Buscar

AVALIANDO PENAL III

Prévia do material em texto

Os réus acertaram a prática de um crime de roubo em determinado Banco 24 Horas, portando armas de fogo e usando fantasias que impedissem seu reconhecimento. Ao chegarem ao local e ainda dentro do veículo, suspeitaram da presença da polícia. Sem pensar duas vezes e de forma precipitada, acabaram por fugir, embora tenham sido capturados. Neste caso, os réus, exclusivamente ao crime de roubo: (Promotor de Justiça BA 2001).
		Quest.: 1
	
	
	
	
	não devem ser responsabilizados, já que presente o arrependimento eficaz ou a desistência voluntária indiferentemente.
	
	
	não devem ser responsabilizados, já que presente o arrependimento eficaz.
	
	
	devem responder pelo crime de roubo tentado.
	
	
	não devem ser responsabilizados, uma vez que ainda estavam na fase da prática de atos preparatórios.
	
	
	não devem ser por ele responsabilizados, mas sim por furto tentado, uma vez que as armas não foram utilizadas na prática do crime.
	
	
		2.
		Com referência às infrações penais contra a dignidade sexual, assinale a opção correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O crime de satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente consuma-se com dolo genérico, não se exigindo o chamado especial fim de agir.
	
	
	Segundo entendimento do STJ, após a Lei n.º 12.015/2009, o crime de corrupção de menores passou a ser material, ou seja, é exigida prova do efetivo corrompimento do menor.
	
	
	No estupro, se da conduta resultar lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver menos de dezoito anos de idade, aplicar-se-á causa especial de aumento de pena.
	
	
	Caso o delito de violação sexual mediante fraude seja cometido com o fim de obtenção de vantagem econômica, o infrator sujeitar-se-á também à pena de multa.
	
	
	No assédio sexual, o fato de a vítima ter menos de dezoito anos de idade qualifica o crime, razão pela qual as penas desse delito estarão majoradas em seus limites abstratamente cominados.
	
	
		3.
		XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Odete é diretora de um orfanato municipal, responsável por oitenta meninas em idade de dois a onze anos. Certo dia Odete vê Elisabeth, uma das recreadoras contratada pela Prefeitura para trabalhar na instituição, praticar ato libidinoso com Poliana, criança de 9 anos, que ali estava abrigada. Mesmo enojada pela situação que presenciava, Odete achou melhor não intervir, porque não desejava criar qualquer problema para si. Nesse caso, tendo como base apenas as informações descritas, assinale a opção correta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Odete pode ser responsabilizada pelo crime de omissão de socorro, previsto no Art. 135, do CP, verbis: "Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública".
	
	
	Odete não pode ser responsabilizada penalmente, embora possa sê-lo no âmbito cível e administrativo.
	
	
	Odete pode ser responsabilizada pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no Art. 217-A do CP, verbis: ¿Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos¿.
	
	
	Odete pode ser responsabilizada pelo crime descrito no Art. 244-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente, verbis: "Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual".
	
	
		4.
		XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO. Modificada Lúcia, objetivando conseguir dinheiro, sequestra Marcos, jovem cego. Quando estava escrevendo um bilhete para a família de Marcos, estipulando o valor do resgate, Lúcia fica sabendo, pela própria vítima, que sua família não possui dinheiro algum. Assim, verificando que nunca conseguiria obter qualquer ganho, Lúcia desiste da empreitada criminosa e coloca Marcos dentro de um ônibus, orientando-o a descer do coletivo em determinado ponto. Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Lúcia não praticou crime algum, pois beneficiada pelo instituto do arrependimento eficaz.
	
	
	Lúcia deve responder pelo delito de extorsão mediante sequestro em sua modalidade consumada.
	
	
	Lúcia deve responder pelo delito de sequestro ou cárcere privado, apenas.
	
	
	Lúcia não praticou crime algum, pois beneficiada pelo instituto da desistência voluntária.
	
	
	Lúcia terá sua pena diminuída em decorrência do arrependimento posterior.
	
	
		5.
		X EXAME DE ORDEM UNIFICADO José e Maria estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Maria, com todas as portas e janelas trancadas, José abriu o registro do gás de cozinha. Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com o cheiro forte que vinha do apartamento de Maria, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, José e Maria sofreram lesões corporais de natureza grave. Com base na situação descrita, assinale a afirmativa correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	José responde por tentativa de homicídio e Maria por instigação ou auxílio ao suicídio.
	
	
	José e Maria respondem por tentativa de homicídio.
	
	
	José responde por lesão corporal grave e Maria responde por nada, pois sua conduta é atípica.
	
	
	José e Maria respondem por instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
	
	
	José e Maria respondem por tentativa de instigação ou auxílio ao suicídio, em concurso de agentes.
		Sobre o crime de estelionato, é CORRETO dizer:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	O crime estará consumado apenas com a ocorrência da vantagem do agente.
	
	
	Será privilegiado o crime cometido em detrimento de entidade de direito público.
	
	
	A reparação do dano, a restituição e a apreensão do objeto material, excluindo ou reduzindo o prejuízo da vítima, excluem o delito.
	
	
	O estelionato só é punível a título de dolo, que consiste na vontade de enganar a vítima, dela obtendo vantagem ilícita, em prejuízo alheio.
	
	
		2.
		Dois indivíduos, previamente ajustados, saem de um supermercado, com mercadorias, sem passar pelo caixa, vindo um deles a ser preso em flagrante no estacionamento do supermercado, com parte das mercadorias, enquanto seu comparsa consegue fugir com o restante das mercadorias. Com relação à situação apresentada, é correto afirmar que o indivíduo preso em flagrante:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	não responderá por qualquer ilícito, pois a hipótese configura crime impossível.
	
	
	responderá por furto qualificado consumado.
	
	
	responderá por furto privilegiado.
	
	
	responderá por furto qualificado tentado.
	
	
		3.
		O agente NÃO será punido por tentativa de homicídio doloso quando: (OAB/MG DEZ.2004. modificada)
		Quest.: 3
	
	
	
	
	embora o agente não soubesse, efetua disparos contra pessoa que morrera minutos antes de enfarto agudo do miocárdio.
	
	
	ocorrer o arrependimento posterior.
	
	
	na tentativa branca de homicídio
	
	
	querendo matar a vítima, utiliza meio eficaz para a consumação do crime.
	
	
	na tentativa imperfeita de homicídio.
	
	
		4.
		Sobre a falsidade documental, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O crime de falsa identidade, quando elemento de crime maisgrave, é sempre absorvido por este;
	
	
	Quem falsifica documento e depois o utiliza responde por falsificação e uso em concurso material;
	
	
	O funcionário público que, por negligência, concorre para o licenciamento de veículo remarcado, responde por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na forma majorada;
	
	
	O particular que solicita ao médico a emissão de atestado falso não responde pelo delito previsto no art. 302, do CP, por ser crime próprio;
	
	
		5.
		.Em que circunstância o crime de injúria admite a exceção da verdade?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A exceção da verdade não será admitida em crime de injúria em nenhuma circunstância, porquanto incompatível com tal delito
	
	
	A exceção da verdade será admitida em crime de injúria quando ocorrer o perdão judicial
	
	
	A exceção da verdade será admitida em crime de injúria desde que não tenha siso praticada com violência ou vias de fato
	
	
	A exceção da verdade será admitida em crime de injúria quando houver retorsão imediata
	
	
	A exceção da verdade será admitida em crime de injúria se o ofendido for funcionário público

Continue navegando