Buscar

laudo de sondagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apresentação
	TUBULÕES 
	ESTACAS de DIVIDAS e CENTRADAS
	O Departamento de Pesquisa e Publicação - DPP é grato pela valiosa e fundamental participação 
	dos engenheiros / pesquisadores que produziram este programa:
	Dickran Berberian	(2011)	infrasoloengenharia@gmail.com
	Karine Sampaio Campos	(2016)	karine.ksc@gmail.com
	Milton P. das Neves Filho	(2016)	miltonengtec@gmail.com
	Neurivaldo Pereira dos Reis	(2014)
	Alan Lucas de Carvalho	(2012)
	Marco Túlio de Sá Barreto	(2012)
	Kleber Paulino Costa	(2013)
	Hamilton Ayres R. Junior	(2013)
	Luiz Bezerra Neto	(2014)
	Compõem este programa:
	1. Base Teórica - Microsorft Word - Berberian, Dickran (2012). Cap. 6 "Engenharia de Fundação 
	 Editora Infrasolo - GeotechPress"
	2. Tutorial. Excell - Aba Tutorial
Pontos a Ponderar
	PONTOS A PONDERAR:
	1.	Normalmente as obras tem de 50 a 100 pilares, portanto não se calcula um por um para cada carga específica da estaca. Escolhe-se 3 ou 4 diâmetros convenientes de estaca e calcula-se o comprimento ideal para cada um dos diâmetros escolhidos e não para todas as cargas de projeto, correndo-se o risco de sair como resultado estacas apoiadas em camadas diferentes.
	Por exemplo, para uma carga de 300 t a tabela padrão vai recomendar uma estaca Hélice de 80 cm de diâmetro que pode suportar até 320 t, portanto todas as estacas entre 300 e 320 t vão ficar com mesmo diâmetro e comprimento.
	2.	Profundidade Mínima
	É recomendável sobre camadas de solo com N-SPT maior do que 20.
	É recomendável também se ter 4 ou 5 metros de terreno resistente abaixo da ponta ou base das fundações (N-SPT > 20).
	Mesmo que os cálculos à rutura indiquem profundidades menores, em terrenos mais fracos, para evitar recalques a longo prazo, o comprimento de Projeto deve procurar atender a condição N72 > 20, até mesmo porque estes cálculos são a rutura e aplicando o coeficiente de segurança indicado nos métodos, não deverão ocorrer recalques (admissíveis) maiores do que a estrutura possa suportar. 
	Em algumas regiões com predominancia de solos arenosos pode-se implantar estacas em terreno menos resistente, desde que haja experiência comprivada. 
	3.	Os valores dos fatores KP de ponta e KL para lateral, função somente do tipo de solo, apresentam valores já simplificados englobando-se todas as constantes inerentes a cada método. Não se englobou o coeficiente de segurança - FS, geralmente igual a 2, para permitir que o usuário adote o fator de segurança que sua experiência melhor indicar.
	4.	Resistência Estrutural do Concreto: 
	Cuidado, a Resistência Estrutural do Concreto nada tem a ver com a Capacidade de Carga do Solo. Alertamos para as tabelas de fabricantes de estacas pré-moldadas.
	Pois, o concreto é curado à vapor e a resistência geralmente é muito alta (35 MPa). 
	Uma estaca, qualquer que seja, trabalha em geral com fcd = 5MPa.
	O que se busca na prática de projetos é procurar igualar a resistência do solo RT à resistência fcd do concreto.
	5.	Dilatação entre Prédios Vizinhos (Jd)
	É recomendável permitir uma junta de dilatação entre edificações de pelo menos 2,5 cm, para evitar o recorrente problema entre vizinhos.
	6.	Distância entre as Faces (Geratrizes) das Fundações à Divisa (Co)
	Os códigos de obras (Co) das principais cidades do Brasil limitam a distância entre a divisa e a face da fundação. 
	Particularmente em Brasília esta distância mínima é de 50 cm. 
	Se o projeto localiza-se numa cidade sem código de obra recomenda-se respeitar uma distância de pelo menos 30 cm, para evitar invasão de fundações na vizinhança.
	7.	Número de estacas por bloco
	O programa vai sugerir um número de estacas, que é igual a carga de projeto dividida pela carga nominal da estaca.
	Em um mesmo bloco deve-se usar estacas do mesmo diâmetro, e se possível, na mesma profundidade. 
	Não é necessário calcular um por um de todos os pilares de uma edificação. Basta calcular os comprimentos ideais para 3 ou 4 diâmetros de estacas escolhidos. Em seguida escolhe-se as estacas/diâmetros que melhor se adequar à carga total de cada pilar.
	É recomendável verificar quando da escolha do diâmetro da estaca, se há disponibilidade de equipamentos adequados.
	8.	Profundidade das estacas de uma edificação
	Ao contrário dos outros tipos de fundações, onde se procura a sua capacidade de carga, em fundações por estaca procura-se o seu comprimento ideal para atender à carga escolhida/diâmetro.
	9.	Limitação da carga transferida para a ponta das estacas escavadas.
	Conforme a Norma 6122:2010, no caso específico de estacas escavadas, a ponta da estaca deve suportar no máximo 20% da carga admissível.
	RP ≤ 0,20 RT onde: RT = (RP + RL)
	Quando superior a esse valor, o processo executivo de limpeza da ponta deve ser especificado pelo projetista e ratificado pelo executor.
	ALERTAS:
	Este é um programa incompleto e em fase de desenvolvimento. 
	Podenso ser utilizado para fins não comerciais. Desta forma, aguardamos sugestões e críticas.
karine.ksc@gmail.com
infrasoloengenharia@gmail.com
	Fatores de escala de estacas e Fatores de Segurança
	Os campos com fatores de escala de estacas, bem como os fatores de segurança, poderão ser alterados caso o usuário queira realizar testes, porém alertamos que as fórmulas que buscam os fatores nas tabelas originais serão apagadas. Assim, recomendamos sempre salvar uma nova versão da planilha para que a original seja sempre preservada com todas as suas funções.
	Laudo de Sondagem
	No caso de desprezar o N-SPT (N72) da primeira camada, primeiro metro, é necessário inserir no Laudo de Sondagem o número zero "0" nesta camada para que o Gráfico SPT ( Prof. x N72 ) seja gerado corretamente. Caso a célula fique vazia ou com qualquer outro caracter, o gráfico não fará a leitura.
TUTORIAL
	TUTORIAL
	 Essa metodologia desenvolvida em conjunto com o Professor Berberian procura reunir os resultados e recomendações dos pesquisadores mais consagrados do País, utilizando como resultado uma segunda média filtrada por um desvio padrão de 30%.
	 Numa segunda etapa, esses valores estarão sendo retroanalisados através de provas de carga contidas num banco de provas cadastrados no site www.infrasolo.com.br.
	 Até o presente momento, nem todos os tipos de estacas estão contemplados pelos autores aqui analisados. Nestes casos, as respectivas planilhas de cálculos ficarão em branco.
	 As planilhas estão protegidas para que as fórmulas e resultados sejam preservadas, as células em azul são os campos para inserção dos dados para os cálculos.
	 Primeiramente, faz-se necessário que o usuário habilite todo o conteúdo da planilha e ainda verifique se as fórmulas estão marcadas no modo Automático.
	 Verifique a sequência dos requisitos abaixo e marque-os antes de iniciar os cálculos.
	 Com o procedimento anterior, o programa está pronto para funcionamento.
	 Para um melhor entendimento, este Tutorial foi desenvolvido de acordo com o Exercício de Dimensionamento com Estacas Pré-moldadas contido no livro Engrnharia de Fundações Passo-a-Passo do Professor Dickran Berberian.
	EXEMPLO - Dimensionamento com Estacas Pré-moldadas
	 Projetar as fundações do pilar P1 a ser executadas no terreno cujas características estão dadas abaixo, sendo que o pilar P1 está a 2,5 cm da divisa.
	P1 (110 x 110cm)	= 280t
	P2 (80 x 80cm)	= 200t
	Vão P1 e P2	= 4,90m
	Solo 01 - S6Ca4 (Areia muito argilosa,
	amarela, pouco úmida).
	Profundidade: 1 a 5m	SPT = 8
	Solo 02 - M3Cm5 (Silte muito pouco
	argiloso, marrom, úmido).
	Profundidade: 5 a 16m	SPT = 12	N.A. - Nível de água: 5m
	Solo 03 - M5Sm6 (Silte arenoso, marrom
	muito úmido).
	Profundidade: 16 a 25m	SPT = 24
	Step 1. Escolha do tipo de fundação. Critérios:
	1º. Valor de carga (280t) - Bom para Pré-moldadas,
para Hélice e para estacas Raiz.
	2º. NA = 5m - Inviabiliza fundações em tubulões e estacas escavadas rotativas.
	3º. Escolha da Profundidade: SPT 24 (sempre que possível > 20) - OK
	4º. Profundidade mínima 17m (16+1), exequível (boa) - OK
	 Obs.: Face a existência do N.A. a 5m, recomenda-se a utilização de estacas, que poderiam ser Strauss, Pré-moldadas, Raiz, Hélice contínuas, Ômega, Microestaca, Escavada com lama bentonítica e Barrete.
	 Fundações superficiais em sapatas, blocos e radier ficam descartadas em face da pequena compacidade da camada superficial (N72= 8). Da mesma forma as estacas escavadas rotativas e tubulões também ficam descartadas em face da presença do nível do lençol freático a 5m acima da camada resistente (SPT = 24), que se encontra a 16m de profundidade. Estacas Hélices também podem ser consideradas uma boa solução.
	 Dentre todas as estacas citadas a melhor relação custo benefício recai sobre estacas pré-moldadas vazadas, de concreto armado do tipo INCOPRE. Apesar de que a INCOPRE produz estacas de 60cm até 198 t, adotaremos a estaca de 42 cm de diâmetro para atender até 97 t (capacidade estrutural), visando evitar equipamentos com pilões muito pesado.
	 Mesmo sendo necessário o cálculo de resistência de ponta somente na camada resistente, para efeito de comparação entre os métodos serão calculadas as capacidades de ponta em cada camada.
	 Para fins didáticos o exercício foi calculado por camadas, já o programa realiza os cálculos de metro em metro até atingir a capacidade necessária.
	Utilizando o Programa:
	 Os dados do exercício serão inseridos na aba "Dados de Entrada". Através da Legenda identifica-se que as células em azul deverão ser preenchidas pelo usuário, as células verdes trarão os resultados parciais realizados através dos dados inseridos. Por fim, a célula amarela trará o resultado desejado obtido através dos dados de entrada, que é a Carga de Projeto a ser adotada.
	 A figura abaixo demonstra os Dados de Entrada de acordo com o exercício exposto.
	1. Na aba "Dados de Entrada" insira a carga do P1 em "Carga de Projeto (t)".
	2. Clique no botão "Analisar melhor opção de tipo e diâmetro da estaca".
	3. Nesta seção estarão disponíveis os tipos de estacas com seus respectivos diâmetros e ainda a análise referente a quantidade de estacas necessárias e a sobra de resistência com relação à Carga de Projeto e à Capacidade de Carga admissível.
	4. Relacionando a quantidade de estaca e a sobra de resistência, após a análise dos diâmetros para Estacas Pré-moldada - INCOPRE, observamos que é possível identificar o diâmetro de 42cm como o melhor custo benefício.
	5. Para verificar a tabela original das estacas Pré-moldada basta clicar no botão "Ver Tabela Origem" que a tela será remetida para a tabela completa de Estacas Pré-moldada - INCOPRE.
	6. Após a escolha do tipo de estaca e definido do diâmetro, ao clicar no botão "Voltar aos Dados de Entrada", o programa retornará para a aba "Dados de Entrada" para prosseguimento dos cálculos. 
	7. Neste momento será necessário selecionar o tipo de estaca e o diâmetro escolhido.
	8. Após preenchidos o tipo e o diâmetro, a quantidade de estacas, as áreas lateral e de ponta serão calculadas automaticamente. Em seguida será visualisado a capacidade máxima do concreto por estaca, que está relacionada ao diâmetro escolhido.
	9. No campo "Comprimento mín. do fuste - Zf" é necessário inserir a Profundidade mínima identificada no laudo de sondagem, neste caso, 17m (16+1).
	Step 2. Estimativa da reação Ra do pilar P1
	 Como haverá aumento da carga P1, por estar nos limites do terreno, em razão do momento gerado pela excentricidade, o cálculo será desenvolvido por um processo iterativo.
	 Para acelerar a convergência e diminuir o número de iterações, Berberian (1987) recomenda iniciar os cálculos com carga 10% maior do que a carga do pilar de divisa. A reação adotada então será:
	Ra = 1,10 x P1	nº inicial de estacas = 280/97 = 2,89 = 3 estacas
	 Adotaremos 01 (um) bloco com 03 (três) estacas alinhadas para diminuir o braço de alavanca. Portanto cada estaca receberá inicialmente 93,33 t.
	Ra = 1,10 x 280 = 308,00 t
	Step 3. Para a primeira verificação da reação adotada recomendam-se duas condicionantes:
	 Os códigos de obras (Co) das principais cidades do Brasil limitam a distância entre a divisa e a face da fundação. Particularmente em Brasília esta distância mínima é de 50 cm.
	e = C1 - p	Onde:
	e = Excentricidade;
	C1 = Distância entre a face do fuste da estaca à divisa, Co mais o diâmetro da estaca dividido por 02 (dois);
	p = Dimensão do lado do Pilar dividido por 2 (dois) mais a distância entre a divisa e a edificação, que neste caso é Jd = 2,5 cm.
	C1 = Co + F/2 = 0,50 + 0,21 = 0,71 m
	p = 110,00 / 2 + 2,5 cm = 57,5 cm
	e = 0,71 - 0,575 = 0,14 m
	 Pelas condições de equilíbrio estático, teremos:
	R1 = (P1 . L) / (L - e)
	R1 = Reação no pilar
	P1 = Carga no pilar 01
	L = Distância entre pilares
	 Logo, R1 = (280,00 x 4,90) / (4,90 - 0,14) = 288,24 t
	 Verificação da convergência:
	Δ = // 308,00 - 288,23 // = 19,77 < 0,10 x 308,00 < 30,80 - OK
	Utilizando o Programa:
	1. Ainda na tela dos "Dados de Entrada" insira a informação para o campo "Pilar de Divisa?" com Sim ou Não. 
	2. Em caso positivo, complete as demais células em azul com os dados de Dimensão do Pilar, Distância entre pilares, Distância à divisa (Dilatação -Jd), e Distância entre a divisa e a face da fundação (Co), todas em metro.
	3. Após preenchidos os dados dos pilares, será calculado automaticamente a excentricidade e a Carga de Projeto excentrica.
	4. A Carga Inicial de Projeto e a Carga Excentrica serão comparadas e no campo "Carga de projeto a ser adotada" irá aparecer a maior carga tomada para Projeto. 
	Step 4. Definição do número de estacas
	n = R1 / Ce	Onde:
	n = Número de estacas;
	Ce = Carga máxima do concreto da estaca fornecida pelo fabricante.
	n = 288,24 / 97 = 2,97	ou sejam 3 estacas.
	Step 5. Geometria da estaca
	AP = (π/4) x D²	Onde:
	AP = Área de ponta;
	D = Diâmetro da estaca.
	AP = 0,785 x 0,42² = 0,14 m²
	AL = π x D x h	Onde:
	AL = Área lateral;
	D = Diâmetro da estaca;
	h = Comprimento da estaca, como a estaca é geralmente calculada de metro em metro, então h = 1 m.
	AL = 3,1415 x 0,42 x 1,0 = 1,32 m²/metro linear
	Utilizando o Programa:
	1. Definida a carga de projeto a ser adotada é recomendável verificar novamente o diâmetro e a quantidade de estacas selecionadas. 
	2. Desta forma, clicando novamente no botão "Analisar melhor opção de tipo e diâmetro da estaca" a tela será redirecionada para a seção onde estão disponíveis os tipos de estacas com seus respectivos diâmetros e a análise referente a quantidade de estacas necessárias e a sobra de resistência com relação à Carga de Projeto e à Capacidade de Carga admissível. Como é possível observar na Figura abaixo o mesmo diâmetro e quantidade de estacas continuam com o melhor custo benefício, não sendo necessário alterá-los.
	3. Através do Step 5 é possível confirmar os cálculos de AL e AP calculados automaticamente pela planilha.
	4. Após inseridos e verificados todos os dados de entrada do projeto clique no botão "Laudo de Sondagem" para ser direcionado para a tela do Laudo de Sondagem para preenchimento.
	5. Após clicar no botão "Laudo de Sondagem" a tela será redirecionada para a aba de preenchimento de todos os dados necessários para o laudo de sondagem.
	6. As células na cor azul são para preenchimento.
	7. O Nível de água deve ser preenchido selecionando a lista suspensa disposta no dropdown
à direita, a unidade correspondete é em metros. No caso de não haver NA selecione a opção "Não Encontrado". Nota-se que na tabela há uma coluna com N.A que irá alterar sua cor de acordo com o nível definido para uma melhor visualização.
	9. Em seguida preenche-se os SPT's (N72), bem como o Tipo de Solo, de cada camada, de acordo com o laudo de sondagem do terreno estudado.
	10. O modelo a seguir está preenchido de acordo com o exercício que está sendo desenvolvido. Para realizar os cálculos através de outro laudo de sondagem, basta clicar no botão "Limpar Dados" e iniciar o preenchimento das células em azul.
	MÉTODOS SEMI-EMPÍRICOS / ESTATÍSTICOS
	1. Após preenchido o Laudo de Sondagem clique no botão "Ir para Cálculo" para ser direcionado para a tela dos cálculos pelos Métodos Semi-empíricos / Estatísticos.
	2. Para que seja analisado cada Método é preciso clicar do ícone com o sinal de "+" para o método abrir e apresentar os cálculos por metro de cada camada. Ainda ao lado dos métodos nota-se uma coluna com o preenchimento da estaca já calculada, sendo a cor marrom claro referente a lateral da estaca e a cor marrom escura a ponta da estaca.
	3. Nota-se que o Método 07: Antunes e Cabral está em branco, isto se dá pelo fato deste método não calcular estacas pré-moldades, apenas estacas hélice contínua. Desta forma, como nem todos os tipos de estacas são contemplados pelos autores aqui analisados, as respectivas planilhas de cálculos ficarão em branco.
	MÉTODO 01: AOKI / VELLOSO (1975)
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPAVméd e KLAV → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Aoki/Velloso.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	FS → Fator de segurança = 2
	FEL e FEP → Fator de correção do tipo de fundação lateral e de 
 ponta respectivamente de Aoki / Velloso
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.1.3: KLAV = 1,8 t/m²
 KPAV = 60 t/m² (1m acima) 
 KPAV = 23 t/m² (1m abaixo da ponta)
 Da tabela 6.3.1.5: FEP = 1 + 1,2D → 1 + 1,2 x 0,42 = 1,504 
 FEL = 2FEP → 2 x 1,50 = 3,008 
 RaL1 = 1,80 x 8 x 1,32 x 4 = 12,64 t ƩRaL = 12,64 t
 2 x 3,008 
 Para obtenção do valor de ponta adota-se a média de 03 (três) valores de N72 e do KPAV respectivamente a 1m acima, ao nível da ponta e a 1m abaixo, uma vez que KPAV também poderá sofrer alterações.
 KPAVméd = (60 + 23 + 23) / 3 = 35,33 t/m²
 NPméd = (8 + 12 + 12) / 3 = 10,67
 RaP1 = 35,33 x 10,67 x 0,14 = 17,55 t ƩRaT = 30,19 t
 2 x 1,504 
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Porco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 Da tabela 6.3.1.3: KLAV = 0,78 t/m²
 KPAV = 23 t/m² (1m acima) 
 KPAV = 55 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 0,78 x 12 x 1,32 x (16 - 5) = 22,59 t ƩRaL = 35,23 t
 2 x 3,008 
 KPAVméd = (23 + 55 + 55) / 3 = 44,33 t/m²
 NPméd = (12 + 24 + 24) / 3 = 20
 RaP2 = 44,33 x 20 x 0,14 = 41,26 t ƩRaT = 76,49 t
 2 x 1,504 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo – M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24; 
 Profundidade 25m; 
 Espessura: Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.1.3: KLAV = 1,21 t/m² 
 KPAV = 55 t/m² 
 RaL3 = 1,21 x 24 x 1,32 (1,0m) = 6,37 t ƩRaL = 41,60 t
 2 x 3,008 
 Na terceira camada temos o mesmo SPT e o mesmo tipo de solo tanto a 1m acima, ao nível da ponta, e 1m abaixo. Assim não há necessidade de calcular a média de cada um.
 RaP3 = 55 x 24 x 0,14 = 61,44 t ƩRaT = 103,04 t
 2 x 1,504 
Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 61,44 t e ƩRaL = 41,60 t 
 → RaT = 103,04 t > 97,00 t → OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Com os Dados de Entrada completos e lançado todo laudo de sondagem, os cálculos de cada método serão calculados automaticamente.
	2. Assim, conforme Step 2 do Método de Aoki/Veloso, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 61,44 t e ƩRaL = 41,60 t 
 → RaT = 103,04 t
	MÉTODO 02: LAPROVITERA & BENEGAS (1997)
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPLBméd e KLLV → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Laprovitera e Benegas.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	FS → Fator de segurança = 2
	FEL e FEP → Fator de correção do tipo de fundação lateral e de 
 ponta respectivamente de Laprovitera e Benegas.
