Buscar

AVALIANDO X TOPICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRT 15a. Região) No tocante à flexibilização e à desregulamentação trabalhistas,
		
	 
	flexibilização trabalhista é a possibilidade jurídica de diminuição da imperatividade das leis trabalhistas ou da amplitude de seus efeitos, em conformidade com autorização fixada por norma heterônoma estatal ou por norma coletiva negociada.
	
	o Direito do Trabalho vem reconhecendo, em regra, as normas flexibilizadas como meio de privilegiar a negociação coletiva, citando, como exemplos, a extensão da jornada dos turnos ininterruptos de revezamento para oito horas diárias, a diminuição do intervalo intrajornada para meia hora para jornadas superiores a seis horas e o alargamento do prazo legal permitido para pagamento de salários após o quinto dia útil do mês.
	
	as fórmulas de flexibilização e de desregulamentação trabalhistas, na verdade surgiram no atual período histórico em que vive o Brasil, como forma de fomentar o emprego formal, buscando maior aproximação entre as novas relações laborais e as antigas leis trabalhistas que regem os contratos de emprego, sem, com isto, precarizar as condições de trabalho.
	 
	flexibilização autônoma trabalhista se realiza através de negociação coletiva e encontra limites somente na Constituição Federal e nas leis trabalhistas nacionais, tendo em vista a autonomia da vontade das partes e a participação do sindicato profissional na negociação.
	
	desregulamentação, também chamada de desregula- ção trabalhista, ocorre por meio de iniciativas legais, com o intuito de abrandar as leis trabalhistas e criar novas formas jurídicas de labor, mantendo-se, entretanto, o intervencionismo e o protecionismo das leis juslaboralistas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203158353)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a opção que NÃO está relacionada à Democracia, sistema (regime) de organização social:
		
	
	Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares
	 
	Sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos
	 
	Sistema político comprometido com a divindade e soberania do governante.
	
	Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania
	
	Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203158361)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:
		
	
	Surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.
	
	Foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-se ao grupo Fatah.
	
	Surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.
	
	Foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto, o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.
	 
	Surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do Estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203181468)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"__________ representa um sistema político no qual as pessoas de um país podem participar ativamente da vida política, ou seja, da vida da pólis (cidade, em grego)." Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
		
	 
	Democracia
	
	Sociedade
	 
	Ética
	
	Sociodiversidade
	
	Globalização

Outros materiais