multífidos e transverso abdominal de forma que ocorra aumento da Lordose Lombar durante o Tratamento Cinesioterapêutico.
	
	Deve-se realizar a flexão lateral de tronco com ênfase no trabalho do músculo Quadrado Lombar.
	
	Deve-se treinar isometricamente multífidos e transverso abdominal de forma que ocorra retificação da Lordose Lombar durante o Tratamento Cinesioterapêutico.
	 
	Deve-se manter co-contração de multífidos e transverso abdominal em posturas que não causam dor na região lombar no indivíduo com esta dor lombar.
	
	Deve-se combinar exercícios de Rotação Lombar com Inclinação Pélvica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403070519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A organização do sistema musculoesquelético da coluna vertebral do centro para a periferia ocorre através das cadeias musculares. Dentre estas, uma tem especial importância por ser a primeira a ser formada, ainda na fase embrionária. Ela é a:
		
	
	Cadeia de Inclinação Lateral
	
	Cadeia Cruzada
	
	Cadeia Posterior
	 
	Cadeia de Flexão
	
	Cadeia Rotacional
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403070281)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Diagnóstico Mecânico de McKenzie, determinado a partir da avaliação, classifica os pacientes com apresentações mecânicas similares em subgrupos bem definidos (síndromes) para determinar o tratamento adequado. McKenzie identificou três síndromes mecânicas: A- Síndrome de Desarranjo; B- Síndrome de Disfunção; C- Síndrome Postural. ( ) deformação mecânica de tecidos moles limitados estruturalmente (cicatriz, fibrose, aderência, encurtamento adaptativo) causando dor e limitação funcional. ( ) deformação mecânica causada por ruptura anatômica ou deslocamento dentro do segmento do movimento e resultando em dor e limitação funcional. ( ) deformação mecânica de tecidos moles normais causada por estresse postural prolongado, resultando em dor. Assim, assinale a alternativa que contém a sequência correta das síndromes mecânicas descritas acima:
		
	
	C; A; B.
	 
	B; C; A.
	
	A; B; C.
	
	A; C; B.
	 
	B; A; C.
Saúde da mulher
	1a Questão (Ref.: 201403293324)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O período puerperal é dividido em três estágios: do 1º ao 10º dia é chamado de puerpério _______________; do ___________ dia é chamado de puerpério tardio; do ___________ dia é conhecido como o puerpério _______________.
		
	 
	principal; 11º ao 40º; a partir do 41º; distante
	 
	imediato; 11º ao 40º; a partir do 41º; remoto
	
	imediato; 11º ao 30º; a partir do 31º; remoto
	
	imediato; 11º ao 20º; a partir do 21º; remoto
	
	principal; 11º ao 20º; a partir do 21º; distante
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403293552)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403221580)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente E. M., 16 anos, menarca aos 15, nulípara, solteira, estudante, chega ao consultório queixando-se de excessiva perda de sangue durante o período menstrual; cefaléia e dor lombar que se irradia para os membros inferiores no primeiro dia da menstruação. Qual o provável diagnóstico clínico desta paciente.
		
	 
	Menorragia e Dismenorréia primária
	
	Metrorragia e Dismenorréia secundária
	 
	Hipomenorréia e Dismenorréia secundária
	
	Hipermenorréia e Dismenorréia primária
	
	Polimenorréia e Dismenorréia primária
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403202918)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quanto ao ciclo menstrual é correto afirmar que:
		
	 
	Na segunda metade do ciclo, o hormônio luteinizante liberado pelo hipotálamo, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão.
	
	O estrogênio é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual.
	
	O hormônio folículo estimulante, liberado pelo útero na segunda metade do ciclo menstrual, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão.
	
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual.
	 
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na segunda metade do ciclo menstrual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403293069)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratadoeste problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.
	1a Questão (Ref.: 201403208512)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	 
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403293064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor tratamento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas a seguir sobre as informações que devem ser coletadas durante a anamnese da gestante e escolha a melhor opção: I. idade gestacional, tipo de atividade física realizada antes de engravidar. II. GPA, estado civil. III. data da última menstruação, data prevista do parto.
		
	 
	As opções I, II e III são corretas.
	
	Apenas a opção I é correta.
	
	Apenas a opção II é correta.
	
	Apenas as opções I e III são corretas.
	
	Apenas a opção III é correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403202611)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As disfunções do assoalho pélvico da mulher constituem importante problema de Saúde Pública devido a sua prevalência, ao grande impacto na qualidade de vida e pelos elevados custos econômicos que comportam. Dentre as disfunções do assoalho pélvico, é possível citar:
		
	
	Incontinência urinária, dispareunia, incontinência fecal.
	
	Incontinência fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa.
	
	Prolapso dos órgãos pélvicos, menopausa e incontinência urinária.
	 
	Incontinência urinária, prolapso dos órgãos pélvicos, incontinência fecal.
	
	Endometriose, menopausa, incontinência fecal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403293192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O sistema urinário passa por modificações durante o período gestacional que geram mudanças no padrão urinário, a principal é ________________ da frequência urinária. As mudanças fisiológicas quando associadas, por exemplo, ao aumento da suscetibilidade a processos infeciosos pode causar ______________________. Como a uretra feminina é muito pequena e o útero grávido cresce pressionando a bexiga contra a sínfise púbica e o aumento da pressão intra-abdominal, pode ocorrer ________________________ (mais comumente no terceiro trimestre de gestação).
		
	
	aumento, infecção generalizada, ciatalgia
	
	aumento, infecção urinária, lombalgia
	
	aumento, incontinência urinária, infecção urinária
	
	diminuição, infecção urinária, incontinência urinária
	 
	aumento, infecção urinária, incontinência urinária
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403632648)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Vários estudos demonstraram que um número significativo de pacientes em estados iniciais de câncer de mama não apresentavam comprometimento axilar" (BARACHO E., 2012). Diante desta observação, iniciou-se a técnica de cirurgia conservadora da axila, onde se pesquisa o linfonodo sentinela. Leia as afirmativas e marque a correta.
		
	
	A classificação do tumor relaciona-se diretamente com o status da pele, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento axilar.
	 
	O tamanho tumoral relaciona-se de maneira inversa com o status axilar, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, menos o comprometimento axilar.
	 
	O tamanho tumoral relaciona-se diretamente com o status axilar, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento axilar.
	
	O tamanho tumoral relaciona-se diretamente com o status inguinal, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento inguinal.
	
	A classificação do tumor relaciona-se inversamente com o status inguinal, isto é, quanto maior o tamanho tumoral, maior o comprometimento inguinal.
Dermato
	1a Questão (Ref.: 201403291780)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às úlceras de pressão julgue os itens abaixo. I- Elas podem ser causadas pela associação de fatores extrínsecos e intrínsecos. Dentre os fatores extrínsecos, o que mais contribui para a formação da úlcera é a pressão. Já os fatores intrínsecos estão relacionados à alteração da perfusão tecidual. II- Pode-se utilizar um sistema de graduação para descrever objetivamente a lesão, assim, uma úlcera de grau I se caracteriza pela destruição de tecidos, músculos, tendões e/ou ossos. III- Algumas saliências ósseas são mais propensas à formação da úlcera de pressão. Pesquisas apontam que 60% das lesões ocorrem na região da pelve e de MMII, sendo os calcâneos o local de maior incidência de úlceras profundas, principalmente em idosos. IV- Como cuidado na prevenção de úlceras, pode-se destacar o reposicionamento no leito e a utilização dispositivos para a redução da pressão como colchões, travesseiros e almofadas. As mudanças de decúbito devem ser realizadas respeitando limites máximos de 2 horas em cada posicionamento. V- Entre os cuidados gerais com a pele para a prevenção de úlceras, podemos citar: manter a pele limpa e seca, usar agente de limpeza suave, massagear a pele sobre proeminências ósseas, limpeza imediata após evacuação e uso de fraldas altamente absorventes. Estão CORRETOS apenas os itens:
		
	
	I e II.
	 
	I e IV.
	
	II e V.
	 
	I, II e III.
	
	III e V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403170587)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A drenagem linfática manual, técnica muito utilizada na prática do fisioterapeuta dermato funcional, deve ser realizada com uma pressão leve. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa correta para essa afirmação:
		
	
	O objetivo principal da drenagem linfática é promover um relaxamento profundo e os movimentos leves provocam sono no paciente.
	
	Essa afirmativa é incorreta, pois, movimentos realizados com pouco pressão não mobilizam a linfa e por consequência não melhoram o edema, tendo como exemplo, um pós operatório tardio de lipoaspiração que exige a utilização de pressões moderadas.
	 
	Durante as técnicas de drenagem linfática devemos respeitar a fisiologia do sistema linfático e evitar movimentos bruscos ou intensos, pois os mesmos lesionam os vasos e agravam o edema.
	
	Essa afirmação é incorreta, pois uma pressão suave não consegue atingir os capilares linfáticos que estão localizados de forma profunda na maior parte do corpo.
	 
	Pacientes com edema apresentam déficit de sensibilidade, por isso devemos realizar uma pressão leve para não causar desconforto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403207912)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A drenagem linfática manual é umprocedimento que objetiva promover o aumento da absorção, transporte e fluxo linfático superficial, para, através do deslocamento da linfa, devolver à circulação o excesso de líquido intersticial. A DLM tem como indicações, EXCETO:
		
	
	Retenção hídrica decorrente do período pré-menstrual.
	 
	Edema gestacional.
	 
	Edemas de origem local e sistêmica, como proveniente de uma insuficiência renal.
	
	Pós-operatório de cirurgia plástica e geral.
	
	Linfedemas gerados por alterações linfáticas primárias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403179545)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A flacidez muscular abdominal é comumente encontrada no sexo feminino, sendo um fator prejudicial para a estética corporal da mulher. A eletroestimulação russa é um recurso bastante utilizado no tratamento da estética corporal. Entre as patologias englobadas a esse meio estético, a flacidez muscular é uma que pode obter resultados proveitosos através do recurso anteriormente citado. Pode-se dizer que a corrente russa é:
		
	
	corrente elétrica de baixa voltagem aplicada no tegumento com finalidade analgésica;
	 
	corrente de média freqüência de 2.500Hz modulada para 50Hz;
	
	corrente que apresenta polaridade distinta (positiva e negativa), qualidade que lhe assegura a
	 
	corrente utilizada para introdução tegumentar de medicamentos ionizáveis;
	
	possibilidade de induzir a migração e o transporte de íons;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403633291)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a classificação clínica do FEG, correlacione as colunas:
(1) Grau 1                     (  ) Visível, dor a palpação
(2) Grau 2                     (  ) Nódulos dolorosos, ondulações, estase sanguínea e circulatória
(3) Grau 3                     (  ) Visível a palpação
(4) Grau 4                     (  ) Visível em qualquer posição, fibrose, alteração de sensibilidade.
		
	
	2-3-1-4
	
	1-2-3-4
	 
	4-3-1-2
	 
	2-4-1-3
	
	4-3-2-1
	1a Questão (Ref.: 201403170582)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 39 anos, submetida a cirurgia plástica de abdominoplastia completa, encontra-se no 15º dia de pós-operatório, apresentando edema generalizado, inclusive em membros inferiores, fibrose na região dorsal e pericicatricial. Não tem queixa álgicas, somente dificuldade assumir a posição totalmente ereta. Com relação a este caso clínico assinale a alternativa correta:
I - A drenagem linfática manual deve ser realizada apenas na região abdominal.
II - Nesta fase já iniciamos a mobilização da cicatriz.
III - A cinesioterapia de membros inferiores deve constar do protocolo desta fase.
IV - O uso do ultrassom terapêutico poderá ser iniciado nas áreas de fibrose, caso seja necessário.
V - O uso contínuo da cinta ainda é fundamental nesta fase.
		
