Buscar

Arco reflexo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6
O CONCEITO DE UM REFLEXO
1. Um arco reflexo contém cinco componentes fundamentais.
2. Arcos reflexos são segmentares ou Inter segmentares.
3. Reflexos são diversificados no sistema nervoso e constituem uma importante parte do exame neurológico de um paciente.
 O arco reflexo é fundamental para a fisiologia da postura e a locomoção, bem como para o exame clínico do sistema nervoso. O termo reflexo vem da palavra latina reflectere, que significa voltar para trás. Um arco reflexo, de certo modo, é refletido para longe do sistema nervoso central (SNC). Um reflexo pode ser definido como uma resposta qualitativamente invariável, involuntária, do sistema nervoso a um estímulo. A anatomia e a função de um arco reflexo são programadas geneticamente e já se encontram completamente desenvolvidas ao nascimento.
Um arco reflexo contém cinco componentes fundamentais
 Todos os arcos reflexos contêm cinco componentes básicos. Se qualquer um desses cinco componentes funcionar mal, a resposta reflexa será alterada.
 1. Todos os arcos reflexos começam com um receptor. Os receptores variam amplamente no organismo, porém todos apresentam uma função comum: captam alguma energia ambiental e a transformam em potenciais de ação, a única linguagem que o sistema nervoso compreende. Por exemplo, receptores da retina captam luz; os da pele captam calor, frio, pressão e assim por diante; receptores do fuso muscular captam estiramento. Muitos outros tipos de receptores também captam alguma forma particular de energia ambiental. Assim que ocorre a captação, potenciais de ação são gerados ao longo de nervos sensoriais, numa frequência proporcional à intensidade da energia captada. Esta proporcionalidade entre a intensidade com a qual o receptor é estimulado e a frequência dos potenciais de ação nervosos sensoriais resultantes denomina-se codificação de frequência e é a maneira pela qual o receptor comunica ao SNC a intensidade de luz, calor, estiramento etc. que captou.
 2. O próximo componente num arco reflexo é um nervo sensorial (nervo aferente), que conduz potenciais de ação do receptor para o SNC e penetra na medula espinhal por meio das raízes dorsais.
 3. O terceiro componente de um arco reflexo é uma sinapse no SNC. Na verdade, para a maioria dos arcos reflexos, ocorre mais de uma sinapse. Entretanto, alguns arcos reflexos são monossinápticos, como os que vêm do fuso muscular.
 4. O quarto componente é um nervo motor (nervo aferente), que conduz potenciais de ação do SNC para o órgão alvo (efetor). Os nervos motores que deixam a medula espinhal o fazem por meio das raízes ventrais.
 5. O último componente é algum órgão alvo (órgão efetor), que produz a resposta reflexa. Em geral, é um músculo como os esqueléticos que formam o músculo quadríceps da perna, no caso do reflexo patelar (estiramento muscular), ou como a musculatura lisa da íris, no caso do reflexo luminoso pupilar.
Arcos reflexos são segmentares ou intersegmentares
 Um reflexo segmentar é aquele em que o arco reflexo passa através apenas de um pequeno segmento do SNC. O reflexo de estiramento muscular e o reflexo luminoso pupilar são exemplos de reflexo segmentar, porque usam apenas um pequeno segmento ou da medula espinhal ou da base do cérebro. Um reflexo intersegmentar é aquele em que são utilizados múltiplos segmentos do SNC. A resposta de propriocepção consciente constitui um bom exemplo desse tipo, pois potenciais de ação sensoriais podem penetrar tão distante quanto a medula espinhal lombar e ainda percorrer todo o trajeto até o córtex cerebral, antes que seja gerada a resposta motora. A resposta motora retorna aproximadamente ao longo da mesma via intersegmentar.
Reflexos são diversificados no sistema nervoso e constituem uma importante parte do exame neurológico de um paciente
 Os arcos reflexos são onipresentes no sistema nervoso e constituem a base de grande parte da resposta subconsciente de um animal ao seu meio ambiente. Muito do exame clínico do sistema nervoso por um veterinário envolve a evocação de respostas reflexas, como por exemplo, o reflexo luminoso pupilar, o reflexo de estiramento muscular (patelar) e o reflexo flexor.
 Se algum daqueles cinco componentes funcionar mal, não ocorrerá a resposta reflexa esperada. É importante conhecer a anatomia geral, a fisiologia e a resposta clínica normal prevista dos reflexos comuns, para a realização de um exame neurológico destinado a localizar lesões. Vários desses reflexos são discutidos em alguns detalhes em capítulos subsequentes deste livro.

Outros materiais