Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR descumprimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
ALUNA: Michele Aparecida Barbosa
RA: 1506471
CURSO: Serviço Social
TURMA: 2015
POLO: Taquaritinga – SP
Palestra Informativa sobre as Condicionalidades do Programa Bolsa Família
A palestra aconteceu no dia 03/04 do corrente ano, no CRAS Rodolpho Corradini na cidade de Guariba, e teve como público as famílias em descumprimento do Programa Bolsa Família.. A palestra foi ministrada pela Psicóloga do PAIF (Serviço Proteção Integral à Família), Amanda Fernandes de Brito.
	O objetivo da palestra foi transmitir para as famílias as condicionalidades do Programa Bolsa Família e a importância do cumprimento das mesmas. 
	A palestrante iniciou falando das condiconalidades: Educação e Saúde
Educação:
As condicionalidades de educação estão relacionadas a frequência escolar, é preciso que as crianças e adolescentes frequentem a escola. E a escola é responsável pelo registro da frequência.
As famílias tem o dever de:
Matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em estabelecimento regular de ensino;
Garantir a frequência escolar de no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo, informando sempre à escola em casos de impossibilidade do comparecimento do aluno à aula e apresentando a devida justificativa;
Outro dever da família é informar sempre que houver uma mudança de escola. A família deve se dirigir ao programa Bolsa Família e comunicar a alteração para que tudo seja registrado e seja feito o acompanhamento efetivo da frequência escolar.
Saúde:
As gestantes e nutrizes devem ser inscritas no pré-natal e comparecer com o cartão de gestante as consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.
Os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos devem:
Levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde;
Levar a criança às unidades de saúde, portanto o cartão de saúde da criança, para a realização do acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme calendário mínimo do Ministério da Saúde.
A gestão das condicionalidades é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) de forma articulada com o Ministérios de Educação Saúde. No município o acompanhamento e controle é feito pelas secretarias de assistência social, saúde e educação de forma articulada. Essas condicionalidades são controlas com esses parceiros que são o Bolsa Família na Saúde e Bolsa Família na Educação e que ajudam no cumprimento das condições exigidas pelo programa. Esses parceiros é que registram todas as informações de saúde e educação dos integrantes da família e a partir desses dados é que é feita a gestão das condicionalidades. Caso uma condicionalidade seja descumprida, surgem logo as repercussões que provocam as atividades de gestão referentes a advertência, cancelamento, suspensão ou bloqueio dos benefícios.
A palestrante encerrou tirando algumas dúvidas que surgiram no decorrer da palestra e em seguida foi servido um coffe e houve a entrega dos certificados.

Continue navegando