Buscar

Arquitetura de Sistemas baseado em camadas em .NET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquitetura de Sistemas baseado em camadas em .NET
COTI Informática
Escola de Nerds
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
A decomposição de sistemas complexos em camadas é uma das técnicas mais utilizadas por arquitetos de software. A técnica foi emprestada da arquitetura de computadores, que utiliza camadas para chamadas de sistema operacional, device drivers, instruções do processador, até as portas lógicas contidas nos chips. 
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
De forma bem simples o desenvolvimento em camadas procurar dividir a funcionalidade componentes e o código para uma aplicação, seja para web ou para desktop, em camadas distintas que podem ser delineadas da seguinte forma:
Camada de acesso aos dados (DAL-Data Access Layer) - Camada onde reside o código que trata da obtenção, tratamento e retorno dos dados salvos na camada de armazenamento de dados;
Camada da lógica de negócios (BLL-Business Logic Layer) - Camada onde esta o código que obtém os dados retornados pela DAL e os repassa ao cliente de uma forma mais intuitiva , efetuando a validação lógica conforme as regras do negócio e verificando se os dados estão no formato adequado;
 Camada de apresentação (UI - User Interface) - Camada onde reside o código que define o que será efetivamente apresentado ao usuário, efetuando a formatação dos dados,  navegação e ajuda ao usuário final;
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
“Embora para o cliente tudo seja apenas uma única aplicação, para o desenvolvedor criar uma aplicação em camadas significa desenvolver separadamente cada um dos componentes de forma a facilitar a manutenção e a ganhar produtividade.”
Chama-se a isso uma aplicação com 
arquitetura em três camadas. 
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
Na literatura encontram-se com freqüência os termos tiers e layers, em inglês, que geralmente são traduzidos como camadas. Olhando com atenção, embora a diferença seja bem sutil, compreende-se que tiers refere-se a uma separação física dos componentes (diferentes Assemblies, DLLs, arquivos),  enquanto layers aponta para uma separação lógica dos componentes com classes distintas e diferentes espaços de nomes.
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
Dessa forma, a camada de interface deverá conter as páginas para interagir com o usuário, obtendo informações da camada de negócios. Essa camada, por sua vez, faz o tratamento das regras de negócio da aplicação e obtém informações dos dados da camada de acesso a dados. A camada de interface não pode conhecer nada da camada de acesso a dados.
Assim, existe um nível de abstração entre as camadas. Isto torna possível alterar ou atualizar uma camada sem ter que interferir com a outra camada.
Portanto, em uma arquitetura em três camadas você separa as responsabilidades da seguinte forma:
User Interface ou Interface do usuário – UI – (um formulário Windows form, wpf, uma página web, uma aplicação mobile, etc…) – que realiza a interface com o usuário;
Bussiness Logic Layer – Camada de negócios – BLL – responsável por armazenar a lógica da sua aplicação;
Data Acess Layer – Camada de acesso a dados – DAL – responsável por realizar o acesso e a persistência aos dados fazendo a comunicação entre a BLL e UI.
 Arquitetura de Sistemas baseado em camadas
A camada de apresentação contém os elementos da interface do usuário do site e acrescenta toda a lógica que inclui a interação entre o usuário e as regras de negócio. 
A camada de negócio (BLL) recebe a requisição da camada de apresentação e retorna o resultado dependendo da lógica de negócio. A camada de acesso a dados contém as classes que acessam o banco de dados e retornam o resultado a camada de negócio. 
CONCLUSÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando