Buscar

TRAB IAS PARA EDITAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecnologia Aplicada à Odontologia
 
 Disciplina: Informática Aplicada à Saúde
Professor: Gustavo Lins
Grupo: Fellipe Saraiva Maia, Hyanna Furtado, Jean Mendonça e Lucas Silveira de Almeida Rangel
Curso: Odontologia
SUMÁRIO
Introdução
	Apesar do avanço da Odontologia, o medo de ir ao dentista afeta cerca de 15% da população brasileira, segundo a pesquisa realizada pelo conselho federal de odontologia em 2014. Embora ainda ocorra esse sentimento retrogrado em relação ao profissional, a tecnologia odontológica teve um avanço significativo, tornando os procedimentos simples, seguros e quase indolores. Segundo o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e Periodontia, que atende em sua clínica, em Curitiba, “Cada vez mais, os tratamentos e procedimentos usados visam aumentar a eficiência para se tornarem minimamente invasivos. Em outras palavras, oferece-se um tratamento mais seguro, com uma recuperação mais rápida e com mais conforto durante o procedimento”. 
	
 O método de impressão 3D tem se difundido rapidamente no mundo. Da indústria automobilística às joalherias, diversas empresas utilizam a tecnologia. Na Medicina não poderia ser diferente. Consultórios dentários do Rio, por exemplo, já começam a se aproveitar deste tipo de aparelho para acelerar o atendimento a pacientes que necessitam de próteses.
	Para ‘imprimir’ um dente, bastam três aparelhos, afirma o dentista Ronaldo Figueira, um dos 30 profissionais com a tecnologia na cidade. Com uma câmera intraoral, o paciente tem sua arcada dentária filmada. Os dados são armazenados num computador que, por sua vez, transmite as informações para uma fresadora, máquina que desgasta um bloco de porcelana no formato da prótese.
		
 Inovação e agilidade no processo
	
 O que antes fazia com que os dentistas tivessem que tirar um molde dos dentes de seus pacientes – uma experiência geralmente bastante desagradável, por sinal – para em seguida enviá-lo a um laboratório externo e aguardar uma semana pela peça criada sob medida, agora coloca na mão dos dentistas a habilidade de digitalizar os dentes de seus pacientes de forma rápida e indolor, eliminando a etapa invasiva que ocorre durante este processo.
Impressora 3D
	
Vídeo
Metodologia da Anestesia Computadorizada
	O sistema computadorizado The Wand possui um microprocessador que controla a aplicação do anestésico local, liberando o fármaco com volume e pressão constantes. A injeção lenta do anestésico pode ser controlada com maior precisão com este sistema do que com o método tradicional, até mesmo na região do palato e do ligamento periodontal, onde há grande resistência tecidual. Isto é possível porque as velocidades do The Wand são pré-ajustadas (lenta e rápida) e são automaticamente executadas independentemente da densidade do tecido. A injeção é iniciada e interrompida através de um pedal de controle, com isso a atenção do operador pode ficar totalmente voltada para o posicionamento e controle da agulha. Uma gota de anestésico precede a agulha, anestesiando a via de acesso para a injeção, tornando-a eficiente e praticamente indolor. Além disso, a peça de mão onde o tubete de anestésico é acoplado não lembra uma seringa, reduzindo a ansiedade do
3.2. Técnicas de anestesia utilizando o sistema computadorizado The Wand®
	O sistema computadorizado The Wand® pode ser utilizado em todas as técnicas anestésicas infiltrativas e de bloqueios tanto na maxila quanto na mandíbula. Além disso, possibilita a realização de duas novas técnicas de anestesia do palato, o bloqueio dos nervos alveolar superior médio anterior (ASMA) e alveolar superior palatino anterior (ASPA), mais a injeção modificada no ligamento periodontal (LDP).
3.3. Técnica supraperióstea tradicional (Infiltrativa)
	A infiltração se inicia com velocidade baixa, depois de evidenciada aspiração negativa, a velocidade alta pode ser empregada. A infiltração palatina também pode ser realizada. Neste caso deve-se usar somente a velocidade baixa.
3.4. Técnica do bloqueio do nervo alveolar inferior
	O aplicador anestésico é posicionado entre o canino e o primeiro molar decíduo do lado oposto. O local da punção é abaixo do plano oclusal. 
	Inicialmente deposita-se 2/3 da solução anestésica, após recua-se a agulha e injeta-se o restante do anestésico. Desta maneira é anestesiado primeiramente o nervo alveolar inferior e após o nervo lingual. A anestesia é completada com o bloqueio na região de fundo de sulco do segundo molar decíduo, onde é anestesiado o nervo bucal.
3.5. Técnica modificada de injeção alveolar superior médio anterior (ASMA)
	Insere-se uma agulha curta em uma posição que seccione os pré-molares e fique centralizada entre a margem livre da gengiva e a sutura palatina mediana. 
	O bisel deve ser orientado o mais paralelamente possível ao tecido palatino. A velocidade baixa é acionada antes de inserir lentamente a agulha. Os movimentos da agulha devem ser bem lentos e suaves durante a penetração. 
	Depois da penetração, a agulha deve ser reorientada em ângulo de 45º e avançada até manter contato com o osso, então é depositada a dose necessária de 1tubete de anestésico. Será observada uma isquemia no palato. 
	É importante usar apenas a velocidade baixa nesta técnica, para evitar isquemia excessiva e danos aos tecidos. A ASMA é ministrada entre 2 e 4 minutos e a anestesia é obtida entre 3 e 5 minutos. Esta técnica anestesia do incisivo central até o segundo pré-molar, tecido palatino e o mucoperiósteo com uma única penetração da agulha. 
	A duração esperada da anestesia é de aproximadamente 90 minutos. Os lábios e os músculos da expressão facial não são afetados.
3.6. Técnica modificada de injeção alveolar superior palatina anterior (ASPA)
	Introduz-se uma agulha curta adjacente à papila incisiva orientando o bisel da agulha o mais paralelo possível ao tecido palatino. Aciona-se a velocidade baixa do sistema por 6 a 8 bips antes de inserir lentamente a agulha. 
	Depois da penetração na papila, a inserção deve ser descontinuada até que se observe isquemia significativa da papila. A agulha deve ser então reorientada para penetrar no canal nasopalatino e avançada muito lentamente não mais que 1cm.
	Ao encontrar-se a parede óssea do canal deve-se fazer então aspiração e então injeção da dose necessária de ¾ a 1tubete. Uma significativa isquemiado tecido palatino e tecido facial poderá ser verificada.
	A ASPA requer 2 a 4 minutos para ser ministrada e demora em geral 2 minutos para seu efeito ser iniciado. A duração esperara é de 45 a 90 minutos. 
	Com uma única injeção consegue-se anestesia pulpar bilateral dos incisivos superiores, gengiva e mucoperiósteo palatino e anestesia moderada de caninos e da gengiva bucal. Os lábios e os músculos da expressão facial não são afetados. A injeção deve ser na velocidade baixa.
3.7. Técnica modificada de injeção no ligamento periodontal (LDP)
	Os locais de injeção da agulha são o ângulo da linha mésio-lingual e o ângulo da linha disto-lingual para os dentes mandibulares, para os dentes maxilares são utilizados os ângulos das linhas mésio-vestibular e disto-vestibular. Em certos casos a aplicação disto-lingual sozinha pode oferecer anestesia pulpar adequada. 
	Utiliza-se agulha curta com bisel voltado para a superfície da raiz e orientado paralelamente ao seu longo eixo. A peça de mão doThe Wand® pode ser curvada para alcançar o posicionamento adequado. 
	Inicia-se a injeção com velocidade baixa, seguida por lenta penetração da agulha no espaço do ligamento periodontal. A agulha avança seguindo o contorno natural da anatomia do dente no interior do sulco até que não possa mais avançar. Se não sentir resistência, a agulha pode não estar dentro do espaço LPD. Uma pressão moderada é mantida para assegurar o adequado vedamento do trajeto da agulha. Apenas a velocidade baixa deve ser utilizada.
Fonte: Destintry
4. Conclusão
	Certamente você já ouviu falar de procedimentos modernos aplicados na odontologia,
mas você sabe como a tecnologia está revolucionando a Odontologia na prática? Sabemos que a ausência dos dentes ou dentes esteticamente comprometidos causam muitos desgastes emocionais nas pessoas. Também sabemos que o paciente sofre com ansiedades, desejando que seu tratamento seja o mais rápido e cômodo possível. Por isso o campo da Odontologia acabou passando por constantes evoluções ao longo dos anos, tudo para tornar os tratamentos dentários cada vez mais confortáveis, rápidos e precisos. 
	A Odontologia 3D possibilita a confecção de dentes previamente projetados em computador. Os softwares permitem a projeção de dentes personalizados para atender as necessidades de cada paciente. Dessa forma, leva-se em conta o formato, a cor, o tamanho e o encaixe. O projeto é enviado para uma impressora 3D que faz a fresagem de um bloco bruto de zircônia ou cerâmica e o transforma em um dente igualmente projetado no computador. Esses dentes protéticos podem ser colados sobre dentes naturais parcialmente deteriorados, previamente preparados para dar-lhes suporte, ou sobre implantes dentários, quando a raiz já não pode ser aproveitada.
	The Wand é um injetor de anestésico computadorizado líder mundial em anestesia sem dor. Maior controle e precisão dando a você maior segurança e ao seu paciente muito mais conforto. Graças ao seu sistema de gotejamento controlado gera uma anestesia tópica no local da punção fazendo com que esta não seja sentida. Pode ser usado em todas as especialidades e em todas as técnicas tradicionais de anestesia. Possui 3 velocidades: STA (Fluxo controlado), Normal (Fluxo rápido), Turbo (Fluxo turbo), com três tamanhos de agulhas. Com refluxo, para evidenciar contato com vaso sanguíneo. Usa tubetes de anestésico tradicional.
5. Fontes de pesquisa
	http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-09-29/proteses-dentarias-ja-sao-feitas-em-impressoras-3d.html
	http://www.3dprinting.com.br/noticias/dentistas-usam-impressora-3d-sla-form-2-para-criar-moldes-e-ferramentas/
	http://www.redalyc.org/html/637/63770113/
	http://www.tccmonografiaseartigos.com.br/regras-normas-formatacao-tcc-monografias-artigos-abnt
	https://exame.abril.com.br/negocios/dino/esqueca-o-medo-a-tecnologia-transformou-a-odontologia-dino890101051131/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando