Buscar

Caso Concreto 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107
Título
A democracia como regime de governo
Descrição
Após inúmeras manifestações populares exigindo ampliação de participação dos cidadãos no processo político do País “P”, os governantes, assustados com tais eventos, dão início a uma reforma política que tem por objetivo alterar algumas regras estabelecidas na Constituição de “P”. Nesta, atualmente, há previsão para que apenas os homens com idade igual ou superior a 21 anos possam votar, sendo que a proposta é a de que o voto seja passível de ser exercido por homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos. Além desta alteração outras mais poderão ser propostas pelos atuais parlamentares, que, simbolicamente, representam a vontade do povo de “P”. 
Diante do quadro apresentado, e considerando a leitura de seu livro de Ciência Política, responda:
A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? 
Resposta: Se considerarmos que a inclusão do maior número de participantes foi um dos critérios considerados por Robert Dahl (recentemente falecido, mas reconhecido como um dos grandes estudiosos do fenômeno democrático) como relevantes para medir o grau de democracia de uma determinada comunidade política, temos que a diminuição da idade mínima proposta pode sim, representar o aumento do grau de democracia em P. Isto porque o número de cidadãos que participarão do processo de formação da vontade coletiva será maior e com isso, um percentual maior da população atuará politicamente. 
A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. 
Resposta: Sim. Democracia dos modernos. Como se sabe, a democracia dos modernos fundamenta-se em um sistema de controle e limitação, com base na transmissão representativa do poder do povo a seus representantes, que passam a exercer mandatos políticos, representando a vontade da cidadania. É o exato caso do exercício em tela. A democracia dos antigos só seria observável se os próprios cidadãos pudessem, per si, apresentar, discutir e aprovar suas propostas, seguindo o modelo de participação direta, no qual o cidadão exercita pessoalmente seus direitos políticos.
A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta.
Resposta: Certamente que sim. A democracia nos dias de hoje pode ser pensada também dentro dos quadros organizacionais ou institucionais não estatais. Nas concepções de democracia na atualidade, para aferição de qual o grau de democratização vivencia uma determinada sociedade, devem ser levados em conta não somente a participação prevista nos instrumentos institucionais (constituições, leis, eleições, etc.), mas também a participação do grupo social em manifestações não-institucionalizadas que tenham por fim manifestar posições relacionadas ao interesse da coletividade. A manifestação não-institucional observada no caso acima, respeitando premissas básicas de respeito ao princípio da não-violência, bem representa esta ideia, sendo que é possível até mesmo entender que seu caráter espontâneo melhor se coaduna com a ideia de autonomia coletiva que deve estar presente no ideal democrático.
Desenvolvimento

Outros materiais

Outros materiais