Buscar

AV PARCIAL DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200801836064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na aula 1 expressamos: Os recursos naturais estão ali para ser apropriados, conforme o valor que as forças de mercado, os economistas, os planejadores oficiais a eles conferiram! Conclui SHELDRAK, 'uma teoria mecanicista da natureza que hoje está encaixada na ortodoxia oficial do progresso econômico e que nos leva à crise ambiental e social por que passamos'. Indique a opção que melhor reflete a contraposição ao pensamento expressado:
		
	
	Nenhuma das demais opções de resposta reflete a contraposição ao pensamento expressado no enunciado desta questão.
	
	A natureza, concebida como a fonte inanimada dos recursos naturais, da qual se pode tirar todo proveito para o desenvolvimento econômico, sem preocupação ou responsabilidades, com as consequências de uma exploração insustentável.
	
	As modernas políticas ambientais consideram relevantes as realizações significativas que produzam assentamentos humanos, complexos industriais e meios produtivos objetivando primordialmente os investimentos e desenvolvimento da atividade econômica.
	 
	O meio ambiente deve ser a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais.
	
	O modelo globalizado dominante, que mantém a modernidade, acaba por produzir duas rupturas básicas: a ruptura das relações sociais e das relações do homem com a natureza, de modo que os recursos naturais prosseguem servindo em proveito puramente econômico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200801834878)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase escolhendo a alternativa Correta: O Direito Ambiental é considerado Autônomo como um novo ramo do direito na Ciência Jurídica: I- com um regime jurídico específico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprio e dotado de características e peculiaridades novas e incomuns; II- em relação a outras áreas de conhecimento, como a Engenharia, a Biologia, a Ecologia, a Química, a Física em suas especificidades. III- em relação aos outros ramos do Direito, com os quais atua de forma integrada, em simbiose, como o direito penal ambiental, o direito econômico ambiental, o direito constitucional ambiental IV- pois seus princípios orientadores advêm dos princípios gerais contidos no artigo 225 da Constituição Federal, sendo seu objetivo, portanto, a tutela de interesses difusos. Marque a alternativa Correta:
		
	
	II, III e IV completam a frase
	
	II e IV completam a frase
	 
	I, II e IV completam corretamente a frase
	
	Todas as alternativas completam a frase
	
	I, II e III completam a frase
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200801746930)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
		
	 
	Princípio do Limite.
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	Princípio dos parâmetros.
	
	Princípio da Responsabilidade.
	
	Princípio da Cooperação.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200801834883)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
		
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200801363227)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A REDAÇÃO DO ARTIGO 21, INCISOS IX, XIX E XX DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DISPÕE QUE: COMPETE A UNIÃO: IX. ELABORAR E EXECUTAR PLANOS NACIONAIS E REGIONAIS DE ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL; XIX. INSTITUIR SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E DEFINIR CRITÉRIOS DE OUTORGA DE DIREITOS DE SEU USO; XX. INSTITUIR DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO, INCLUSIVE HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTES URBANOS.
DIANTE DOS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL, MARQUE A RESPOSTACORRETA SOBRE A COMPETÊNCIA DAS NORMAS EXPRESSAS NOS INCISOS DO ART.21, DA CF/88
		
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) CONCORRENTE.
	 
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) EXCLUSIVA.
	
	COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE.
	
	COMPETÊNCIA MATERIAL (OU ADMINISTRATIVA) COMUM.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200801297767)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
		
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.
	 
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200801696109)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que vem a ser o Poder de Polícia Ambiental, assinale a opção correta:
		
	
	O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário da administração pública para a proteção e preservação do meio ambiente.
	
	O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário do poder judiciário para a proteção e preservação do meio ambiente.
	 
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Estado, cumprindo uma disposição constitucional, protege o meio ambiente, elevado à condição jurídica de bem de uso comum do povo.
	
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) fiscaliza e pune a pessoa física ou jurídica que degrada o meio ambiente.
	
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fiscaliza e pune quem degrada o meio ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 8aQuestão (Ref.: 200801766900)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2013 - TRF 2ª REGIÃO - Juiz Federal - Adaptada) De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, assinale a opção correta.
		
	
	O Conama é responsável por supervisionar os licenciamentos concedidos pelos Estados para as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
	 
	A concessão florestal, a servidão ambiental, e o seguro ambiental são instrumentos da PNMA
	
	Segundo a PNMA, compete ao Conama o zoneamento ambiental.
	
	Segundo o princípio do poluidor-pagador, aquele que causa dano ambiental possui o conhecimento dos efeitos que determinadas atividades podem causar ao meio ambiente e das medidas para o qual se impõem ações no sentido de evita-lo, pelo menos, minimizá-lo.
	
	Poluidor é aquele que gera poluição, não estando abrangidos por esse conceito aqueles cuja atividade provoque mera alteração adversa no meio ambiente, já que esta decorre de toda atividade humana.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200802013183)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir das disposições da Resolução 237/97 do CONAMA, o órgão ambiental estadual é competente para promover o licenciamento ambiental quando:
		
	
	apenas das atividades delegadas pelo IBAMA.
	
	apenas referente às atividades localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
	
	apenas das atividades delegadas pela União e pelo município.
	 
	das atividades localizadas ou desenvolvidas em mais de um Município, as atividades delegados pela União por instrumento legal ou convênio, dentre outras.
	
	apenas, cujos impactos ambientais diretos provenientes da atividade, ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios e quando delegada pela União.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200801765480)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao licenciamento ambiental, assinale a alternativa correta:
		
	
	A licença de instalação é concedida na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo.
	
	A Licença de Operação é concedida no início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado;
	
	Licenciamento ambiental corresponde ao procedimento judicial destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
	
	O Licenciamento ambiental é o ato administrativo complexo, sucessivo e de caráter repressivo.
	 
	Impacto ambiental constitui qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
		
	 1a Questão (Ref.: 200801830441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	 
	Rio de Janeiro
	
	Palermo
	
	Paris
	
	Bogotá
	
	Estocolmo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200801297954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	
	bem público dominical.
	
	bem público transindividual.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200801834883)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
		
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200801746930)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual princípio do Direito Ambiental conceitua-se por ser o princípio pelo qual a Administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.
		
	
	Princípio dos parâmetros.
	 
	Princípio do Limite.
	
	Princípio do Equilíbrio.
	
	Princípio da Cooperação.
	
	Princípio da Responsabilidade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200801765609)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A competência legislativa em matéria ambiental atribui ao Poder Legislativo dos entes federados o ato de legislar. Contudo, a Constituição Federal estabeleceu parâmetros para o ato de legislar, são eles:
		
	
	Apenas a competência de natureza privativa.
	
	Competências de natureza privativa e concorrente.
	 
	Competências de natureza privativa, exclusiva, concorrente e suplementar.
	
	Competências de natureza concorrente e suplementar.
	
	Competências de natureza privativa, exclusiva e suplementar.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200801765610)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é a principal fonte formal do Direito Ambiental?
		
	
	Os Princípios do Direito Ambiental.
	 
	A Constituição da República Federativa do Brasil.
	
	O conceito de meio ambiente instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	A Conferência da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972.
	
	O Sistema Nacional do Meio Ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200801358796)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200801363262)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	NO QUE TANGE AO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	O PODER DE POLÍCIA FOI INSTITUÍDO PELO CONAMA PARA PUNIR JUDICIALMENTE AQUELE QUE POLUI E DEGRADA O MEIO AMBIENTE.
	 
	É ATRAVÉS DO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL QUE O ESTADO, CUMPRINDO UMA DISPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL, PROTEGE O MEIO AMBIENTE, ELEVADO À CONDIÇÃO JURÍDICA DE BEM DE USO COMUM DO POVO.
	
	O PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL ADVÉM DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.
	
	É ATRAVÉS DO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL QUE O JUDICIÁRIO APLICA O DIREITO NOS CASOS DE RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL.
	
	O PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL CONSISTE NO DEVER INSTITUÍDO AO PODER JUDICIÁRIO DE APLICAR A LEI AQUELE QUE POLUI E DEGRADA O MEIO AMBIENTE.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200802161263)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Determinado conglomerado empresarial pretende instalar nova unidade industrial inserida em área rural do Município X. Nesse sentido, consulta o seu departamento jurídico sobre os procedimentos administrativos prévios em relação ao início das atividades. Sobre o caso e a respeito do licenciamento ambiental, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	O licenciamento ambiental deve contar com a participação de todos os entes federados, tendo em vista o interesse difuso envolvido.
	
	Em sendo localizado o empreendimento em área rural, o licenciamento ambiental sempre será exigido.
	
	O licenciamento ambiental somente será exigido caso a unidade industrial seja localizada em unidade de conservação.
	
	Caso seja exigido o licenciamento ambiental, somente o ente licenciador poderá exercer as atividades de fiscalização.
	 
	A competência para o licenciamento será do Estado caso o empreendimento esteja localizado em unidade de conservação estadual.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200801894680)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O licenciamento ambiental é:
		
	
	Um ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	Um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	Um procedimento judicial pelo qual o Ministério Público competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	É competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais.
	 
	Um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.

Continue navegando