Buscar

Relatorio Endotermico (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Civil
	TURMA
	
	DATA
	
	Aluno/
Grupo
	
	TÍTULO
	Exemplos de Reações Exotérmicas e Endotérmicas
	OBJETIVOS
	O objetivo desta pratica é realizar experimentalmente reações exotérmicas (reações que liberam calor) e reações endotérmicas (reações que absorvem calor).
	
	
	INTRODUÇÃO
	A termodinâmica estuda a liberação e absorção de calor durante uma transformação química, as reações exotérmicas são as reações químicas que liberam calor, possuindo assim uma variação de energia negativa, enquanto as reações endotérmicas são aquelas que absorvem calor, possuindo uma variação de energia positiva.
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	Materiais utilizados: 4 tubos de ensaio, estante para tubos, conta-gotas, proveta, papel alumínio, espátulas, balança, béquers, pinça de madeira e pissete com água destilada.
Reagentes: Ácido sulfúrico concentrado, iodo, zinco, bicarbonato de sódio, ácido clorídrico e cloreto de amônio.
	PROCEDIMENTOS
	Experiência 1:
Com o uso do pissete, colocou-se em um tubo de ensaio 5,0mL de água destilada, e foi adicionado, com o uso do conta-gotas, 20 gotas de solução de ácido clorídrico. Observou-se e anotou-se a reação química obtida.
Experiência 2:
Com o uso de uma espátula, colocaram-se alguns cristais de iodo sólido e zinco em pó em um tubo de ensaio, em seguida com o uso do conta-gotas, foi adicionada 1 gota de H2O. Observou-se e anotou-se a reação química obtida.
Experiência 3:
Com o uso da espátula, colocou-se aproximadamente 0,5 g de bicarbonato de sódio em um tubo de ensaio, em seguida com o uso do conta-gotas, adicionou se algumas gotas de ácido clorídrico. Observou-se e anotou-se a reação química obtida.
Experiência 4:
Com o uso de uma espátula, colocou se-aproximadamente 0,5 g de hidróxido de bário, em seguida com o uso do conta-gotas adicionaram-se gotas de solução de cloreto de amônio. Observou-se e anotou-se a reação química obtida.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	1ª Experiência: 
A reação é exotérmica. 
Ao adicionar o acido sulfúrico na reação, a mesma liberou calor para a vizinhança, fazendo assim com que o tubo de ensaio, nossa fronteira, esquenta-se.
2ª Experiência:
A reação é exotérmica.
A reação não foi espontânea, necessitou de um ativador que no caso foi à água, que ao ser adicionado a mistura ocasionou a reação liberando calor, onde novamente foi observado que o tubo esquentou.
3ª Experiência:
A reação é endotérmica.
Ao adicionar gotas da solução de ácido clorídrico na solução o bicarbonato reagiu instantaneamente, a reação absorveu calor do meio externo e o tubo ficou gelado.
4ª Experiência:
A reação é endotérmica.
Ao adicionar a solução de cloreto de amônio notou-se que a solução demorou um pouco para dissolver, foi necessário balançar o tubo de ensaio para que a solução dissolve-se assim absorvendo calor do meio externo e ocorrendo a reação, onde o tubo de ensaio se esfriou.
	CONCLUSÃO
	Ao realizar todos esses experimentos concluiu-se que nas reações exotérmicas ocorre uma liberação de energia em forma de calor para o meio externo que no sistema químico é a nossa vizinhança e após ocorrer essa liberação de calor o tubo de ensaio esquenta, pois é por meio dele que o calor está sendo liberado para a vizinhança; Enquanto nas reações endotérmicas ocorre uma absorção de energia em forma de calor do meio externo, onde é possível observar o esfriamento do tubo de ensaio, fronteira do nosso sistema químico, meio pelo qual essa energia é absorvida. 
	REFERÊNCIAS
	http://quimicadaweb.blogspot.com.br/2012/04/sistemas-quimicos.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-quimica-reacoes-endotermicas-e-exotermicas/

Outros materiais