Buscar

Abordagem pedagógica Saúde renovada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Abordagem pedagógica
 Saúde renovada
Alunos: Mariani Alves, Vitor Werneck, Nathalia Pinheiro, Robson Salino e Juliana
A saúde renovada tem por objetivo informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios físicos dentro de suas aulas e fora delas. O princípio da autonomia no gerenciamento da aptidão física deve abranger todos os alunos e não somente os mais identificados. Outro aspecto dessa abordagem é que não se devem privilegiar as modalidades esportivas e jogos, a inserção da cultura corporal nas aulas, fará com que o aluno assuma uma postura autônoma para otimização da saúde
 A prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância. Criar hábitos e o interesse por uma vida ativa pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e social, além de proporcionar uma prevenção de várias doenças decorrentes de uma vida sedentária.
 Desenvolver a saúde nas escolas é uma possibilidade de disseminar hábitos positivos nos escolares, já que crianças são difusoras de boas práticas em casa. De acordo com o PSE (Programa Saúde na Escola) desenvolvido no Brasil em 2013, deve haver uma integração permanente entre a educação e a saúde, que objetive uma formação integral dos estudantes por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde.
A Educação Física escolar,deve priorizar a formação de indivíduos que tenham como hábito a prática continuada de exercícios físicos. Para que isso se torne viável, é necessário que o aspecto biológico das aulas de Educação Física seja contextualizado com os fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que influenciam na adoção à prática de exercícios físicos voltados para a promoção da saúde, e de hábitos de vida saudáveis.
	A Educação Física escolar pode e deve propiciar a elaboração de conhecimentos sobre atividade física para o bem-estar, qualidade de vida, o ganho e promoção da saúde e estimular os alunos nas várias atividades físicas para que eles possam dar continuidade após os anos escolares. 
 O objetivo da Educação Física escolar é levar o aluno a conhecer a cultura corporal do movimento, que ao longo dos tempos foram criadas e desenvolvidas pelo homem: jogos, danças, lutas, esportes, ginástica, etc.
 A aptidão física é um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um realizar as tarefas diárias, as ocupações ativas das horas de lazer, enfrentar emergências imprevisíveis sem fadiga excessiva, ajuda a evitar doenças coronarianas e doenças músculos-esqueléticas.A aptidão física pode ser caracterizada pela capacidade funcional de um indivíduo realizar determinadas atividades físicas. A aptidão física pode ser promovida de forma geral ou específica dependendo do objetivo, no contexto escolar geralmente a abordagem prática e específica mais indicada com tal objetivo é a saúde renovada, onde exercícios físicos são usados com foco na promoção da aptidão física em prol da saúde de seus praticantes.
 O desenvolvimento da abordagem saúde renovada nas escolas deve seguir entre outras coisas os seguintes objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. 
Universidade Estácio de Sá
Professora : Maria Alice
Matéria: Didática
Tema apresentado: Abordagem pedagógica Saúde Renovada
Alunos: Mariani Alves, Vitor Werneck, Nathalia Pinheiro, Robson Salino, Juliana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais