Buscar

casamento Bianca

Prévia do material em texto

Entrada dos noivos na igreja
1. Primeiramente, os casais de padrinhos devem ser os primeiros convidados a chegar à igreja e devem entrar pela nave central do mesmo. Primeiro entra o casal de padrinhos escolhidos pela noiva, depois um casal de padrinhos escolhidos pelo noivo e assim por diante, até que todos entrem na igreja. A posição dos padrinhos na igreja deve ser obedecida na seguinte ordem: padrinhos da noiva ficam ao lado esquerdos do altar e padrinhos do noivo ao lado direito do altar.
2. Depois que os padrinhos estão posicionados em seu lugar, o noivo deverá entrar de braços dados com sua mãe (a mulher sempre deve ficar a esquerda do homem). O noivo e sua mãe devem se posicionar ao lado direito do altar, aguardando a chegada de sua futura mulher.
3. Após a entrada do noivo é o momento da entrada das daminhas de honra e pajens. Eles devem entrar antes da noiva (menina à esquerda e menino a direita). Damas e pajens entram ao som de uma melodia bem suave e agradável, ou ainda, segundo as tradições do cerimonial do casamento, as damas e pajens podem entrar na frente da noiva ao som da marca nupcial. Lembrando que é o pajem que carrega as alianças dos noivos e a dama pode ajudar a noiva a segurar o buquê, logo que chegar ao altar.
4. Logo que todos entram na igreja é a hora da noiva. Nesse momento, as portas são fechadas para que deixem os convidados e, principalmente o noivo cheio de curiosidade para ver a noiva. Quando a noiva está pronta para entrar na igreja, começa a ser tocada a tradicional marcha nupcial ou qualquer outra musica escolhida pelo casal. Segundo o cerimonialista, a noiva deve ficar de braços ou mãos dadas com o pai dela. Diferentemente dos padrinhos, a noiva deve entrar do lado direito e seu pai ficará no lado esquerdo.
5. Ao final da cerimônia de casamento a ordem de saída dos padrinhos e dos noivos deve ser obedecida da seguinte forma:
Noivos
Pais do noivo
Pais da noiva
Por último, os padrinhos
Chegada da Noiva
Outro hábito que adotou-se, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimonia.
Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimonia pode começar.
Cortejo dos noivos
Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:
Padrinhos: 1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.
Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimonia.
As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi – tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.
Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.
Mãe da Noiva e Pai do Noivo: de mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.
Noivo e Mãe do noivo: também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.
Damas e Pajens: eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.
Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:
* a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito. Justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.
Noiva e pai:a noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.
Curiosidade: A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso à esta pessoa.
Cortejo religioso de saída: saem os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.
Recepção
Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. evitando assim que estejam mal compostas para as fotos, se deixarem para mais tarde.
Na entrada do salão Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais tem uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele.
Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção.
A Valsa
Os noivos jantam, e logo em seguida enquanto é servido o bolo, dançam a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo.
Justificativa:
1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo.
2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile.
3º – Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união.
Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex: … e agora os noivos convidam os pais para a valsa… … e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa… ao encerrar esta valsa … e agora os noivos convidam a todos para a valsa …
O Buquê
A entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira em especial.
Entrada dos padrinhos
Entrada do noivo, depois damas e pagens.
Entrada da noiva
Entrada da bíblia
Entrada das alianças
Entrada das lembrancinhas
Saída

Continue navegando

Outros materiais