Buscar

saneamento basico

Prévia do material em texto

1.
		O saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental. Sendo assim, marque a alternativa CORRETA que segundo a Lei nº 11.445/2007, considera saneamento básico:
	
	
	
	
	
	Conjunto de instalações operacionais que envolvem o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana, a drenagem e a importância paisagística de uma cidade;
	
	 
	Conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo das águas pluviais.
	
	
	Todos os serviços que envolvem drenagem urbana, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;
	
	 
	Conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água e esgotamento sanitário;
	
	
	São as instalações onde se prioriza o abastecimento de água potável.
	
	
	
		2.
		O que é saneamento, segundo a OMS?
	
	
	
	
	
	São todas as ações referentes à água, lixo e esgoto.
	
	 
	Corresponde Às ações para tratamento de água e esgotos.
	
	
	São todas as ações referentes à higiene coletiva.
	
	
	Engloba todas as ações e diretrizes referentes ao controle de vetores
	
	 
	É o ¿controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental ou social¿
	
	
	
		3.
		É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento a coleta da rede de esgoto é a região:
	
	
	
	
	
	Sul
	
	
	Sudeste
	
	
	Centro-oeste
	
	 
	Norte
	
	
	Nordeste
	
	
	
		4.
		Sobre as formas como as fontes poluentes podem atingir o corpo d¿água, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	A poluição pontual é introduzida por lançamentos individualizados, como os que ocorrem ao longo da margem de um rio.
	
	 
	A introdução de poluentes no meio aquático depende da natureza do poluente introduzido, do caminho que esse poluente percorre no meio e do uso que se faz do corpo de água.
	
	
	Substâncias provenientes de campos agrícolas, como agrotóxicos aplicados de forma inadequada, são exemplos de cargas poluidoras pontuais.
	
	
	Cargas pontuais dificilmente são identificadas e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido.
	
	
	Cargas difusas são assim chamadas por terem um ponto de lançamento específico e por não ocorrerem ao longo da margem dos rios.
	
	
	
		5.
		O tratamento de esgoto objetiva a remoção de impurezas físicas, químicas e biológicas, a fim de garantir à população o acesso aos recursos hídricos e evitar a transmissão de doenças. Em um contexto mundial de escassez e estresse hídrico, a preservação das águas e a manutenção de sua qualidade não são apenas fundamentais, mas vitais. Nesse cenário, o tratamento de esgotos sanitários domésticos e industriais é indispensável. De acordo com este texto analise as proposições abaixo: I. A composição dos esgotos domésticos varia de acordo com os hábitos alimentares, culturais e sociais, podendo apresentar compostos orgânicos e uma elevada carga de compostos inorgânicos, como metais pesados. II. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. III. No Brasil o saneamento básico e o tratamento de esgoto sanitário estão presentes em 75% dos lares brasileiros. IV. O atraso no Brasil em políticas de saneamento básico deve-se ao fato de não termos uma legislação que trate especificamente desse assunto. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	I e III, apenas
	
	
	I, apenas
	
	 
	II, apenas
	
	
	II, III e IV, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	
	
		6.
		É correto afirmar que a região brasileira com menor índice de atendimento ao sistema de abastecimento de água é a região:
	
	
	
	
	 
	Norte
	
	
	Nordeste
	
	
	Sul
	
	
	Sudeste
	
	
	Centro-oeste
	
	
		1.
		São indicadores químicos utilizados como parâmetros para determinar a qualidade da água:
	
	
	
	
	 
	Dureza, salinidade, cor e turbidez
	
	
	Dureza, pH, sabor e salinidade
	
	 
	Dureza, salinidade, pH e corrosividade
	
	
	Dureza, salinidade, pH e turbidez
	
	
	Dureza, pH, salinidade e cor
	
	
	
		2.
		Os padrões de potabilidade são os limites de tolerância das substâncias presentes na água de modo a garantir-lhe as características de água potável. Esses padrões são regulamentados por portarias editadas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	O Ministério da Saúde leva em consideração apenas as técnicas tradicionais para a definição de padrões de qualidade da água, pois a poluição não se modifica de acordo com o tempo.
	
	
	Os parâmetros químicos podem ser turbidez, sabor e presença de substâncias químicas.
	
	
	Mesmo com o passar dos anos os padrões de potabilidade não se modificam.
	
	
	Água com elevado teor de dureza não atrapalha o desempenho de tarefas domésticas.
	
	 
	A portaria 2914/2011 determina os padrões de potabilidade das águas, como por exemplo, padrões físicos como cor, turbidez, odor e sabor.
	
	
	
		3.
		Sobre os parâmetros indicadores da qualidade da água é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	
	O desenvolvimento de camadas de algas nas superfícies de reservatórios causa turbidez .
	
	
	A dureza da água corresponde à concentração de cátions em soluções, sendo os mais frequentes Ca++ e Mg++.
	
	
	Os coliformes fecais foram escolhidos como indicadores da presença potencial de organismos patogênicos na água.
	
	
	Todas as águas naturais, em maior ou menor escala, contém íons resultantes da dissolução de minerais. Os cloretos (Cl-) são advindos da dissolução de sais e em determinadas concentrações pode imprimir um sabor salgado à água.
	
	 
	Os agrotóxicos são indicadores biológicos e o seu uso tem causado a mortalidade de peixes e prejuízo ao abastecimento público de água.
	
	
	
		4.
		Em relação às variações de consumo analise as proposições abaixo: I. A quantidade de água consumida varia em função do tempo, das condições climáticas, hábitos de vida da população, etc. II. As variações de consumo que devem ser consideradas em um sistema de abastecimento de água são: variações anuais, diárias, horárias e instantâneas de consumo. III. As variações anuais de consumo tendem a crescer de acordo com o aumento populacional e, às vezes, o aumento do consumo per capita e devido a melhorias dos hábitos higiênicos da população e do desenvolvimento industrial. IV. Devido a existência de consideráveis demandas pontuais, como no caso de indústrias, neste caso as variações podem ser ditas variação horária de consumo. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	I e II, apenas;
	
	 
	I, II e III, apenas;
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	II, apenas;
	
	
	I, apenas;
	
	
	
		5.
		Marque a alternativa INCORRETA sobre os fatores de consumo de água de uma habitação que são considerados para determinar a quantidade de água de um sistema de abastecimento.
	
	
	
	
	 
	Quando o abastecimento ocorre de forma contínua em toda a localidade, há a tendência de se reduzir o consumo de água. Issodecorre devido ao atendimento da demanda reprimida, bem como a necessidade de armazenamento de pouca quantidade de água.
	
	
	Uma rede de abastecimento de água com pressões elevadas favorece o aumento do consumo de água, pois aumenta o índice de perdas.
	
	
	As características físicas como temperatura do ar, intensidade e frequência de chuvas influenciam no consumo.
	
	 
	A renda familiar não afeta o consumo de água.
	
	
	A área do terreno influenciam na demanda de maior quantidade de água.
	
	
	
		6.
		Uma água é dita potável quando é inofensiva a saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos, onde temos os poluentes orgânicos biodegradáveis, os não biodegradáveis, os nutrientes, metais pesados e organismos patogênicos. Estes poluentes trazem consequências para o meio ambiente. Marque SOMENTE UMA ALTERNATIVA falsa sobre este tema.
	
	
	
	
	
	A água quando não é tratada pode ser considerada como uma ¿porta aberta¿ para várias doenças de veiculação hídrica, como: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide hepatite infecciosa, entre outras.
	
	 
	Com o aumento dos sólidos dissolvidos totais advindo da poluição pode ocorrer assoreamento nos corpos hídricos e consequente soterramento de ovos, invertebrados e peixes, aumentando a turbidez da água e podendo ocasionar enchentes.
	
	
	Um fenômeno conhecido como eutrofização é consequência da entrada de nutrientes nos corpos hídricos por meio da poluição.
	
	
	A matéria orgânica quando em grandes quantidades traz como consequência a redução do oxigênio dissolvido e também maus odores.
	
	 
	Em um ambiente aquático a elevação da temperatura é uma consequência da poluição trazendo consigo aumento das reação químicas e biológicas, aumento no teor de oxigênio dissolvido, diminuição da viscosidade da água e diminuição da ação tóxica de alguns compostos.
	
	
	
		7.
		Em relação aos requisitos de quantidade de água podemos afirmar: I. A previsão de consumo de uma cidade não é um dos fatores essenciais para se definir a quantidade de água no planejamento e gerenciamento de um sistema de abastecimento de água. II. A classificação dos consumidores pode ser definida em quatro grandes categorias: doméstico, comercial, industrial e público. III. Mesmo em categorias de consumo diferentes, a concessionária só pode adotar um regime tarifário. IV. A água para uso doméstico corresponde a sua utilização residencial, tanto na área interna como na área externa da habitação. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	II e IV, apenas
	
	
	I, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	
	II, apenas
	
	
	I e II, apenas
		1.
		O que são captações subterrâneas?
	
	
	
	
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano. Não há necessidade de bombeamento porque a água aflora naturalmente.
	
	 
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, principalmente por meio de poços tubulares.
	
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, podendo ocorrer à amrgem de represas e rios.
	
	 
	É uma forma de captação que retira a água diretamente da superfície, principalmente por meio de sistemas flutuantes.
	
	
	É uma forma de captação que retira a água diretamente do lençol artesiano, sendo utilizado em áreas com grande concentração rochosa.
	
	
	
		2.
		A captação de água é uma das atividades de maior custo nos sistemas de abastecimento de água. Sobre este tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	 
	A captação de água em mananciais superficiais pode ser feita com auxílio de poços artesianos.
	
	 
	A captação é feita em mananciais de água que são fontes, superficiais ou subterrâneas, utilizadas para abastecimento humano e manutenção de atividades econômicas.
	
	
	A construção de barragens é obrigatória na captação de água de mananciais superficiais independente da vazão do curso de água ou das necessidades de consumo.
	
	
	Apesar de serem considerados impactos ambientais, a urbanização com posterior erosão e assoreamento de leitos não alteram a qualidade de água dos mananciais superficiais.
	
	
	Os poços artesianos são construídos para captação da água presente no lençol freático, nunca em aquíferos que podem possuir metais pesados prejudiciais ao ser humano.
	
	
	
		3.
		Para avaliação da qualidade da água, os parâmetros físicos recomendados são:
	
	
	
	
	 
	Cor, turbidez, temperatura.
	
	 
	Cor, turbidez e pH.
	
	
	Cor, turbidez e oxigênio dissolvido.
	
	
	Cor, temperatura e pH.
	
	
	Turbidez, temperatura e pH
	
	
	
		4.
		Sobre a proteção de mananciais para sistemas de abastecimento de águas. I. O aumento da demanda por água é consequência direta do crescimento populacional e da ampliação dos níveis de consumo per capita, e tais fatores aumentam a pressão sobre os mananciais de abastecimento. II. A manutenção do quadro de degradação dos mananciais, resulta na baixa qualidade da água distribuída, podendo ser amenizados pela aplicação de recursos de tratamento de água. III. Entre as situações que causam degradação das áreas de mananciais, podem ser destacadas: ocupação desordenada do solo, em especial áreas vulneráveis como as áreas de preservação permanentes (APP); práticas inadequadas de uso do solo e da água; falta de infraestrutura de saneamento (precariedade nos sistemas de esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos); superexploração dos recursos hídricos; remoção da cobertura vegetal; erosão e assoreamento de rios e córregos; e atividades industriais que se desenvolvem descumprindo a legislação ambiental. IV. As bacias hidrográficas que contêm mananciais de abastecimento não são necessários tratamentos especiais e diferenciados, visto que a qualidade da água bruta não depende da forma pela qual os demais trechos da bacia são manejados. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	 
	I, II e III, apenas;
	
	
	I, apenas;
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	II, apenas;
	
	
	I e II, apenas;
	
	
	
		5.
		Até alcançar as residências, a água percorre um longo trajeto desde sua captação no manancial. Assinale a alternativa que contenha APENAS equipamentos utilizados em sistemas de abastecimento de água com coleta em mananciais superficiais.
	
	
	
	
	 
	Estação elevatória de água bruta, adutora de água bruta, estação de tratamento de água, adutora de água tratada, reservatório.
	
	
	Reator anaeróbio de lodo fluidizado, lagoas de estabilização, adutora de água bruta, estação de tratamento de água, adutora de água tratada.
	
	
	Estação elevatória de água bruta, adutora de água bruta, estação de tratamento de esgoto, reator anaeróbio de lodo fluidizado, lagoas de estabilização.
	
	
	Poço artesiano, adutora de água bruta, reservatório de cloração, reservatório de distribuição, adutora de água tratada.
	
	
	Adutora de água bruta, estação de tratamento de água, adutora de água tratada, adutora de esgoto, estação de tratamento de esgoto.
	
	
	
		6.
		Os sistemas de abastecimento de água constituem uma solução coletiva para o abastecimento dos aglomerados urbanos. Na implantação dos sistemas de abastecimento público de água, deve-se levar em consideração aspectos:
	
	
	
	
	 
	econômicos, religiosos e sociais.
	
	
	religiosos, sociais e sanitário.
	
	
	sanitários, econômicos e religiosos.
	
	
	econômicos, sanitários, ambientais.
	
	 
	sociais, sanitários, econômicos e ambientais.
	
	
	
		7.
		Qual dos itens abaixo, melhor representa a sequência desse sistema de abastecimentode água?
	
	
	
	
	 
	a) captação, b) manancial (represa), c) adução, d) estação de tratamento, e) elevação, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	
	
	a) manancial (represa), b) adução, c) captação, d) elevação, e) reservatório, f) estação de tratamento, g) rede de distribuição.
	
	
	a) manancial (represa), b) adução, c) captação, d) elevação, e) estação de tratamento, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	
	 
	a) manancial (represa), b) captação, c) adução, d) elevação, e) estação de tratamento, f) reservatório, g) rede de distribuição.
	
	
	a) adução, b) manancial (represa), c) captação, d) rede de distribuição, e) reservatório, f) estação de tratamento, g) elevação.
		1.
		Sobre os processos que ocorrem em estações de tratamento de água (ETA), analise as assertivas e assinale a alternativa que contenha apenas as corretas. I. Quando a água na sua forma natural entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de sulfato de alumínio, que serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água no processo conhecido por tratamento anaeróbio. II. No processo de filtração, a água passa por filtros formados por carvão e areia para que as impurezas de tamanho pequeno fiquem retidas no filtro. III. A cloração consiste na adição de cloro que é usado para destruição de micro-organismos presentes na água. Este processo também é conhecido por desinfecção.
	
	
	
	
	 
	II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	
		2.
		Quais os principais produtos utilizados na desinfeção da água pós-filtração?
	
	
	
	
	
	soda cáustica
	
	
	ácido clorídrico
	
	 
	cloro livre
	
	
	hidróxido de potássio
	
	
	metano
	
	
	
		3.
		O processo no qual ocorre a deposição da matéria em suspensão na água na face inferior dos tanques, pela ação da gravidade, é chamado:
	
	
	
	
	
	filtração
	
	 
	decantação
	
	
	floculação
	
	
	coagulação
	
	
	aeração
	
	
	
		4.
		A desinfecção é uma etapa de tratamento de água que consiste em:
	
	
	
	
	
	adicionar fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária.
	
	
	misturar à água bruta, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio (tânino em algumas estações de tratamento) e assim iniciar um processo de aglomeração.
	
	 
	aglutinar as impurezas e formar flocos separando-os da água pela ação da gravidade, projetando-os para o fundo dos tanques.
	
	
	elevar as partículas existentes na água, por meio de aeração, insuflação, produtos químicos, eletrólise, calor ou decomposição bacteriana, e respectiva remoção.
	
	 
	eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor, podendo ser feita através do cloro líquido.
	
	
	
		5.
		São exemplos de mananciais de superfície:
	
	
	
	
	
	represas, lençóis artesianos e rios.
	
	
	lençóis freáticos, lençóis artesianos e rios.
	
	 
	rios, lagoas e represas.
	
	
	lagoas, represas e lençóis artesianos.
	
	
	lençóis artesianos, rios e lagoas.
	
	
	
		6.
		Pela Resolução CONAMA 357 de 2005, a definição de águas doces é aquela que delimita a salinidade em: Marque a resposta correta.
	
	
	
	
	
	Igual ou superior a 0,5 %
	
	
	Superior a 0,5 e inferior a 30 %.
	
	 
	Igual ou inferior a 0,5 %
	
	 
	Sem nenhuma salinidade.
	
	
	Superior a 30 %.
	
	
		1.
		Sobre os reservatórios de distribuição de água, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Como vantagens temos o baixo custo de implantação e a diminuição da possibilidade de contaminação de água.
	
	
	Os reservatórios tem por finalidade, somente assegurar as reservas de água.
	
	 
	A topografia é uma das características mais importantes para definir a localização de um reservatório, pois assim temos a vantagem da possibilidade de redução do consumo de energia em cotas mais elevadas.
	
	 
	A capacidade de reservação de água leva em consideração as perspectivas dos consumos normais, desconsiderando os fatores intervenientes no consumo.
	
	
	Os reservatórios de montante recebem o excedente de água que não é consumido na rede.
	
	
	
		2.
		Adutora é a denominação que se dá a um/uma
	
	
	
	
	 
	canal que transporta a água do manancial ao tratamento ou deste ao sistema de distribuição.
	
	
	sistema de tubulações que tem por objetivo garantir as pressões normalizadas para adequado atendimento aos usuários, principalmente fazendo-se a reserva de água para as diferentes demandas de picos de consumo.
	
	
	fonte adicional de onde a água é retirada e distribuída para uso humano.
	
	
	conjunto de equipamentos e instalações utilizado para retirada de água do manancial.
	
	
	recipiente amplo que acumula água para posteriormente distribuí-la à rede.
	
	
	
		3.
		Considerando-se o sistema de abastecimento de água da rede pública, a unidade em que é realizada a estocagem de água com a finalidade de atender às variações de consumo e estabelecer padrão desejado de pressão é a
	
	
	
	
	
	distribuição
	
	
	adução
	
	 
	reservação
	
	
	tratamento
	
	
	captação
		1.
		Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar, das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a combinação das atividades típicas de cidades, como moradia, indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte, vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e institucional para sua efetivação. O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles exige a construção de sistemas complexos, que são constituídos dos seguintes sub-sistemas:
	
	
	
	
	
	captação, transposição, disposição e tratamento.
	
	 
	captação, adução, tratamento e distribuição.
	
	
	captação, transporte, tratamento e disposição.
	
	
	coleta, estação elevatória, distribuição e disposição.
	
	
	coleta, estação elevatória, tratamento e disposição.
		1.
		Em consequência do despejo de esgoto urbano, sem tratamento, em rios e lagoas, é correto afirmar que
	
	
	
	
	
	a concentração de fosfato e nitrato diminui.
	
	
	a competitividade pelos nutrientes favorece espécies de peixes.
	
	 
	a concentração de fosfato e nitrato aumenta.
	
	
	a quantidade de oxigênio dissolvido na água aumenta.
	
	
	a quantidade de bactérias anaeróbicas diminui.
	
	
	
		2.
		A NBR 12209/1992 (Projeto de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário - Procedimento) aborda os tratamentos das fases líquida e sólida. Em relação à filtração biológica da fase líquida, está de acordo com essa norma a afirmação de que o(a)
	
	
	
	
	 
	filtração biológica requer o emprego de decantação final.
	
	
	emprego de filtro biológico coberto é recomendado.
	
	
	uso de filtros biológicos em série é vedado.
	
	
	filtração biológica remove os sólidos grosseiros e a areia e promove a decantação primária.
	
	
	vazão de dimensionamento do filtro biológico deve ser a vazãomáxima afluente à ETE.
	
	
		1.
		Considere as figuras acerca de sistemas de tratamento de esgoto.
Os elementos constituintes identificados por I, II e III, referem-se, respectivamente, a :
 
 
	
	
	
	
	
	tanque de sedimentação, tanque de separação primário e tanque de flotação.
	
	
	entrada de dejetos, caixa de distribuição e estação de elevação.
	
	 
	grade primária; clarificador primário e tanque de aeração.
	
	
	clarificador secundário, tanque de cloração e tanque de separação.
	
	
	tela de separação, aerador e tanque de decantação.
	
	
	
		2.
		Um fator que afeta negativamente o bom funcionamento de uma rede de esgoto bem planejada é:
	
	
	
	
	
	usar declividades maiores ou iguais a 2%.
	
	
	a abundância de caixas de inspeção.
	
	
	usar boa conexão entre os tubos, para que os vazamentos não afetem o solo sob a rede.
	
	 
	eliminar as curvas de 45°, por exemplo, substituindo duas de 45° por uma de 90°.
	
	
	usar bitolas (diâmetro dos tubos) mínimas de 3 polegadas para ramais e 4 polegadas para o tronco.
	
	
	
		3.
		No dimensionamento hidráulico de coletores de esgoto, deve-se atender às condições estabelecidas: I. Diâmetro mínimo de 100mm. II. Declividade maior ou igual a 0,02m/m. III. Tensão trativa igual ou superior a 1,0Pa. IV. Lâmina de água máxima de 75% do diâmetro da tubulação. Verifica-se que está(ão) correta(s)
	
	
	
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	
		4.
		Para o estudo da construção de uma estação de tratamento de esgotos num sítio aeroportuário, o engenheiro responsável considerou a necessidade de projetar um desarenador para remoção das partículas com diâmetro igual ou superior a 0,2 mm (densidade de 2,65). Tal especificação deve atender a um percentual de remoção mínima, em massa, igual a
	
	
	
	
	
	75%
	
	 
	95%
	
	
	85%
	
	
	90%
	
	
	80%
	
	
	
		5.
		A população urbana de um município efetivamente ligada à rede coletora de esgotos é de 10.000 habitantes. Considerando que, o volume médio diário de esgotos é de 250 m3, a Demanda Bioquímica de Oxigênio, média diária é de 500 mg/L e que a rede coletora de esgotos sanitários é do tipo reparador absoluto, o valor per capita de esgoto doméstico, em g/hab.dia, é
	
	
	
	
	
	25,0.
	
	
	125,0.
	
	 
	12,5.
	
	
	100,0.
	
	
	50,0.
	
	
	
		6.
		Complete: O esgoto sanitário é um líquido com características essencialmente orgânicas com cerca de 99,9% de _______ e 0,1% de _________ em dissolução ou em suspensão.
	
	
	
	
	
	sólidos; líquido
	
	
	n.d.a
	
	 
	líquido; sólidos
	
	
	líquido; gases tóxicos
	
	
	gases; líquido
	
	
	
		7.
		Na elaboração de um projeto hidráulico-sanitário de rede coletora de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre, são requisitos: o relatório do estudo de concepção; o levantamento de obstáculos superficiais e subterrâneos onde deve ser traçada a rede coletora; o levantamento cadastral da rede existente; as sondagens de reconhecimento; o levantamento planialtimétrico da área de projeto e de suas zonas de expansão com curvas de nível de metro em metro e a planta onde estejam representadas as áreas das bacias de esgotamento de interesse para o projeto. As escalas mínimas do levantamento planialtimétrico e da planta são, respectivamente,
	
	
	
	
	 
	1:2 000 e 1:10 000.
	
	
	1:500 e 1:1 000.
	
	
	1:1 000 e 1:5 000.
	
	
	1:100 e 1:200.
	
	
	1:2 000 e 1:5 000.
		1.
		O primeiro parâmetro operacional utilizado para detectar um desequilíbrio num digestor anaeróbio que trata lodo de estação de tratamento de esgoto é:
	
	
	
	
	
	alcalinidade.
	
	 
	porcentagem relativa de metano no biogás.
	
	
	pH.
	
	
	volume de biogás produzido.
	
	
	eficiência de remoção de sólidos.
	
	
	
		2.
		Fazem parte de um sistema de esgoto sanitário, os seguintes itens:
	
	
	
	
	
	aparelho sanitário, ramal coletor, ramal de queda e ramal de decantação.
	
	
	ramal de sifonagem, ramal de passagem, ramal de queda e ramal de decantação.
	
	
	esgoto de sifonagem, esgoto de passagem, esgoto de queda e esgoto de decantação.
	
	
	ramal de descarga, ramal coletor, ramal de ventilação e subventilação.
	
	 
	aparelho sanitário, ramal de descarga, subcoletor e ramal de ventilação.
	
	
	
		3.
		O processo de ótima eficiência usado no tratamento secundário do esgoto, que consiste na estabilização da matéria orgânica pela oxidação bacteriológica, é o
	
	
	
	
	
	tanque Inhoff.
	
	
	lodos ativados.
	
	
	filtro biológico.
	
	 
	lagoas de estabilização.
	
	
	valos de oxidação.
		
		Quanto à característica do processo de tratamento de água, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	
	
	Aeração: remove gases dissolvidos em excesso na água.
	
	
	Redução de dureza: tratamento especial que consiste na remoção dos compostos de cálcio e de magnésio.
	
	
	Coagulação: forma coágulos, de modo a promover um estado geral de equilíbrio eletrostaticamente instável das partículas, no seio da massa líquida.
	
	
	Sedimentação ou decantação: separa as partículas sólidas suspensas na água.
	
	 
	Floculação: processo de tratamento que visa eliminar os germes patogênicos, eventualmente presen- tes na água.
	
	
	
		2.
		A cal é usada no tratamento de água para abastecimento público. Avalie as alternativas a respeito da cal usada no tratamento de água para abastecimento público e assinale a incorreta.
	
	
	
	
	 
	A cal hidratada é um pó úmido obtido pela hidratação de cal virgem, constituída essencialmente de hidróxido de cálcio e hidróxido de magnésio, ou ainda uma mistura de hidróxido de cálcio, hidróxido de magnésio e óxido de magnésio.
	
	
	A cal embalada deve ser armazenada sobre estrados, em área coberta, em ambiente seco e arejado.
	
	
	A cal hidratada tem a forma de produto particulado fino.
	
	
	A cal virgem é o produto resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio, em associação natural com óxido de magnésio, capaz de reagir com a água
	
	
	A cal virgem tem forma de produto fragmentado com dimensões variadas.

Continue navegando