Buscar

UNIVERDADE SALGADO DE OLIVEIRA UNIVERSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DIGESTÓRIO
Autores: Adriane Gomes da Silva / Bruno Anjos /Gustavo Chantre de Bomfim Souza / Juhlly Elena Alves de Oliveira / Kevin Iury da Silva Ramos / Letícia Marins Garcia Meza / Matheus Oliveira / Mattheus Pires de Carvalho / Mateus Quartim / Nathan da Silva Garcia / Suiane Sant’Anna de Paula
 Profª: Ms. Renata de Mattos Duarte
INTRODUÇÃO
Por meio da ingestão de alimentos , o nosso organismo retira os nutrientes necessários para a construção de novos tecidos e também faz a manutenção dos tecidos que estão danificados. 
O sistema digestivo começa pela boca, passando pela Faringe, Esôfago, Estômago, Intestinos Delgado e Grosso e por fim, o reto. Ainda conta com diversos anexos como: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua – coadjuvantes nos processos de ingestão, processamento, extração de nutrientes ou eliminação de dejetos. O caminho que o alimento percorre pelo corpo até sua eliminação é literalmente longo: para atravessar a extensão de cerca de 9 metros de aparelho digestivo leva de 18 a 30 horas, sendo 6 delas apenas no estômago. 
 A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA O SISTEMA DIGESTÓRIO
A digestão só ocorre por conta da existência do sistema digestório, que transforma os alimentos que ingerimos em moléculas menores para que assim elas possam entrar em nossas células.
Uma alimentação adequada contém todos os nutrientes essenciais que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento normais, nos casos de crianças e adolescentes. Podemos classificar os nutrientes em energéticos, construtores e reguladores. Energéticos, são aqueles que garantem o combustível para as células do organismo, mantendo-as em atividade. São as células os elementos principais que formam os órgãos e tecidos do organismo humano. Construtores, são os nutrientes que constroem as estruturas do organismo, construindo tecidos como os músculos e pele, órgãos, enzimas, secreções, hormônios, etc. Sem esses elementos, nosso corpo se degenera. Reguladores, conhecidos como vitaminas e minerais são responsáveis por promover as funções das estruturas corporais, como mensageiros para que as células realizem suas atividades de forma adequada. 
Alguns alimentos que influenciam o sistema digestório de forma positiva: 
Ameixa: Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.
Gengibre: Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. O gengibre pode ser consumido na forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos. 
Mamãe e Abacaxi: O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente.
Iogurtes probióticos: Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico. A recomendação é ingerir uma porção (um potinho) POR DIA de iogurte. 
 
 
Alguns alimentos que influenciam o sistema digestório de forma negativa:
Pimenta: a pimenta pode diminuir a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, permitindo que o ácido do estômago volte para o esôfago. Como resultado, você pode sentir azia, provocada pelo refluxo ácido. Este é um problema particularmente sério para quem sofre de azia crônica.
Álcool: o álcool relaxa o corpo, mas também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode causar azia e refluxo. O ato de beber também pode inflamar o revestimento do estômago, prejudicando algumas enzimas e impedindo que nutrientes sejam absorvidos. Os excessos também podem causar diarreia e cólica, mas a menos que você tenha alguma desordem gastrointestinal, doses moderadas de álcool não irritarão o sistema digestivo. As recomendações são de dois drinques diários para os homens - no máximo - e um para as mulheres.
Chocolate: um estudo do ano de 2005 sugere que o chocolate pode ser problema para quem tem a síndrome do intestino irritável ou constipação crônica. No entanto, os especialistas indicam que nem sempre o chocolate é o vilão por si só. Para quem é alérgico a leite, por exemplo, pode ter problemas devido ao leite contido no chocolate. A cafeína, também encontrada neste tipo de alimento, pode estimular a cólica, o inchaço e a diarreia.
Refrigerante: O ácido presente nos refrigerantes, usado para dar gás à bebida, ataca as células gástricas, causando azia e gastrite. O uso constante acidifica o conteúdo gástrico provocando a incômoda doença. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais. 
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS ALIMENTOS PARA O SISTEMA DIGESTÓRIO 
Existem alimentos que favorecem o sistema digestório e outros que influenciam de forma negativa o mesmo, e iremos analisar quais são alguns desses alimentos e os seus pontos positivos e negativos.
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA - UNIVERSO 
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO ANATOMIA DA VIDA
CONCLUSÃO
Com esse trabalho, podemos perceber que nosso sistema digestório processa os alimentos que ingerimos a fim de fazer a captura de nutrientes que precisamos para o funcionamento do nosso organismo, como um todo. Sendo assim, a partir dos alimentos glutinados e digeridos, nosso sistema pode responder de forma positiva ou negativa, tendo em vista que existem alimentos que não fazem bem a saúde, quando ingeridos de forma inadequada e desiquilibrada. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
ARAGUAIA, Mariana. "Sistema digestório"; Brasil Escola. 
Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm>. Acesso em 10 de novembro de 2017. 
Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com/alimentos/alimentacao-nao-saudavel/Acessado dia 07/11/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando