Buscar

Aula 04 (10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade Social
Prof. Antonio Elder
Aula 4
Os Setores e os Agentes Econômicos
Os setores e os agentes econômicos envolvem a base dos trabalhos das contas nacionais e são os responsáveis pelos tipos de atividades econômicas que se desenvolvem em um país.
A agregação, destes setores e agentes econômicos, se faz de acordo com as suas semelhanças, suas formas de comportamento, tipos de atividades e fins a que se destinam, obedecendo aos padrões sugeridos pelas Nações Unidas.
2
Setores Econômicos (de Produção)
Agropecuária: segundo o IBGE, abrange as atividades que são realizadas próximas às bases dos recursos naturais, isto é, envolve a agricultura, criação de gado e aves, extração vegetal e pesca, por exemplo.
Indústria: segundo o IBGE, inclui as atividades industriais mediante as quais são transformados os bens, ou seja, envolve a indústria extrativa mineral, a de transformação e a de construção. 
Serviços: de acordo com o IBGE, reúne as atividades direcionadas a satisfazer necessidades de serviços produtivos assim como o comércio, intermediação financeira, transportes, comunicação, dentre outras.
3
Aparelho de Produção
4
O conjunto desses setores forma o que se chama por aparelho (da formação) da produção da economia do país. Sendo que nenhum deles permanece isolado desse conjunto no decurso de suas atividades de produção. 
Tais setores se integram e interligam em uma sucessão de transações econômicas, formando redes de interdependência a níveis inter-setorial e intra-setorial para produzir bens e serviços que irão atender, por exemplo, as necessidades de consumo e de acumulação da sociedade.
Agentes Econômicos
As atividades produtivas dos setores agropecuária, indústria e serviços realizam-se por meio de numerosas unidades de produção (ou empresas). 
As empresas, assim como as unidades familiares, as autoridades governamentais (ou governo) e o resto do mundo são os agentes econômicos ativos e responsáveis diretamente pelas ações econômicas que são desenroladas e desenvolvidas em um sistema econômico.
5
Unidades Familiares
São os agentes econômicos que na verdade contemplam duas realidades, quais sejam: as das famílias propriamente ditas e a das entidades privadas sem fins lucrativos. 
As famílias são aquelas entidades que fornecem serviços de fatores (tais como trabalho e capital) de sua propriedade recebendo em troca remunerações na forma de salários, juros, lucros e aluguéis, por exemplo.
As entidades sem fins lucrativos, estas são agentes econômicos e que fazem parte das unidades familiares, excluem-se do agente empresas pois não têm como objetivo obter lucros, como no caso das instituições benemerentes, dentre outras.
6
Autoridades Governamentais
(ou Governo)
São os órgãos públicos que prestam serviços para a sociedade, sem individualizá-los e mesmo distingui-los pela parcela que cabe a cada habitante. 
O governo é um agente coletivo, ele contrata trabalho das unidades familiares e, ao mesmo tempo, adquire produção das empresas para oferecer serviços de utilidade pública à sociedade de um país.
O agente governo exclui as empresas públicas, porque as mesmas estão incluídas no conceito de agente (econômico) empresas.
7
Resto do Mundo
Este agente econômico compreende todos os sujeitos da atividade econômica externos (ou fora da fronteira) de um determinado país considerado. 
Destaca-se que o resto do mundo é parte de um todo e refere-se a todas as entidades não-residenciais que se constituem pelos agentes econômicos de outros países. 
O resto do mundo é formado pelas empresas do exterior, pelos governos estrangeiros e pelas unidades familiares residentes no exterior. 
8
Contabilidade Social
Prof. Antonio Elder
Atividade 4
OS SETORES E OS AGENTES ECONÔMICOS: questão
No que diz respeito ao agente econômico famílias, leia atentamente as proposições a seguir e assinale a alternativa correta. 
10
Questão (Continuação)
I - São os agentes econômicos que contemplam duas realidades: as das famílias propriamente ditas e a das entidades privadas sem fins lucrativos.
 
II - Famílias são aquelas entidades que fornecem serviços de fatores de sua propriedade recebendo em troca remunerações, tais como salários, juros, lucros e aluguéis. 
III - As entidades sem fins lucrativos excluem-se do agente empresas pois não têm como objetivo obter lucros, como no caso das instituições benemerentes, dentre outras. 
11
Resposta
I, II e III são verdadeiras 
I, II e III são falsas 
I e II são verdadeiras e III é falsa 
I e III são verdadeiras e II é falsa 
II e III são verdadeiras e I é falsa
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais