Buscar

Semana 11

Prévia do material em texto

Semana 11
CASO CONCRETO: Já nos idos dos anos 50, se verificavam estímulos que demonstravam o interesse de alguns países, no estudo de possibilidades de integração econômica. E, de fato, dessa época para cá vários blocos econômicos foram criados. É o que a doutrina passou a chamar de Nova Ordem Econômica Internacional. Verifica-se então que o fenômeno da globalização é inevitável, surgindo o que hoje já é chamado de direito comunitário. Atualmente, existem diversos grupos econômicos, dentre eles o Mercosul (Tratado de Assunção, de 26 de março de 1991), do qual o Brasil participa e a União Europeia, integrada pela sua grande maioria de países europeus. Numa reunião realizada em Roma (jan de 2005), o Brasil estreitou os laços com a União Europeia com objetivo de estimular o comércio entre o Mercosul e a União Europeia, o que aquece o mercado internacional de uma maneira geral, sobretudo a economia brasileira. Nesse sentido, no que se refere à globalização, pergunta-se:
Qual a distinção entre processo de integração econômica e processo unilateral de abertura econômica?
- O processo de integração econômica é um acordo internacional que precisa ser ratificado pelos Estados signatários, para poder fazer nascer um novo bloco econômico, como é o caso do MERCOSUL e união Européia, o processo de abertura econômica depende do próprio país, não precisa celebrar acordo internacional basta que esse país tenha a iniciativa de abrir sua economia.
b) Segundo a doutrina, quais as fases do processo de integração econômica?
- Área de livre comercio; união aduaneira; criação do mercado comum; união econômica; integração econômica total.
QUESTAO OBJETIVA
Consoante a Constituição Federal, assinale a opção correta em relação ao imposto sobre importação de produtos estrangeiros: 
(a) Pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro em que foi instituído.
(b) A sua instituição pode ser realizada por meio de decreto.
(c) A majoração de suas alíquotas somente poderá ser realizada por lei ordinária.
(d) O contribuinte é a empresa estrangeira que vendeu o produto.

Continue navegando