Buscar

previdenciario7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Previdenciário
Carla Veloso
Aula 7
ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS
Reconhecer os fundamentos da proteção, as espécies de acidente do trabalho, a empresa e sua responsabilidade com a segurança do trabalhador, os sujeitos protegidos e as prestações acidentárias.
2
Segundo o art. 19 da Lei 8.213/91, acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho pelos segurados referidos no art. 11, VII, desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, ou perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
3
Está regulamentado nos arts. 7º, XXVIII, e 201, I e § 10, da CRFB/88; e arts. 19 a 23 da Lei 8.213/91.
4
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL : 
HIPÓTESES
O acidente típico - também chamado de acidente do trabalho stricto sensu, é, nas palavras de Hertz Costa, “acontecimento brusco, repentino, inesperado, externo e traumático, ocorrido durante o trabalho ou em razão dele, que agride a integridade física ou psíquica do trabalhador.” 
5
Lei 8.213/91 traz o conceito legal de acidente do trabalho típico:
“Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”
6
DOENÇAS OCUPACIONAIS
As doenças ocupacionais subdividem-se em doenças profissionais e doenças do trabalho.
7
DOENÇAS PROFISSIONAIS
As doenças profissionais consistem naquelas enfermidades vinculadas à profissão em si, e não à forma como a atividade é realizada.
Nestes casos, há presunção absoluta da existência de nexo causal entre a doença e o trabalho, de forma que basta a prova da prestação do serviço e do acometimento da doença profissional.
8
DOENÇA DE TRABALHO
Também chamadas mesopatias e moléstias profissionais atípicas, as doenças do trabalho, diferentemente, não estão necessariamente ligadas à profissão.
Seu aparecimento decorre da forma em que o trabalho é prestado ou das condições específicas do ambiente de trabalho!
9
ACIDENTE DE TRAJETO
Os acidentes de trajeto, também chamados “acidentes in itinere”, estão regulamentados no art. 21 da Lei 8.213/91:
“Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para os efeitos desta Lei: 
10
IV – o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho: 
d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.”
11
CONCAUSAS
Desde o Decreto-lei nº 7.036/44 admite-se em nosso ordenamento a teoria das concausas. A Lei nº 8.213/91 traz em seu artigo 21 previsão expressa neste sentido:
“Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para os efeitos desta Lei:
12
I – o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para a redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação.” 
13
CONCAUSA
As causas preexistentes não eliminam o nexo causal. Desta forma, as condições pessoais de saúde do empregado vítima de acidente de trabalho não excluem a responsabilidade da empregadora. 
14
O mesmo se dá com as causas supervenientes, mesmo que concorram para o agravamento da situação clínica. Assim, se o empregado acidentado não for socorrido a tempo, perdendo, por esta razão, muito sangue, e vindo a falecer, esta causa superveniente, muito embora concorrente, não eximirá a responsabilidade do empregador.
15
COMPETÊNCIA
Competência para apreciar os litígios de acidente do trabalho. Compete à Justiça estadual o julgamento de ações indenizatórias relativas a benefícios devidos pelo INSS (auxílio-doença acidentário, auxilia-acidente e aposentadoria por invalidez acidentaria).
16
DANOS MORAIS E MATERIAIS
A competência para julgamento das ações de indenização por dano moral e material, decorrentes de acidente do trabalho, dirigidas aos empregadores em virtude de culpa (subjetiva) ou dolo, nos termos do art. 7º, XXVIII da CRFB/88 (EC 45/2004), é da Justiça do trabalho – S. 501, STF.
17
PREVENÇÃO DOS TRABALHADORES
O sistema jurídico prevê alguns instrumentos estratégicos como prevenção dos trabalhadores como:
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado na NR – 9, da Portaria MTE 3.214/78;  
18
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, prevista no art. 163 da CLT e regulamentada na NR-5 da Portaria MTE 3.214/78;
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho, prevista no art. 162 da CLT e regulamentada na NR-4 da Portaria MTE 3.214/78.
19
COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
A previsão é feita no art. 22 da Lei 8.213/91.
20
SUJEITOS 
Os segurados empregados (inclusive os domésticos - Art. 19 da Lei 8.213/91 com redação da LC150/2015), trabalhadores avulsos e os segurados especiais.
21
BENEFÍCIOS 
1 – INCAPACIDADE TEMPORÁRIA TOTAL/PARCIAL – AUXÍLIO DOENÇA ACIDENTÁRIO
2 – DEFINITIVA/PARCIAL – AUXÍLIO ACIDENTE
22
3- PERMANENTE/TOTAL – APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ACIDENTÁRIA
23
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
CARLA VELOSO
ATIVIDADE
ATIVIDADE
Joana é professora em uma universidade e durante o período de férias sofreu um acidente e fraturou o pé direito. Em razão deste fato ficou afastada para tratamento por quatro meses e precisou ingressar com benefício previdenciário. 
25
	O INSS concedeu auxílio doença, mas ela acredita que esta errado por na verdade houve um acidente de trabalho. A empresa e o INSS disseram que não havia erro nenhum, tendo em vista que a fratura ocorreu nas férias e não houve acidente de trabalho. Responda: Analisando o caso concreto esclareça se Joana sofreu ou não acidente de trabalho?
26
RESPOSTA :
Joana não sofreu acidente de trabalho. A fratura ocorreu nas férias e por isso não foi acidente de trabalho.
27

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando