Buscar

Atividade de Teoria da contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de questões de Teoria da Contabilidade
“
1)Poderíamos dizer que a origem da Contabilidade está ligada diretamente à origem histórica do homem? Explique!
Alguns autores colocam a origem da contabilidade no mesmo momento em que o homem começa a identificar formas de registros e escritas primitivas, entretanto, o consenso maior é de que dataria de pelo menos 4.000 AC.
Vários autores concordam em colocar a origem da contabilidade por volta de 4.000 anos A.C., entretanto não seria exagero colocar sua origem consoante a origem histórica do homem. Porém, vale frisar que esta origem se dá em um sentido primitivo da contabilidade, talvez, nem mesmo considerando no aspecto de escrituração simples, mas no fato de que o homem ao tentar se expressar em suas primeiras inscrições em pedra, madeira, etc. já estaria esboçando o início da contabilidade ao tentar inventariar, de alguma forma, os resultados de sua caça e pesca, rebanhos, fardos de alimentos, instrumentos de caça e pesca e outros bens quantitativo.
2)Para Iudícibus, Marion e Faria (2009), ainda que a Contabilidade existisse desde o princípio da civilização, em que século surgiu a fase lógica-racional ou pré-científica da Contabilidade?
Para Iudícibus, Marion e Faria (2009), ainda que a Contabilidade existisse desde o princí pio da civilizaç ã o, ela passou por um desenvolvimento muito lento ao longo dos sé culos e somente em torno do sé culo XV (com presenç a relevante no sé culo XIII), isto é , praticamente apó s 5.500 anos (partindo-se da hipó tese de que ela existe desde 4.000 a.C.), é que a Contabilidade atinge um ní vel de desenvolvimento notó rio, sendo chamada de fase ló gica-racional ou até mesmo a fase pré -cientí fica da Contabilidade.
3)Para Iudícibus (2010), porque é fácil de entender, passando pela cima da Antiguidade, o motivo do florescimento da Contabilidade como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras?
Para Iudícibus (2010), é fácil de entender, passando por cima da Antiguidade, por que a Contabilidade teve seu florescer, como disciplina adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, mormente a partir do século XIII até o início do século XVII. Estas cidades representaram o que de mais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes.
4)Cite qual a mais notável das contribuições do livro de Luca Pacioli.
Conforme Iudícibus, Marion e Faria (2009), Luca Pacioli publicou, em Veneza, a Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, em 1494, texto no qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, talvez a primeira exposição sistemática e completa dos procedimentos contábeis as partidas dobradas de que se tem notícia (embora alguns autores chineses recentes defendam que as partidas dobradas já eram praticadas na China antes do que na Itália, e que os italianos teriam aprendido com eles – o que não tira os méritos da obra de Pacioli).
Uma das contribuições mais notáveis do livro de Luca Pacioli foi sua apresentação da Contabilidade por partidas dobradas. Embora não fosse inventada por Pacioli, recebeu o mais extenso tratamento até então. A noção de Contabilidade por partidas dobradas já se esbo- çara no Liber abaci, de Fibonacci, e aparecera em um livro publicado em torno de 1305 pela filial londrina de uma empresa italiana. Qualquer que seja sua origem, essa inovação revolucionária nos métodos contábeis teve importantes consequências econômicas, comparáveis à descoberta da máquina a vapor trezentos anos depois. (Iudícibus, Marion e Faria, 2009)
5)Qual a corrente doutrinária da Escola Européia cujo precursor foi o brasileiro Antônio Lopes de Sá?
NEOPATRIMONIALISMO – precursor: Antonio Lopes de Sá
6)Para Iudícibus (2010), a Escola Européia estaria envolta de alguns problemas que posteriormente 
levaria a dar lugar para a Escola Americana de Contabilidade. Cite dois destes problemas ou críticas. 
1. Na relativa falta de pesquisa indutiva sobre a qual efetuar generaliza- ções mais eficazes; 2. Em se preocupar demasiadamente com a demonstração de que a Contabilidade é ciência, quando o mais importante é conhecer bem as necessidades informativas dos vários usuários da informação contábil e construir um modelo ou sistema contábil de informação adequado; 3. Na excessiva ênfase na teoria das contas, isto é, no uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade, necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial; 4. Na falta de aplicação de muitas teorias expostas; 5. Na queda de nível de algumas das principais faculdades superpovoadas de alunos, com professores mal remunerados, dando expansão mais à imaginação do que à pesquisa séria de campo e de grupo.
7)Ainda segundo o autor, a escola americana apoia-se em uma sólida base para a evolução da 
Contabilidade. Cite dois deles!
1. O grande avanço e o refinamento das instituições econômicas e sociais; 2. O investidor médio deseja estar permanentemente bem informado, colocando pressões não percebidas no curtíssimo prazo, mas frutíferas no médio capítulo 1 • 17 e longo prazos, sobre os elaboradores de demonstrativos financeiros, no sentido de que sejam evidenciadores de tendências; 3. O governo, as universidades e os institutos de contadores empregam grandes quantias para pesquisas sobre princípios contábeis; e 4. O Instituto de Contadores Públicos Americanos é um órgão atuante em matéria de pesquisa contábil, ao contrário do que ocorre em outros países; 5. Mais recentemente, a criação do Financial Accounting Standards Board (Fasb) e, há muitos anos, da SEC (a CVM deles), tem propiciado grandes avan- ços na pesquisa sobre procedimentos contábeis.
8) Para Schmidt (2000) a Contabilidade brasileira poderia ser dividida em dois grandes momentos. Quais são estes dois momentos?
Para Schmidt (2000) a Contabilidade brasileira poderia ser dividida em dois grandes momentos, o período que vai desde o Descobrimento do Brasil até o ano de 1964, e o período que se inicia em 1964, quando foi introduzido um novo método de ensino da Contabilidade no país.
9) A legislação contábil brasileira, no que se refere às demonstrações contábeis que devem ser publicadas todo ano, principalmente para as sociedades de capital aberto, é uma das piores e menos evoluídas do mundo. Você concorda com essa afirmação? Explique!
Não. Com membros de diversas entidades relevantes à Contabilidade no Brasil, e que vem divulgando alguns pronunciamentos relevantes e que estão se tornando Instruções da CVM e Normas Brasileiras de Contabilidade. O Banco Central e a Receita Federal também têm tido atuação nas legislações contábeis
10) A partir de que ano foi constituído o CPC?
A partir de 2007, com a promulgação da Lei 11.638, que veio alterar em alguns aspectos a Lei 6.404/76, a Lei das Sociedades por Ações, foi constituído o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)

Continue navegando