Buscar

Relatório Propagação de Calor Física experimental 2

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
 
 
Relatório de Física Experimental II
Transferência Calor 
Aluna : Ana Beatriz da Conceição Ramos.
Turma: 3031
Professor: Nelson.
Matéria : Física Experimental II 
 
 Sumário 
1. Introdução....................................................................3
2. Objetivo........................................................................4
3. Embasamento Teórico..................................................5
4. Procedimento Experimental..........................................6
5. Resultados.....................................................................7
6. Conclusão......................................................................8
7. Bibliografia....................................................................9
Introdução 
 A pratica realizada no laboratório mostrou conceitos de calor, temperatura e transferência de calor. Os três mecanismos de transferência de calor são a condução, a convecção e a radiação. A condução ocorre no interior de um corpo ou entre dois corpos em contato. A convecção depende do movimento da massa de uma região para outra. A radiação é a transferência de calor que ocorre pela radiação eletromagnética, tal como a luz solar, sem que seja necessária a presença de matéria no espaço entre os corpos.
Objetivo
 O experimento teve como objetivo observar a experiência fisicamente através dos instrumentos , ou seja acompanhar o experimento de acordo com os conceitos de propagação de calor , obtendo um conhecimento específico irradiação , convecção e condução.
Embasamento Teórico 
 Oque são os três mecanismos de transferência de calor.
Condução : Em nível atômico, verificamos que os átomos de uma região quente possuem em média uma energia cinética maior do que a energia cinética dos átomos de uma região vizinha próxima. Eles fornecem uma parte do excesso de energia mediante colisões com os átomos vizinhos. Estes vizinhos colidem com outros vizinhos, e assim por diante ao longo do material. Os próprios átomos não se deslocam de uma região para outra do material, mas a energia cinética é transferida de uma região para outra .
Convecção : A transferência de calor por convecção é um processo muito complexo e não existe nenhuma equação simples para descrevê-lo. A taxa de transferência de calor por convecção é diretamente proporcional à área da superfície. A viscosidade do fluido retarda o movimento da convecção natural nas vizinhanças de superfícies estacionárias, dando origem a uma película ao longo da superfície. 
Radiação : A transferência de calor pela radiação ocorre em virtude da existência de ondas eletromagnéticas. Qualquer corpo, mesmo com uma temperatura normal, digamos a 20ºC, quase toda energia é transportada pelas ondas infravermelhas que possuem um comprimento de onda maior do que o comprimento de onda da luz visível. 
 
4- Procedimento Experimental
4.1 Materiais Utilizados 
1° Experimento 
 Barra metálica
Vela
Álcool e barbante
2° Experimento 
 Lâmpada 
Termômetro
Suporte
3° Experimento
 Lâmpada
Suporte
Hélice
Resultados 
1° Experimento 
 Foi colocado 5 peças metálicas em uma barra , de um jeito com que elas ficassem grudadas através da parafina de vela. Sendo assim com o barbante de álcool , ascendeu-se uma chama na ponto . Despois se fez um contato com a chama na extremidade da barra metálica. Com o passar do tempo , a propagação de calor que o contato , fez com que obteve uma temperatura elevada e atingissem o ponto de contato entre a parafina e as peças metálicas. Com isso foi possível observar que a parafina conte´m um ponto de ebulição baixo , em relação aos outros materiais sendo assim começou a derreter e as peças metálicas fossem se desprendendo da barra até perder o contato. 
2° Experimento
 Foi ajustado um termômetro no suporte na posição vertical. Sendo assim ligou-se a lâmpada , focada na direção da parte metálica do termômetro. Com o passar do tempo a propagação de calor por radiação fez com que a temperatura aumentasse , como foi observada a escala termométrica subir gradativamente e atingir determinada temperatura.
3° Experimento 
 Quando se deu inicio ao experimento a lâmpada ficou focada numa determinada posição , de modo que haveria um suporte que serviria de anteparo, para que houvesse acumulo de ar quente dentro do espeço. Depois foi acoplado uma das hélices em cima do suporte com o intuito de fazê-la girar, pela diferença de temperatura e pressão por convecção na parte superior da hélice , que caracteriza 2 ambientes diferentes. 
Conclusão 
 
 Através deste experimentos foi possível constatar que há 3 tipos de propagação de calor :
Conato;
Convecção;
Irradiação
Então é possível observa-las nos experimentos através dos efeitos físicos e no próprio dia-a-dia. 
Bibliografia 
Fundamentos de Física – Volume 2 – 8ª Edição - Halliday, Resnick – Editora LTC /fisica
Wikipédia.com

Continue navegando