Buscar

AULÃO ENEM 2016 LINGUAGENS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Redação
Profª.: Alcí Rodrigues 
 Ensino Médio 
Dissertativo Argumentativo
Texto
Dicas de como elaborar uma Redação
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
Tema
Coletânea, textos de apoio, textos motivadores, texto-fonte. 
Essas são algumas denominações que recebem os textos que são apresentados pela prova para dar subsídios e motivar a escrita da redação. Apesar de ter nomes diferentes, esses textos têm a mesma função: situar o aluno sobre o tema da proposta e fornecer elementos que o ajudem a refletir sobre esse tema.
O aluno pode citar ideias dos textos de apoio na redação do Enem?
Ele pode utilizar os textos, mas também precisa ter ideias próprias. Uma coisa é usar as informações a partir de uma redação própria, outra é montar uma colcha de retalhos com os dados e argumentos do material de apoio.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 
PROPOSTA DE REDAÇÃO
TEXTO I
A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.
Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem “a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.
Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.
IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado). 
Como o Brasil deve lidar com a veiculação de publicidade voltada às crianças? 
TEXTO II
A PUBLICIDADE PARA CRIANÇAS NO MUNDO
O Texto II trouxe subsídios para ampliar a reflexão, ao tratar de dados sobre como se dá a publicidade infantil em alguns países do mundo, da autorregulamentação do mercado (como no próprio caso do Brasil) até a proibição total de publicidade voltada à crianças, como no caso de países como Noruega e a província de Québec (Canadá). 
TEXTO III
Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.
SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).
O Texto III, cuja fonte foi um livro que discute a influência do marketing sobre a criança, é um trecho que aponta para a vulnerabilidade da criança e o papel da educação na formação para um consumo consciente.
 Publicidade Infantil: perigoso artifício
Uma criança imitando os sons emitidos por porcos já foi atitude considerada como falta de educação. No entanto, após a popularização do programa infantil "Peppa Pig", essa passou a ser uma cena comum no Brasil. O desenho animado sobre uma família de porcos falantes não apenas mudou o comportamento dos pequenos como também aumentou o lucro de uma série de marcas que se utilizaram do encantamento infantil para impulsionar a venda de produtos relacionados ao tema. Peppa é apenas mais um exemplo do poder que a publicidade exerce sobre as crianças.
Os nazistas já conheciam os efeitos de uma boa publicidade: são inúmeros os casos de pais delatados pelos próprios filhos –o que mostra a facilidade com que as crianças são influenciadas. Essa vulnerabilidade é maior até os sete anos de idade, quando a personalidade ainda não está formada. Muitas redes de lanchonetes, por exemplo, valem-se disso para persuadir seus jovens clientes: seus produtos vêm acompanhados por brindes e brinquedos. Assim, muitas vezes a criança acaba se alimentando de maneira inadequada na ânsia de ganhar um brinquedo.
A publicidade interfere no julgamento das crianças. No entanto, censurar todas as propagandas não é a solução. É preciso, sim, que haja uma regulamentação para evitar a apelação abusiva –tarefa destinada aos órgãos responsáveis. No caso da alimentação, a questão é especialmente grave, uma vez que pesquisas mostram que os hábitos alimentares mantidos até os dez anos de idade são cruciais para definir o estilo de vida que o indivíduo terá quando adulto. Uma boa solução, nesse caso, seria criar propagandas enaltecendo o consumo de frutas, verduras e legumes. Os próprios programas infantis poderiam contribuir nesse sentido, apresentando personagens com hábitos saudáveis. Assim, os pequenos iriam tentar imitar os bons comportamentos.
Contudo, nenhum controle publicitário ou bom exemplo sob a forma de um desenho animado é suficiente sem a participação ativa da família. É essencial ensinar as crianças a diferenciar bons produtos de meros golpes publicitários. Portanto, em se tratando de propaganda infantil, assim como em tantos outros casos, a educação vinda de casa é a melhor solução. 
Título
A redação só deve ser intitulada depois de concluída. 
Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas “ ”.
Deve ser interessante e despertar a curiosidade do leitor.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
Título: como elaborar? 
Títulos de Redação chamam atenção quando são criativos.
A redação só deve ser intitulada depois de concluída. 
Título - Bomba na meia-idade.
Tema - Os cinquenta anos de criação da bomba atômica.
Título: As contradições na era da comunicação 
Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.
Título: Pacatos cidadãos
Tema: postura apolítica do brasileiro. Intertextualidade com o título de música do grupo Skank.
Título: Ao menor, o que é do menor
Tema: redução da maioridade penal. Intertextualidade a frase bíblica “A César, o que é de César”.
Título: A incógnita do direito à vida
Tema: O aborto.
Matriz de Referência 
Redação 2016 
Detalhamento
por Competência
Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão de até 7 linhas;
- cópia de texto motivador;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos; e
- folha
de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
Competência 1 – Demonstrar domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
Nesse quesito, os avaliadores irão averiguar como o candidato distingue as diferenças entre a modalidade oral e a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
Além dos requisitos de ordem textual – como coesão, coerência, sequenciação, informatividade –, há outras exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:
ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
precisão vocabular;
obediência às regras de
– concordância nominal e verbal;
– regência nominal e verbal;
– pontuação;
– flexão de nomes e verbos;
– colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
– grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e
– divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
O parágrafo abaixo foi feito para ser a introdução de redação sobre o seguinte tema: Viver em rede em pleno século XXI: os limites entre o público e o privado. Entretanto, ele apresenta alguns problemas. Leia e procure corrigir para que atenda aos objetivos de um bom parágrafo de introdução.
“Hoje em dia a internet está em todos os lugares e as pessoas estão conectadas a todo momento, portanto, as informações correm mais rápido e tem algumas pessoas que não conseguem entender o limite da informação que deve-se publicar na internet. É preciso entender que a internet é perigosa e devemos tomar cuidado com o que postamos.”
GABARITO
Existem regras para a colocação pronominal, o certo seria “o que se deve publicar”, pois o pronome relativo “que” atrai o pronome para a próclise. 
“Hoje em dia a internet está em todos os lugares e as pessoas estão conectadas a todo momento, portanto, as informações correm mais rápido e tem algumas pessoas que não conseguem entender o limite da informação que deve-se publicar na internet. É preciso entender que a internet é perigosa e devemos tomar cuidado com o que postamos.”
Primeiramente, vamos verificar os desvios da norma culta. 
Não é necessariamente um erro, mas, por se tratar de um clichê, é importante evitá-lo.
Observe que o primeiro período está muito longo e o ideal, neste caso, seria pontuar e usar conectivos.
O uso do verbo “ter” com sentido de “haver” também é um problema, pois é uma marca da oralidade e deve ser evitado.
Não é necessariamente um erro, mas, por se tratar de 1ª pessoa do singular, é importante evitá-lo para manter-se distante do texto.
A internet, hoje, pode ser acessada a partir de qualquer lugar, conectando milhares de pessoas. Diante disso, percebe-se que a há uma maior velocidade na divulgação de informações e o que se publica agora pode repercutir em poucos segundos. Nesse sentido, é importante compreender que a internet pode ser muito perigosa e o limite entre o que publicar e o que manter em privacidade deve ser respeitado.
Observe como o parágrafo poderia ser reescrito:
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nessa competência da Redação Enem , os avaliadores verificaram se você entendeu o que a proposta de redação pede e, além disso, se você consegue aplicar o seu conhecimento de mundo quando for redigir seu texto dissertativo-argumentativo. 
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
 O importante nessa competência da Redação Enem é sua capacidade de compreensão e interpretação acerca do tema proposto e de sua habilidade de argumentar a tese defendida por você. O leitor precisa entender o seu texto e ser levado a refletir a respeito das ideias nele apresentadas.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Todo o texto é um encadeamento lógico de ideias. Cada parágrafo deve estabelecer relação com os anteriores, mesmo que a ideia seja nova. Para que isso ocorra com fluidez, você precisa ter conhecimentos dos recursos linguísticos que garantam a continuidade de um parágrafo ao outro, gerando um texto coeso. 
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizar essa proposta?
Seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios:
a) presença de proposta x ausência de proposta; e
b) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.
Não sugerir nada vago, geral. Estabeleça uma proposta concreta.
Na prova de redação do Enem, constituem desrespeito aos DH propostas que incitam a violência, ou seja, propostas nas quais transparece a ação de indivíduos na administração da punição, como as que defendem a “justiça com as próprias mãos” ou a lei do “olho por olho, dente por dente”. Por isso, as propostas de Pena de morte ou Prisão perpétua para os agressores não caracterizam desrespeito aos DH, por remeterem ao Estado a administração da punição ao agressor.
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida. À liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta constituição.
Constituição Federal
Artigo 5º
Para que você possa perceber na prática todos esses aspectos destacados, leia o trecho a seguir, retirado de uma redação nota 1000 do Enem 2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.
“Assim, com a finalidade de preparar a sociedade e a economia brasileiras para a chegada dos novos imigrantes, medidas devem ser tomadas. O Estado deve oferecer incentivos às empresas que empregarem os recém-chegados; essas, por sua vez, devem prepará-los para o mercado brasileiro, oferecendo treinamentos adequados e cursos de Língua Portuguesa e, ainda, garantir seus direitos trabalhistas. É imprescindível que o governo procure habitações para os imigrantes e que nós, brasileiros, respeitemos os povos que, seja no passado ou no presente, somente têm a nos acrescentar.”
Disponível em:
<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_de_redacao_enem_2013.pdf>.
Acesso em: 22 abr. 2015.
Estratégias para 
Planejar o Texto
De posse de um assunto qualquer, como:
“A educação pública brasileira agoniza”
As respostas possíveis encontradas para tal questão podem ser as seguintes:
- As más administrações escolares;
- O alto índice de evasão;
- Os professores descomprometidos e desestimulados;
- O baixo investimento do governo/do PIB;
- As escolas sucateadas;
- A baixa remuneração dos profissionais da área;
- O não reconhecimento do profissional da educação;
- O interesse político em manter a desinformação (...)
“Por quê?”
Pronto! Agora é só montar o parágrafo de introdução, início e ponto de partida do seu texto.
Poderíamos começar a nossa dissertação da seguinte forma:
“A educação brasileira, notadamente a pública, sofre com a baixa qualidade, o que a torna longe dos padrões de países desenvolvidos. Alguns motivos que justificam isso são o pouco investimento do governo, a desmotivação e o descompromisso dos docentes, além das escolas sucateadas, muitas sem água, sem carteiras e até mesmo sem professores.”
Eis uma possível introdução: o tema e a tese expressos no início
do texto (tema: educação brasileira; tese: sofre com a baixa qualidade) e os argumentos finalizando (apenas sendo citados) a parte inicial.
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O desafio da mobilidade urbana no Brasil, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Proposta: Mobilidade urbana.
– Há muitos carros particulares no centro da cidade.
– As ruas não comportam o grande número de automóveis.
– O transporte coletivo não atende satisfatoriamente a população.
– Motoristas e pedestres não respeitam as leis de trânsito.
_incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias
– Engarrafamentos, poluição, barulho, estresse.
– Insatisfação do usuário, perda de tempo.
– Acidentes graves, violência.
– Reduzir o número de veículos no centro da cidade.
– Melhorar as condições dos transportes coletivos para que a população os use frequentemente.
– Campanhas drásticas de educação de trânsito.
– Melhoria nas ruas, ampliando as vias de acesso rápido.
– Incentivo ao uso de bicicletas.
Causa
Consequência
Solução
Pronto! Agora é só montar o parágrafo de introdução, início e ponto de partida do seu texto.
Poderíamos começar a nossa dissertação da seguinte forma:
“O trânsito se tornou uma das maiores preocupações para a população. O acúmulo de veículos nas ruas causa prejuízos, estresse, acidentes e poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadas políticas mais eficientes. O problema agravou-se nas últimas décadas graças à concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, aos incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias. Isso tudo provocou o que os especialistas chamam de crise de mobilidade urbana, que acontece quando o Estado não consegue oferecer condições para que as pessoas se desloquem nas cidades.”
Poderíamos elaborar o desenvolvimento da seguinte forma:
É notório que a compra facilitada de veículos que se iniciou há mais de uma década aumentou, significativamente, a quantidade destes circulando pelas ruas, o que ocasiona os congestionamentos. Eles causam perca de tempo de deslocamento, gasto desnecessário de combustível, emissão de gases poluentes em excesso, acidentes, poluição sonora, visual e exclusão social. Nas grandes capitais como Rio de Janeiro, por exemplo, leva-se em média mais de meia hora para chegar até o trabalho.
Na dimensão ambiental, a poluição gerada pelo o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala. Segundo pesquisadores, mais de setenta milhões de toneladas de gás carbônico são liberados na atmosfera decorrente da utilização de gasolina por veículos no Brasil. Dessa forma, esse composto químico é responsável pelo aumento do aquecimento global, o que ocasiona a elevação da temperatura média e, consequente, vários problemas ambientais.
Poderíamos começar a nossa conclusão da seguinte forma:
“É inegável, portanto, a necessidade do estímulo aos transportes coletivos públicos, através da melhoria de suas qualidades e eficiências e do desenvolvimento de um trânsito focado na circulação desses veículos ou, ainda, da adoção dos chamados “rodízios”, o que já é empregado em várias cidades, tais como São Paulo. Outra estratégia é a adoção dos pedágios urbanos, o que faria com que as pessoas utilizassem, em tese, menos os veículos para deslocamentos. Além disso, o incentivo à utilização de bicicletas, principalmente com a construção de ciclovias e ciclofaixas, também pode ser uma saída a ser mais bem trabalhada.”
Língua Portuguesa
Questões de múltipla escolha (Objetivas)
Questão 1
Tirinha utilizada para as questões 01 e 02.
DAVIS, Jim. Garfield. DIK BROWNE 14/01/2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#14/1/2013>. Acesso em 29 jul. 2016.
Questão 1
Analise o efeito de sentido criado pelo uso das linguagens
verbal e não verbal nos quadrinhos.
Quanto ao uso das linguagens verbal e não verbal, é possível afirmar que
I. o humor se expressa pela linguagem verbal e não verbal, pois elas se complementam.
II. não haveria necessidade do uso da linguagem verbal, uma vez que a linguagem não verbal dá conta de transmitir as informações expressas nos quadrinhos.
III. a expressão fisionômica de Garfield no 2º quadrinho, assim como os braços abertos permitem inferir que o personagem está sendo desafiado.
IV. a frase expressa no 1º quadrinho “Hoje vou ficar ao sabor do acaso”, permite que o leitor compreenda que Garfield não está se importando com o que possa lhe acontecer.
Estão corretas
( A ) as alternativas I, II e III.
( B ) as alternativas II, III e IV.
( C ) as alternativas I e IV.
( D ) as alternativas III e IV.
( E ) as alternativas II e III.
Questão 2
Leia a tira de Garfield e analise cada uma das mensagens expressas nos quadrinhos. 
Quanto ao uso do verbo “conseguir”, expresso no último quadro, pode-se dizer que ele expressa
( A )certeza.
( B ) ameaça.
( C ) desejo.
( D ) ordem.
( E ) hipótese.
Questão 3
ENEM 2014 
Seis estados zeram fila de espera
para transplante da córnea
Seis estados brasileiros aproveitaram o aumento no número de doadores e de transplantes feitos no primeiro semestre de 2012 no país e entraram para uma lista privilegiada: a de não ter mais pacientes esperando por uma córnea.
Até julho desse ano, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo eliminaram a lista de espera no transplante de córneas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em 2011, só São Paulo e Rio Grande do Norte conseguiram zerar fila.
TEXTO II
TEXTO I
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2013 (adaptado).
Questão 3
A notícia e o cartaz abordam a questão da doação de órgãos. Ao relacionar os dois textos, observa-se que o cartaz é
ENEM 2014 
a) contraditório, pois a notícia informa que o país superou a necessidade de doação de órgãos.
b) complementar, pois a notícia diz que a doação de órgãos cresceu e o cartaz solicita doações.
c) redundante, pois a notícia e o cartaz têm a intenção de influenciar as pessoas a doarem seus órgãos.
d) Indispensável, pois a notícia fica incompleta sem o cartaz, que apela para a sensibilidade das pessoas.
e) discordante, pois ambos os textos apresentam posições distintas sobre a necessidade de doação de órgãos.
Questão 4
Em uma escala de 0 a 10, o Brasil está entre 3 e 4 no quesito segurança da informação. “Estamos começando a acordar para o problema. Nessa história de espionagem corporativa, temos muita lição a fazer. Falta consciência institucional e um longo aprendizado. A sociedade caiu em si e viu que é uma coisa que nos afeta”, diz S.P., pós-doutor em segurança da informação. Para ele, devem ser estabelecidos canais de denúncia para esse tipo de situação. De acordo com o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI), o Brasil tem condições de desenvolver tecnologia própria para garantir a segurança dos dados do país, tanto do governo quanto da população. “Há uma massa de conhecimento dentro das universidades e em empresas inovadoras que podem contribuir propondo medidas para que possamos mudar isso [falta de segurança] no longo prazo”. Ele acredita que o governo tem de usar o seu poder de compra de softwares e hardwares para a área da segurança cibernética, de forma a fomentar essas empresas, a produção de conhecimento na área e a construção de uma cadeia de produção nacional.
SARRES, C. Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 22 nov. 2013 (adaptado).
ENEM 2014 
Considerando-se o surgimento
da espionagem corporativa em decorrência do amplo uso da internet, o texto aponta uma necessidade advinda desse impacto, que se resume em
alertar a sociedade sobre os riscos de ser espionada.
promover a indústria de segurança da informação.
discutir a espionagem em fóruns internacionais.
incentivar o aparecimento de delatores.
treinar o país em segurança digital.
Questão 5
ENEM 2014 
Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa
a metáfora do pesadelo para
A) informar crianças vítimas de abuso sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
B) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
C) dar a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
D) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
E) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.
Questão 6
ENEM - 2012
Questão 6
A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreende-se que
a) a relação estabelecida entre a frase “novo sinal de trânsito” e a parte não verbal permite estabelecer um público-alvo específico, ou seja, pessoas envolvidas com o álcool.
b) o adjetivo “novo”, seguido do substantivo “sinal” empregado no anúncio, remete à ideia de que agora existe uma nova placa de trânsito que deve ser respeitada pelos motoristas.
c) o anúncio tem uma finalidade específica interrelacionada, nesse caso, à ideia de persuadir as pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas, pois elas fazem mal à saúde.
d) a conexão estabelecida entre a placa de trânsito e a imagem da garrafa é construída com o objetivo de evidenciar quais são os motivos que levam as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica enquanto estão dirigindo.
e) a referência à proibição de beber no trânsito é feita a partir da intertextualidade entre a placa de trânsito, que normalmente remete à ideia de proibição, tendo ao fundo a imagem de uma garrafa.
Questão 7
Enem 2014
Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela
predominância de tons claros na composição da peça publicitária.
B) associação entre uma arma de fogo e um megafone.
C) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan.
D) imagem de uma mão segurando um megafone.
E) representação gráfica da propagação do som.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando