Buscar

Epidemiologia Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Epidemiologia: é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde e doença da população,utilizando esses estudos no controle da saúde. É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva.
Para que serve? Para diagnosticar situações da saúde, e soluciona-las. A epidemiologia tem como objetivo reduzir os problemas de saúde na população
O que faz um epidemiologista? De uma forma bruta, ele estuda pra descobrir o que causam as doenças, modificações na saúde, pesquisa curas e prevenção. 
O que ocorre na primeira metade do século xx? Sofre influencia da microbiologia, onde o mundo se volta para o laboratório (Oswaldo Cruz). Ocorre também o saneamento ambiental, e a teoria multicausal das doenças a ECOLOGIA, que é o equilíbrio de agente, hospedeiro e meio ambiente. (Ocorre a ampliação para as possibilidades de prevenção, e a saúde passa a ser vista como uma resposta adaptativa do homem ao meio ambiente e a doença, onde ocorre um desequilíbrio dessa adaptação) 
O que ocorre na segunda metade do século xx? Após a segunda guerra mundial houve um desenvolvimento na epidemiologia, onde ela se divide em clinica e social. 
O que é o processo saúde-doença? “Saúde é um estado de relativo equilíbrio de forma e função do organismo, que resulta de seu ajustamento dinâmico satisfatório às forças que tendem a perturbá-lo” . “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de moléstia ou enfermidade”. “Saúde é resultante da condição de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso a serviços de saúde”
Por que umas pessoas adoecem e outras não? DETERMINANTES DE SAUDE
O que são os determinantes de saúde? Tudo que vá interferir a sua saúde, do que você come, até onde você vive, seja estresse no trabalho, seja falta de higiene em sua casa, seja uma má alimentação, seja fatores genéticos, biológicos, ou ambientais...
Os Determinantes Sociais da Saúde incluem as condições mais gerais: socioeconômicas, culturais e ambientais de uma sociedade. 
 E relacionam-se com as condições de vida e trabalho de seus membros, como habitação, saneamento, ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação, incluindo também a trama de redes sociais e comunitárias. 
Esses determinantes influenciam os estilos de vida, já que as decisões relativas, por exemplo, ao, praticar exercícios, hábitos dietéticos e outros como o hábito de fumar estão também condicionados pelos DSS. A percepção de pertencer a grupos sociais excluídos da maioria dos benefícios da sociedade gera sofrimento e sentimentos de inferioridade e discriminação, e isso contribui na determinação dos padrões de saúde dos indivíduos.
Historia da doença: 
 Período pré-patogênico:
É o período em que ocorre a interação preliminar entre agentes potenciais, hospedeiros e fatores ambientes no processo da doença. 
 Periodo patogenico: Período em que ocorre a doença, que a pessoa foi infectada.
Niveis de prevenção: 
Prevenção Primária: Realizada no período de pré-patogênese, sendo que o conceito de promoção da saúde aparece como um dos níveis da prevenção primária definidos como medidas destinadas a desenvolver uma saúde ótima. Um segundo nível de prevenção primária seria a proteção específica contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente. Este nível de prevenção está ligado a todas as ações que visam diminuir a incidência de uma doença na população, ou seja, desenvolvimento de ações que impeçam a ocorrência de determinada patologia na população. Inclui-se aqui a promoção à saúde e à proteção específica. Alguns dos exemplos são: vacinação, tratamento de água para consumo humano, uso de preservativos, mudanças nos hábitos de vida (incentivo a uma boa alimentação, realização de exercícios físicos). (PROMOÇÃO A SAUDE E PRETOÇÃO FISICA) 
Prevenção Secundária: A fase da prevenção secundária também se apresenta em dois níveis, o primeiro diagnóstico e tratamento precoce e o segundo limitação da invalidez. Visa um diagnóstico imediato e um tratamento para evitar a prevalência da doença no indivíduo. (DISGNOSTICOS, TRATAMENTO E LIMITAÇÕES A INVALIDEZ) 
Prevenção Terciária: Por fim, a prevenção terciária diz respeito a ações de reabilitação, caracteriza-se por ações que tem como objetivo a reabilitação do indivíduo e redução de sua incapacidade. (REABILITAÇÃO)
Epidemiologia Descritiva 
A epidemiologia descritiva estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, em função de variáveis ligadas ao tempo (quando), ao espaço físico ou lugar (onde) e à pessoa (quem).
O seu objetivo é responder onde, quando e sobre quem ocorre determinado problema de saúde, fornecendo elementos importantes para se decidir quais medidas de prevenção e controle são mais indicadas, além de avaliar se as estratégias utilizadas diminuíram ou controlaram a ocorrência de determinada doença.
VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS
 A base da maioria dos estudos epidemiológicos consiste no exame cuidadoso de três questões primordiais: 
Tempo quando ou em que período ocorreu? (Período e velocidade) 
Lugar onde ocorreu? ( Padrão Espacial)
 Pessoa quem adoeceu?(quais características demográficas, econômicas e sociais das pessoas afetadas?)
 INDICADORES DE SAUDE
Dados: são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
Informações: são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.
Risco: É a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora), em uma população ou grupo, durante um período determinado.
Indicador: Capacidade de revelar um determinado aspecto da situação de saúde-doença . São construídos a partir de observações principalmente quantitativas.
Conceito: Medidas, contadas ou calculadas, e mesmo qualquer observação classificável, capaz de “revelar” uma situação que não é aparente por si só. 
 Validade: (capacidade de medir o que se pretende) Sensibilidade
 Confiabilidade: (capacidade de se reproduzir em condições similares) Especificidade
Os Indicadores de Saúde são expressos principalmente nas formas de:
 • Proporção • Coeficiente ou Taxa • Razão • Índice
COEFICIENTE OU TAXA: Nos dá a relação entre o número de eventos ocorridos e os que poderiam ocorrer, ou seja, é uma medida de PROBABILIDADE (RISCO)
 ÍNDICE: “As relações entre frequência atribuídas das mesma unidade. 
MORTALIDADE: quantidades dentro da populaçao de obitos
MORBIDADE: quantidade dentro da populaçao com sequelas 
INCIDENCIA: são casos novos de doença, dentro de um período, semana, mês ou ano.
PREVALENCIA: são casos antigos de doença.

Outros materiais