Buscar

A IMPORTÂNCIA INTEGRAÇÃO FAMILA ESCOLA TCC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA INTEGRAÇÃO FAMILA ESCOLA
Graduação em Pedagogia
Bianca Aparecida Ramos
Livre Oficio Itajubá 2017
A IMPORTÂNCIA INTEGRAÇÃO FAMILA ESCOLA
Relação entre família escola, importância dessa integração no ensino-aprendizagem dos docentes.
De que forma a educação pode ter a contribuição da família para a formação de seus docentes, sem que sejam marcados por situações de indisciplinas?
Problema
Esse trabalho vem com intuito de mostrar a importância da família na escola e procurar delinear o porque de vivenciarmos a dificuldade que pais tem em acreditar em mestres da educação. 
Apesar deste tema ser explorado por diversos pesquisadores, percebe-se que tal problemática envolve não só a família, mas de certa forma todos segmentos da escola, isto é, alunos, pais, professores, o próprio coordenador pedagógico e demais mestres da educação envolvidos com a comunidade escolar.
Objetivos
O trabalho vem como objetivo de alcançar essa importância de integração das famílias na educação, visando informar que é essencial no processo de aprendizado dos docentes. 
Apresentar a Importância da Família no meio Educacional.
Apresentar as questões de indisciplina dos alunos em sala de aula.
Ressaltar que os alunos são os reflexos da forma que foram educados pelos pais.
No percorrer dos anos o convívio das famílias nas escolas vem se dificultando cada vez mais, as mudanças são simultâneas, estruturas familiares estão influenciando no comportamento de seus filhos, as ocorrências de indisciplinas estão presentes em salas de aulas. Vasconcelos (2000) não fala em motivo, no singular, mas sim, motivos, no plural, classificando-a em cinco grandes níveis: Sociedade, Família, Escola, Professor e Aluno. 
7
A falta de limites se desenvolve através da permissão de certos comportamentos inadequados, não de acordo com aquilo que a sociedade considera como normal, (TIBA 1996). Muitos pais por falta de tempo, acabam deixando seus filhos sobre responsabilidade de pessoas despreparadas para exercer a função de educá-las durante sua ausência.
Este trabalho tem como objetivo alcançar o que foi proposto, será direcionado através de pesquisas bibliográficas, autores que defendem este tema, artigos de revistas, paginas de internet entre outros e desta forma tendo embasamento teórico farei minhas considerações. Pesquisar toma ai contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se . (DEMO, 2003, P.16)
Metodologia
Considerações Finais
A situação abordada no trabalho é algo muito complexo. A estrutura familiar reflete totalmente no comportamento do filho quando ele vai pra escola. A situação da escola é muito delicada, pois a ela é atribuída a obrigação não só de ensinar, mas também de educar. Os profissionais do ambiente escolar se veem de mãos atadas, pois é impossível que isso aconteça, ainda mais pelo fato de haver diversas estruturas familiares existentes no espaço escolar, cada qual com suas manias, seus costumes, seus modos de vida, seus dramas próprios. 
Infelizmente, as mudanças sociais e econômicas ocorridas na sociedade, diante do grande desenvolvimento tecnológico, fez com que a mãe necessitasse sair de casa para ajudar no orçamento doméstico. Muitos filhos não possuem mais os referenciais de pai e mãe, pois muitos desses, como forma de compensar suas ausências, acabam que aceitando o comportamento hostil de seus filhos.
Nos locais em que for possível o estabelecimento de aliança entre família e escola, certamente a situação comportamental dos alunos será outra, pois os pais estarão presentes dentro da escola para acompanharem seus filhos e ao mesmo tempo poderão deixar-se envolver em atividades as quais os ensinarão com cada situação vivenciada.
Referencias 
DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores associados, 2003.
TIBA, Icami, Disciplina: O limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando