Buscar

ART 1280

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ART 1280: O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como lhe preste caução ou seja ( o que assegura uma obrigação, garantia, segurança), pelo dano iminente (Perda que mesmo não tendo chegado ainda, é certa, prevista e imediata, se o ato temido ou receado for praticado).
Pode o proprietário ou possuidor utilizar-se, ainda, da ação de dano infecto, quando o prédio vizinho ameace de ruína, exigindo judicialmente sua demolição, ou a prestação de caução suficiente, que o garanta contra a possibilidade de dano iminente. Trata-se de modalidade de ação possessória. 
Ação Infecto é a ação em que o proprietário ou o possuidor de um prédio utilizam para fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.Vale ressaltar que, mesmo aquele que não seja vizinho de parede pode, eventualmente, ser prejudicado pelo mau uso de propriedade próxima. Constituem mau uso da propriedade as situações presentes, nas quais o dano ainda está ocorrendo, ou seja, nas situações presentes e dotadas de continuidade.

Outros materiais