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.1.3: KLLB = 1,59 t/m²
 KPLB = 53 t/m² (1m acima) 
 KPLB = 30 t/m² (1m abaixo da ponta)
 Da tabela 6.3.1.5: FEL = 3,50 
 FEP = 2,00 
 RaL1 = 1,59 x 8 x 1,32 x 4 = 9,59 t ƩRaL = 9,59 t
 2 x 3,50 
 Para obtenção do valor de ponta adota-se a média de 02 (dois) valores de N72 e do KPLB respectivamente a 1m acima e a 1m abaixo.
 KPLBméd = (53 + 30) / 2 = 41,50 t/m²
 NPméd = (8 + 12) / 2 = 10
 RaP1 = 41,50 x 10 x 0,14 = 14,53 t ƩRaT = 24,12 t
 2 x 2,0 
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Porco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 Da tabela 6.3.1.3: KLLB = 1,02 t/m²
 KPLB = 30 t/m² (1m acima) 
 KPLB = 48 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 1,02 x 12 x 1,32 x (16 - 5) = 25,39 t ƩRaL = 34,98 t
 2 x 3,50 
 KPLBméd = (30 + 48) / 2 = 39 t/m²
 NPméd = (12 + 24) / 2 = 18
 RaP2 = 39 x 18 x 0,14 = 24,57 t ƩRaT = 59,55 t
 2 x 2,0 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo – M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24; 
 Profundidade 25m; 
 Espessura:
Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.1.3: KLLB = 1,44 t/m² 
 KPLB = 48 t/m² 
 RaL3 = 1,44 x 24 x 1,32 (1,0m) = 6,52 t ƩRaL = 41,50 t
 2 x 3,50 
 RaP3 = 24 x 48 x 0,14 = 40,32 t ƩRaT = 81,32 t
 2 x 2,0 
Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 40,32 t e ƩRaL = 41,50 t 
 → RaT = 81,82 t. 
	 Como 81,82 t < 97,00 t, então, NÃO PASSA, teremos que aprofundar mais a estaca.
	 Levando em conta o cálculo da 3ª camada, é necessário afundar a estaca mais 3 m. 
	 Assim aos 20m de profundidade tem-se: RaP 40,32 t e ƩRaL 61,05 t 
 → RaT = 101,37 t > 97,00, OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Conforme Step 2 do Método de Laprovitera/Benegas, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 20m de profundidade tem-se: RaP= 40,32 t e ƩRaL= 61,05 t 
 → RaT = 101,37 t
	MÉTODO 03: MONTEIRO 
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPMméd e KLM → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Monteiro.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	FS → Fator de segurança = 2
	FEL e FEP → Fator de correção do tipo de fundação lateral e de 
 ponta respectivamente de Monteiro.
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.1.3: KLM = 1,51 t/m²
 KPM = 54 t/m² (1m acima) 
 KPM = 32 t/m² (1m abaixo da ponta)
 Da tabela 6.3.1.5: FEP = 2,5 
 FEL = 3,5 
 RaL1 = 1,51 x 8 x 1,32 x 4 = 9,11 t ƩRaL = 9,11 t
 2 x 3,50 
 Para o cálculo de resistência de ponta adota-se: 
 NPMmédS = Média do N72 superior (7 x diâmetro da estaca)
 NPMmédi = Média do N72 inferior ( 3,5 x diâmetro da estaca)
 KPMmédS = Coeficiente médio de ponta superior (depende do solo nas camadas 
 de 7 x diâmetro da estaca)
 KPMmédi = Coeficiente médio de ponta inferior (depende do solo nas camadas 
 de 3,5 x diâmetro da estaca)
 Superior → 7 x 0,42 = 2,94m ≡ 3,00m. 
 Inferior → 3,5 x 0,42 = 1,47m ≡ 2,00m. 
	Assim, temos:
KPMmédS → 3,00m acima = (54 + 54 + 54) / 3 = 54 t/m² 
KPMmédi → 2,00m abaixo = (32 + 32) / 2 = 32 t/m²
NPMmédS → 3,00m acima = (8 + 8 + 8) / 3 = 8 
NPMmédi → 2,00m abaixo = (12 + 12) / 2 = 12
KPMméd = (54 + 32) / 2 = 43 t/m²
NPMméd = (8 + 12) / 2 = 10
RaP1 = 43 x 10 x 0,14 = 12,04 t ƩRaT = 21,15 t
 2 x 2,50 
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Pouco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 
 Da tabela 6.3.1.3: KLM = 1,15 t/m²
 KPM = 32 t/m² (1m acima) 
 KPM = 50 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 1,15 x 12 x 1,32 x (16 - 5) = 28,63 t ƩRaL = 37,74 t
 2 x 3,50 
	KPMméd = (32 + 50) / 2 = 41 t/m²
NPMméd = (12 + 24) / 2 = 18
RaP2 = 41 x 18 x 0,14 = 20,66 t ƩRaT = 58,40 t
 2 x 2,50 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo - M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24;
 Profundidade: 25 m; 
 Espessura: Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.1.3: KLM = 1,50 t/m²
 KPM = 50 t/m²
 RaL3 = 1,50 x 24 x 1,32 x (1,0m) = 6,79 t ƩRaL = 44,53 t
 2 x 3,50 
	KPMmédS → 3,00m acima = (32 + 32 + 50) / 3 = 38 t/m² 
KPMmédi → 2,00m abaixo = (50 + 50 / 2 = 50 t/m²
NPMmédS → 3,00m acima = (12 + 12 + 24) / 3 = 16 
NPMmédi → 2,00m abaixo = (24 + 24) / 2 = 24
KPMméd = (38 + 50) / 2 = 44 t/m²
NPMméd = (16 + 24) / 2 = 20
RaP3 = 44 x 20 x 0,14 = 24,64 t ƩRaT = 69,17 t
 2 x 2,50 
	Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 24,64 t e ƩRaL = 44,53 t → RaT = 69,17 t. 
	 Como 69,17 t < 97,00 t, então, NÃO PASSA, teremos que aprofundar mais a estaca.
	 Levando em conta o cálculo da 3ª camada, será necessário mais 3m, obtendo os seguintes valores de atrito lateral e ponta:
 RaL3 = 1,50 x 24 x 1,32 (3,0m) = 20,36 t ƩRaL = 64,89 t
 2 x 3,50 
 RaP3 = 50 x 24 x 0,14 = 33,60 t ƩRaT = 98,49 t
 2 x 2,5 
	 Assim aos 20m de profundidade tem-se: RaP 33,60 t e ƩRaL 64,89 t 
 → RaT = 98,49 t > 97,00, OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Conforme Step 2 do Método de Monteiro, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 20m de profundidade tem-se: RaP = 33,60 t e ƩRaL = 64,89 t 
 → RaT = 98,49 t
	MÉTODO 04: DÉCOURT / QUARESMA (1982)
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPDQméd e KLDQ → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Décourt e Quaresma.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.4.1: para estaca Pré-moldada:
 KLDQ = 1,00 t/m²
 KPDQ = 40 t/m² (1m acima) 
 KPDQ = 20 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL1 = 1,0 x (8 / 3) + 1 x 1,32 x 4 = 14,89 t ƩRaL = 14,89 t
 1,3 
 Para obtenção do valor de ponta adota-se a média de 03 (três) valores de N72: a 1m acima, no nível de cálculo (da ponta) e a 1m abaixo.
 KPDQméd = (40 + 20 + 20) / 3 = 26,67 t/m²
 NPméd = (8 + 12 + 12) / 3 = 10,67
 RaP1 = 26,67 x 10,67 x 0,14 = 9,96 t ƩRaT = 24,85 t
 4 
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Porco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 Da tabela 6.3.4.1: KLDQ = 1,0 t/m²
 KPDQ = 20 t/m² (1m acima) 
 KPDQ = 25 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 1,0 x (12 / 3) + 1 x 1,32 x (16 - 5) = 55,85 t ƩRaL = 70,74 t
 1,3
 KPDQméd = (20 + 25 + 25) / 3 = 23,33 t/m²
 NPméd = (12 + 24 + 24) / 3 = 20
 RaP2 = 23,33 x 20 x 0,14 = 16,33 t
ƩRaT = 87,07 t
 4 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo – M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24; 
 Profundidade 25m; 
 Espessura: Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.4.1: KLDQ = 1,0 t/m² 
 KPDQ = 25 t/m² 
 RaL3 = 1,0 x (24 / 3) + 1 x 1,32 (1,0m) = 9,14 t ƩRaL = 79,88 t
 1,3 
 RaP3 = 25 x 24 x 0,14 = 21,00 t ƩRaT = 100,88 t
 4 
Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 21,00 t e ƩRaL = 79,88 t 
 → RaT = 100,88 t > 97,00, OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Conforme Step 2 do Método de Décourt/Quaresma, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 21,00 t e ƩRaL = 79,88 t 
 → RaT = 100,88 t
	MÉTODO 05: BERBERIAN (2013)
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPDBméd e KLDB → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Berberian.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	FS → Fator de segurança = 2
	FEL e FEP → Fator de correção do tipo de fundação lateral e de 
 ponta respectivamente de Berberian.
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.5.1: KLDB = 1,50 t/m²
 KPDB = 50 t/m² (1m acima) 
 KPDB = 38 t/m² (1m abaixo da ponta)
 Da tabela 6.3.1.5: FEL = 2,35 
 FEP = 2,50 
 RaL1 = 1,50 x 8 x 1,32 x (5 - 1) = 13,48 t ƩRaL = 13,48 t
 2 x 2,35 
 Somente para efeito de análise calcularemos a resistência de ponta, uma vez que mesmo se a resistência total teórica fosse satisfatória não se implantaria estaca na segunda camada (SPT<20), para evitar recalques a longo prazo. Berberian recomenda utilizar a média dos valores do N72 e do KPDB respectivamente a 1m acima, ao nível da ponta e a 1m abaixo, uma vez que KPDB também poderá sofrer alterações. Como SPT na segunda camada é 12, ou seja, menor do que 15, não seria recomendável considerar no cálculo da ponta 1 m acima (a ruptura com SPT<15 muito provavelmente será por puncionamento, não levantando o solo acima da ponta da estaca):
 KPDBméd = (50 + 38 + 38) / 3 = 42 t/m²
 NPméd = (8 + 12 + 12) / 3 = 10,67
 RaP1 = 42 x 10,67 x 0,14 = 12,55 t ƩRaT = 26,03 t
 2 x 2,50 
	 Obs. 02: Vale lembrar que a Resistência Total é Resistência Lateral até a profundidade da estaca somada com a Resistência de Ponta da camada 1 m abaixo. No exemplo, por ser desprezível a diferença, foi somada a RP e a RL na mesma camada.
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Porco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 Da tabela 6.3.5.1: KLDB = 1,14 t/m²
 KPDB = 38 t/m² (1m acima) 
 KPDB = 55 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 1,14 x 12 x 1,32 x (16 - 5) = 42,26 t ƩRaL = 55,74 t
 2 x 2,35 
 KPDBméd = (38 + 55 + 55) / 3 = 49,33 t/m²
 NPméd = (12 + 24 + 24) / 3 = 20
 RaP2 = 49,33 x 20 x 0,14 = 27,62 t ƩRaT = 83,36 t
 2 x 2,50 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo – M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24; 
 Profundidade 25m; 
 Espessura: Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.5.1: KLDB = 1,20 t/m² 
 KPDB = 55 t/m² 
 RaL3 = 1,20 x 24 x 1,32 (1,0m) = 8,09 t ƩRaL = 63,83 t
 2 x 2,35 
 RaP3 = 55 x 24 x 0,14 = 39,96 t ƩRaT = 100,79 t
 2 x 2,5 
Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 39,96 t e ƩRaL = 63,83 t 
 → RaT = 100,79 t. 
	 No método Berberian, despreza-se o primeiro metro pelo fato de que o solo superficial pode ser em geral em aterro ou escavado para bloco de coroamento ou ainda retirado por escavações vizinhas, até mesmo porque no primeiro metro não se faz sondagem. 
	 Obs. 03: Pesquisas estão apontando para a desconsideração, no atrito lateral, do último metro acima da ponta pelo fato de já ter sido considerado no cálculo da resistência da ponta.
	 Portanto, aos 17m, tem-se: RaT = 100,79 t > 97,00, OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Conforme Step 2 do Método de Berberian, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 39,96 t e ƩRaL = 63,83 t 
 → RaT = 100,79 t
	MÉTODO 06: TEIXEIRA 
	Step 1. Resistência de ponta e por atrito lateral em cada camada
	KPTXméd e KLTX → Fator médio de ponta e de atrito lateral 
 respectivamente, de Teixeira.
	NPméd e N72 → Média dos índices de resistência à penetração 
 do ensaio de SPT
	AL e AP → Área lateral e da ponta respectivamente da estaca
	FS → Fator de segurança = 2
	Cálculo da 1ª Camada:
Solo - S6C (Areia Muito Argilosa); 
 SPT = 8;
 Profundidade: 5 m; 
 Espessura 4m (5 – 1)
 Da tabela 6.3.6.1: KLTX = 0,40 t/m² (estaca pré-moldada)
 Da tabela 6.3.6.3: KPTX = 29 t/m² (1m acima) 
 KPTX = 22 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL1 = 0,40 x 8 x 1,32 x 4 = 8,45 t ƩRaL = 8,45 t
 2 
 Para o cálculo de resistência de ponta adota-se: 
 NPTXmédS = Média do N72 superior (4 x diâmetro da estaca)
 NPTXmédi = Média do N72 inferior ( 1 x diâmetro da estaca)
 KPTXmédS = Coeficiente médio de ponta superior (depende do solo nas camadas 
 de 4 x diâmetro da estaca)
 KPTXmédi = Coeficiente médio de ponta inferior (depende do solo nas camadas 
 de 1 x diâmetro da estaca)
 Superior → 4 x 0,42 = 1,68m ≡ 2,00m. 
 Inferior → 1 x 0,42 = 0,42m ≡ 1,00m. 
	KPTXmédS → 2,00m acima = (29 + 29) / 2 = 29 t/m² 
KPTXmédi → 1,00m abaixo = 22 t/m²
NPTXmédS → 2,00m acima = (8 + 8) / 2 = 8 
NPTXmédi → 1,00m abaixo = 12
KPTXméd = (29 + 22) / 2 = 25,50 t/m²
NPTXméd = (8 + 12) / 2 = 10
RaP1 = 25,50 x 10 x 0,14 = 17,85 t ƩRaT = 26,30 t
 2
	Cálculo da 2ª Camada:
Solo - M3C (Silte Muito Pouco Argiloso); 
 SPT = 12;
 Profundidade: 16 m; 
 Espessura 11m (16 – 5)
 Da tabela 6.3.6.1: KLTX = 0,40 t/m² (estaca pré-moldada)
 Da tabela 6.3.6.3: KPTX = 22 t/m² (1m acima) 
 KPTX
= 26 t/m² (1m abaixo da ponta)
 RaL2 = 0,40 x 12 x 1,32 x (16 - 5) = 34,85 t ƩRaL = 43,30 t
 2 
	Para o cálculo da resistência de ponta adota-se:
KPTXméd = (22 + 26) / 2 = 24 t/m²
NPMméd = (12 + 24) / 2 = 18
RaP2 = 24 x 18 x 0,14 = 30,24 t ƩRaT = 73,54 t
 2 
	Cálculo da 3ª Camada:
Solo - M5S (Silte Arenoso); 
 SPT = 24;
 Profundidade: 25 m; 
 Espessura: Nesta camada calcula-se somente para 1 metro.
 Da tabela 6.3.6.1: KLTX = 0,40 t/m²
 Da tabela 6.3.6.3: KPTX = 26 t/m²
 RaL3 = 0,40 x 24 x 1,32 x (1,0m) = 6,34 t ƩRaL = 49,64 t
 2 
	Para o cálculo de resistência de ponta adota-se: 
KPTXmédS → 2,00m acima = (22 + 26) / 2 = 24 t/m² 
KPTXmédi → 1,00m abaixo = 26 t/m²
NPTXmédS → 2,00m acima = (12 + 24) / 2 = 18 
NPTXmédi → 1,00m abaixo = 24
KPTXméd = (24 + 26) / 2 = 25 t/m²
NPTXméd = (18 + 24) / 2 = 21
RaP3 = 25 x 21 x 0,14 = 36,75 t ƩRaT = 86,39 t
 2 
	Step 2. Análise:
 Aos 17m de profundidade tem-se: RaP = 36,75 t e ƩRaL = 49,64 t 
 → RaT = 86,39 t. 
	 Como 86,39 t < 97,00 t, então, NÃO PASSA, teremos que aprofundar mais a estaca.
	 Levando em conta o cálculo da 3ª camada, será necessário mais 1m, obtendo os seguintes valores de atrito lateral e ponta:
 RaL3 = 0,40 x 24 x 1,32 (1,0m) = 6,34 t ƩRaL = 55,98 t
 2 
 RaP3 = 26 x 24 x 0,14 = 43,68 t ƩRaT = 99,66 t
 2 
	 Assim aos 18m de profundidade tem-se: RaP = 43,68 t e ƩRaL = 55,98 t 
 → RaT = 99,66 t > 97,00, OK.
	Utilizando o Programa:
	1. Conforme Step 2 do Método de Teixeira, desenvolvido anteriormente, consegue-se identificar na figura abaixo que aos 18m de profundidade tem-se: RaP = 43,68 t e ƩRaL = 55,98 t 
 → RaT = 99,66 t
	Step 3. Análise comparativa dos resultados:
	1° média RaT = 100,70 t Desvio Padrão de 30%:
 RaT x 0,7 = 70,49 t RaT x 1,3 = 130,91 t 
 
 Com este intervalo, todos os valores são razoáveis e permanecem para
 a 2° média, mantida RaT = 100,70 t 
 
1° média Prof. = 19 m Desvio Padrão de 30%:
 Prof. x 0,7 = 14 m Prof. x 1,3 = 25 m 
 2° média, mantida Prof. = 19 m
	Utilizando o Programa:
	1. Para ir para a Análise comparativa dos resultados basta voltar para o início da tela e clicar no botão "Ir para Análise Final".
	2. O Desvio Padrão utilizado foi de 30%, porém na célula em azul é possível alterar este valor para o percentual desejado.
	3. Nesta tela é possível visualizar todos os métodos utilizados nos cálculos, bem como seus resultados. Como no exercício desenvolvido, nota-se que todos eles ficaram dentro da média.
 Resultado Final: 
 - Profundidade = 19m 
 - Resistência Total = 100,70 t.
	Para fins didáticos, o programa traz ainda a Análise por Profundidade. Neste quadro é possível verificar as resistências de cada método para a mesma profundidade, para isso, basta preencher o campo em azul com a profundidade desejada.
	Abaixo demonstramos a análise para três profundidades diferentes para verificação. São elas, aos 17, 18 e 19 metros de profundidade.
	ESTACAS ESCAVADAS
	 (Hélice Contínua, Raiz, Franki, Strauss, Raiz, Escavadas Mecanicamente, entre outras)
	Conforme a Norma 6122:2010, no caso específico de estacas escavadas, a ponta da estaca deve suportar no máximo 20% da carga admissível.
	RP ≤ 0,20 RT onde: RT = (RP + RL)
	Assim, para verificação deste item da norma, o programa tornará visível os percentuais correspondentes à ponta das estacas.
	Na aba referente aos Cálculos, quadro com os Dados do Projeto, é possível verificar a opção "Percentual da Ponta (NBR 6122:2010)". No campo em azul admite-se selecionar a opção "Verificar". 
	Com esta opção ativada, os desenhos das estacas trarão os percentuais correspondentes ao quanto a Resistência de Ponta representa da Resistência Total da estaca a cada metro de profundidade. 
	Enquanto a ponta da estaca não atingir o máximo de 20% na ponta, o valor percentual permanecerá vermelho, assim que atinjir o limite máximo de 20% se tornará verde.
	A seguir demonstramos os resultados do exercício anterior utilizando a estaca Hélice Contínua, com 80cm de diâmetro, para verificação dos percentuais:
	Na figura acima é possível observar que apenas os métodos de Décourt / Quaresta e Berberian atendem à Norma 6122:2010, ao final de suas análises.
	Nos demais métodos seriam necessários descer mais a estaca até que se atingisse o percentual definido em norma.
	Ainda nesta figura, é possível observar que nem todos os métodos contemplam estacas do tipo Hélice Contínua, por este motivo os métodos ficam em branco.
	Cabe ressaltar que, para fins de análises diversas, a verificação do percentual funciona para todos os tipos de estaca. Porém a Norma trata este percentual apenas para estacas escavadas.
Dados de Entrada
	 Legenda:
	Dados de entrada	Resultados parciais	Resultados finais
	DADOS DE ENTRADA	LISTA SUSPENSA DE DIÂMETROS E CARGA DE DADOS DE ENTRADA
	Pré-moldada - INCOPRE (circular)	Pré-moldada - INCOPRE (poligonal)	Hélice Contínua	Raiz	Franki	Solo Cimento Plástico (SCP)	Strauss	Escav. Mecan. Sem lama	Escav. Mecan. com lama	Trilhos Usados	Aço - Perfil H (Leve)	Aço - Perfil H (Médio)	Aço - Perfil H (Pesado)
	Carga de Projeto (t):	130	Pilar de Divisa?	Não	LISTA SUSPENSA DE DADOS DE ENTRADA	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diagonal (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro e Armação:	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Diâmetro da Estaca (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Tipo de Trilho e Largura (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Perfil e Largura (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Perfil e Largura (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)	Perfil e Largura (m):	Cap. Carga Adm. Por Estaca (t):	AL (m²/m):
(perímetro)	AP (m²):
(Área)
	Dimensão do Pilar (m):	1.10	x	1.10	Pré-moldada - INCOPRE (circular)	0.18	18	0.57	0.03	0.17	13	0.51	0.02	0.25	30	0.79	0.05	0,10 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.10	1	0.31	0.01	0.35	55	1.10	0.10	0.22	sem vantagens*	0.69	0.04	0.26	20	0.82	0.05	0.25	18	0.79	0.05	0.60	140	1.88	0.28	TR 25 - 0,10	20	0.35	0.01	280 - 0,27	78	1.10	0.08	160 - 0,16	43	0.64	0.03	100
- 0,12	43	0.45	0.01
	Pré-moldada - INCOPRE (poligonal)	0.23	29	0.72	0.04	0.20	18	0.60	0.03	0.30	45	0.94	0.07	0,10 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.10	2	0.31	0.01	0.40	75	1.26	0.13	0.32	6	1.01	0.08	0.32	30	1.01	0.08	0.30	25	0.94	0.07	0.70	192	2.20	0.38	TR 32 - 0,11	25	0.41	0.01	300 - 0,29	90	1.18	0.09	180 - 0,18	52	0.72	0.03	120 - 0,14	53	0.53	0.02
	Tipo de Estaca a ser adotada:	Pré-moldada - INCOPRE (poligonal)	Distância entre pilares (m):	4.90	Hélice Contínua	0.26	37	0.82	0.05	0.24	26	0.72	0.04	0.35	60	1.10	0.10	0,12 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.12	1	0.38	0.01	0.52	130	1.63	0.21	0.42	sem vantagens*	1.32	0.14	0.42	52	1.32	0.14	0.40	35	1.26	0.13	0.80	251	2.51	0.50	TR 37 - 0,12	30	0.44	0.01	320 - 0,31	99	1.22	0.09	200 - 0,20	63	0.80	0.04	140 - 0,16	65	0.61	0.02
	Raiz	0.33	60	1.04	0.09	0.27	33	0.81	0.05	0.40	80	1.26	0.13	0,12 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.12	2	0.38	0.01	0.60	170	1.88	0.28	0.00	0	0.00	0.00	0.52	65	1.63	0.21	0.50	45	1.57	0.20	0.90	318	2.83	0.64	TR 45 - 0,14	35	0.49	0.01	340 - 0,33	106	1.26	0.10	220 - 0,22	73	0.88	0.05	160 - 0,18	78	0.69	0.03
	Diagonal (m):	0.31	Distância à divisa (m):
(Dilatação - Jd) 	0.025	Franki	0.38	79	1.19	0.11	0.31	44	0.93	0.06	0.50	130	1.57	0.20	0,12 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.12	2	0.38	0.01	0.70	230	2.20	0.38	1.00	393	3.14	0.79	TR 50 - 0,15	40	0.52	0.02	360 - 0,35	114	1.30	0.11	240 - 0,24	85	0.96	0.06	180 - 0,20	90	0.77	0.04
	Solo Cimento Plástico (SCP)	0.42	97	1.32	0.14	0.34	53	1.02	0.08	0.60	180	1.88	0.28	0,12 m - 4 Ø 16	0.12	2	0.38	0.01	1.10	475	3.46	0.95	2 TR 32 - 0,23	50	0.58	0.02	400 - 0,39	127	1.38	0.12	260 - 0,26	94	1.04	0.07	200 - 0,22	105	0.85	0.05
	Quantidade de estacas estimadas:	3.00	Strauss	0.50	137	1.57	0.20	0.70	240	2.20	0.38	0,15 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.15	2	0.47	0.02	1.20	556	3.77	1.13	2 TR 37 - 0,24	60	0.63	0.02	450 - 0,44	142	1.48	0.13	280 - 0,28	105	1.12	0.08	220 - 0,24	119	0.93	0.05
	Distância entre a divisa e a face da fundação (CO) (m):	0.50	Escav. Mecan. sem lama	0.60	198	1.89	0.28	0.80	320	2.51	0.50	0,15 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.15	2	0.47	0.02	1.30	664	4.08	1.33	3 TR 32 - 0,29	75	0.88	0.03	500 - 0,49	158	2.58	0.15	300 - 0,30	119	1.20	0.09	240 - 0,27	160	1.04	0.07
	AL (m²/metro):	0.93	Escav. Mecan. com lama	0.90	400	2.83	0.64	0,15 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.15	3	0.47	0.02	1.40	770	4.40	1.54	3 TR 37 - 0,31	90	0.94	0.04	550 - 0,54	170	1.68	0.16	320 - 0,32	129	1.24	0.10	260 - 0,29	176	1.12	0.08
	AP (m²):	0.06	Trilhos Usados	1.00	500	3.14	0.79	0,15 m - 4 Ø 16	0.15	3	0.47	0.02	1.50	883	4.71	1.77	600 - 0,59	181	1.78	0.18	340 - 0,34	137	1.28	0.10	280 - 0,31	192	1.20	0.09
	Excentricidade (m):		Aço - Perfil H (Leve)	0,15 m - 5 Ø 16	0.15	4	0.47	0.02	1.60	1005	5.03	2.01	360 - 0,36	145	1.32	0.11	300 - 0,34	242	1.30	0.11
	Cap. Adm. do Conc. por Estaca (t):	44	Aço - Perfil H (Médio)	0,16 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.16	2	0.50	0.02	1.70	1135	5.34	2.27	400 - 0,40	158	1.40	0.12	320 - 0,36	250	1.34	0.11
	Carga de Projeto Excentrica (t):		Aço - Perfil H (Pesado)	0,16 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.16	3	0.50	0.02	1.80	1273	5.65	2.54	450 - 0,45	174	1.50	0.14	340 - 0,38	253	1.37	0.12
	Comprimento mín. do fuste - Zf (m):	17	0,16 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.16	3	0.50	0.02	1.90	1418	5.97	2.84	500 - 0,50	191	1.60	0.15	360 - 0,40	255	1.41	0.12
	Carga de projeto a ser adotada (t):	130.00	0,16 m - 4 Ø 16	0.16	3	0.50	0.02	2.00	1571	6.28	3.14	550 - 0,55	203	1.70	0.17	400 - 0,43	261	1.48	0.13
	0,16 m - 5 Ø 16	0.16	4	0.50	0.02	2.10	1732	6.60	3.46	600 - 0,60	216	1.80	0.18	450 - 0,48	268	1.57	0.15
	0,16 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	0.16	4	0.50	0.02	2.20	1901	6.91	3.80	500 - 0,52	275	1.66	0.16
	0,16 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	0.16	5	0.50	0.02	2.30	2077	7.23	4.15	550 - 0,57	283	2.76	0.18
	0,20 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.20	3	0.63	0.03	2.40	2262	7.54	4.52	600 - 0,62	291	1.85	0.19
	0,20 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.20	3	0.63	0.03	2.50	2455	7.85	4.91
	0,20 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.20	4	0.63	0.03
	0,20 m - 4 Ø 16	0.20	4	0.63	0.03
	0,20 m - 5 Ø 16	0.20	5	0.63	0.03
	0,20 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	0.20	5	0.63	0.03
	0,20 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	0.20	6	0.63	0.03
	0,20 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	0.20	6	0.63	0.03
	0,25 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.25	4	0.79	0.05
	0,25 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.25	5	0.79	0.05
	0,25 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.25	5	0.79	0.05
	0,25 m - 4 Ø 16	0.25	5	0.79	0.05
	0,25 m - 5 Ø 16	0.25	6	0.79	0.05
	0,25 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	0.25	6	0.79	0.05
	0,25 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	0.25	7	0.79	0.05
	0,25 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	0.25	8	0.79	0.05
	0,25 m - 7 Ø 20 ou 6 Ø 22	0.25	8	0.79	0.05
	0,31 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	0.31	6	0.97	0.08
	0,31 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	0.31	7	0.97	0.08
	0,31 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	0.31	7	0.97	0.08
	0,31 m - 4 Ø 16	0.31	8	0.97	0.08
	0,31 m - 5 Ø 16	0.31	8	0.97	0.08
	0,31 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	0.31	8	0.97	0.08
	0,31 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	0.31	9	0.97	0.08
	0,31 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	0.31	10	0.97	0.08
	0,31 m - 7 Ø 20 ou 6 Ø 22	0.31	11	0.97	0.08
Ecolha do Tipo e Diâmetro
	Voltar aos Dados de Entrada
	Carga de Projeto (t):	130
	Pré-moldada - INCOPRE (Circular)
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t)
(Análise)
	0.18	18	7.22	8	14
	0.23	29	4.48	5	15
	0.26	37	3.51	4	18
	0.33	60	2.17	3	50
	0.38	79	1.65	2	28
	0.42	97	1.34	2	64
	0.50	137	0.95	1	7
	0.60	198	0.66	1	68
	Pré-moldada - INCOPRE (Poligonal)
	Diagonal
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.17	13	10.00	10	0
	0.20	18	7.22	8	14
	0.24	26	5.00	5	0
	0.27	33	3.94	4	2
	0.31	44	2.95	3	2
	0.34	53	2.45	3	29
	Hélice Contínua
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.25	30	4.33	5	20
	0.30	45	2.89	3	5
	0.35	60	2.17	3	50
	0.40	80	1.63	2	30
	0.50	130	1.00	1	0
	0.60	180	0.72	1	50
	0.70	240	0.54	1	110
	0.80	320	0.41	1	190
	0.90	400	0.33	1	270
	1.00	500	0.26	1	370
	Raiz
	Diâmetro e Armação
(mm)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0,10 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	10.0	13.00	13	0
	0,10 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	15.0	8.67	9	5
	0,12 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	10.0	13.00	13	0
	0,12 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	15.0	8.67	9	5
	0,12 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	20.0	6.50	7	10
	0,12 m - 4 Ø 16	15.0	8.67	9	5
	0,15 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	15.0	8.67	9	5
	0,15 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	20.0	6.50	7	10
	0,15 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	25.0	5.20	6	20
	0,15 m - 4 Ø 16	30.0	4.33	5	20
	0,15 m - 5 Ø 16	35.0	3.71	4	10
	0,16 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	15.0	8.67	9	5
	0,16 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	25.0	5.20	6	20
	0,16 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	25.0	5.20	6	20
	0,16 m - 4 Ø 16	30.0	4.33	5	20
	0,16 m - 5 Ø 16	35.0	3.71	4	10
	0,16 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	40.0	3.25	4	30
	0,20 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	25.0	5.20	6	20
	0,20 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	30.0	4.33	5	20
	0,20 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	35.0	3.71	4	10
	0,20 m - 4 Ø 16	40.0	3.25	4	30
	0,20 m - 5 Ø 16	45.0	2.89	3	5
	0,20 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	50.0	2.60	3	20
	0,20 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	55.0	2.36	3	35
	0,20 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	60.0	2.17	3	50
	0,25 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	40.0	3.25	4	30
	0,25 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	45.0	2.89	3	5
	0,25 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	50.0	2.60	3	20
	0,25 m - 4 Ø 16	50.0	2.60	3	20
	0,25 m - 5 Ø 16	55.0	2.36	3	35
	0,25 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	60.0	2.17	3	50
	0,25 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	65.0	2.00	2	0
	0,25 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	75.0	1.73	2	20
	0,25 m - 7 Ø 20 ou 6 Ø 22	80.0	1.63	2	30
	0,31 m - 1 Ø 16 ou 4 Ø 8	60.0	2.17	3	50
	0,31 m - 1 Ø 25 ou 4 Ø 125	65.0	2.00	2	0
	0,31 m - 3 Ø 16 ou 4 Ø 125	70.0	1.86	2	10
	0,31 m - 4 Ø 16	75.0	1.73	2	20
	0,31 m - 5 Ø 16	75.0	1.73	2	20
	0,31 m - 6 Ø 16 ou 4 Ø 20	80.0	1.63	2	30
	0,31 m - 7 Ø 16 ou 5 Ø 20	85.0	1.53	2	40
	0,31 m - 6 Ø 20 ou 6 Ø 22	95.0	1.37	2	60
	0,31 m - 7 Ø 20 ou 6 Ø 22	105.0	1.24	2	80
	Franki
	Diâmetro Externo
(m)
Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.35	55	2.36	3	35
	0.40	75	1.73	2	20
	0.52	130	1.00	1	0
	0.60	170	0.76	1	40
	0.70	230	0.57	1	100
	SCP - Solo Cimento Plástico
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.22	sem vantagens*			
	0.32	6	21.67	22	2
	0.42	sem vantagens*			
	* A tentativa se utilizar estacas menores ou maiores que 32 cm de diâmetro não demonstraram nenhuma vantagem significativa.
	Strauss
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.26	20	6.50	7	10
	0.32	30	4.33	5	20
	0.42	52	2.50	3	26
	0.52	65	2.00	2	0
	Escav. Mecan. Sem Lama
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.25	18	7.22	8	14
	0.30	25	5.20	6	20
	0.40	35	3.71	4	10
	0.50	45	2.89	3	5
	Escav. Mecan. Com Lama
	Diâmetro Externo
(m)	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	0.60	140	0.93	1	10
	0.70	192	0.68	1	62
	0.80	251	0.52	1	121
	0.90	318	0.41	1	188
	1.00	393	0.33	1	263
	1.10	475	0.27	1	345
	1.20	556	0.23	1	426
	1.30	664	0.20	1	534
	1.40	770	0.17	1	640
	1.50	883	0.15	1	753
	1.60	1005	0.13	1	875
	1.70	1135	0.11	1	1005
	1.80	1273	0.10	1	1143
	1.90	1418	0.09	1	1288
	2.00	1571	0.08	1	1441
	2.10	1732	0.08	1	1602
	2.20	1901	0.07	1	1771
	2.30	2077	0.06	1	1947
	2.40	2262	0.06	1	2132
	2.50	2455	0.05	1	2325
	Trilhos Usados
	Tipo de Trilho e Largura (m):	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	TR 25 - 0,10	20	6.50	7	10
	TR 32 - 0,11	25	5.20	6	20
	TR 37 - 0,12	30	4.33	5	20
	TR 45 - 0,14	35	3.71	4	10
	TR 50 - 0,15	40	3.25	4	30
	2 TR 32 - 0,23	50	2.60	3	20
	2 TR 37 - 0,24	60	2.17	3	50
	3 TR 32 - 0,29	75	1.73	2	20
	3 TR 37 - 0,31	90	1.44	2	50
	Metálica - Perfil H - Leve
	Perfil e Largura (m):	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	280 - 0,27	78	1.67	2	26
	300 - 0,29	90	1.44	2	50
	320 - 0,31	99	1.31	2	68
	340 - 0,33	106	1.23	2	82
	360 - 0,35	114	1.14	2	98
	400 - 0,39	127	1.02	2	124
	450 - 0,44	142	0.92	1	12
	500 - 0,49	158	0.82	1	28
	550 - 0,54	170	0.76	1	40
	600 - 0,59	181	0.72	1	51
	Metálica - Perfil H - Médio
	Perfil e Largura (m):	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	160 - 0,16	43	3.02	4	42
	180 - 0,18	52	2.50	3	26
	200 - 0,20	63	2.06	3	59
	220 - 0,22	73	1.78	2	16
	240 - 0,24	85	1.53	2	40
	260 - 0,26	94	1.38	2	58
	280 - 0,28	105	1.24	2	80
	300 - 0,30	119	1.09	2	108
	320 - 0,32	129	1.01	2	128
	340 - 0,34	137	0.95	1	7
	360 - 0,36	145	0.90	1	15
	400 - 0,40	158	0.82	1	28
	450 - 0,45	174	0.75	1	44
	500 - 0,50	191	0.68	1	61
	550 - 0,55	203	0.64	1	73
	600 - 0,60	216	0.60	1	86
	Metálica - Perfil H - Pesado
	Perfil e Largura (m):	Capacidade de Carga admissível
(t)	Qtd. de Estacas Fracionadas (Análise)	Qtd. de Estacas	Sobra de Resistência (t) (Análise)
	100 - 0,12	43	3.02	4	42
	120 - 0,14	53	2.45	3	29
	140 - 0,16	65	2.00	2	0
	160 - 0,18	78	1.67	2	26
	180 - 0,20	90	1.44	2	50
	200 - 0,22	105	1.24	2	80
	220 - 0,24	119	1.09	2	108
	240 - 0,27	160	0.81	1	30
	260 - 0,29	176	0.74	1	46
	280 - 0,31	192	0.68	1	62
	300 - 0,34	242	0.54	1	112
	320 - 0,36	250	0.52	1	120
	340 - 0,38	253	0.51	1	123
	360 - 0,40	255	0.51	1	125
	400 - 0,43	261	0.50	1	131
	450 - 0,48	268	0.49	1	138
	500 - 0,52	275	0.47	1	145
	550 - 0,57	283	0.46	1	153
	600 - 0,62	291	0.45	1	161
Tabelas (Estacas)
	CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS ESTACAS
	ESTACAS ARMADAS CIRCULARES - fcd = 7,0 Mpa - INCOPRE
	TIPO CIRCULAR
(diâmetro externo)
(cm)	CAP. CARGA ADM
(t)	ESPESSURA DA PAREDE
(cm)	PESO NOMINAL 
(kg/m)	COMPRESSÃO ADM. ESTRUTURAL
(t)	TRAÇÃO
(t)	COMPRIM. FABRICADO
(m)	PERÍMETRO
(cm)	ÁREA DE CÁLCULO
(cm²)
	18	18	Maciça	64	35	3.5	4 a 6	56.55	254.47
	23	29	Maciça	104	55	6.0	4 a 8	72.26	415.48
	26	37	Maciça	133	70	6.5	5 a 9	81.68	530.93
	33	60	7.5	146	90	7.0	5 a 9	103.67	855.30
	38	79	8.0	177	105	8.0	5 a 9	119.38	1134.11
	42	97	8.5	217	130	10.0	5 a 9	131.95	1385.44
	50	137	10.0	314	165	13.0	5 a 9	157.08	1963.50
	60	198	11.0	423	220	18.0	5 a 9	188.50	2827.43
	ATENÇÃO: Obs. 1 As forças de Compressão e Tração fornecidas pelos fabricantes, referem-se à tensões estruturais. São valores muito altos e nada tem a ver com o comportamento real de campo.
O valor da Capacidade de Carga indicado pelo autor, diz respeito a sua experiência própria, até mesmo porque a NBR no seu item 9.2.2.1 limita a tensão máxima de projeto: 7,0 MPa. O usuário deverá realizar Provas de Cargas e utilizar métodos de cálculos testados para as regiões geológicas de suas obras.
	ESTACAS PROTENDIDAS POLIGONAIS - fcd = 7,0 Mpa - INCOPRE
	TIPO HEXAGONAL
(seção plena)	CAP. CARGA ADM
(t)	DIAGONAL
(cm)	PERÍMETRO
(cm)	ÁREA DE CÁLCULO
(cm²)	PESO NOMINAL 
(kg/m)	COMPRESSÃO ADM. ESTRUTURAL
(t)	TRAÇÃO
(t)	COMPRIM. FABRICADO
(m)
	P17	13	17	51	187.71	51	25	4	4 a 8
	P20	18	20	60	259.81	69	35	6	4 a 8
	P24	26	24	72	374.12	97	50	6	4 a 8
	P27	33	27	81	473.50	119	70	6	4 a 8
	P31	44	31	93	624.19	153	90	10.7	4 a 8
	P34	53	34	102	750.84	188	105	10.7	4 a 8
	Obs. 2 Estacas com diâmetro acima de 42cm necessitam de pilões pesados e bate estacas capazes de implantar estas estacas, sem apresentar negas falsas.
	Tab.5.10.15 Capacidade de carga máxima estruturais fcd≤ 7.0MPa
	HÉLICE CONTÍNUA . CARGAS MÁXIMAS ESTRUTURAIS
	Diâmetro (D)
(cm)	Carga Adm. 
Estrutural (Pk)
(kN) (tf)	Distância Mín. entre eixos
(cm)	Distância 
Eixo-divisa (e)
(cm)	Área da seção transversal (Ac)
(cm²)	Perímetro (U)
(cm)	Momento de Inércia (I)
(cm4)	Momento Resistência (W)
(cm³)	Raio de Giração (i)
(cm)	Custo / m 
Dollar (U$)
	25	300	30	65	120	491	79	19,175	1,534	6.2	6.6
	30	450	45	75	120	707	94	39,760	2,651	7.5	6.6
	35	600	60	90	120	962	110	73,662	4,209	8.8	6.6
	40	800	80	100	120	1257	126	125,664	6,283	10.0	6.6
	50	1300	130	130	120	1964	157	306,796	12,272	12.5	8.7
	60	1800	180	150	120	2827	188	636,173	21,206	15.0	12.0
	70	2400	240	175	120	3848	220	1,178,588	33,674	17.5	34.0
	80	3200	320	200	120	5027	251	2,010,619	50,265	20.0	18.7
	90	4000	400	225	120	6362	283	3,220,623	71,569	22.5	22.0
	100	5000	500	250	120	7854	314	4,908,739	98,175	25.0	25.4
	Taxa de Mobilização e Transporte fora de São Paulo = 24.000 U$ 
	Tab. 10.1.5.3 Cargas Nominais (tf) para as Estacas do Tipo Raiz (Alonso, 1993).
