Buscar

Quimica do materias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planilha1
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	 2a Questão (Ref.: 200903102191)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se:
	não ser um material de fácil extração
	representar um alto custo
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte
	o processo de produção ser ineficiente
	pela falta de mão-de-obra especializada
	 3a Questão (Ref.: 200903102194)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
	formatação e processamento
	somente a estrutura de formação
	composição, estrutura e processamento
	formação estrutural e geometria
	todas as opções estão erradas
	 4a Questão (Ref.: 200903101794)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂOestá correta.
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	 5a Questão (Ref.: 200903102193)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	 6a Questão (Ref.: 200903101937)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
	compósito
	metal ou compósito
	cerâmico ou compósito
	metal
	polímero ou cerâmico
	 7a Questão (Ref.: 200903101712)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
	Polímeros;
	Cerâmicas;
	Metais;
	Materiais avançados.
	Compósitos;
	 8a Questão (Ref.: 200903101795)	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
Planilha2
	1.	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
	6
	3
	8
	12
	2
	2.	Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
	Rotativa e Repulsiva
	Flexiva e Impulsiva
	Atrativa e Repulsiva
	Impulsiva e Rotativa
	Atrativa e Impulsiva
	3.	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
	0,452 nm e 0,369 nm.
	0,136 nm e 0,666 nm.
	0,369 nm e 0,452 nm.
	0,093 nm e 0,050 nm.
	0,050 nm e 0,093 nm.
	4.	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados
como:
	cristalinos
	cristalográficos
	semi-cristalinos
	polimorfos
	amorfos
	5.	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
	Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	6.	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
	Ligação Covalente
	Ligação Eutetóide
	Ligação Iônica
	Ligação de Tetravalente
	Ligação Alotrópica
	7.	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	8.	Existem diversas formas da matéria se organizar a nível micro estrutural. Quando estudamos especificamente os cristais, podemos observar 14 combinações diferentes de organização atômica, constituindo o que denominamos de REDE DE BRAVAIS.
	Como relação aos materiais cristalinos, identifique a opção CORRETA.
	Os materiais cristalinos possuem uma ordenação a nível micro estrutural.
	Os materiais cristalinos existem predominantemente na forma de monocristais.
	Os materiais cristalinos nem sempre possuem ordenação a nível micro estrutural.
	As duas formas de organização dos materiais cristalinos são os sistemas cúbicos ou hexagonais.
	A ordenação atômica dos materiais cristalinos é identificada de forma macroscópica.
Planilha3
	1.	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear s=Ee, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre s=Ee, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
	O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
	Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
	Liga Metálica	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio	69
	Magnésio	 45
	Tungstênio	 407
	Aço	 207
	           
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	2.	Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
	Fluência
	Fadiga
	Cisalhamento
	Compressão
	Flexão
	3.	No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Neste ensaio, muitas propriedades mecânicas podem ser determinadas. A seguir são citadas três propriedades mecânicas: I - Limite de escoamento II - Limite de ruptura; III - Dureza superficial São propriedades determinadas a partir do ensaio de tração:
	Todas
	Apenas II e III
	Apenas a I
	Apenas a II
	Apenas I e II
	4.	Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de:
	Elasticidade
	Cisalhamento
	Flexão
	Escoamento
	Ruptura
	5.	2) Com respeito às propriedades mecânicas dos materiais, avalie as afirmativas: I - Discordâncias existem em materiais cristalinos devido às imperfeições no cristal. Essas imperfeições possibilitam o escorregamento de planos dentro do cristal. Ii - A movimentação de discordâncias é o principal fator envolvido na deformação plástica de metais e ligas. Iii - A mobilidade de discordâncias pode ser alterada por diversos fatores (composição, processamento¿) manipulação das propriedades mecânicas do material. São corretas:
	Apenas II e III
	Apenas a II
	Todas
	Apenas a III
	Apenas a I
	6.	No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal?
	Tensão
	Cisalhamento
	Compressão
	Flexão
	Flambagem
	7.	O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas.
	Considerando o ensaio tração estudado, assinale a opção CORRETA.
	O corpo de prova utilizado é tratado termicamente.
	O ensaio é realizado em atmosfera de gás inerte.
	O ensaio é realizado em vácuo.
	O corpo de prova utilizado recebe tratamento contra corrosão para não gerar defeitos superficiais durante o ensaio
	O corpo de prova utilizado é padronizado.
	8.	O que é limite de escoamento?
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
Planilha4
Planilha5
	1.	Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico
repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
	Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
	Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
	O número de coordenação de uma célula CFC é 10.
	O número de coordenação de uma célula CCC é 12.
	O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
	O número de coordenação de uma célula CFC é 20.
	O número de coordenação de uma célula CS é 8.
	2.	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
	Metálica e Impulsiva
	Isotópica e Metálica
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	Expansiva, Covalente e Metálica
	Iônica, Covalente e Metálica
	3.	A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequena entidades repatitivas, chamadas de:
	unidades secundárias
	células cúbicas
	unidades unitárias
	células unitárias
	células secundárias
	4.	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio	0.1363
	Ferro (alfa)	0.1241
	Cromo	0.1249
	Tungstênio	0.1371
	Tântalo	0.143
	Ferro (alfa)
	Cromo
	Tungstênio
	Tântalo
	Molibdênio
	5.	Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	6.	A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina. 
	Metal	Estrutura Cristalina
	Manganês	Cúbico Simple
	Estanho branco	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto	Hexagonal Compacto
	Cobre	Cúbico de Face Centrada
	Cromo	Cúbico de Corpo Centrado
	 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção que apresenta um material a ela relacionado.
	Manganês
	Cobre
	Estanho branco
	Cromo
	Cobalto
Planilha6
	1.	A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
	É uma lei com comportamento não-linear
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	Sua validade está condicionada ao regime plástico
	Não há restrições quanto aos regimes elástico ou plástico
	Sua validade está restrita aos materiais metálicos
	2.	Forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais.
	Tensão
	Flexão
	Flambagem
	Cisalhamento
	Compressão
	3.	Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
	Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
	Borracha.
	Poliestireno.
	Madeira.
	Água.
	Aço.
	4.	As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
	Torção
	Flexão
	Compressão
	Cisalhamento
	Ruptura
	5.	Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale
	84,500
	0.2
	84.5
	20
	2
	6.	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
	Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	7.	Na condição que ocorra uma grande deformação plástica de um material, sendo a mesma entre o limite de elasticidade e o ponto de fratura, dizemos que este material tem como propriedade ser:
	Ductil
	Opaco
	Rígido
	Quebradiço
	Translúcido
	8.	Durante o ensaio de tração a partir do instante em que a tensão ultrapassa o limite de proporcionalidade, tem-se início a fase plástica. Nesta fase ocorrem deformações crescentes na peça sem acréscimos na tensão. A propriedade descrita é uma das propriedades físicas mais importantes no cálculo das estruturas de aço, pois procura-se evitar que esta tensão seja atingida na seção transversal das barras, como forma de limitar a sua deformação.. O texto refere-se:
	Ao limite de ruptura
	Ao limite de escoamento
	À resiliência
	À dureza superficial
	À ductilidade
Planilha7
	1.	A transformação imediata de fase líquida em fase sólida, ou vice versa é qual reação abaixo?
	Reação eutética
	Reação eutetóide
	Reação isotônica
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	Reação de Muller
	2.	Relativo às microconstituintes presentes em um digrama Ferro-Carbono, marque a alternativa
Incorreta.
	A ferrita é uma fase dúctil e de baixa dureza.
	A perlita possui propriedades mecânicas intermediárias entre a ferrita e a cementita.
	A perlita é formada por camadas alternadas (lamelas) de austenita e cementita.
	A ferrita e a austenita possuem diferentes estruturas cristalinas.
	A cementita é uma fase dura e frágil.
	3.	Na fase de encruamento dos grãos ocorre o processo industrial de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos em rotação. A esse processo denomina-se:
	Forjamento
	Ductibilidade
	Ruptura
	Elasticidade
	Laminação
	4.	Em qual solução os átomos em maior quantidade são chamados de átomos ¿solvente¿, enquanto os átomos ¿soluto¿ são aqueles que são dissolvidos?
	soluções sólidas
	soluções únicas
	soluções restritas
	soluções exatas
	soluções duras
	5.	A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	Reação Eutetóide
	Reação isotônica
	Reação eutética
	Reação de Muller
	6.	Qual alternativa abaixo completa a lacuna na frase abaixo? "Também chamados diagramas de fases, os __________________ são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição."
	diagrama expoente
	diagrama de Loon
	curva decadente de Lineu
	diagramas de equilíbrio
	análise aleatória diagramática
	7.	Nos Sistemas Binários a transformação imediata de fase líquida em fase sólida é denominada de:
	Reação Eutética
	Reação de Equilíbrio
	Reação Sintética
	Reação Mista
	Reação Polóide
	8.	As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de:
	Diagrama de fases
	Curva de projeção decadente
	Diagrama aleatório
	Diagrama de Lineu
	Projeção de diagrama
Planilha8
	1.	A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite?
	limite tolerante
	limite fásico
	limite de saturação
	limite de solubilidade
	limite de Van Loon
	2.	Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da classificação de um diagrama de sistema binário?
	Isomorfo
	Eutetóide
	Peritético
	Sintético
	Senoidal
	3.	Com uma temperatura diminuindo continuamente, temos núcleos que crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de:
	Gelo
	Moléculas
	Átomos
	Solvente
	Grãos
	4.	O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como:
	equilíbrio das fases
	equilíbrio unitário
	equilíbrio sazonal
	equilíbrio estático
	equilíbrio proprietário
	5.	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650
	Todas as ligas
	Liga de aço e liga de titânio apenas;
	Liga de aço, liga de titânio e liga de latão apenas;
	Liga de titânio apenas;
	Nenhuma das ligas;
	6.	O sistema onde ocorre a reação que durante a solidificação, um líquido se transforma em dois sólidos e vice versa na fusão, denomina-se:
	Sintético
	Polóide
	Eutetóide
	Eutético
	Isomorfo
	7.	Quais diagramas, em sua maioria, são obtidos em condições de equilíbrio e são usados para entender e prever o comportamento dos materiais?
	diagrama de fases
	diagrama de Muller
	diagrama de Esch
	diagrama de ductibilidade
	diagrama de desequilíbrio
	8.	Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
	Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
	As duas micrografias revelam aços com o mesmo grau de resistência mecânica.
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui tamanho de grão inferior ao aço mostrado em A.
	Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui a mesma densidade superficial de contornos de grão (comprimento de contorno de grão por área) que o ao aço mostrado em A.
	Provavelmente o aço A possui resistência mecânica inferior ao aço B.
Planilha9
	1.	No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção:
	Têmpera
	Recozimento
	Laminação
	Forjamento
	Normalização
	2.	O Tratamento Térmico que é indicado, normalmente, para homogeinização da estrutura após o forjamento e antes da tempera ou revenimento denomina-se de:
	Forjamento
	Recozimento
	Laminação a frio
	Recristalização
	Normalização
	3.	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	4.	Para que servem os tratamentos térmicos de materiais?
	Alterar as microestruturas e como consequência, reduzir as propriedades mecânicas dos materiais.
	Alterar o tamanho dos grãos e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	Alterar as microestruturas e como consequência as propriedades mecânicas dos materiais.
	Alterar as microestruturas e a ductibilidade dos materiais.
	Alterar as microestruturas e como consequência, aumentar as propriedades mecânicas dos materiais.
	5.	Das alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a um fator que influencia o tratamento térmico:
	Velocidade do Resfriamento
	Número de elementos químicos
	Atmosfera
	Temperatura
	Tempo
	6.	O Tratamento Térmico Recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio. O Recozimento é composto de três estágios extremamente importantes para a obtenção das propriedades desejáveis de um material. O estágio no em que predominam temperaturas mais elevadas, verifica-se grande alteração na microestrutura do metal, com variações nas propriedades mecânicas. O nome dado a este estágio está correto na opção:
	Diminuição do Grão
	Recristalização
	Crescimento do Grão
	Estabilização do Grão
	Recuperação
	7.	Assinale a opção correta que cita o tipo de Tratamento Térmico que é usado em peças que já passaram pela Têmpera, a fim de corrigir o excesso de dureza causado pela própria têmpera, aliviando ou removendo as tensões internas.
Encruamento
	Recozimento
	Revenimento
	Normalização
	Forjamento
	8.	O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
	Perlita
	Austenita
	Marquensita
	Gipsita
	Sílica
Planilha10
	1.	A realização do Tratamento Térmico que possibilita a redução do risco de empenamento das peças devido a obtenção da martensita em uma das fases é considerado extremamente importantes e indicado para os materiais de aço liga. Qual o nome deste tratamento ?
	Encruamento
	Martêmpera
	Tempera
	Normalização
	Cristalização do Grão
	2.	No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
	Normalização
	Austenização
	Recristalização do Grão
	Têmpera
	Revenimento
	3.	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	4.	A frase; "uma maneira prática de representar a dependência da transformação com o tempo em relação à temperatura", está relacionada a que alternativa abaixo?
	Diagramas de mudanças gravimétricas
	Diagramas de medição radioativa
	Diagramas de transformação de fases
	Tabelas de ebulição
	Perfis de densidade
	5.	O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo:
	I, III e V
	II, III e IV
	III e IV
	Somente II
	I, II e lV
	6.	Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
	Martensita com dureza superior da Perlita
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	Perlita com dureza superior a Austenita
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	Martensita com dureza igual a Austenita
	7.	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
	Remoção de tensões.
	Diminuição da dureza.
	Diminuição da resistência mecânica.
	Alteração da cor da superfície do aço.
	Alteração da ductilidade.
	8.	Sobre o diagrama de transformação isotérmica é correto afirmar que:
	É obtido pelo processo de descarbonetação dos aços.
	A velocidade de resfriamento determina o tipo de microestrutura inicial da peça.
	Quanto maior o tempo menor a segurança da completa dissolução e do tamanho dos grãos.
	O tempo independe das dimensões da peça e da microestrutura desejada.
	É obtido pelo resfriamento da austenita a temperaturas constantes e sua transformação determinada ao longo do tempo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais