Buscar

FILOSOFIA 5

Prévia do material em texto

Aluno: GUTIERRE DA HORA DE SOUZA
	Matrícula: 201401370764
	Disciplina: CEL0003 - FILOSOFIA.EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Na Grécia Antiga, a religião e o mito eram as fontes originárias de conhecimento. Através deles, os gregos tinham as respostas fundamentais para as grandes questões da existência. A partir do século VI a.C., no entanto, surgiram alguns sábios que propuseram uma outra forma de pensar e de explicar o mundo. Eles passaram a utilizar os argumentos racionais (não mais os religiosos ou míticos) para teorizar a realidade a partir de elementos presentes no próprio mundo natural, sem que precisassem apela a um mundo sobrenatural. O texto está se referindo à?
		
	
	
	
	
	Filosofia dos sofistas.
	
	 
	Filosofia Naturalista dos filósofos pré-socráticos.
	
	
	1. Filosofia de Socrates.
	
	
	Filosofia idealista de Platão.
	
	
	Filosofia realista de Aristóteles.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A filosofia, desde sua origem, traz contribuições importantes para a humanidade. Do ponto de vista da ciência nascente, caracteriza um legado da filosofia grega para o Ocidente europeu a ideia de que:
		
	
	
	
	 
	os governos devem ser fundamentados em políticas totalitárias.
	
	
	a vontade livre dos homens pode levar a um pensamento anarquista e irracional.
	
	
	a ciência é um discurso metodologicamente fundamentado.
	
	
	os princípios da democracia devem ser aplicados a governos populares.
	
	 
	os princípios sobre os quais a natureza opera são necessários e universais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Platão escreveu um dos mais belos textos da filosofia ocidental, o Mito ou Alegoria da Caverna. Consta no texto que um homem sai de uma caverna, onde era prisioneiro, e encontra do lado de fora o Sol, símbolo da verdade única ou conhecimento verdadeiro. Considerando este encontro, Platão demonstra como se dá a relação entre conhecimento verdadeiro e a formação do cidadão. Assim sendo, de acordo com o filósofo:
		
	
	
	
	
	O acesso ao conhecimento verdadeiro não implica em qualquer atitude ética
	
	 
	Uma vez em contato com o conhecimento verdadeiro, o cidadão agiria sempre voltado para o bem de todos os cidadãos
	
	
	Uma vez em contato com o conhecimento verdadeiro, o homem deveria agir em função somente do próprio progresso individual, se afastando da caverna
	
	
	O homem ao entrar em contato com o sol, deve retornar à caverna e abdicar de qualquer transformação política
	
	
	O fato do homem não ter acesso ao conhecimento verdadeiro, não implica em nenhum efeito sobre sua conduta cidadã
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Sócrates deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis), Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são as escritas por
		
	
	
	
	 
	Pitágoras, Platão e Aristóteles
	
	
	Platão, Demócritoe Aristóteles
	
	 
	Platão, Xenofonte e Aristóteles
	
	
	Platão, Heráclito e Aristóteles
	
	
	Meleto, Platão e Aristóteles
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Sócrates também utilizou a técnica da ironia como instrumento desestabilizador das crenças humanas, levando o interlocutor a cair em contradições no decorrer de suas falas. A ironia desperta dúvidas sobre os valores e as crenças estabelecidas, além de contribuir para a percepção da ignorância humana diante do saber. A ironia socrática levava os interlocutores ao desespero por não conseguirem entender as palavras em seus sentidos habituais. "Só sei que nada sei" é uma fórmula socrática reconhecida como ironia porque induz o sujeito a reconhecer:
		
	
	
	
	
	Sua falta de humildade porque é certo tudo saber
	
	
	Sua autoridade para julgar os outros
	
	
	Sua capacidade de tudo saber
	
	 
	Sua ignorância diante de tanto conhecimento
	
	
	Sua certeza de tudo saber
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No que se refere à atividade filosófica de Sócrates, indique a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Sócrates defendia a chegada ao conhecimento verdadeiro como forma de erudição
	
	 
	O conhecimento verdadeiro para Sócrates seria um instrumento indispensável à vida prática, individual e coletiva.,
	
	
	Sócrates oferecia respostas prontas em seu método de diálogo.
	
	
	Sócrates tinha ampla concordância com a atividade sofística que asseguram a dimensão relativa ao homem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A experiência humana difere totalmente da atividade do animal, já que a ação do homem estrutura-se a partir de sua capacidade de reflexão, o que lhe permite diferentes formas de conhecimento da realidade. Indique V ou F para as assertivas abaixo, que se referem a diferentes formas de conhecimento, possíveis ao homem e marque a alternativa correta:
( ) O mito difere da ciência porque se restringe às fantasias, imaginação e emoção do homem para explicar a realidade.
( )O senso comum é um tipo de conhecimento que nasce de um acostumar-se a uma explicação ou compreensão do real.
( )O mito está presente tanto na consciência do homem primitivo quanto na do homem contemporâneo.
( ) A filosofia surge para substituir o mito, mas não consegue. Acaba apresentando as mesmas características do mito: a imaginação e a fantasia.
( ) O saber rigoroso e elaborado da ciência, a partir do século XVII, permitiu grandes transformações tecnológicas que mudaram a face do mundo.
		
	
	
	
	 
	V - V - V - F - V
	
	 
	V - F - V - F - V
	
	
	F - F - V - V - V
	
	
	V - V - F - F - F
	
	
	F - V - V - V - F
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		"O pensamento de Sócrates é um marco na constituição de nossa tradição filosófica, e pode-se dizer que inaugura a filosofia clássica, rompendo com a preocupação quase que exclusivamente centrada na formulação de doutrinas sobre a realidade natural que encontramos nos filósofos pré-socráticos. A própria denominação 'pré-socráticos' já reflete a importância da Filosofia de Sócrates como divisor de águas. É nesse momento que a problemática ético-política passa ao primeiro plano de discussão filosófica como questão urgente da sociedade grega, superando a questão da natureza como temática central. Os sofistas são contemporâneos de Sócrates, seu principal adversário, assim como o foram posteriormente Platão e Aristóteles". (MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia - dos pré-socráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998). A respeito dos Sofistas e de Sócrates é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Sócrates preocupa-se somente com a questão ético-política e os sofistas em investigar racionalmente a natureza a partir da natureza.
	
	 
	Ambos compartilham, com a mesma visão, o interesse fundamental pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da pólis, que passa a se organizar politicamente no sistema que conhecemos como democracia.
	
	
	Os sofistas foram os únicos pensadores a se dedicaremà questão ético-política, enquanto Sócrates desenvolveu uma teoria do conhecimento explicando a origem das ideias.
	
	 
	Ambos compartilham, embora com visões diferentes e até mesmo diametralmente opostas, o interesse fundamental pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da pólis, que passa a se organizar politicamente no sistema que conhecemos como democracia.
	
	
	Sócrates desenvolveu uma teoria do conhecimento valorizando a experiência para se chegar às ideias racionais e os Sofistas dedicaram-se à arte e à retórica.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Continue navegando

Outros materiais