Buscar

Relatorio de quimica agora

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
	
	
	Curso: 
 Engenharias
	Disciplina:
Química Geral
	Código:
 
	Turma:
 3098
	
	
	Professor (a): Andreia Delatorre
	Data de Realização: 19/04/2017
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Nome do Aluno (a): Gustavo Luis da Silva Amado
Nome do Aluno (a): Raphael Almeida de Assumpção Silva
	N° da matrícula: 201601653352
N° da matrícula: 201601130041
Nome do Experimento: 
Funções Químicas 
Titulação Ácido/Base
Introdução teórica:
A água é o mais comum e mais importante solvente do nosso planeta. Sua importância não se deve somente ao fato de sua abundância, mas, excepcionalmente, pela sua característica de dissolver grande variedade de substâncias. As soluções aquosas encontradas na natureza, como os fluidos biológicos e a água do mar, contêm muitos solutos. Como vimos na aula anterior, muitas das reações químicas que ocorrem em nós e ao nosso redor envolvem substâncias, tais como os ácidos e as bases, dissolvidas em água e, por esta razão, são ditas que ocorrem em solução aquosa. Nesta aula, focaremos nossa atenção para entendermos o equilíbrio ácido-base, que é o princípio básico de uma reação de neutralização. Para tanto, buscaremos um melhor entendimento dos conceitos de pH e pOH.
ÁGUA: Para entendermos o conceito de pH, necessitamos, além do conhecimento prévio a respeito de acidez e basicidade, força dos ácidos e bases estequiometria, entender o comportamento da água e é o que faremos a partir de agora. 
AUTO-IONIZAÇÃO DA ÁGUA: uma das mais importantes propriedades químicas da água é sua habilidade em agir tanto como ácido quanto como base de Bronsted, ou seja, a água, em presença de um ácido, age como um receptor de próton, enquanto que, na presença de uma base, age como doador de próton. Assim, uma molécula de água pode doar próton para outra molécula de água:
Este processo é denominado de auto-ionização da água.
	
O PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA: A constante de equilíbrio para a reação que acabamos de ver é:
Constante de equilíbrio para auto-ionização da água 
Em soluções diluídas, o solvente, a água, está em grande excesso. Assim, podemos eliminar o denominador da equação acima. A expressão resultante é chamada de constante do produto iônico da água e é escrita Kw: Constante de equilíbrio para auto-ionização da água 
 K w = [ H3O+ ][ OH- ] 
 Como a 25 °C, Kw= 1,0x10-14 
 Logo, temos: 
Kw = [ H3O+][ OH- ] = 1,0x10-14 
Como já vimos em aulas precedentes, os termos H+(aq) e H3O+(aq) são muito utilizados pelos químicos, de maneira intercambiável, para re​presentar o próton hidratado. Desta forma, a reação de auto-ionização da água bem como a sua constante de equilíbrio podem também ser escritas das seguintes formas:
Kw = [H3O+][ OH- ] = [H+][ OH- ] = 1,0x10-14 (25 °C)
Objetivos: 
Realizar reações de neutralização de maneiras físicas diferentes, assim como utilizar indicadores ácido-base diferentes para análise de cada componente utilizado na prática. Analisar diferentes estados após a reação de neutralização, assim como realizar titulação ácido-base para mostra de ponto de viragem e cálculo de molaridade experimental do ácido.
Materiais Utilizados: 
Reagentes:
Solução de hidróxido de sódio 6M e 1M
Água destilada
Solução de Ácido clorídrico 
Papel tornassol
Solução de fenolftaleína 1% 
Cloreto de Sódio 
Cloreto de amônio
Carbonato de sódio
Solução de alaranjado de metila 1%
Vidrarias e equipamentos:
Tubo de ensaio de 15 ml
Estante para tubos de ensaio 
Pipeta de 5 ml
Pêra de sucção
Becher de 50ml 
Conta gotas 
Espátula
Vidro de relógio
Bureta de 25 ml
Erlenmeyer de 250 ml
Suporte universal
garras
Procedimento Experimental:
1- Neutralização:
Em três tubos de ensaios separados, colocou-se no primeiro tubo solução NaOH6M, em seguida colocou-se H2O no segundo tubo, no terceiro tubo adicionou-se solução de HCL6M. Em cada tubo adicionou-se um pedaço pequeno de papel tornassol. Logo após adicionou-se fenolftaleína em cada um dos tubos e em seguida misturou-se todos os tubos em um becher.
2-Hidrólise 
Em três tubos de ensaio colocou-se H2O, em seguida adicionou-se no primeiro tubo NaCL, no segundo NH4CL e no terceiro tubo Na2CO3, em seguida adicionou-se em cada tubo um papel tornassol.
3-Titulação Ácido/Base
Colocou-se NaOH na bureta e HCl no erlenmeyer, em seguida misturou-seaos pousoc o NaOH com o HCl, ate ficar com uma coloração rosa.
Resultados:
Experimento 1
Tubo 1: 
NaOH: PH= 13. 
O liquido ficou rosa na parte de cima e transparente na parte de baixo.
Tubo 2:
H2O: PH= 5
Ficou transparente com um verde bem claro.
Tubo3:
HCl: PH= 2
Coloração normal transparente.
Tubos 1,2 e 3 misturados:
Coloração rosa.
Experimento 2
Tubo 1:
NaCl: PH= 5 Ácido Fraco
Tubo 2:
NH4Cl: PH= 5 Ácido Fraco
Tubo 3: 
Na2CO3: PH= 11 Base
Experimento 3
M=n/ M= 1mol/0,0006 L M= 1666,7 mol/L
Conclusão:
Concluiu-se as reações de neutralização de formas diferentes, foi analisado o estados após a realização da neutralização , e calculou-se a molaridade. 
Referência bibliográfica:
Brown, T. L. et al. Química, a ciência central. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2005. 
Kotz, J. C.; Treichel Jr, P. M. Química Geral 1 e reações Químicas. Trad. 5 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2005.

Continue navegando