Buscar

JBuilder info

Prévia do material em texto

O que é JBuilder ?
JBuilder, é uma IDE para desenvolvimento de aplicações gráficas na tecnologia Java criada pela Borland em 1995 e mais tarde continuada pela empresa CodeGear que hoje pertence a Embarcadero Technologies. 
Os principais concorrentes com o JBuilder são os produtos da Fundação Eclipse (Eclipse), JetBrains (IntelliJ IDEA) e Oracle (Oracle JDeveloper e NetBeans ). 
A versão 2006 (Borland JBuilder 2006) tem 3 edições: Enterprise (para aplicações J2EE , Web Services y Struts), Desenvolvedor (para o desenvolvimento completo de aplicativos Java) e Fundação (con capacidades para iniciar o desenvolvimento de aplicativos java y de momento es de uso livre). 
A versão JBuilder 2007 está baseada em Eclipse. Tenha também 3 ediciones: Empresa (mais completa), Profissional e Desenvolvedor. Fue presentada, em inglês, em novembro de 2006, anunciando que a princípios de 2007 saldrían versiones en francés, alemão e japonês. 
Em maio de 2007, é apresentada uma nova versão de JBuilder, disponível em 3 ediciones: Enterprise (la más completa), 2007 y Turbo (este último freeware). Está disponível para Windows , Linux e MacOS X , em inglês , francês , alemão e japonês . A última versão é JBuilder 2008 , também disponível em 3 versiones, Enterprise, Professional y Turbo. O presente é o ex-filial de Borland CodeGear.
JBuilder, é uma IDE para desenvolvimento de aplicações gráficas na tecnologia Java criada pela Borland em 1995 e mais tarde continuada pela empresa CodeGear que hoje pertence a Embarcadero Technologies. 
Bom vo tentar explicar a historia o JBuilder bem resumidamente, não vo explicar das primeiras versões de 1995 e karalhada ate as atuais, porque 15 minutos pra cada grupo, aqui tem 5 cabeça, fica 3 minutos pra cada, com 3 minutos eu n consigo nem cagar direito.
O Jbuilder la pra década de 90 era conhecido como uma das melhores IDEs para desenvolvimento java swing, então se fala-se java swing td mundo já apontava JBuilder esse é o cara ,esse e foda, esse e o pika doce. 
Agora indo pra época de 2006 a Borland , já tava notando que o JBuilder já não fazia dava lucro como antes, já não fazia sucesso como antes, e que seus concorrentes estavam se aprimorando, netbeans adotando novos recurso, eclipse e etc .
Ae Borland nada besta ne vamos tentar embarca aqui com o pessoal, ai eles aproveitaram o editor do eclipse , e construíram o JBuilder 2007 beseado no eclipse, mas não adiantou muito. E a Borland em 2008 vende a codeGear (que produz ferramentas ) que e uma subsidiaria , pega e vende para a Embarcadero Technologies. A Embarcadero tenta reavivar o JBuilder , e cria o JBuilder 2008 R2, e da e param de produzir.
Caracteristicas do JBuilder
Compatibilidade com líderes comerciais e de código aberto de aplicativos de servidor Java.
Visual EJB, JPA e desenvolvimento de serviços da Web.
Ajuste de desempenho com análise de desempenho de recursos de memória e CPU.
Cobertura de código e análise.
Auditoria e métricas de código.
Modelagem UML 2.0 e código de arqueologia.
Desenvolvimento de equipe colaborativa com monitoramento integrado, administração de código-fonte, planejamento de projetos.
Administração centralizada de licenças e implementação de ferramentas com o Embarcadero ToolCloud.
>Proximo Slide
Esse esse Jbuilder 2008, podemos ver que ele e semelhante ao netbeans, aqui tem a parte pra editar a parte gráfica do programa, ali na parte de palheta, temos os Jbuttons, td os botões, temos tbm a parte de controles , layouts, barra de propriedades e evento, 
Se ele quiser saber onde ficar a parte de editar o código, e so falar que : se não me engano e o atalho f12 que abre a parte de código pra editar.

Continue navegando