Buscar

portfolio tecnologia e inclusao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
NOVA FERRAMENTA DE TECNOLOGIA AJUDA ALUNOS DE ESCOLA DE CURITIBA COM DEFICIÊNCIAS E PROMOVE A INCLUSÃO.
Por Shirlene França dos Santos, RU 331893
Carlos Gomes – Curitiba
Data 22/09/17
 
Fonte: Uninter
Uma nova ferramenta tecnológica foi desenvolvida para ajudar crianças com deficiência motora e psíquica como: autismo, síndrome de Down, surdez, TDA/H entre outros. Consequentemente essa nova ferramenta ajuda a promover a inclusão dentro da sala de aula.
 A PlayTable como é conhecida, é uma mesa digital interativa e multidisciplinar, que possui diversos níveis de aprendizado, podendo ser utilizada por crianças a partir de 3 anos até o ensino fundamental. 
Através de jogos e aplicativos lúdicos desenvolvidos por professores de diversas áreas, é possível trabalhar matérias específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes entre outros. Essa mesa interativa instiga a curiosidade dos alunos, proporcionando o interesse pelos conteúdos abordados, além de auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico, memorização, atenção, paciência, criatividade, resolução de problemas, coordenação motora fina e óculo manual. 
A alta tecnologia da ferramenta reconhece o toque humano e também outros objetos como metal, plástico, entre outros. Dessa forma, se torna acessível para todos os alunos, independente de sua deficiência. 
Duas escolas públicas do município de Curitiba, uma de educação infantil e outra de ensino fundamental, foram as pioneiras no uso dessa nova ferramenta. E através dela, conseguiu promover a inclusão de alunos com diversas deficiências.
 A mãe de Ana Carolina, aluna com deficiência auditiva, do 3 ° ano do ensino fundamental, da rede publica de Curitiba, relata como a nova ferramenta ajudou sua filha a superar as dificuldades. Tanto nas matérias, como na interação com os colegas de sala: “o rendimento da minha filha melhorou muito na escola. Até no relacionamento com os colegas de sala houve uma mudança, hoje ela vai à escola muito mais feliz”.
 O projeto foi realizado com turmas de 1° ao 5° ano da instituição, e com o excelente resultado do programa, a prefeitura de Curitiba promete ampliar o uso da ferramenta a todas as escolas da rede pública até final de 2018. Isso será possível com a parceria da prefeitura com o governo do estado, e a Play Movie (empresa que desenvolvedora da ferramenta).

Continue navegando

Outros materiais