Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604153822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção a saúde da população. Dentre as características do Sistema de Saúde da época e dos objetivos da Reforma Sanitária, assinale a ERRADA:
		
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era socialmente desigual, somente eram garantidos os direitos dos trabalhadores formais e o restante da população não tinha acesso, mantendo a desigualdades de direito.
	
	A Reforma Sanitária lutou para que houvesse a descentralização da gestão administrativa e financeira e o controle social das ações de saúde.
	
	A Reforma Sanitária foi uma luta pelo direito à saúde a toda a população brasileira, independente de contribuição, para que a população tivesse acesso as ações preventivas e ou curativas.
	 
	Antes da Reforma Sanitária as pessoas que não trabalhavam formalmente não estavam cobertas por todas as políticas de saúde e só tinham direito a assistência hospitalar em casos de extrema necessidade.
	
	Antes da Reforma Sanitária o sistema de saúde era excludente, pois o acesso as ações e aos serviços de saúde só eram garantidos as pessoas ligadas formalmente ao trabalho ¿ empregadores e empregados(e seus dependentes) que contribuíam mensalmente para previdência social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604153820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde - Declaração de Alma-Ata, aconteceu no final da década de 70 que teve como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa conferência enfatiza alguns aspectos fundamentais, EXCETO:
		
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	 
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, devendo o Estado adotar políticas públicas saudáveis sem a participação da população no planejamento e execução dos cuidados de saúde.
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	Responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604153812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A promoção da saúde, como vem sendo entendida nas últimas décadas, representa uma estratégia promissora para enfrentar os diversos problemas de saúde que afetam as populações. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como produto final uma Carta de intenção, que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das ideias de promoção da saúde em todo o mundo, essa Carta define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Assinale qual Conferência produziu essa Carta.
		
	
	Sundsval
	
	Alma Ata
	
	Jakarta
	 
	Ottawa
	
	Adelaide
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604154017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
		
	
	A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
	
	Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos
	 
	Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
	
	Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
	
	Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604153639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As teorias de enfermagem surgiram nos Estados Unidos com base na necessidade de descrever, explicar, predizer e controlar fenômenos. A teoria que engloba as leis gerais que regem os fenômenos universais e afirma que a enfermagem é um serviço a ser prestado ao ser humano e assim, previnir estados de desequeilíbrios perla assist~encia ao ser humano nas suas necessidades básicas, é:
		
	
	a) Teoria de Dorothea Orem
	 
	Teoria de Wanda de aguiar Horta
	
	Teoria de Hildegard Peplau
	
	Teoria de Callista Roy
	
	Teoria de Imogene King

Outros materiais