Buscar

MATEMATICA FINANCEIRA UNIDADE 1

Prévia do material em texto

MÓDULO – MATEMÁTICA FINANCEIRA– unidade 1
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TÓPICO 1 – CONCEITOS BÁSICOS E SIMBOLOGIA
A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.
PAG. 3
TÓPICO 1 – CONCEITOS BÁSICOS E SIMBOLOGIA
Capital - Capital ou Principal é valor de uma quantia em dinheiro "na data zero", ou seja, no inicio de uma aplicação. 
Juros - Os juros são a remuneração paga pelo uso do dinheiro. Pode ser tanto o rendimento de uma aplicação quanto o juro a ser pago em um financiamento.
Taxa de juros - A taxa de juros representa a razão entre o juro e o capital (J/C). O cálculo da taxa de juros é responsável pelo observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável para a tomada de decisão de investimentos.
Pag. 4/5
TÓPICO 1 – CONCEITOS BÁSICOS E SIMBOLOGIA
Montante - Montante (também conhecido como valor acumulado) é a soma do Capital Inicial com o juro produzido em determinado tempo.
Prestação - é a parcela contínua que amortiza o Capital e os Juros.
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Pag. 4/5
TÓPICO 1 – CONCEITOS BÁSICOS E SIMBOLOGIA
A palavra "inflação" é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola Austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. 
Pag. 4/5
TÓPICO 2 – revisando porcentagem
A percentagem ou porcentagem (do latim per centum, significando "por cento", "a cada centena") é uma medida de razão com base 100 (cem). É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 (dois) valores (um é a parte e o outro é o inteiro) a partir de uma fração cujo denominador é 100 (cem), ou seja, é dividir um número por 100 (cem).
Dizer que algo (chamaremos de blusas) é "70%" de uma loja (lê-se: "as blusas são setenta por cento de uma loja"), significa dizer que blusas é equivalente a 70 elementos em um conjunto universo de 100 elementos (representando lojas, que pode ter qualquer valor).
Pag. 9/10
TÓPICO 3 – sistemas de capitalização
Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta.
No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial (VP), já no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.
Pag. 17/18/19
TÓPICO 4– a calculadora financeira
As calculadoras Financeiras são calculadoras voltadas para o meio financeiro, com muitas funções já prontas. Um exemplo é a HP12C.
Pag. 23
TÓPICO 4– a calculadora financeira
ASSISTA AO VIDEO

Continue navegando