Buscar

Química dos Materiais avaliando

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603419587)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	 
	Cerâmicas;
	
	Materiais avançados.
	
	Polímeros;
	
	Compósitos;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603419674)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603419670)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603419673)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603420068)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
		
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603419669)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂOestá correta.
		
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603420069)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção:
		
	
	formação estrutural e geometria
	
	todas as opções estão erradas
	
	somente a estrutura de formação
	 
	composição, estrutura e processamento
	
	formatação e processamento
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603419812)
	 Fórumde Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
		
	 
	metal
	
	compósito
	
	cerâmico ou compósito
	
	metal ou compósito
	
	polímero ou cerâmico
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603419719)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária.
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
 
		
	
	0,47
	
	0,87
	
	0,70
	 
	0,74
	
	1,00
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603419663)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
		
	
	12
	
	3
	
	6
	
	2
	 
	8
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603419660)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?
		
	
	8
	
	9
	 
	2
	
	6
	
	4
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603419991)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
		
	
	Ferro (alfa)
	 
	Molibdênio
	
	Cromo
	
	Tungstênio
	 
	Tântalo
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603419564)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	polimorfos
	 
	cristalinos
	
	cristalográficos
	
	amorfos
	
	semi-cristalinos
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603419994)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em alguns elementos químicos, geralmente utilizados como condutores elétricos, existe um tipo de ligação na qual os átomos compartilham os elétrons, originando literalmente uma nuvem de elétrons que, quando influenciada pela aplicação de um campo elétrico, origina o que denominamos de corrente elétrica.
Como relação a ligação atômica entre os átomos dos elementos químicos mencionados, PODEMOS identificá-la como:
		
	 
	Iônica
	 
	Metálica
	
	Covalente
	
	Nuclear
	
	Van der Waals
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603419996)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um material cristalino é aquele que apresenta a nível atômico regularidade na disposição dos átomos, originando o que se denominou de reticulado cristalino, que , por sua vez, assume 14 combinações conhecidas como Rede de Bravais.
Considerando as figuras representadas por (1), (2) e (3), identifique a opção que MELHOR as representa.
	
		
	
	(1) Ortorrômbico de Face Centrada; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico Simples.
	 
	(1) Ortorrômbico Simples; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	(1) Hexagonal Simples; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	(1) Cúbico de Face Centrada; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	(1) Ortorrômbico de Corpo Centrado; (2) Ortorrômbico Simples e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603419989)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao se iniciar o estudo de Ciência dos Materiais, nos surpreende a revelação de que alguns materiais, em especial os metais, apresentam grande ordenação à nível atômico, originando células cúbicas, como exemplificado na figura da questão. 
Considerando a tabela a seguir, identifique a que metal pertence a célula unitária da figura anterior.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Ferro (alfa)
	CCC
	0,1241
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Molibdênio
	CCC
	0,1363
		
	
	Ferro (alfa)
	 
	Molibdênio
	
	Cobre
	
	Cobalto
	
	Cromo
	
	 1a Questão (Ref.: 201603419874)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
		
	
	É uma lei com comportamento não-linear
	
	Sua validade está restrita aos materiais metálicos
	 
	Sua validade está condicionada ao regime plástico
	 
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	
	Não há restrições quanto aos regimes elástico ou plástico
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603419733)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre =E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
		
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	 
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603419818)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material,enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade.
	
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo.
	
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B.
	 
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603419819)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Utilizando a difração por raio-X, podemos diferenciar um material cristalino de um material amorfo, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do material de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material, revelando a natureza do material cristalino; já o material amorfo não apresenta os picos.
Entre os materiais listados nas respostas a seguir, qual apresenta padrão cristalino EM TODA A SUA ESTRUTURA.
		
	
	Madeira.
	 
	Poliestireno.
	
	Borracha.
	
	Água.
	 
	Aço.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603419963)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As forças que atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seção transversal tende a girar em relação às outras são denominadas de:
		
	
	Ruptura
	
	Flexão
	 
	Torção
	
	Compressão
	
	Cisalhamento
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603419536)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603419732)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603419861)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale
		
	
	84,5
	
	84.500
	
	0,2
	 
	20
	
	2,0
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201603419746)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em Engenharia de Materiais é muito comum a utilização de diagramas de fase, que são simplesmente representações gráficas onde estão presentes as fases em equilíbrio da substância analisada em função da temperatura, pressão, composição e até mesmo intensidades de campos elétricos/magnéticos. Para expressar esta informação como uma figura plana de fácil assimilação, mantém-se um ou mais parâmetros constante (geralmente a pressão ou a composição).
Com relação ao diagrama exposto a seguir, onde em um eixo imaginário vertical tem-se temperatura e no eixo imaginário horizontal, tem-se composição, PODEMOS AFIMAR:
 
 
 
 
		
	
	A composição C corresponde ao hipo-eutético.
	 
	No resfriamento da composição A, há coexistência de três fases.
	
	No resfriamento da composição D, não há coexistência de duas fases.
	
	A composição B corresponde ao hiper-eutético.
	 
	A composição C corresponde ao eutético.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603419956)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As Regras das Fases permitem identificar o número de fases microscópicas associadas a determinada condição de estado, fator importante para saber ler e interpretar Diagramas de Equilíbrio. Nessa abordagem, assinale a alternativa correta com a relação a característica de uma Fase:
		
	
	A interação de duas Fases favorece uma nova propriedade sem diferenciação
	 
	As propriedades do material alteram-se em função da forma e distribuição das fases
	
	A condição de estado não considera a temperatura e pressão
	 
	A temperatura, pressão e outras variáveis não descrevem a natureza do material
	
	A composição química e microestrutura são aspectos inexistentes
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603419836)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que indica corretamente a diferença entre Ferro Fundido e Aço
		
	
	Ferro fundido tem teor até 10,5% de carbono.
	 
	O teor de cementita no aço é maior que 15%.
	
	Aço tem teor de 2,0 % até 4,0%.
	 
	Aço tem teor até 2,0% de carbono.
	
	Ferro fundido tem teor de 4,0% até 8,5%.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603420074)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual sistema corresponde aos dois componentes formando uma única solução sólida em qualquer composição, ou seja, há solubilidade total em qualquer proporção de soluto?
		
	
	sistema binário eutetóide
	
	sistema binário único
	
	sistema binário eutético
	 
	sistema binário isomorfo
	
	sistema binário do déficit
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603419797)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A utilização das ligas Eutéticas têm uma relevante importância para a indústria de eletrônicos. Podemos exemplificar, a utilização de solda branca proveniente da composição entre determinados elementos que formam a sua liga. Outra característica importante, trata da velocidade em que a solda muda de estado físico (da fase líquida e se transforma em fase sólida), conforme a finalidade de aplicação poderá ser considerada uma desvantagem. Assinale a alternativa correta sobre os elementos da liga:
		
	
	Na solda branca não é uma liga característica do sistema binário
	
	Na solda branca não existe elemento de formação da liga
	
	A mudança de estado físico não ocorre neste tipo de solda
	
	A liga somente tem na composição o Sn
	 
	A liga é constituída na composição com a maior presença de Pb-Sn
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603420075)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Complete a frase abaixo com a alternativa correta: "Em baixas temperaturas, quanto___________ o tamanho de grão (TG) maior a resistência mecânica. Já em altas temperaturas, quanto ___________ o TG maior a resistência. "
		
	 
	menor; maior
	
	maior; menor
	
	menor; menormais alto ; mais baixo é
	
	maior; maior
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603419691)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	 
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação.
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.
	 
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603419627)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.

Continue navegando