Buscar

medicina veterinaria - bem estar animal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bem-estar animal (BEA)
Definição:
O bem-estar animal, muitas vezes, não é um conceito tão simples de ser compreendido. Ele pode ter diferentes significados para diferentes pessoas. De modo geral, ‘bem-estar’ se refere à qualidade de vida de um animal – se ele tem boa saúde, se suas condições física e psicológica são adequadas, e se pode expressar seu comportamento natural. “É mais que adoção de tecnologias é uma MUDANÇA DE ATITUDE”.
Professor Donald Broom
Com definiu o pesquisador Donald Broom, o bem-estar é uma qualidade inerente aos animais, e não algo dado a eles pelo homem. Na prática, isso significa que ninguém é capaz de oferecer bem-estar a um animal, mas sim condições para que ele possa se adaptar, da melhor forma possível, ao ambiente. Quanto melhor a condição oferecida, mais fácil será sua adaptação.
As cinco liberdades:
1 - Ser livres de Medo e Estresse.
2 - Ser livres de Fome e Sede.
3 - Ser livres de Desconforto.
4 - Ser livres de Dor e Doenças.
5 - Ter liberdade para expressar seu Comportamento Natural.
Os 3RS para expedições em laboratórios:
1 - Redução - do número de animais utilizados.
2 - Substituição (Replacement, em inglês) - por outras alternativas sem animais.
3 - Refinamento – alterando protocolos de experiências para diminuição de dor e sofrimento.
Como surgiu o bem-estar animal:
O bem-estar animal surgiu, principalmente, pela pressão dos consumidores em saber a origem e qualidade dos produtos adquiridos. Hoje, o tema tem sido amplamente demandado, não só pelo mercado, como também pelos meios produtivos
Exemplo: Sabe-se que vacas em boas condições de bem-estar produzem mais leite, apresentam melhores índices reprodutivos, têm menos problemas de saúde e, desta forma, ficam mais tempo no rebanho. Por outro lado, animais estressados apresentam menor imunidade, são de difícil manejo, tendem a consumir menos alimentos, sendo que todos esses fatores acabam interferindo na saúde e produtividade e, consequentemente, na sua longevidade dentro do sistema
Como podemos praticar o bem-estar animal no campo ?
Como por exemplo boas práticas na produção de bovinos leiteiros, desde a doma de novilhas, cuidados no pré-parto, manejo no curral, entre outras, que garantem o bem-estar animal e uma interação homem-animal positiva.
Com o bem-estar obtemos aumento na produtividade
Bud Williams Stockmanship
Amplo programa de bem-estar animal, que implanta o manejo sem estresse. O estresse pode abaixar o sistema imunológico do animal causando doenças, o americano Bud Williams que faleceu em 2012, criou essa técnica de manejo sem bandeiras, sem tocar no animal, somente andando por ele. Repetindo isso por 20 dias ate o animal se acostumar com o ambiente. Bud cresceu fazendo o manejo e estudou como era a melhor maneira para o animal.
8 passos para a colocação de bovinos em novas áreas, visando um manejo sem estresse
Figura 2
Figura 2
8 passos para a colocação de bovinos em novas áreas, visando um manejo sem estresse
1- Os bovinos precisam ser ensinados a aceitar a pressão das pessoas que estão fazendo o manejo, antes de colocá-los em outro local. Isso pode levar 45-60 minutos.
2- Nunca perseguir os animais fora da área ribeirinha. Bovinos assustados não podem ser colocados em outros locais com sucesso e eles retornarão a sua origem.
3- O método em ziguezague é feito dentro dos limites de área de deslocamento na direção desejada e é usado para induzir os animais a formarem grupos (Figura 1 e 2). Williams aconselha: “Deixe o gado iniciar o movimento”.
4- Permita que o animal mais lento determine a velocidade. Quando falei para um dos tratadores mencionados no começo desse artigo, ele admitiu que ficava frustrado com os animais lentos. As pessoas precisam usar seu tempo e se movimentar na velocidade do animal mais lento.
5- Não persiga os poucos animais que estão retardatários. Deixe o cavalo em lida para reagrupar gado em casa. Quando estão com baixo estresse, o agrupamento livre de bovinos funciona, os retardatários solitários sairão dos arbustos e se unirão ao rebanho. Deixe o movimento natural do rebanho atrair os retardatários.
6- Quando você tiver o local desejado, reduza a pressão quando fizer o ziguezague. Certifique-se de que os animais encontraram fontes de água. Comece o processo de colocar os animais no local desejado, calmamente colocando os líderes de volta ao rebanho.
7- Antes de as pessoas deixarem os animais, eles precisam estar pastando em orientações aleatórias. As pessoas não devem sair quando os animais ainda estão se alinhando. Uma boa forma de conceituar isso é que o cérebro dos animais precisa estar em modo “relaxado de pastagem” e não em modo de “procurando companheiros de rebanho e se movendo”. Os animais se movem em posições de orientação aleatória quando estão relaxados, concentrando em comer.
8- É preciso boa pastagem e alimentos no novo local. Os animais não ficarão em pastagens ruins.
Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?
Referencias:
http://portal.cfmv.gov.br/portal/pagina/index/id/150/secao/9
http://folhaagricola.com.br/artigo/definicao-e-importancia-do-bem-estar-animal-1
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/as-cinco-liberdades-e-os-tres-rs-para-o-bem-estar-animal/29018
https://www.pensador.com/busca.php?q=BEM%5C-ESTAR+ANIMAL
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2209367/especialista-em-bem-estar-animal-donald-broom-ministra-palestra-no-ms
https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/subject/bem-estar-dos-animais-de-fazenda
https://globoplay.globo.com/v/6251742/programa/
Disciplina: Literatura e produção de texto.
Curso: Medicina Veterinária – Unipar 1 ano
Aluna: R.A:
Vitória B. Puerta – 00192588
“É mais que adoção de tecnologias é uma MUDANÇA DE ATITUDE”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando