Buscar

cotidiano de um pedagogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prática cotidiana de um profissional em pedagogia.
 O pedagogo é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativo. Atende a demanda sócio-educativo,trabalho relacionado a educação formal ou informal, sua atuação abrange instituição educacionais hospitais,ONGs, empresas,teatro,sindicatos,museus,órgãos centrais,mídia esporte e varias outras partes. O professor constrói seu perfil profissional numa sociedade globalizado, avanço cientifico -tecnológico induz novos saberes, habilidade e atitude que possibilidade dialogar e intervir na formação educacional, o eixo central na formação do docente é a mudança,processo continuo e permanente na aprendizagem, valorização do conhecimento e experiência dos alunos analisa problemas, busca soluções, a curiosidade a flexibilidade mental para novas formas de conflitos.
 Já a pedagogia é a ciência da teoria e da pratica na educação, estudo sistemático da educação no campo de conhecimento, componente integrante da atividade humana.Inerente ao conjunto dos processos sócias estudo sistemático sobre o sistema educativo relacionado as questões de ensino e aprendizagem.Os objetivos educacionais tem função de formar sujeitos conscientes, críticos e responsáveis. Já a didática é o estudo de técnica de ensino em todos seus aspectos práticos e operacionais, o principais objetos do estudo, pois é o ensino de aprendizagem, mas a metodologia são formas de como o professor ministra suas aulas.
 Podemos afirmar que o principal papel do pedagogo é melhorar a qualidade do ensino, partindo da premissa de que a educação ocorre em toda parte e todos os dias. É muito importante que o professor desenvolva em sua rotina, dentro do espaço de educação infantil atividades educativa. O jogar e brincar faz parte do cotidiano das crianças. A educação infantil tem o papel essencial no desenvolvimento do processo da alfabetização sendo que o professor é um mediador, podemos dizer que o processo inicia-se antes de a criança começar a escrever. O professor é  preciso trazer a vontade de lecionar para junto de seus aluno , conseguindo assim conquistar seus corações estimulando-os cada vez mais para uma aprendizagem mais eficaz, deve ter consciência deste papel e saber como sua postura irá influenciar seus alunos, para cada vez mais aperfeiçoar-se nas questões éticas e até mesmo profissionais.
 A aprendizagem esta relacionado a educação que é um processo de conhecimento e habilidades são adquiridos por resultados de estudo e experiência. A avaliação é uma das principais formas de verificar o caminho que o aluno está seguindo, podendo descobrir suas reais dificuldades e necessidades, podendo interferir quando preciso, que esta associada á determinação dos objetivos.
 O exercício da profissão de Pedagogo pautar-se-á: no respeito, na dignidade e na integridade do ser humano, objetivando o desenvolvimento harmônico do Ser e dos seus valores, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória da educação. A pedagogia é identificada em sua dimensão funcional, como vinculo organizado entre as funções de ensinar e aprender. Professor e é considerado como um apoio educacional.

Outros materiais