Buscar

Legislação sobre Assistência Social ao Idoso

Prévia do material em texto

A Assistência Social, segundo o Estatuto do Idoso, deve ser prestada no âmbito do que está disposto pela Lei Orgânica da Assistência Social, ou Lei 8.742/93, e ainda segundo o que é posto pela Política Nacional do Idoso e pelo Sistema Único de Saúde. No âmbito da Assistência Social especificamente, destaca-se a importância do Benefício de Prestação Continuada, ou BPC, que consiste:
	
	a.
	no fornecimento de uma pensão equivalente a um salário-mínimo para os idosos com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário-mínimo.
	
	b.
	no fornecimento de uma pensão equivalente a um salário-mínimo para os idosos com 70 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário-mínimo.
	
	c.
	no fornecimento de uma pensão equivalente a um salário-mínimo para os idosos com 75 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário-mínimo.
	
	d.
	no fornecimento de uma pensão equivalente a um salário-mínimo para os idosos com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1/2 de salário-mínimo.
	
	e.
	no fornecimento de uma pensão equivalente a um salário-mínimo para os idosos com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1 salário-mínimo.
1 pontos   
Pergunta 2
A aposentadoria por idade é devida aos trabalhadores da zona urbana desde que completem 65 anos para o homem e 60 anos para a mulher. Já o trabalhador que reside na zona rural poderá requerê-la:
	
	a.
	aos 60 anos para o homem e 55 para a mulher.
	
	b.
	na mesma idade dos trabalhadores da zona urbana.
	
	c.
	com diminuição em 1 ano de idade para o homem e 2 anos de idade para a mulher.
	
	d.
	aos 70 anos para o homem e 65 anos para a mulher.
	
	e.
	aos 75 anos para o homem e 70 anos para a mulher.
1 pontos   
Pergunta 3
De acordo com tal legislação, ainda no âmbito dos princípios destaca-se que o idoso deve ser o principal agente das ações, ou seja, o protagonista das ações postas pela Política Nacional do Idoso. Isso posto, diz o artigo 3º da referida legislação que a Lei nº. 8.842/94 estará regida por princípios, sendo um deles:
	
	a.
	a família, somente, tem o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
	
	b.
	a família e a sociedade, somente, têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
	
	c.
	o Estado, somente, tem o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
	
	d.
	a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
	
	e.
	a família e o Estado, somente, têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
1 pontos   
Pergunta 4
Decorrente do processo em que o Estado prestava assistência para os idosos que contribuíssem para a Previdência Social e observando a quantidade de idosos se ampliando no país, no ano de 1979 foi publicada a Portaria 25, em 09 de novembro. Segundo essa portaria, os idosos não contemplados pelo regime previdenciário deveriam ser atendidos:
	
	a.
	pela Saúde.
	
	b.
	pela Assistência Social, na época prestada pela Legião Brasileira de Assistência (LBA).
	
	c.
	pela Igreja Católica.
	
	d.
	pelas prefeituras municipais.
	
	e.
	pelos governos estaduais.
1 pontos   
Pergunta 5
Junto aos dispositivos relacionados à Assistência Social, na Lei 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, é feita menção à intervenção desenvolvida por prestadoras de serviços de longa permanência para idosos, indicando que todas essas prestadoras precisam firmar convênio com os idosos, e que inclusive é permitido que tais instituições sejam custeadas com um percentual máximo da renda dos atendidos. Este percentual é de:
	
	a.
	30%.
	
	b.
	40%.
	
	c.
	50%.
	
	d.
	70%.
	
	e.
	75%.
1 pontos   
Pergunta 6
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observado o seguinte:
	
	a.
	reserva de pelo menos 3% (três por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
	
	b.
	reserva de pelo menos 4% (quatro por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
	
	c.
	reserva de pelo menos 5% (cinco por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
	
	d.
	reserva de pelo menos 10% (dez por cento) das unidades habitacionais residenciais para atendimento aos idosos.
	
	e.
	reserva para aqueles que possuem baixa renda.
1 pontos   
Pergunta 7
O Estatuto do Idoso disciplina em relação à liberdade, respeito e dignidade do idoso. O direito ao respeito está relacionado:
	
	a.
	à participação na vida familiar e comunitária.
	
	b.
	à opinião e expressão.
	
	c.
	à necessidade de colocar o idoso a salvo de qualquer tratamento desumano.
	
	d.
	à crença e culto religioso.
	
	e.
	à manutenção da integridade física, psíquica e moral.
1 pontos   
Pergunta 8
Os Centros de Convivência para Idosos são espaços que desenvolvem ações para tal segmento durante o dia. Os idosos não moram nesses espaços, como acontece nos acolhimentos institucionais. Centros de Convivência, na Política Nacional de Assistência Social, são considerados serviços de:
	
	a.
	Proteção Social Básica.
	
	b.
	Proteção Social Especial.
	
	c.
	Proteção Social Especial de Baixa Complexidade.
	
	d.
	Proteção Social Especial de Média Complexidade.
	
	e.
	Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
1 pontos   
Pergunta 9
Quanto aos direitos do idoso no transporte coletivo interestadual, existe uma especificidade, sendo esta o que está posto no artigo 40, ou seja:
	
	a.
	a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 1 (dois) salários-mínimos.
	
	b.
	a reserva de 1 (uma) vaga gratuita por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.
	
	c.
	a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.
	
	d.
	a reserva de 1 (uma) vaga gratuita por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo.
	
	e.
	não há reserva de vagas gratuitas para idosos no transporte coletivo interestadual.
1 pontos   
Pergunta 10
Segundo a Lei nº. 8.842/94, a responsabilidade maior por coordenar e organizar toda a Política Nacional do Idoso é da Secretaria Nacional de Assistência e Promoção Social ou do órgão que ocupe essa incumbência no Governo. Hoje, esse órgão responsável por coordenar a Política Nacional do Idoso denomina-se:
	
	a.
	Ministério do Idoso.
	
	b.
	Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Pobreza.
	
	c.
	Estatuto do Idoso.
	
	d.
	Conselho Nacional do Idoso.
	
	e.
	Conselho Estadual do Idoso.
1 pontos

Continue navegando