Buscar

Fundamentos das ciências sociais Trabalho

Prévia do material em texto

Fundamentos das ciências sociais
A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
Capítulo 6 – “O Povo Brasileiro” - Brasil Sertanejo
Por incrível que pareça, a cultura brasileira é capaz de se formar até mesmo em estados críticos de vivência, como a caatinga brasileira, da qual a sociedade criou uma cultura trópica, capaz de enfrentar os padrões mais duros de viver, em meio ao solo raso e impenetrável por água, devido às pedras abundantes por baixo dele. 
O sertanejo é fruto da mistura entre os ameríndios e os brancos mestiços, oriundos de São Paulo e Bahia, o que é bem interessante essa relação, no que mais tarde se tornaria um multiculturalismo em meio à caatinga brasileira, com povos de outras raças vindos de outros estados para trabalhar na produção de açúcar, carne bovina, couro e a criação de bois de serviços. Quando a produção crescia, mesmo enfrentando a maior dificuldade deles, que era o sol (que mais tarde se tornara numa crise absurda devido à seca) abriam-se novos currais, espalhados pela região sertaneja, sendo assim, atraindo novos povos de convívio intenso, pois iriam trabalhar também na produção, mantendo uma cadeia relacionaria entre eles, os povos distintos. Podemos associar à cultura medieval, onde a vida era simplista e objetiva, e até mesmo pela religião e a busca de um lugar melhor, que os poetas nordestinos a retratam com seus versos e prosas.
Ao falar em cultura nordestina, pensamos em música, religião, comidas típicas, mas o sertão nos traz uma grande proeza cultural oriunda do século 18 (nos currais do Piauí) até os dias de hoje, que é a produção de gado e bois de serviço, onde a economia é pobre, mas atendem aos requisitos populares. Como isso é possível se quase não possuem água e condições de vida? Pois bem, isso só demonstra a capacidade que o povo brasileiro possui, de em meio às dificuldades, criar um padrão de vida social com aquilo que se tem.
O coronelismo, junto aos cangaceiros, surgem à época de crise, e representavam a lei, sendo também a própria lei, imposta por eles, onde a fome era a maior predadora do povo.
O sertão é um dos ambientes mais indesejados do país até hoje, em questão de padrões de vida, porém, é dono de uma beleza inigualável, característica de um Brasil conhecido mundialmente pela sua beleza naturalista.
Desenvolvimento das questões da folha: 
Em que consiste esse fenômeno? (Multiculturalismo)
Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade contemporânea em que se verifique a valorização da diversidade cultural.
Respostas:
Consiste na existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. Visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando é considerada única e legítima, submetendo outras culturas a particularismos e dependência.
A sociedade é constituída em diferentes formas de vida, tradições, hábitos, costumes de diferentes grupos sociais, tais como os hábitos alimentares, formas de se vestir, de se relacionar, etc.Sendo assim, a sociedade acaba se adaptando aos diferentes estilos e formas, como o da música, por exemplo, que se dá nesses festivais de músicas diversos, em vários locais do país e do mundo, até mesmo aqueles dos quais possuem uma cultura de ritmo predominante, o que hoje em dia, não interfere no acontecimento de eventos de outros estilos. A aceitação de algumas religiões por parte da população é algo muito discutido hoje em dia, do qual a diversidade cultural permite uma visão mais ampla e respeitável de que somos um país com muitas culturas, etnias e crenças. Os restaurantes de várias regiões do Brasil afora permitem que possamos considerar isso, pois implementam uma cultura local em outro estado/país, e mesmo assim, não deixam de ter seus clientes, sendo eles de origem a qual o restaurante se refere ou não.
Questão múltipla escolha da folha:
Resposta: Letra E.
Aluno: Piero de Almeida Xisto Coelho
Curso: Administração – Bacharelado
Turno: Noite

Continue navegando