	
	As alternativas I e V estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	 
	Alternativas III, IV e V estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Alternativas III e IV estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403170584)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido como celulite, é visto como uma disfunção do sistema tegumentar, que acomete principalmente as mulheres, podendo proporcionar, além de transtornos estéticos, problemas álgicos, psicológicos e sociais. Sobre a formação do fibro edema gelóide assinale a alternativa correta:
		
	
	No FEG as alterações causadas nos fibroblastos, especialmente pelo estrógeno, promovem modificações estruturais nas glicosaminoglicanas (GAGs) com hiperpolimerização aumentando seu poder hidrofílico e a pressão osmótica intersticial. Desta forma ocorre redução do conteúdo de líquido entre os adipócitos com conseqüente deposição irregular de colágeno na matriz-intersticial, determinando uma esclerose irregular e de tamanhos variados.
	
	A atividade física é um fator agravante tendo em vista que a perda de líquidos, durante a sua reaalização realização, piora as traves fibróticas e o aspecto estético do FEG.
	
	Ocorre uma inflamação da parede dos vasos superficiais, o que gera edema, fibrose e consequentemente o aspecto de casca de laranja.
	 
	A infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, de origem não inflamatória, leva a uma estase sanguínea e linfática seguida de hiperpolimerização da substância fundamental amorfa, que, infiltrando-se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva.
	 
	O tecido fibrótico é o início do quadro de FEG, sendo esta responsável pela hipertrofia do adipócito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403203360)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A indicação de fisioterapia pré-operatória é uma conquista recente de nossa profissão, principalmente, no tocante à área dermatofuncional. Desta forma é necessário que o profissional esteja apto e atento às tendências e inovações da área. São condutas/objetivos pré-operatórias de cirurgias plásticas:
Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	Estimulação do Sistema Linfático.
	 
	Avaliação respiratória e tratamento de disfunções encontradas.
	 
	Orientação sobre o pós-operatório.
	 
	Relaxamento do paciente.
	 
	Orientação sobre evitar fumar por 30 dias antes da cirurgia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403283707)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No século XX, Helena Rubstain classificou a pele em biótipos cutâneos. De acordo com a descrição abaixo, determine as características dos biótipos. Marcando a afirmativa correta...
		
	
	Determinada pelas condições climáticas a pele alípica produz maior quantidade de sebo. Assim nas regiões litorâneas encontramos muito este biótipo.
	
	Segundo Helena Rubinstain, a pele é classificada em 5 biotipos: lipídica, alípica, eudermica , combinada e normal
	 
	A pele lipídica tem um percentual hídrico maior
	 
	A pele lipídica produz pouco sebo, permitindo a formação mais precoce das rugas;
	
	A pele eudermica também é conhecida popularmente como pele mista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403283692)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, irrerversivel, lentamente evolutivo que acontece durante o período de desenvolvimento. Inicia após a concepção em termos de biologia celular. Reflita sobre o assunto e assinale a alternativa correta.
		
	
	O único anexo cutâneo que não sofre o processo de envelhecimento são as glândulas sebáceas.
	 
	Segundo Lapierre as rugas guau II, são aquela que atingem apenas a epiderme, rugas de expressão.
	
	A teoria do uso desgaste se refere a resultados de sobreposição dos mecanismos lesivos sobre os reparadores.
	
	O processo de envelhecimento cutâneo tem como causa exclusiva os efeitos externos (RVU, nicotina, stress...)
	 
	As rugas são causadas por um somatório de desidratação e diminuição da elasticidade da pele.

Continue navegando