	Aço CA-50A	d	Diâmetros (cm)
	(mm)	10	12	15	16	20	25	31
	1 Ø 16 ou 4 Ø 8	10	10	15	15	25	40	60
	1 Ø 25 ou 4 Ø 125	15	15	20	25	30	45	65
	3 Ø 16 ou 4 Ø 125	20	25	25	35	50	70
	4 Ø 16	Em desuso	15	30	30	40	50	75
	5 Ø 16	Em desuso	35	35	45	55	75
	6 Ø 16 ou 4 Ø 20	40	50	60	80
	7 Ø 16 ou 5 Ø 20	45	55	65	85
	6 Ø 20 ou 6 Ø 22	60	75	95
	7 Ø 20 ou 6 Ø 22	80	105
	Estribos	Ø	Ø	Ø	Ø	Ø
	5.0mm	5.0mm	6.3mm	6.3mm	6.3mm
	c/ 20cm	c/ 20cm	c/ 20cm	c/ 20cm	c/ 20cm
	CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE ESTACAS
	ESTACAS COM BULBO ALARGADO (BUCHA SECA)
	TIPO FRANKI
	Tipo das Estacas Tensão de Trabalho	Diâmetro (cm)	Carga Máxima Comp. (tf)	Espaçamento
 e (cm)	Dist. Divisa
 a (cm)	Comp. do Elemento (m)	Custo 
Cravação / U$	Obs.
	Concreto
FCD = 9 Mpa
FYK = 500 kg/cm²	35	55	105	70	3 a 16	Tubos disponíveis de 25m. Podem ser emendadas
	40	75	120	70	3 a 22	40.0
	52	130	156	80	48.0
	60	170	180	80	55.0
	70	230	180	80	65.0
	Taxa de Mobilização = R$ 3.500,00
	SCP - ESTACAS DE SOLO CIMENTO PLÁSTICO ESCAVADAS E MOLDADAS IN LOCO
	Tipo das Estacas Tensão de Trabalho	Diâmetro (cm)	Diâmetro (cm)
Carga Máxima Comp. (tf)	Espaçamento
 e (cm)	Dist. Divisa
 a (cm)	Comp. do Elemento (m)	Custo 
Cravação / U$	Obs.
	Com 2 bases aumentar 2 ton na capacidade de carga.
FCD = 1,5 MPa
FCK = 3,0 Mpa	20/22	22	sem vantagens*	até 8m	-	Traço mais usual
1 Cimento
7 Solo
26L H2O
	30/32	32	6	90	45	até 8m	-
	40/42	42	sem vantagens*
	* A tentativa se utilizar estacas menores ou maiores que 32 cm de diâmetro não demonstraram nenhuma vantagem significativa.
	ESTACAS MOLDADAS IN LOCO DE CONCRETO ESCAVADAS
	STRAUSS
	Tipo das Estacas Tensão de Trabalho	Diâmetro (cm)	Carga Máxima Comp. (tf)	Espaçamento
 e (cm)	Dist. Divisa
 a (cm)	Comp. do Elemento (m)	Custo 
Cravação / U$	Obs.
	Concreto
FCD = 3,5 MPa
FCK = 20 MPa	26	20	70	30	12.5	Sem base alargada, não estanque, não apiloada.
	32	30	95	30	até	12.5
	42	52	125	54	30m	19.0
	52	65	155	54	25.0
	ESTACAS MOLDADAS IN LOCO DE CONCRETO ESCAVADAS
	ESTACAS ESCAVADAS MECANICAMENTE
	Tipo das Estacas Tensão de Trabalho	Diâmetro (cm)	Carga Máxima Comp. (tf)	Espaçamento
 e (cm)	Dist. Divisa
 a (cm)	Comp. do Elemento (m)	Custo 
Cravação / U$	Obs.
	Concreto
FCK = 11 MPa	25	18	54	50	8.0	Escavadas a Trado Mecânico
	30	25	75	50	até
	40	35	105	50	25m
	50	45	135	50
	ESTACÕES MOLDADOS IN LOCO DE CONCRETO ESCAVADAS
	ESTACÕES BRASFOND
	Tipo das Estacas Tensão de Trabalho	Diâmetro (cm)	Carga Máxima Comp. (tf)	Espaçamento
 e (cm)	Obs.
	Concreto
FCD = 5,0 MPa	60	140	120	Escavação mecanizada com uso de lama bentonítica 
ou SuperMud sem base alargada
	70	192	140
	80	251	160
	90	318	180
	100	393	200
	110	475	220
	120	556	240
	130	664	260
	140	770	280
	150	883	300
	160	1005	320
	170	1135	340
	180	1273	360
	190	1418	380
	200	1571	400
	210	1732	420
	220	1901	440
	230	2077	460
	240	2262	480
	250	2455	500
	ATENÇÃO: A tensão máxima recomendada pela Norma Brasileira é de 6 Mpa. Os catálogos dos fabricantes indicam a carga estrutural do concreto da estaca. As cargas máximas dizem respeito somente a capacidade de carga do concreto e nada tem a ver com a capacidade do solo, que por ser mais fraco é o verdadeiro limitador da carga de trabalho de uma estaca.
	Os custos em U$ (Dólar) variam de localidade para localidade. Acrescentar aos custos uma taxa fixa de mobilização e transporte das estacas e equipamentos de U$ 2.500,00/equipamento.
	ESTACAS CRAVADAS DE AÇO
	TRILHOS USADOS
	Trilhos	Carga Máxima Comp. (tf)	Peso / m
(kg)	Espaçamento
 e (cm)	Comp. do Elemento (m)	Área Lateral
(m²/m)	Área de Ponta
(m²)	A
(mm)	B
(mm)	C
(mm)	D
(mm)	E
(mm)	F
(mm)	G
(mm)	H
(mm)	I
(mm)	J
(mm)	Obs.
	TR 25	20	24.6	30	12	0.3541	0.0075	98.4	98.4	54	11.1	28.6	52.4	17.4	47.7	43.7	43.7	Verificar o estado e corrosão do trilho
	TR 32	25	32.0	30	12	0.4050	0.0098	112.7	112.7	61.1	12.7	32.6	60.3	19.8	54.3	50.0	50.0
	TR 37	30	37.1	30	12	0.4364	0.0113	122.2	122.2	62.7	13.5	36.1	64.7	21.4	58.4	53.8	53.8
	TR 45	35	44.6	30	12	0.4884	0.0140	142.9	130.2	65.1	14.3	37.3	80.2	25.4	64.5	73.8	65.5
	TR 50	40	50.3	30	12	0.5171	0.0156	152.4	136.5	68.2	14.3	42.1	83.3	27.0	69.8	75.4	68.7
	2 TR 32	50	64.0	50	12	0.5847	0.0196	112.7	112.7	61.1	12.7	32.6	60.3	19.8	54.3	50.0	50.0
	2 TR 37	60	74.2	50	12	0.6285	0.0226	122.2	122.2	62.7	13.5	36.1	64.7	21.4	58.4	53.8	53.8
	3 TR 32	75	96.0	50	12	0.8770	0.0349	112.7	112.7	61.1	12.7	32.6	60.3	19.8	54.3	50	50
	3 TR 37	90	111.3	50	12	0.9427	0.0404	122.2	122.2	62.7	13.5	36.1	64.7	21.4	58.4	53.8	53.8
	PERFIL H DE ABAS PARALELAS - LEVE
	Perfil
(mm)	Dimensões	Peso
(kg/m)	Ponta 
b x H
(cm²)	P
2(H+b)
(mm)	Carga 
Adm.
(t)
	H (mm)	b (mm)	ea (mm)	em (mm)	r (m)	h reta 
alma (mm)	Área S
(cm²)
	280	270	280	8	13	24	196	97.3	76.4	756	1100	78
	300	290	300	8.5	14	27	208	112	88.3	870	1180	90
	320	310	300	9	15.5	27	225	124	97.6	930	1220	99
	340	330	300	9.5	16.5	27	243	133	105	990	1260	106
	360	350	300	10	17.5	27	261	143	112	1050	1300	114
	400	390	300	10	19	27	298	159	125	1170	1380	127
	450	440	300	11.5	21	27	344	178	140	1320	1480	142
	500	490	300	12	23	27	390	198	155	1470	2580	158
	550	540	300	12.5	24	27	438	212	166	1620	1680	170
	600	590	300	13	25	27	486	226	178	1770	1780	181
	PERFIL H DE ABAS PARALELAS - MÉDIO
	Perfil
(mm)	Dimensões	Peso
(kg/m)	Ponta 
b x H
(cm²)	P
2(H+b)
(mm)	Carga 
Adm.
(t)
	H (mm)	b (mm)	ea (mm)	em (mm)	r (m)	h reta 
alma (mm)	Área S
(cm²)
	160	160	160	8	13	15	104	54.3	42.6	256	640	43
	180	180	180	8.5	14	15	122	65.3	51.2	324	720	52
	200	200	200	9	15	18	134	78.1	61.3	400	800	63
	220	220	220	9.5	16	18	152	91	71.5	484	880	73
	240	240	240	10	17	21	164	106	83.2	576	960	85
	260	260	260	10	17.5	24	177	118	93	676	1040	94
	280	280	280	10.5	18	24	196	131	103	784	1120	105
	300	300	300	11	19	27	208	149	117	900	1200	119
	320	320	300	11.5	20.5	27	225	161	127	960	1240	129
	340	340	300	12	21.5	27	243	171	134	1020	1280	137
	360	360	300	12.5	22.5	27	261	181	142	1080	1320	145
	400	400	300	13.5	24	27	298	198	155	1200	1400	158
	450	450	300	14	26	27	344	248	171	1350	1500	174
	500	500	300	14.5	28	27	390	239	187	1500	1600	191
	550	550	300	15	29	27	438	254	199	1650	1700	203
	600	600	300	15.5	30	27	486	270	212	1800	1800	216
	PERFIL H DE ABAS PARALELAS - PESADO
	Perfil
(mm)	Dimensões	Peso
(kg/m)	Ponta 
b x H
(cm²)	P
2(H+b)
(mm)	Carga 
Adm.
(t)
	H (mm)	b (mm)	ea (mm)	em (mm)	r (m)	h reta 
alma (mm)	Área S
(cm²)
	100	120	106	12	20	12	56	53.2	41.8	127	452	43
	120	140	126	12.5	21	12	74	66.4	52.1	176	532	53
	140	160	146	13	22	12	92	80.6	63.2	234	612	65
	160	180	166	14	23	15	104	97.1	76.2	299	692	78
	180	200	186	14.5	24	15	122	113	88.9	372	772	90
	200	220	206	15	25	18	134	131	103	453	852	105
	220	240	226	15.5	26	18	152	149	117	542	932	119
	240	270	248	18	32	21	164	220	157	670	1036	160
	260	290	268	18	32.5	24	177	240	172	777	1116	176
	280	310	288	18.5	33	24	196	303	189	893	1196	192
	300	340	310	21	39	27	208	312	238	1054	1300	242
	320	359	309	21	40	27	225	316	245	1109	1336	250
	340	377	309	21	40	27	243	319	248	1165	1372	253
	360	395	308	21	40	27	261	326	250	1217	1406	255
	400	432	307	21	40	27	298	335	256	1326	1478	261
	450	478	307	21	40	27	344	344	263	1468	1570	268
	500	524	306	21	40	27	390	390	270	1603	1660	275
	550	572	306	21	40	27	438	438	278	1750	2756	283
	600	620	305	21	40	27	486	486	285	1891	1850	291
Laudo de Sondagem
	LAUDO DE SONDAGEM
	Cliente:	Exercício Pilar P1	Furo:	SP 01
	Obra:	Projeto de Fundações	Cota:	100.00
	Local:	Exemplo	Nível de água (m):	5	 Voltar aos
 Dados de Entrada
	Data Início:	2/1/16	1ª Leitura N.A.:	5,0 metros em 01/02/2016
	Data Fim:	2/3/16	2ª Leitura N.A.:	5,0 metros em 03/02/2016
	Camada 	Prof. Z (m)	SPT
N72	Espessura camada (m)	NA	Classificação 	Tipo de Solo
	Berberian	USCS
	Areia (Sand)	0 a 1m	1	12	1	1.0	S6C	SC	Areia Muito Argilosa
	Areia Mto Pouco Siltosa	1 a 2m	2	12	1	2.0	S6C	SC	Areia Muito Argilosa
	Areia Pouco Siltosa	2 a 3m	3	12	1	3.0	S6C	SC	Areia Muito Argilosa
	Areia Siltosa	3 a 4m	4	12	1	4.0	S6C	SC	Areia Muito Argilosa
	Areia Muito Siltosa	4 a 5m	5	8	1	5.0	S6C	SC	Areia Muito Argilosa
	Areia Silto Argilosa	5 a 6m	6	12	1	6.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Areia Mto Pouco Argilosa	6 a 7m	7	12	1	7.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Areia Pouco Argilosa	7 a 8m	8	12	1	8.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Areia Argilosa 	8 a 9m	9	12	1	9.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Areia Muito Argilosa	9 a 10m	10	12	1	10.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Areia Argilo Siltosa	10 a 11m	11	12	1	11.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte (Mó)	11 a 12m	12	12	1	12.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte Muito Pouco Arenoso	12 a 13m	13	12	1	13.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte Pouco Arenoso	13 a 14m	14	12	1	14.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte Arenoso	14 a 15m	15	12	1	15.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte Muito Arenoso	15 a 16m	16	12	1	16.0	M3C	MC	Silte Muito Pouco Argiloso
	Silte Areno Argiloso	16 a 17m	17	24	1	17.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Silte Muito Pouco Argiloso	17 a 18m	18	24
1	18.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Silte Pouco Argiloso	18 a 19m	19	24	1	19.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Silte Argiloso	19 a 20m	20	24	1	20.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Silte Muito Argiloso	20 a 21m	21	24	1	21.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Silte Argilo Arenoso	21 a 22m	22	24	1	22.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Argila (Clay)	22 a 23m	23	24	1	23.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Argila Mto Pouco Arenosa	23 a 24m	24	24	1	24.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Argila Pouco Arenosa	24 a 25m	25	24	1	25.0	M5S	MS	Silte Arenoso
	Argila Arenosa				26.0		
	Argila Muito Arenosa				27.0		
	Argila Areno Siltosa				28.0		
	Argila Mto Pouco Siltosa				29.0		
	Argila Pouco Siltosa				30.0		
	Argila Siltosa				31.0		
	Argila Muito Siltosa				32.0		
	Argila Silto Arenosa				33.0		
	Turfa				34.0		
				35.0		
				36.0		
	Não Encontrado				37.0		
	1				38.0		
	2				39.0		
	3				40.0		
	4				41.0		
	5				42.0		
	6				43.0		
	7				44.0		
	8				45.0		
	9				46.0		
	10				47.0		
	11				48.0		
	12				49.0		
	13				50.0		
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	22
	23
	24
	25
	26
	27
	28
	29
	30
	31
	32
	33
	34
	35
	36
	37
	38
	39
	40
	41
	42
	43
	44
	45
	46
	47
	48
	49
	50
Capacidade de Carga - Métodos
	Voltar aos
Dados de Entrada	Ir para 
Análise Final	Ver Método 01
Aoki / Velloso	Ver Método 02
Laprovitera / Benegas	Ver Método 03
Monteiro	Ver Método 04
Décourt / Quaresma	Ver Método 05
Berberian	Ver Método 06
Teixeira	Ver Método 07
Antunes / Cabral
	DADOS DE PROJETO PARA CÁLCULO DA CAPACIDADE DE CARGA 
POR MÉTODOS SEMI-EMPÍRICOS / ESTÁTICOS	Método 01: Aoki / Velloso	Método 02: Laprovitera / Benegas	Método 03: Monteiro	Método 04: Decourt / Quaresma	Método 05: Berberian	Método 06: Teixeira	Método 07: Antunes e Cabral	Verificar
	Carga de Projeto (t): 130	Comprimento mín. do fuste - Zf (m): 17	Não Verificar
	Tipo de estaca:	Pré-moldada - INCOPRE (poligonal)	AL (m²/metro):	0.93	Fator de Segurança	Fator de Estaca	Fator de Segurança	Fator de Estaca	Fator de Segurança	Análise da Zona de Plastificação	Fator de Estaca	Fator de Segurança	Fator de Segurança	Fator de Estaca	Fator de Segurança	Análise da Zona de Plastificação	Fator de Segurança	Análise da Zona de Plastificação
	Diâmetro (m): 0,31	AP (m²):	0.06	FSL:	2.00	FEL:		FSL:	2.00	FEL:		FSL:	2.00	Acima da Ponta da Estaca:		FEL:		FSL:	1.30	FSL:	2.00	FEL:		FSL:	2.00	Acima da Ponta da Estaca:		FSL:	2.00	Acima da Ponta da Estaca:	
	Quantidade de estacas estimadas: 3	Nível de água (m):	5	FSP:	2.00	FEP:		FSP:	2.00	FEP:		FSP:	2.00	Abaixo da Ponta da Estaca:		FEP:		FSP:	4.00	FSP:	2.00	FEP:		FSP:	2.00	Abaixo da Ponta da Estaca:		FSP:	2.00	Abaixo da Ponta da Estaca:	
	Cap. Máx. do Conc. por Estaca (t):	44.00	Percentual da Ponta 
(NBR 6122:2010):	Verificar	N72 ACIMA DA PONTA DA ESTACA - MONTEIRO	N72 ABAIXO DA PONTA DA ESTACA - MONTEIRO	KPm ACIMA DA PONTA DA ESTACA	KPm ABAIXO DA PONTA DA ESTACA	N72 ACIMA DA PONTA DA ESTACA - TEIXEIRA	KPtx ACIMA DA PONTA DA ESTACA	N72 ACIMA DA PONTA DA ESTACA - ANTUNES E CABRAL	N72 ABAIXO DA PONTA DA ESTACA - ANTUNES E CABRAL	KPac ACIMA DA PONTA DA ESTACA	KPac ABAIXO DA PONTA DA ESTACA
	NA	Camada 	Prof. Z (m)	N72	Espessura camada (m)	Tipo de Solo	Classificação Berberian	Classificação USCS	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLAV (t/m²)	RLa 
(t) 	SRLa 
(t) 	KPAV (t/m²)	KPAV * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca
Karine: O percentual representa quanto da Resistência Lateral representa da Resistência Total.
	Método 01: Aoki / Velloso	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLLB (t/m²)	RLa 
(t) 	SRLa 
(t) 	KPLB (t/m²)	KPLB * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca	Método 02: Laprovitera / Benegas	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLM (t/m²)	RLa 
(t) 	SRLa 
(t) 	KPM (t/m²)	KPM * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca	Método 03: Monteiro	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLDQ (t/m²)	RLa (t) 	SRLa (t) 	KPDQ (t/m²)	KPDQ * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca	Método 04: Décourt / Quaresma	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLDB (t/m²)	RLa (t) 	SRLa (t) 	KPDB (t/m²)	KPDB * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca	Método 05: Berberian	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLTX (t/m²)	RLa 
(t) 	SRLa 
(t) 	KPTX (t/m²)	KPTX * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca	Método 06: Teixeira	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Prof. Z (m)	KLAC (t/m²)	RLa 
(t) 	SRLa 
(t) 	KPAC (t/m²)	KPAC * N72 (t/m²)	Rpa
(t) 	RTa
(t)	Carga Restante para Atingir a Resistência (t) 	É Necessário Aprofundar a Estaca?	Estaca 	Método 07: Antunes / Cabral	CAMADAS	CAMADAS	TABELA DE N72 PARA ZP DE MONTEIRO	CAMADAS	CAMADAS	TABELA DE KPm PARA ZP DE MONTEIRO	CAMADAS	TABELA DE N72 PARA ZP DE TEIXEIRA	CAMADAS	TABELA DE KPtx PARA ZP DE TEIXEIRA	CAMADAS	CAMADAS	TABELA DE N72 PARA ZP DE ANTUNES E CABRAL	CAMADAS	CAMADAS	TABELA DE KPm PARA ZP DE ANTUNES E CABRAL	TIPOS DE ESTACAS - LISTA
	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	Colunas1	Colunas2	Colunas3	Colunas4	Colunas5	Colunas6	Colunas7	Colunas8	Colunas9	Colunas10	Colunas10	N72	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	N72	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	ABAIXO DA PONTA	Kpm	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	Kpm	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	ABAIXO DA PONTA	N72	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	Kpm	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	N72	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	N72	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	ABAIXO DA PONTA	Kpm	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	Kpm	ZP	1	2	3	4	5	6	7	8	9	10	11	12	13	14	15	16	17	18	19	20	21	22	23	24	25	26	27	28	29	30	31	32	33	34	35	36	37	38	39	40	41	42	43	44	45	46	47	48	49	50	CAMADA - ZP	ACIMA DA PONTA	ABAIXO DA PONTA
	Areia (Sand)	1.0	0 a 1m	1	12	1	Areia Muito Argilosa	S6C	SC		1					nulo			1					nulo			1					nulo			1					nulo			1	-	-	-	-	-	-	-			nulo			1					nulo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais