Buscar

Prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602191714)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com base nos estudos realizados sobre o tema Concurso de Crimes, analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta em relação à espécie de concurso de crimes e respectivo sistema de aplicação de penas: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
		
	 
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	 
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	trata-se de concurso material homogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602191748)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Juiz de Direito/PR. 2007. MODIFICADA) Considere a veracidade ou falsidade das seguintes assertivas: I. é possível a participação dolosa em crime imprudente. II. na coautoria colateral não existe liame subjetivo. III. no que tange à participação, o Código Penal Brasileiro adota a teoria da acessoriedade limitada.
		
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva II está correta
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602191566)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o concurso material de crimes, e correto afirmar que trata-se da hipótese em que o agente: (Exame de Ordem 1ª Fase. OAB/RS.2007. Modificada.)
		
	
	coloca uma bomba em um avião para matar apenas um passageiro e, quando a aeronave está no ar, detona-a, matando todos os que estavam a bordo.
	 
	mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes identicos.
	
	pratica diversas ações (e, por conseguinte, vários tipos) nas mesmas condições de tempo, lugar, modo de execução e outras semelhantes, perfazendo, pelo seu conjunto, um único crime.
	
	por meio de um único golpe, atinge a integridade física de várias pessoas, querendo os resultados diversos.
	 
	dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602191691)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
		
	
	Autor mediato
	
	Autor colateral
	
	Partícipe
	
	Mero conivente
	 
	Coautor
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602191694)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Indique o estabelecimento prisional destinado à execução da pena privativa de liberdade em regime aberto:
		
	
	estabelecimento de segurança máxima
	
	Colônia agrícola e a colônia industrial
	
	estabelecimento de segurança média
	
	estabelecimento de segurança média ou casa do albergado
	 
	Casa do albergado
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602191686)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
		
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602191447)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
		
	
	como crime único.
	
	em concurso formal.
	
	em concurso material.
	 
	como crime continuado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602191639)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	V Exame de Ordem Unificado
As regras do concurso formal perfeito (em que se adota o sistema da exasperação da pena) foram adotadas pelo Código Penal com o objetivo de beneficiar o agente que, mediante uma só conduta, praticou dois ou mais crimes. No entanto, quando o sistema da exasperação for prejudicial ao acusado, deverá prevalecer o sistema do cúmulo material (em que a soma das penas será mais vantajosa do que o aumento de uma delas com determinado percentual, ainda que no patamar mínimo). A essa hipótese, a doutrina deu o nome de
		
	
	concurso formal heterogêneo.
	
	exasperação sui generis.
	
	concurso formal imperfeito.
	 
	concurso material benéfico.
	
	crime continuado

Outros materiais