Buscar

Aula 04 FC SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tema: Diversidade cultural e globalização. A emergência do multiculturalismo
Objetivos: 
Entender a diversidade cultural como marca das sociedades humanas.
Analisar o processo de globalização e suas consequências.
Entender a importância do multiculturalismo no mundo contemporâneo.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 04:
I - Diversidade cultural e globalização 
	
Conforme estudado no capítulo anterior, em todas as sociedades humanas percebemos a existência de diversos hábitos, costumes, linguagem e estilos de vida. Essa multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo denomina-se diversidade cultural.
Por diversidade cultural compreendem-se as diferenças culturais que existem entre os seres humanos. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuários e outras tradições como a organização da sociedade. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. (p. 44 do Livro Didático de Fundamentos das Ciências Sociais).
ESTRUTURA DE CONTEÚDO
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 04:
Como consequência das grandes transformações verificadas com a expansão do processo de globalização nas últimas décadas, o mundo tornou-se, cada vez mais, marcado pela diversidade cultural e a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida. 
Esse processo, definido por Anthony Giddens como “a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa”, colocou em contato, principalmente através das tecnologias de mídia, povos e culturas distintas.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 04:
Contudo, devemos notar que esse processo foi liderado pelos Estados Unidos da América, que impôs seu modelo de vida como o padrão a ser seguido pelos outros países, provocando movimentos contestatórios a esse domínio, denominados movimentos antiglobalização. Esses movimentos que buscam não apenas combater o domínio econômico e cultural norte-americano, mas também propor novas formas de organização do mundo com base na valorização das diferenças étnicas e culturais entre os povos do planeta.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 04:
II - Multiculturalismo
	
É no quadro acima descrito que se impõe a ideia de multiculturalismo, que preconiza a interação entre as diferentes culturas, sem hierarquização de saberes e modos de vida. Desta forma, o multiculturalismo pressupõe uma visão positiva da diversidade cultural, privilegiando o reconhecimento, valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas.
Como apontado no Capítulo 2 do Livro Didático (ver bibliografia básica), “a despeito dos desafios impostos pelo mundo globalizado, é preciso que reconheçamos a necessidade do convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, devemos, mais do que respeitar, valorizar as diferenças próprias de cada indivíduo”. 
Neste sentido, lembramos as palavras de uma das mais notáveis antropólogas conhecidas, a americana Margaret Mead, que no prefácio de Sexo e Temperamento afirmou: “toda diferença é preciosa e precisa ser tratada com muito carinho”.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 04:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando