Buscar

Conceitos de Biomecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)As estruturas biológicas apresentam diferentes capacidades para assimilação das cargas. Sobre esta relação é correto afirmar que:
	A deformação plástica virá sempre acompanhada de falha ou fratura na estrutura.
 Certo)A deformação elástica dos ligamentos da articulação do ombro não é suficiente para estabilizar a articulação em amplos movimentos.
	O ponto de cessão do tecido ósseo é o mesmo que o do tecido muscular.
	A carga de cisalhamento tende a preservar os ossos na articulação.
	Com o músculo ativo os tendões são sempre submetidos à carga de compressão.
2)As forças de impacto sustentadas durante a marcha aumentam com o peso corporal e com a velocidade da marcha em:
 I - conformidade com a segunda lei de Newton
 II - conformidade com a terceira lei de Newton 
III - conformidade com a primeira lei de Newton
	Somente a alternativa III está correta;
 	Somente a alternativa I está correta;
	As alternativas II e III estão corretas;
 Certo)	Somente a alternativa II está correta;
	As alternativas I e III estão corretas.
 3)A Biomecânica possui quatro métodos de medição para analisar as diversas formas de movimento. São elas a Dinamometria, a Cinemetria, a Eletromiografia e a Antropometria. Com base nos seus conhecimentos analise as afirmativas abaixo a assinale a alternativa INCORRETA:
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A antropometria pode ser utilizada para avaliação inercial do indivíduo através da quantificação da massa corporal e da estatura e a dinamometria pode ser utilizada para verificação do torque em um equipamento isocinético.
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A cinemetria pode ser utilizada para avaliação da qualidade de movimento através de vídeos, enquanto a eletromiografia verifica o padrão de recrutamento neuromuscular neste mesmo movimento e as sinergias entre os músculos.
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A dinamometria faz as medidas da pressão plantar com o objetivo de avaliar a passada durante a caminhada e a eletromiografia mede os potencias elétricos desses músculos.
 Certo)As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A eletromiografia faz as medidas dos potenciais elétricos com o objetivo de avaliar o recrutamento de um grupo de músculos em determinado movimento e a força muscular e a dinamometria pode ser utilizada para avaliação da força isométrica e torque isocinético.
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A cinemetria registra através de imagens, as trajetórias, velocidade e tempo dos gestos humanos e pode ser utilizada em conjunto com a antropometria que utiliza medidas massa corporal, estatura, envergadura e IMC.
4)"A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação. Com o auxílio dessas informações, é possível afirmar que cada unidade motora:" www.pucrs.br/edipucrs/enade/fisioterapia2007.
	É inervada por apenas um neurônio, e a ordem de recrutamento obedece a padrões específicos de acordo com o tamanho das fibras musculares, sendo que fibras musculares maiores são ativadas em primeiro lugar.
	Tem um número próprio de motoneurônios de acordo com as tarefas desempenhadas pelo músculo, sendo que unidades motoras com maior número de motoneurônios são ativadas em primeiro lugar.
	É inervada por apenas um neurônio, e o princípio de recrutamento obedece ao tipo de tarefa a ser realizada, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
	Possui vários motoneurônios, e a ordem de recrutamento depende do tamanho da velocidade de condução, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
 Certo)É inervada por apenas um neurônio, e o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho dos motoneurônios, sendo que unidades motoras com motoneurônios menores são recrutadas em primeiro lugar.
5)Os ossos do corpo são alavancas ou barras rígidas que giram em torno de um eixo. As forças aplicadas a uma barra vão produzir equilíbrio ou movimento, tanto de rotação ou de translação. O efeito de uma determinada combinação de forças atuando em diferentes pontos sobre uma alavanca pode ser determinado através da sua compreensão dos princípios das alavancas. Sobre os sistemas de alavancas é possível afirmar:
	A classificação das alavancas pode ser definida apenas pela localização da força relativa aplicada.
	A alavanca interresistente é a única que pode ter vantagem mecânica igual a 1.
 Certo)	A alavanca interpotente é a mais encontrada nos modelos anatômicos.
	A alavanca interpotente pode ser encontrada no tríceps sural enquanto o corpo é erguido a redor das articulações matatarsofalangianas.
	A alavanca de primeira classe ou interfixa a força está localizado entre o eixo e a resistência.

Outros materiais