Buscar

DIREITO DO PETRÓLEO2

Prévia do material em texto

DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA
	
	Avaiação Parcial: CCJ0074_SM_201102001601 V.1 
	 
	
	
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 17/10/2017 23:34:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102064271)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que concerne aos direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em território nacional, assinale a alternativa correta sobre a pesquisa e exploração:
		
	
	a pesquisa ou exploração estudam a intervenção na fiscalização da exploração das jazidas de petróleo e gás, na energia elétrica e na mineração
	 
	a pesquisa ou exploração são o conjunto de operações ou atividades destinadas a avaliar áreas, objetivando a descoberta e a identificação de jazidas de petróleo ou gás natural
	
	a pesquisa ou exploração analisam a distinção entre princípios e regras no setor de energia, até para buscar a harmonia sistemática do sistema legal.
	
	a pesquisa ou exploração são o conjunto de técnicas de harmonização sistemática do sistema legal no setor petrolífero
	
	a pesquisa ou exploração são o conjunto de operações coordenadas de extração de petróleo ou gás natural de uma jazida e de preparo para sua movimentação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102246122)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros;
		
	
	querosene
	
	asfalto
	 
	gás natural
	
	betume
	
	petróleo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102064270)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quanto à formação da diretoria da ANP, assinale a opção incorreta:
		
	 
	A ANP será dirigida, em regime de unitário, apenas por um Diretor composto, no entanto, de auxiliares do diretor para executar a função de assistência.
	
	Os membros da Diretoria serão nomeados pelo Presidente da República, após aprovação dos respectivos nomes pelo Senado Federal.
	 
	Terminado o mandato, ou uma vez exonerado do cargo, o ex-Diretor da ANP ficará impedido, por um período de doze meses, contados da data de sua exoneração, de prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de serviço a empresa integrante da indústria do petróleo ou de distribuição.
	
	Integrará a estrutura organizacional da ANP um Procurador-Geral.
	
	As decisões da diretoria da ANP, ou seja, os seus julgados, serão utilizadas como precedentes para novas decisões da própria Diretoria.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102019653)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Lei do Petróleo (Lei nº 9.478/97), dispõe que as atividades da indústria do petróleo, que constituem monopólio da União, poderão ser exercidas, mediante concessão ou autorização, por empresas constituídas sob as leis brasileiras. Das atividades abaixo, relacionadas à indústria do petróleo, aquela que exige procedimento licitatório e celebração de contrato de concessão com o poder público para seu exercício é a de:
		
	
	importação.
	 
	exploração.
	
	refino.
	
	exportação.
	
	transporte.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102245502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos litígios envolvendo grandes empresas, muitas vezes por multinacionais, que buscam maior segurança nas negociações, o custo do processo tem-se mostrado ainda elevado, e às vezes as negociações são complicadas e demoram muito tempo para chegar a um acordo, podendo aumentar os custos consideravelmente. Assim, como forma de proporcionar mais celeridade, rapidez aos litígios, foi criada a:
		
	 
	Arbitragem
	
	Justiça Estadual
	
	ANP
	
	Justiça Federal
	
	Petrobras
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102737901)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a Lei de Arbitragem, só podem ser submetido à arbitragem:
		
	
	litígios relativos a direitos patrimoniais indisponíveis.
	
	litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis e indisponíveis.
	
	litígios relativos a direitos morais, extrapatrimoniais indisponíveis e de conflitos patrimoniais.
	 
	litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.
	
	litígios relativos a direitos humanos, ambientais e patrimoniais disponíveis.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102751146)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O comandante do navio está com responsabilidade extrema por ser o seu gestor náutico, e a ele é confiada toda a expedição do navio, pelo armador, navio e carga, sendo esse entendimento da NORMAN. Com base nisso, é correto afirmar que:
		
	 
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é de risco objetiva, fundada em culpa no sentido lato sensu.
	
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é objetiva, fundada em culpa.
	
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é objetiva, independente de dolo ou culpa.
	 
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é subjetiva, fundada em culpa.
	
	a responsabilidade Civil do Comandante em regra é subjetiva, fundada na teoria do risco na modalidade objetiva.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102751132)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O contrato de transporte marítimo é efetuado entre o transportador (ou condutor ¿carrier¿) e o embarcador (comumente denominado expedidor, remetente ou carregador, ¿shipper¿). Neste contrato é correto afirmar que:
		
	
	é responsabilidade do prático as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	 
	é responsabilidade do embarcador as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	
	apenas o contratante que embarca as mercadorias, quando resolve retirar as mercadorias é que pagará todas as despesas , frete, tributos, adicional de frete da marinha mercante ao porto, que terá que fazer o reembolso ao transportador.
	
	é responsabilidade do comandante contratado das despesas de frete, acondicionamento da mercadoria e entrega do bem ao transportador.
	
	é responsabilidade do consumidor que está no navio como transportado as despesas de frete, acondicionamento da mercadoria até de outros clientes e entrega do bem ao transportador.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102142008)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta em relação aos biocombustíveis:
		
	
	São considerados apenas os que são provenientes do processo de fabricação do papel;
	
	São as características básicas dos combustíveis fósseis;
	 
	São quaisquer combustíveis de origem líquida, gasosa ou sólida, produzido a partir de matéria orgânica animal ou vegetal;
	
	São apenas os combustíveis oriundos do o óleo de soja e do álcool da fermentação do açúcar;
	
	Determinam o estado sólido dos combustíveis gasosos;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102748749)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	É papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP ):
		
	 
	ser o órgão judicial que é regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, integrante da indústria judicial petrolífera.
	
	ser uma sociedade de economia mista reguladora da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera
	
	ser o órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo apenas a elaboração de atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera com intuito de lucro.
	
	ser uma sociedade anônima da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolíferaser o órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera

Continue navegando