Buscar

PROVA FINAL ECONOMIA - 08/06/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação objetiva – individual sem consulta)
Economia – 08/06/2017
1- A teoria marginalista diz que o valor dos bens e serviços produzidos depende da sua utilidade e marginalidade, ou seja, quanto maior o valor agregado tiver um produto em relação a sua concorrência, maior poderá ser seu preço. Desta maneira, os empresários, para maximizar seus lucros, devem:
( ) Vender o máximo possível.
 ( X ) Maximizar a diferença entre a Receita Total e o Custo Total.
( ) Aumentar ao máximo a Receita Marginal.
( ) Ampliar a distinção entre a Receita Marginal e o Custo Marginal.
2- As políticas macroeconômicas implementadas a partir do Estado contam com diversos instrumentos de atuação. Por meio da política monetária, por exemplo, é possível regular a quantidade de moeda em circulação na economia de um país. Se o governo quiser promover o emprego, aumentando a quantidade de moeda em circulação, dever-se-ia adotar mecanismos de política monetária expansiva. Para a execução de uma política monetária expansiva, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Elevar os impostos e reduzir a taxa do depósito compulsório.
( ) Aumentar a taxa do depósito compulsório e aumentar os gastos públicos.
( X ) Reduzir a taxa do depósito compulsório e comprar títulos públicos.
( ) Aumentar a taxa de juros e reduzir a emissão de moeda.
3- A economia é uma ciência social que procura, fundamentalmente, relacionar a produção dos bens e serviços com a satisfação das necessidades de uma coletividade. Por isso, também podemos entender os estudos econômicos por ´´Ciência da Escassez``. A respeito da Economia, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Considera que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
( ) Conceitua como escassos os investimentos públicos voltados à geração de empregos para todos.
( ) Entende como escassos os bens e os serviços destinados ao consumo da população.
( ) Procura entender os motivos da escassez de renda tanto nos países pobres quanto nos países ricos.
4- Dentro de Microeconomia, temos acesso à parte de Ciência Econômica, que está voltada ao estudo do comportamento que ocorre entre os agentes econômicos no mercado. A partir da interação entre demanda (por parte dos consumidores) e oferta (por parte dos produtores), estabelece-se um preço de equilíbrio, bem como se verifica a quantidade adequada de se produzir, de modo que estas atendam às necessidades dos consumidores. Sobre o comportamento da procura (demanda), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Apresenta uma tendência de elevação à medida que os preços se elevam.
( V ) Apresenta uma tendência de queda à medida que os preços elevam.
( F ) Representa o comportamento dos empresários quando colocam seus produtos à venda.
( F ) Representa o comportamento do governo ao cobrar impostos.
5-Para dar conta dos objetivos macroeconômicos, o governo dispõe dos instrumentos de política macroeconômica, que são: a Política Fiscal, a Política Monetária, a Política Cambial, a Política Comercial e a Política de Rendas. Sobre estas políticas, analise as sentenças a seguir:
I-Através da política fiscal, o governo controla a quantidade de moeda na economia. ERRADA
II-Através da política comercial, o governo intervém nas variáveis relacionadas ao comércio internacional, como nas exportações e importações. CORRETA
III-Através da política de rendas, o governo procura redistribuir renda e promover a justiça social. CORRETA
6-Para mensurar a atividade econômica de um país, leva-se em consideração as transações entre bens e serviços finais realizados em um ano. De forma básica, três conceitos são destacados como formas de medir a atividade econômica: o conceito de Produto Nacional (PN), o de Renda Nacional (RN) e o de Despesa Nacional (DP). Sobre estes três conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Produto Nacional (PN).
II-Despesa Nacional (DP).
III-Renda Nacional (RN).
( III ) Esta ótica de medição leva em consideração a soma dos pagamentos feitos aos fatores de produção utilizados para se gerar o produto nacional.
( I ) Na prática, para sua contabilização, basta multiplicar as quantidades produzidas (bens e serviços finais) pelo seu respectivo preço. Depois, basta somar os resultados.
( II ) Esta é a ótica de ´´quem compra``, isto é, corresponde ao gasto realizado pelos agentes econômicos com o produto nacional.
7-O Fluxo Circular de Renda trata de um esquema que serve para resumir a forma como ocorre a inter-relação entre os agentes econômicos, sejam eles unidades de produção, unidades familiares, o setor externo ou o Estado. Considerando os vazamentos e as injeções do Fluxo Circular da Renda, analise as seguintes sentenças:
I-Os vazamentos representam recursos desviados do sistema econômico decorrentes de processos de corrupção política. ERRADA
II-As injeções podem ser os recursos captados no exterior, via empréstimo, para resolver problemas econômicos internos do governo. CORRETA
III-Para evitar crises econômicas, os vazamentos precisam ser substancialmente menores que os gastos do governo e empréstimos do setor bancário. ERRADA
IV-Os vazamentos representam a parcela da renda das famílias não destinadas ao consumo, recursos que podem ser reinjetados na economia quando esta começar a enfraquecer. CORRETA
8-O Balanço de Pagamentos é uma ferramenta contábil que serve para classificar e registrar todas as transações econômicas e financeiras de um país com o resto do mundo. Sobre o BP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Entre essas contas, temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
( V ) Uma dessas contas é a Balança Comercial, que mede os ingressos e as saídas de dólares do país, decorrentes das exportações e importações.
( F ) A Balança de Serviços mede somente a entrada de dólares, decorrentes das importações e exportações de serviços.
( F ) No comércio internacional, se um país gastando menos dólares do que ele arrecada, isso gera um saldo negativo na Balança Comercial.
9-As relações entre os agentes econômicos, empresas e consumidores ocorrem de várias maneiras. Entretanto, a forma como estas relações estão estruturadas dentro do mercado é analisada relevando-se o número de empresas atuantes. Sendo assim, a respeito da Estrutura de Mercado, analise as sentenças a seguir:
I-A Concorrência Perfeita é uma estrutura de mercado na qual o empresário tem muito poder para fixar os preços de seus produtos. ERRADA
II-Na Concorrência Monopolista, costumam ocorrer associações de empresas sob a forma de cartéis. ERRADA
III-Nos Oligopólios, não existem fortes barreiras de entrada no setor, ou seja, é relativamente simples abrir novas empresas neste tipo de mercado. ERRADA
IV-Nos monopólios, a empresa que atua no setor, normalmente, faz uso de campanhas institucionais para salvaguardar a imagem frente aos consumidores e à sociedade. CORRETA
10-É possível identificar, pelo menos, três agentes no processo das atividades econômicas: as empresas, as famílias, o Estado e o resto do mundo. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As empresas: o processo de decisões se dá sob o padrão de comportamento, os desejos e as necessidades básicas do outro agente, as famílias.
( V ) As famílias têm o papel de consumidor, assim, ao adquirir uma mercadoria (bem ou serviço), está referendando sua decisão de compra. Funciona como um voto a favor de uma determinada mercadoria cuja produção depende do empresário.
( V ) O mercado é o local físico, ou não, onde há o processo de compra e venda, em que o comprador adquire os direitos de consumir um produto em troca de dinheiro, fixando um preço à mercadoria trocada.

Continue navegando

Outros materiais