Buscar

Avaliando Aprendizado - Ciência Política

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201701718968)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Estado tem como condição essencial a territorialidade, pois o que o caracteriza como forma de sociedade política historicamente existente é, precisamente, seu caráter territorial. Nessa lógica é correto afirmar que:
		
	
	Assim como o território pode ser modificado, variar ao longo do tempo e até passar para o domínio de outro Estado, existem Estados sem território.
	
	Considerando-se o território como limite espacial dentro do qual o Estado exerce o poder de império sobre os cidadãos, este poder não atinge os seus próprios cidadãos quando estes se encontram em territórios de outros Estados.
	 
	Em um mesmo território só um estado exerce o poder com exclusividade, de tal modo que o espaço terrestre torna-se soberania territorial.
	
	No conceito de território não é necessário levar-se em consideração o elemento normativo, pois toda doutrina em torno do território tem caráter puramente geográfico.
	
	Sendo o território o âmbito espacial do poder de império que o Estado exerce sobre seus habitantes, há que se fazer a separação entre a sua base física e o seu espaço aéreo adjacente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701326443)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às características essenciais à existência de uma comunidade política como Estado Moderno, características estas presentes na teoria weberiana, é correto afirmar que:
		
	
	A administração e ordem jurídica devem se modificar exclusivamente através vontade dos governantes.
	
	O exercício do poder da comunidade política se exerce tão somente pela via do consenso que os cidadãos expressam no desejo de quererem viver em sociedade.
	
	A comunidade política deve exercer o monopólio do poder sobre todas as pessoas que se encontrem nos limites de seu território , na verdade, somente sobre as pessoas nascidas nos domínios do território da comunidade política.
	 
	A aplicação do poder da comunidade política, nos limites de seu território, deve sempre ser legítima, legitimidade esta que precisa estar em consonância com a ordem jurídica vigente neste território.
	
	As funções da administração militar devem ser desempenhadas em estrita consonância com as decisões dos comandantes das organizações militares e dos comandantes de tropa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701366379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao tratar sobre o 'território' do Estado, um de seus elementos constitutivos, Sahid Maluf afirma: "o território é a base física, o âmbito geográfico da nação, onde ocorre a validade de sua ordem jurídica." (MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 25). No contexto geográfico da República Federativa do Brasil, pode-se afirmar como CORRETO que a soberania é plenamente exercida no território brasileiro que:
		
	
	Inclui os navios mercantes
	
	Abrange o mar de 200 milhas
	
	Exclui os navios de guerra
	 
	Abrange o mar territorial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701915719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Alexandre Groppalli, "Estado é a pessoa jurídica soberana constituída de um povo organizado sobre um território, sob o comando de um poder supremo, para fins de defesa, ordem, bem-estar e progresso social". Nesse sentido, aponte a alternativa correta sobre o Estado.
		
	
	O território não inclui o mar territorial
	
	O estado de natureza é um Estado soberano
	
	O território não inclui o espaço aéreo
	 
	A soberania é um elemento definidor do Estado
	
	Povo inclui somente as pessoas que nasceram naquele país
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701887828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais