Buscar

slide de panorama econômico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ- FAP
CURSO ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PANORAMA ECONÔMICO
PROFESSOR: RINALDO MORAES
CRISE E OPORTUNIDADES DO MERCADO BRASILEIRO
INÍCIO DA CRISE
A crise se manifestou de diversas formas, e os primeiros sinais já puderam ser percebidos no final de 2014, foi acompanhada e intensificada por uma crise política, resultando em protestos contra o governo por todo o país. 
Dezembro 2015: Eduardo Cunha aceita o pedido de impeachment de Dilma por crime de responsabilidade fiscal;
12 de maio de 2016, o Senado Federal afastou Dilma Rousseff do cargo de presidente por 180 dias, seu vice Michel Temer assume interinamente o cargo;
31 de agosto, o Senado fez o julgamento final que removeu Dilma do cargo em caráter definitivo.
CONCEITO DA CRISE
A Crise econômica é uma brusca reversão da expectativa do ambiente econômico culminando com a desaceleração da economia. Há uma retração econômica, com efeitos sobre praticamente todos os setores, desde os voltados ao mercado externo até aqueles dedicados ao mercado interno.
Essa crise chega ao mercado de trabalho por meio da perda do dinamismo, aumento da vulnerabilidade e elevação do desemprego.
CARACTERÍSTICAS DA CRISE
RECESSÃO: Alteração percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo dados do IBGE.  Percebe-se o baixo crescimento em 2014 e as fortes quedas nos anos seguintes:
Rombo nas contas públicas: As contas do setor público registraram um déficit, fechando o ano de 2016 em 155,8 bilhões. 
Desemprego: Brasil perde 1,3 milhão de vagas de emprego formal só no ano de 2016, correspondendo a 11,5 % segundo o IBGE. Em números absolutos, isso representa 12,3 milhões de brasileiros desocupados.
Novos empreendimentos: Muitos brasileiros que perderam o emprego na crise enxergaram no empreendedorismo a saída para voltar ao mercado de trabalho. 
SETORES DE QUEDA NA CRISE
Construção civil
Confecção de peças do vestuário (exceto roupas íntimas).
Serviços de engenharias.
Comércio a varejo e por atacado de veículos automotores
Incorporação de empreendimentos imobiliários
Agricultura
SETORES QUE MAIS CRESCERAM NA CRISE
O ramo de franquias que mais cresce no país é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, houve uma alta de 15,5% nas receitas, comparando os resultados de 2016 com 2015. 
 Segmento de Serviços Automotivos teve o segundo melhor índice de crescimento no mesmo período, com 11,6% de variação.
A medalha de bronze ficou com o setor de Moda, alcançando um crescimento de 10,4% na comparação anual.
Alimentação, um dos ramos mais tradicionais do franchising, ocupa o quarto lugar do ranking, com um crescimento anual de 8,8% nas receitas.
Posição
Segmento
Variação 2016/2015
1
Saúde, Beleza e Bem-Estar
15,50%
2
Serviços Automotivos
11,60%
3
Moda
10,40%
4
Alimentação
8,80%
5
Limpeza e Conservação
7,90%
6
Comunicação, Informática e Eletrônicos
7,50%
7
Casa e Construção
5,40%
8
Serviços Educacionais
5,20%
9
Serviços e Outros Negócios
4,30%
10
Hotelaria e Turismo
3,20%
CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITO DO BRASIL SEGUNDO AS
 PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE RISCO
(BOA REPUTAÇÃO)
O Brasil entrou na lista de países com grau de investimentos em 2008, sendo a STANDARD & POOR’S a primeira agência a classificar a economia brasileira com potencial para o recebimento de investimentos. A decisão foi seguida pela Fitch, em maio do mesmo ano, e pela Moody's, em setembro de 2009
Quando um país recebe notas altas, ou seja, uma avaliação positiva das agências de risco, amplia a possibilidade desta nação conseguir recursos (dinheiro) no mercado internacional com custos menores e condições de pagamento favoráveis.
QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO REBAIXAMENTO DE CRÉDITO DO BRASIL?
A crise política e as dificuldades enfrentadas pelo governo atual contribuíram para que o Brasil fosse classificado negativamente.
Quando a Fitch, a Moody's ou a Standard & Poor's emitem um comunicado elas sinalizam se o país corre ou não o risco de dar um calote na dívida pública.
Todos os rebaixamentos significam em uma perda de confiança no Brasil por parte dos investidores estrangeiros, o que piorou a imagem do país no exterior.
MEDIDAS PROPOSTAS QUE VISAM RECUPERAR A ECONOMIA DO PAÍS
A PEC DO TETO DOS GASTOS- proposta de emenda à Constituição, aprovada em dezembro de 2016, que estabelece um limite para o crescimento dos gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos. 
TERCEIRIZAÇÃO: projeto já aprovado que permite a terceirização do trabalho também para atividades-fim.
REFORMA TRABALHISTA: flexibiliza algumas leis trabalhistas, alterando a CLT.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA: estabelece critérios mais rigorosos para a aposentadoria e previdência, estabelecendo, entre outros pontos, uma idade mínima para se aposentar.
FATORES QUE INDICAM QUE A CRISE ESTÁ PASSANDO
De acordo com a Serasa Experian, de janeiro a julho de 2016 foram registrados 1.098 pedidos em todos os setores, número que este ano está em 814, ou 25,8% menor.
A situação só aconteceu porque há um esforço extra em renegociar as dívidas para estarem mais bem preparadas para a recuperação da economia, que deve se intensificar a partir de 2018.
SEGUNDO José Roberto Afonso, pesquisador do Ibre, da FGV, e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) ,O cenário mais complicado pode ocorrer quando as empresas se depararem com uma nova taxa de juros a ser cobrada pelo BNDES, a TLP, que deve substituir e TJLP.
“É desanimador, porque se pretende encarecer, e pior, diminuir a oferta de crédito pelo BNDES.” As informações são do jornal O Estado de SP. 
INDICADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESTA MELHORA
Diferentes indicadores apontam essa melhora e mostram que as empresas de capital aberto (ações na Bolsa) encerraram o segundo trimestre com dívidas líquidas de 1,4% inferior ao mesmo período de 2016.
O valor exclui a Petrobrás que, sozinha, reduziu seu endividamento em 11% no período.
 Parte da redução das dívidas veio do câmbio, empresas que tinham endividamento em dólar, que caiu de R$ 4 para pouco mais de R$ 3, conseguiram reduzir a alavancagem sem fazer muita coisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Este trabalho tem como objetivo mostrar que numa situação de Crise Econômica Financeira também há possibilidades de empreender, desenvolver atitudes que levem em conta o crescimento econômico ajustado ao ambiente atual, garantindo assim meios sustentáveis em momento de crise.
FONTES DE PESQUISA
 http://conceito.de/crise-economica#ixzz4sQ3V8Dlq
http://exame.abril.com.br/pme/os-10-setores-de-franquias-que-mais-crescem-no-brasil/
http://exame.abril.com.br/pme/11-ideias-de-negocio-para-quem-quer-empreender-na-crise/
http://exame.abril.com.br/carreira/transforme-a-crise-em-oportunidade/
https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/crise-faz-empreendedorismo-por-necessidade-voltar-a-crescer-no-brasil.ghtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais