Buscar

Direitos fundamentais III

Prévia do material em texto

Direito constitucional
I- Direitos fundamentais ( Direitos políticos) – Voto e alistamento eleitoral- art. 14 CF( ler) é obrigatório- para cidadãos com mais de 18 anos e menos de 70 anos. ( mais de 70 anos é facultativo) 
Facultativo-Para aqueles com mais de 70 anos , maiores de 16 anos é menores de 18 anos e analfabetos.
Alistamento eleitoral é uma das condições de elegibilidade art. 14 cf III
OBS: Não pode se alistar como eleitor, estrangeiro e o conscrito durante o período militar obrigatório art. 14 paragrafo 3º
Art. 14 paragrafo 4º
II-Mutação constitucional- Fenômeno que provoca alteração na constitucional, é o fenômeno em que a CF sofre mudança em seu conteúdo, O CONTEUDO MUDA POR DENTRO, PORÉM POR FORA CONTINUA O MESMO., NÃO DEPENDE DE ALTERAÇÃO DE TEXTO, (PODER CONSTITUINTE DERIVADO DIFUSO) 
Ex: Conceito de família, hoje passa por uma abertura de valores, o conceito hoje é outro, o texto da CF não mudou, e sim a compreensão da norma, a mutação decorre de atividade interpretativa, o que provoca é mudança de valores, quando a sociedade muda o modo de pensar.
III- NORMAS CONSTITUCIONAIS APLICABILIDADE E EFICÁCIA.
As normas de aplicabilidade direta e imediata (se aplica diretamente a constituição EX: Direito á vida, á auto aplicável) – se subdividem em duas categorias- Eficácia plena ( quando não é permitido que seja retido, se for feita uma fonte que venha reduzir , retirar o que o constituinte colocou através de norma infraconstitucional, passa a ser inconstitucional., não pode ser reduzida por uma lei superveniente.
Eficácia contida( contivel) - é aquela norma em que o constituinte diz que no momento são esses, mais poderá mudar devido a costumes, por exemplo, então ele autoriza a alteração., pode ser reduzida e se vier não é inconstitucional.
As normas de aplicabilidade indireta e diferida (Adiada para o futuro não vem direito da CF, alguém precisa atuar para possibilitar a aplicação dela EX: Instituição de imposto é competência da união, ela tem competência, mais precisa de lei de complementar ) eficácia ilimitada 
Efeitos: As normas de aplicabilidade indireta diferida- ficam com a eficácia comprometida, ela depende de um evento futuro, possuem uma eficácia limitada.
IV- CRIME DE RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA ANOMALA DO PODER LEGISLATIVO
Art. 52 I E II E Paragrafo único.
JULGADOS PELO SENADO - PRESIDENTE ou vice, AGU, ( Membros do STF), PGR , CONSELHEIROS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA( CNJ) , O DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ( CRIMES DE RESPONSABILIDADE) .
*CRIME COMUM- STF .
*OS COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS OU UM DOS MINISTROS DE ESTADO – EM REGRA É DO STF, SE FOR SÓ ELES.
*SÓ IRÁ PARA O SENADO SE ELE TIVER COM O PRESIDENTE DA REPUBLICA POR EX. 
*QUEM PRESIDE O JULGAMENTO- O PRESIDENTE DO SUPREMO – QUEM JULGA SÃO OS SENADORES, PARA CONDENAÇÃO QUORUM DE 2/3.
V-INICIATIVA DAS LEIS NO AMBITO FEDERAL
Quem pode apresentar projeto de lei- art. 61 CF ( LEGITIMADOS) 
Legitimados internos- Parlamentares ( Deputados, senadores e suas comissões
Legitimados externos- Presidente da Republica, STF, E TRIBUNAIS SUPERIORES, PGR, E O POVO POR INICIATIVA POPULAR (Art. 61 paragrafo 2º) 
A CF obriga que começe pela câmara Art. 61 paragrafo 2º ( Legitimados externos) 
VI- EMENDAS CONSTITUCIONAS
Art. 59 I CF
ART. 60 CF 
DE REFORMA- PODE SER FEITA A QQ MOMENTO.
PODER CONSTITUINTE DERIVADO REFORMADOR- EMENDA A CF
-QUEM PODE APRESENTAR EMENDA A CF- PRESIDENTE DA REPÚBLICA, 1/3 OU MAIS DOS SENADORES, 1/3 OU MAIS DOS DEPUTADOS FEDERAIS, 1/3 OU MAIS DOS SENADORES.
QUEM PODE APRESENTAR PEC-A ASSEMBLÉIA DO RJ SE UNEM E SE CHEGAR A 14 E SE INCLUIR A CAMARA DO DF ELAS PODEM APRESENTAR PEC.
CLAUSULAS PETREAS- ART. 60 4 ( NÃO SE PODE DELIBERAR UMA PEC)
SANÇÃO A VETO-É PARA PROJETO DE LEI.
ART. 60 PARAGRAFO 5º (LER) 
VII-LIBERDADE DE REUNIÃO
Sem armas, aviso prévio e não autorização, não precisa ter autorização da administração pública, eu não posso frustrar a outra reunião, se tiver uma reunião na minha frente avisada anteriormente, eu não poderei fazer a minha, se a administração publica barrar, o remédio adequado é o mandado de segurança.
 
VIII-OBJETO DA ADI E DA ADC ( LER) 
ADIN-Não cabe na ADI lei municipal, face de lei federal municipal e nem leis do DF EM Âmbito estadual, fonte normativa em face da lei, emenda constitucional está acima da lei, o ato normativo com força de lei federal. 
Objeto de ADI- Ler. 
*LEI ESTADUAL NÃO É OBJETO DE ADC. 
ADC-LEI FEDERAL 
IX -LEGITIMADOS AO AJUIZAMENTO DAS AÇÕES DE CONTROLE
ART.103 CF
PRESIDENTE DA REPUBLICA
GOVERNADORES
X- LEGITIMAÇÃO ESPECIAL E NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO DA PERTINENCIA TEMÁTICA 
LEGITIMADOS ESPECIAIS-( LER ) 
DIREITO ADMINISTRATIVO
Atos administrativos- Motivo, motivação e teoria dos motivos determinantes.
Motivo- elemento de formação do ato administrativo- Ora discricionário- vinculado
É a situação fática que enseja a pratica do ato- discricionário Ex: autorização do uso do bem público
Quando impor a pratica do ato é vinculado- Ex. Aposentadoria compulsória após 70 anos ( servidor) 
Motivação: Justificativa da prática do ato ex: aposentadoria porque você completou 70 anos.
Art. 50 lei. 9784/99- A motivação é obrigatória Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:
I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; 
II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções; 
III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública; 
IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório; 
V - decidam recursos administrativos; 
VI - decorram de reexame de ofício; 
VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais; 
VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo. 
§ 1o A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato. 
§ 2o Na solução de vários assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões, desde que não prejudique direito ou garantia dos interessados. 
§ 3o A motivação das decisões de órgãos colegiados e comissões ou de decisões orais constará da respectiva ata ou de termo escrito. 
Nomeação do cargo em comissão pode faltar o motivo
Teoria dos motivos determinantes- abarca ato discricionário e vinculado- Os motivos apresentados na motivação da prática do ato precisam ser verdadeiros, porque se não o ato será nulo, com vício no elemento motivo.
Ex; Solicitação para autorização para evento, a administração pública informa que não poderia autorizar o evento porque teria outro evento, porém era mentira, esse ato foi motivado por um motivo que não era verdadeiro, o ato é nulo com vício no elemento motivo.
PODER DE POLÍCIA
Supremacia geral em relação a todos
Atributos- Discricionariedade, ele é discricionário, mais pode ser vinculado: Ex: Licença. 
Coercibilidade: A administração pode utilizar de meios coercitivos para fazer prevalecer o interesse público.
Ex: Cozinha vendendo comida estragada, a fiscal ira interditar < poder coercitivo.
Autoexecutoriedade - Auto executo- a administração não precisa pedir autorização pedir autorização para executar o ato
Delegação do poder de polícia- O STF não permite a delegação do poder de policia a particulares, por ser o monopólio estatal é ato de autoridade pública, este principio aplicado por particular fere o principio da isonomia.
OBS: O Particular pode praticar atos de mera execução material EX: Pardais eletrônicos a empresa não tem delegação para exercer o poder de policia, ela está praticando um ato acessório ao exercício do poder de policia, que será realizado a quem tem competência. 
Ex: Ocupações irregulares, eu autoridade publica posso determinar a retirada(coercibilidade) , não preciso do judiciário (autoexecutoriedae), posso contratar a sua empresa para vir com tratores retirar as casas, estou exercendo atos acessórios, não te deleguei o poder de policia.
PODER DISCIPLINAR
ART.143/ L. 8112/90- A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
É necessário o devido processo legal-Ampla defesa e contraditório.
Para ser instaurado o PAD não é preciso sindicância.
Poder dever agir.
OBS: ART. 145 8112/90 - Art. 145. Da sindicância poderá resultar:
I - arquivamento do processo; 
II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; 
III - instauração de processo disciplinar ( PORQUE SE VERIFICA QUE A PARTIR DA LI TERÃO PENAS MAIS PESADAS) 
Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. 
Art. 146 8112/90- Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias CHEGANDO NO MÁXIMO A 90 DIAS., de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.
Art.168 caput e paragrafo único- O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos ( Em regra) 
Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar ( Não tiver de acordo) as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. 
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA
Intervenção branda é aquela que não retira a propriedade, apenas limita , condiciona algumas das faculdades inerentes ao direito de propriedade.
 - Art. 1228 CC-. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
Intervenções Brandas Servidão administrativa e limitação administrativa- Apenas limita, condiciona o uso gozo, e fruição.
Servidão administrativa- Direito Real Público ( o poder público se serve de propriedade alheia Ex: Instalação de rede elétrica, construção de oleoduto, gasodutos.
Como pode ser instituída a servidão- Por via administrativa se ele resistir- Via Judicial- Art.40 Decreto lei 3365/41. 
OBS: Na intervenção branda a indenização é a posteriori desde que o prejuízo seja comprovado, se essa servidão administrativa tiver que ser liberada por processo judicial por resistência do proprietário, essa servidão pode ser instituída por via judicial com indenização.
LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA- Decorre de um ato geral, de uma lei que vai impor obrigações a proprietários a fim de limitar o uso da propriedade olhando ao bem estar social EX. Gabarito de construção, quero construir próximo a o aeroporto ( não pode construir acima de 4 andares, a sua licença vai limitar, é um ato geral que recai para os proprietários) Direito de preferencia, área de preservação ambiental.
Desapropriação- é a retirada da propriedade.
--O concessionário ele pode rescindir unilateral quando a administração não cumpre c a parte dela NÃO PODE, Rescisão unilateral só a administração pode fazer. 
Se ele quiser rescindir so na via judicial, só pode interromper o serviço após o transito em julgado da sentença, por ser o serviço publico, PRINCIPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO.
Art. 39 parágrafo único lei .8985
DIREITO CIVIL
Quem são os absolutamente incapazes- Apenas os menores 16 anos.
Quem são os relativamente incapazes- os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, ébrios habituais, viciados em toxico, prodigo (dilapida o patrimônio ( quando ele pratica negocio jurídico sem estar assistido o ato é nulo, o índio integrado não é absolutamente incapaz, Índios não integrados são incapazes, se ele celebrar um negocio sem um membro da FUNAI esse negocio é nulo.
Os deficientes físico ou mental- É plenamente incapaz- para casar, adotar, exercer curatela, porém se um deficiente estiver enquadrado no CC, se a síndrome tira do deficiente expressão de vontade, ele é incapaz.
DEFEITO DO NEGOCIO JURÍDICO.
ERRO ( SUBSTANCIAL, QUE RECAI SOBRE OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DO NEGOCIO, COGNICIVEL PELA OUTRA PARTE), DOLO,COAÇÃO, ESTADO DE PERIGO, LESÃO ( NÃO SE EXIGE DO DOLO DE APROVEITAMENTO, EX: JOÃO VENDE O APARTAMENTO QUE VALE R$ 1 MILHÃO POR R$ 200 MIL, ESSE NEGOCIO PODE SER ANULADO, MAIS SE A OUTRA CONCORDAR DEVOLVER O VALOR NÃO É CASO DE ANULAÇÃO, POIS O VALOR FOI SUPLEMENTADO) , E A FRAUDE CONTRA CREDORES ( SÃO CAUSAS DE ANULABILIDADE)
PRAZO: É DE QUATRO ANOS ( DECADENCIAL) CONTADO DA DATA DA CELEBRAÇÃO DO NEGOCIO JURÍDICO, EM CASO DE COAÇÃO: DA DATA QUE CESSOU A COAÇÃO.
SIMULAÇÃO NÃO É CAUSA DE DEFEITO NEGOCIO JURÍDICO-
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES- O CREDOR NÃO É OBRIGADO A ACEITAR A PRESTAÇÃO DIVERSA DA PACTUADA , AINDA QUE MAIS VALIOSA, EX: AO INVES DE PAGAR A PRESTAÇÃO DAR O CARRO EM TROCA DO PGT.
A SOLIDARIEDADE NÃO SE PRESUME, OU DECORRE DA LEI, OU DAS PARTES. 
 DIREITO CONTRATUAL- PRINCIPIO DA LIBERDADE CONTRATUAL EU CONTRATO COM QUEM, DA FORMA E COM QUEM QUISER DESDE QUE RESPEITE AS REGRAS DO ORDENAMENTO JURÍDICO. É LICITO AS PARTES CRIARES NOVOS CONTRATOS DESDE QUE RESPITE AS REGRAS GERAIS DE DIREITO, NOS CONTRATOS DE ADESÃO(, UMA DAS PARTES NÃO PODE DISCUTIR CLAUSULAS CONTRATUAIS), SE CLAUSULAS AMBIGUAS OU CONTRADITORIAS SERÁ APLICADO A INTERPRETAÇÃO MAIS FAVORAVEL AO ADERENTE, E TAMBÉM QUALQUER CLAUSULA QUE ESTEJA LIGADA INERENTES A DIREITOS E OBRIGAÇÕES SERÁ CONSIDERADA NULA DE PLENO DIREITO, DENTRO DE UM CONTRATO DE ADESÃO. 
 DIREITOS REAIS 
POSSE PRECARIA( IDADIMPLEMENTO CONTRATUAL , ELE TINHA QUE RESTITUIR E NÃO RESTITUIU EX: LOCAÇÃO – A POSSE PRECARIA NÃO GERA USUCAPIO) USUCAPIO EXTRAORDINARIA- 15 ANOS- USUCAPIAO ORDINÁRIA- POSSE CONTINUA , ININTERRUPTA SEM OPOSIÇÃO, JUSTO TÍTULO E BOA FÉ 10 ANOS, USUCAPIO URBANO PARA IMOVEIS COM MENOS DE 250 MT O PRAZO É DE 5 ANOS, O USUCAPIAO ESPECIAL RURAL 05 ANOS, USUCAPIAO ABANDONO DO LAR- USUCAPIR O BEM DE 02 ANOS, PREENCHENDO OS REQUISITOS JÁ SE ADQUIRE A PROPRIEDADE DE MANEIRA ORIGINARIA LOGO , A SENTENÇA TEM NATUREZA DECLARATORIA, POSSE CLANDESTINA( ELE ESTÁ NO BEM ESCONDIDO, ELE NÃO UTILIZA O BEM) E POSSE VIOLENTA ( É ADQUIRIDA COM VIOLENCIA, EM FACE DO LEGITIMO POSSUIDOR OU A COISA) ( TODAS ELEAS SÃO MODALIDADES DE POSSE INJUSTA) 
RESP CIVIL-DANO MORAL LESÃO A DIREITOS DA PERSONALIDADE, INTEGRIDADE FISICA, HONRA, PRIVACIDADE, PRAZO: 03 ANOS , VALOR É MEDIDO DE ACORDO COM A EXTENSÃO DO DANO GERADO****
RESPONSAVEL POR FATO DE TERCEIRO-PAIS PELOS FILHOS MENORES, TUTORES PELOS TUTELADOS, PATROES DE SEUS EMPREGADOS.
 DIREITO SUCESSORIO
Foi considerado INCONSTITUCIONAL pelo STF A SUCESSÃO DIFERENCIADA DO COMPANHEIRO, ELE HERDA DA MESMA FORMA DO CONJUGE .
O CONJUGE TEM DIREITO REAL DE HABITAÇÃO VITALICIO, MESMO QUE CONTRAIA OUTRA FAMÍLIA, O QUE É ESTENDIDO A O COMPANHEIRO, MESMO SE CASAR NOVAMENTE.
SE O IMOVEL É DIVIDIDO COM IRMÃOS NÃO CABE ESSE DIREITO.
LER: ART. 197 AO 201 ( PRESCRIÇÃO)
LER: 205 E 206 (PRAZOS PRESCRICIONAIS)
ESTUDAR DIREITO REAL DE LAJE ART. 1510 A E SEGUINTES. 
Em caso de contrato locação- em três anos não houver aumento e no final o locatário quiser cobrar cumulativamente, não poderá, o tempo de três anos suprimiu o direito de cobrar.
Obrigação fungível- qualquer um pode fazer.
Obrigação de fazer infungível- Show do Roberto Carlos, e o mesmo não comparece ( Perdas e danos) 
Obrigação solidaria- Toda a atenção reside em um dos agentes.
Solidariedade Passiva: se eu tenho um credito de R$ 1.000 EU POSSO COBRAR DE QUALQUER UM DOS QUATRO. 
EX: SE UM DOS QUATRO GASTA O DINHEIRO, A OBRIGAÇÃO CONTINUA PARA OS QUATRO, EM CASO DE PERDAS E DANOS SERÁDAQUELE QUE GASTOU DINHEIRO.
REMISSÃO- PERDÃO DA DÍVIDA ( EM CASO DOS QUATRO ABATE-SE A PARTE DAQUELES QUE RESTARAM.
CASO DOS PAIS EM RESPOSNSABILIADE PRATICADO POR SEUS FILHOS- A RESPONSABILIADE É SUBSIDIARIA DOS PAIS, O PAI NÃO RESPONDE COM TODOS OS SEUS BENS, ELE TEM QUE TER UM MÍNIMO EXISTENCIAL COM DIGNIDADE.
EX: BATI NO SEU CARRO RESPONSABILIADE EXTRACONTRATUAL.
SE O SEU CACHORRO MORDE O VIZINHO- RESP EXTRACONTRATUAL
VASO DE PLANTA CAI LA EM BAIXO- EXTRACONTRATUAL
CONTRATO DE LOCAÇÃO QIUE NÃO DEIXEI CHEGAR AO FIM - EXTRACONTRATUAL 
RESPONSABILIDADE EXTRA CONTRATUAL (OBJETIVA) - EM CASO DO CACHORRO QUE MORDE ALGUÉM.
DIREITO DO CONSUMIDOR
Ele é aplicado quando eu tiver um consumidor ligado a um fornecedor, em razão de um produto , ou em razão de um serviço.
Direito de arrependimento ( Compras a distância) - O consumidor te direito de se arrepender das aquisições feitas fora do estabelecimento comercial, compras á distancia, prazo: 07 dias.
O prazo ( 07 dias) passa a correr no momento do recebimento do bem de consumo.
Cobrança de dívidas: Art. 42 CDC 
O consumidor cobrada de forma á maior terei que receber em dobro.
Banco de dados- de forma indevida ( prazo 05 anos) 
Para que a inserção esteja no SPS E SERASA é necessário notificação.
PUBLICIDADE
ENGANOSA/ ABUSIVA OU ENGANOSA POR OMISSÃO.
 Direito empresarial
-Não cabe depósito Elisivo em caso de pedido de falência, só será aplicado em caso de impontualidade ou execução frustada.
Requisitos substanciais –Para a concessão da recuperação judicial pedido 
- Regularidade há mais de 02 anos
-Não ser falido ( se foi , que as obrigações esteja, extintas
-Não ter obtido há menos de cinco anos a conceção da recuperação judicial
- Não ter obtido há menos de cinco anos a concessão da recuperação judicial especial
-Não ter sido condenado, não ter como administrador ou sócio controlador , pessoa que tenha cometido o crime na lei de recuperação e falência.
 Título de crédito
Súmula 503 e 504 STJ
O PRAZO PARA AJUIZAMENTO DA AÇÃO MONITORIA É DE 5 ANOS CONTADOS A DATRA SEGUINTE ESTAMPADA NO TÍTULO.
CHEQUE DEVE SER PAGO NO MOMENTO SE SUA APRESENTAÇÃO. 
Cheque 01/11/2017 
É possível Aval parcial
O endosso parcial é nulo.
DIREITO DO TRABALHO
Gorjetas ( ESPONTANEA) EMPREGADOR NÃO PODE FICAR COM O EMPREGADOR – (Art. 457) CLT ( Remuneração : Salário + Gorjeta) LERRRR
Paragrafoúnico: 3 ao 11
Gorjeta- Espontânea o cliente deu porque quis ou cobrada na nota de serviço.
O que mudou: Empresas com mais de 60 empregados, criação comissão de fiscalização das gorjetas, paragrafo 10 art. 457 CLT. 
O empregador daquele valor de gorjetas, pode tirar encargos decorrentes, o que sobrar precisa ser distribuído entre os empregados ( Paragrafo 10) 
Aqueles empregados que fizerem parte da comissão de fiscalização- enquanto eles estiverem eles tem garantia de emprego. 
Gorjeta não entra na base de calculo de alguns direitos trabalhistas- Sumula 354 TST
Sumula 354 TST- Gorjeta não entra na base de calculo Aviso prévio, adicional noturno, repouso semanal remunerado e horas extras.
Não integram o salario- Ajuda de custo , diárias de viagem,

Continue navegando