Buscar

Questões filosofia 1º sem ESTACIO RS

Prévia do material em texto

Prezados alunos, saudações.
A prova de AV1 da disciplina de Fundamentos das Ciências Sociais será baseado no conjunto de perguntas a seguir listadas. A prova será composta por 10 questões. Oito objetivas e duas dissertativas. Todas as questões valendo um (1) ponto.
Como o Conhecimento Científico pode ser classificado?
Contingente, real (pode ser provado através de experiências), sistemático (planejado através de teorias de cientificas coerentes), verificável (podem ser feitas analises e experiências) e probabilístico.
Quais são os pressupostos para que se passe de um conhecimento baseado no Senso Comum para um modelo de conhecimento baseado no pensamento Científico?
Senso comum – modo de pensar da maioria das pessoas, é um conhecimento sistemático, ou seja, não possui uma organização previa ou investigação para se obter uma conclusão. 
Pensamento cientifico – é conhecido como sistemática, pois é organizada a partir de um conjunto de teorias cientificas que sejam coerentes, é a base da ciência pois suas teorias são todas comprovadas através de analises. 
De acordo com Joseph Campbell, no livro O Poder do Mito, os mitos possuem quatro funções; Mística, Cosmológica, Sociológica e Pedagógica. Estabeleça uma relação entre as funções dos mitos e as diferentes formas de ciência que praticamos.
Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Que aspectos estas disciplinas apresentam em comum?
Todas elas resultam na vida em sociedade.
Por quais características a concepção Etnocêntrica acerca do outro pode ser descrita?
O que significa, para as ciências Sociais, Relativizar?
Relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar do que naquilo que é olhado.
É pressuposto que para se conhecer é necessário representar o objeto a ser conhecido. A formação em nossas mentes de modelos ou mapas cognitivos se dá através de informações colhidas no ambiente e que são usadas para formar o nosso conhecimento através de conhecimentos prévios. Desta forma, a representação da informação é a unidade básica do pensamento. Algumas ideias são melhor representadas através de símbolos gráficos e outras através de imagens. Embora tanto as formas semântica e analógica possam ser usadas para representar coisas e ideias, nenhuma forma de representação mantém realmente todas as características daquilo que está sendo representado (Wikipedia, 2015). Com base neste texto o que é possível afirmar sobre o objeto do conhecimento?
Conhecer é uma atividade que se caracteriza por saber algo sobre alguma coisa. Conhecer para as Ciências Sociais ou Naturais ganha contornos mais específicos, pois é preciso apreender o objeto e fazer distinções de fato e de valor. O que são afirmações de fato e de valor? Apresente exemplos de cada uma delas.
O mito de Lilith segundo o qual Deus teria criado a primeira mulher da mesma forma que criou o primeiro homem, Adão. Isto é, moldada do barro e tendo a vida lhe sido soprada pelo Criador. Neste mito Lilith, depois de uma desavença com Adão, abandona seu companheiro e se recusa a retornar mesmo diante das insistências dos emissários de Deus. Como castigo por seu comportamento o Criador condena Lilith a viver em terras distantes e miseráveis. O presente mito apresenta, no mínimo, duas possibilidades de interpretação para a função Pedagógica. Quais serias estas interpretações e por quê?
Diferencie o objeto de estudo das Ciências Naturais do objeto de estudo das Ciências Humanas.
A diferença entre elas é que uma estuda o objeto em si, a outra a ideia desse objeto, seu projeto e utilidade.
Ciências naturais: estuda objetos, coisas; ciências sociais: estuda as representações que os seres humanos tem a respeito das coisas, ideias.
Quais são as formas de conhecimento?
Senso comum, mitologia/religião, filosófico e cientifico. 
O que diferencia uma forma de conhecimento da outra?
Quais são os principais tipos de conhecimento?
Intuitivo – saber sem intermediação
Sensível - altera pelo menos um de nossos sentidos 
Intelectual – produzido na mente 
O que diferencia um tipo de conhecimento do outro?
A diferença entre elas é a forma como o ser humano se comporta diante dela, uma é produzida pela mente, uma pelos sentidos e emoções e outra na intuição, sem saber exatamente como cada reação será diante de um acontecimento especifico.
Segundo o Art. 1.723 do Código Civil, “É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família". Contudo, no ano de 2011, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgarem a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.277 e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 132, reconheceram a união estável para casais do mesmo sexo. A situação descrita pode ser compreendida, à luz do Relativismo Cultural? Por quê?
Quando duas culturas distintas se deparam uma com a outra é bastante comum que elas se estranhem e este estranhamento se transforme em um juízo de valor acerca do outro. A Antropologia durante seu desenvolvimento enquanto uma ciência que estuda a cultura vivenciou esta situação. Num primeiro momento com uma abordagem conhecida como etnocêntrica e, posteriormente, com uma nova abordagem chamada de relativismo cultural. Tendo presente as abordagens nominadas faça uma descrição seguida de uma análise da charge abaixo
Fonte: https://intraculturalidade.wordpress.com/viver-numa-sociedade-multicultural/. Acesso outubro 2016.
Tendo por base a clássica classificação da Ciência em Ciências Naturais e Ciências Sociais apresente três exemplos de cada uma delas e descreva as principais diferenças entre elas.

Continue navegando