Buscar

Direito Constitucional II - avaliando o aprendizado 1,2,3,4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliando aprendizado 1,2,3,4 – Direito constitucional II
	 1a Questão (Ref.: 201512910002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Sr. Brasil Patriota da Silva, cidadão residente em Belém do Pará, viajou para Brasília com a finalidade de conhecer a capital brasileira. Ao chegar ao Aeroporto resolveu iniciar seu tour pelo Poder Legislativo do Distrito Federal. Assim, pediu para o motorista do táxi que o levasse para (______________) : Complete com a opção CORRETA:
		
	
	Assembleia Legislativa
	 
	Câmara Legislativa
	
	Congresso nacional
	
	Câmara dos Deputados
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201512946742)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem tê-la previamente sancionado.
	
	Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
	 
	Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
	
	Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo poder legislativo não comporta veto.
	
	Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201512899660)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 05 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - O Poder Legislativo municipal:
		
	 
	é competente para cassar o mandato do Prefeito Municipal, no caso de crime de responsabilidade.
	
	é composto por vereadores, em igual número para todos os municípios.
	
	está limitado ao gasto de cinqüenta por cento de sua receita com folha de pagamento.
	
	é organizado por Lei Orgânica, aprovada pela Assembléia Legislativa do respectivo Estado-membro.
		
	 4a Questão (Ref.: 201512899664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 05 - Exame 116 Tipo 1 - OAB-SP) - Quando o Município legisla sobre transporte coletivo municipal de passageiros, está:
		
	 
	expedindo norma fulcrada em sua própria autonomia.
	
	expedindo normas de sua competência residual.
	
	suplementando a legislação do Estado.
	
	suplementando a legislação da União, no que couber.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201512899865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 38 - Exame 08 - OAB-RJ)- Indique a alternativa correta:
		
	
	Os juizes de Direito gozam das garantias da vitaliciedade que, no segundo grau de jurisdição, só será adquirida após um ano de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, da inamovibilidade, salvo motivo de interesse público, e da irredutibilidade de subsídios, com ressalvas da Constituição Federal.
	
	O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, no que tange à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, este como integrante da estrutura organizacional do Poder Judiciário;
	 
	É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa;
	
	O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo;
		
	1a Questão (Ref.: 201513407273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O estado de defesa e o estado de sítio são tidos como legalidades extraordinárias, verdadeiras excepcionalidades que possibilitam inclusive a suspensão de determinas garantias constitucionais. As hipóteses de incidência e o procedimento são exaustivamente tratados pela CRFB/88. Com base na previsão constitucional dos referidos institutos, assinale a opção correta.
		
	
	Poderá o Presidente da República, à luz da CRFB/88, decretar estado de defesa em resposta a agressão armada de país vizinho.
	
	O estado de defesa e o estado de sítio podem ser decretados pelo Presidente da República, bastando a oitiva prévia do Conselho da República, do Conselho de Defesa Nacional e do Procurador-Geral da República.
	
	Em sendo hipótese de estado de sítio, o Congresso Nacional deverá ser fechado até o término das medidas coercitivas, para sua salvaguarda.
	 
	No estado de defesa, a oitiva do Congresso Nacional é posterior à sua decretação. Por sua vez, no estado de sítio, o Congresso Nacional deve ser ouvido previamente à decretação.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513402696)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta. Chama-se de militares:
		
	
	Essa nomenclatura está em desuso. Agora utiliza-se castrense para os membros da Marinha.
	
	Os membros da Marinha.
	 
	Os membros das Forças Armadas.
	
	Os membros do Exército.
	
	Os membros da Aeronáutica.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201512901134)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 38 - Exame 19 - OAB-RJ) - Indique, em meio às hipóteses abaixo, atinentes aos Poderes da República, a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão ausentar-se do País, em nenhuma circunstância, sem autorização expressa do Congresso Nacional, sob pena de perda de cargo;
	
	Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, depois de admitida, por dois terços da Câmara dos Deputados, a acusação contra o mesmo formulada;
	
	O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diversamente do que ocorre nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, em cujas unidades a estrutura legislativa é unicameral;
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição da República.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201512901124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 56 - Exame 29 - OAB-RJ) - Em relação ao Poder Executivo brasileiro, aponte a opção errada:
		
	
	Adroaldo é o presidente da República e Anfilófio, o vice-presidente, eleitos para mandato de quatro anos, no período de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2006. Dois meses após a posse, Adroaldo e Anfilófio falecem devido a contaminação por um vírus mutante desconhecido. Convocam-se novas eleições e são eleitos Álvaro e César para os cargos em questão, vindo estes a tomar posse em 1º de maio de 2003. Nessas condições, de conformidade com as normas constitucionais vigentes, o mandato dos novos eleitos findará em 31 de dezembro de 2006.
	 
	No exercício do poder regulamentar, o presidente da República pode aprovar regulamentos e baixar decretos para a execução da lei e da Constituição, sendo válida a expedição de normas que disciplinem por inteiro as disposições constitucionais enquanto não sobrevier lei complementar ou ordinária, que as regulamente;
	
	A despeito das alterações no capítulo constitucional referente ao Presidente da República, o sistema constitucional brasileiro continua a não admitir candidaturas autônomas nem avulsas para os cargos de presidente e vice-presidente da República;
	
	João, Pedro e Antonio são candidatos à presidência da República. No fim da apuração dos votos do primeiro turno de votação, os dois primeiros resultaram os mais votados, mas nenhum deles logrou reunir os votos necessários à eleição desde logo. Antes da segunda votação, João
veio a falecer. Nessa situação, deve realizar-se o segundo turno, para o qual Antonio deve ser convocado a disputar o cargo com Pedro;
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201512935240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Depende de emenda constitucional o aumento do número de ministros do STF, do Tribunal de Contas da União (TCU), do:
		
	
	Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do STM;
	
	TSE e do STJ;
	
	Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM);
	 
	STJ, do TSE, do TST e do STM.
	
	somente do STM.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201513402696)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a opção correta. Chama-se de militares:
		
	
	Essa nomenclatura está em desuso. Agora utiliza-se castrense para os membros da Marinha.
	
	Os membros da Marinha.
	 
	Os membros das Forças Armadas.
	
	Os membros do Exército.
	
	Os membros da Aeronáutica.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201513425671)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que tange as imunidades, prisão e foro privilegiado dos parlamentares, assinale a alternativa falsa: (a) os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos; (b) recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação; (c) o pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de sessenta dias do seu recebimento pela Mesa Diretora; (d) os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal; (e) desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.
		
	
	RESPOSTA 4
	
	RESPOSTA 5
	 
	RESPOSTA 3
	
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 2
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201512859301)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 02  Exame 128  Tipo 1  OAB-SP) - O Senado Federal compõe-se de representantes:
		
	
	apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
	
	do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos
	
	do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos
	 
	dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201512945404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
		
	
	Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
	 
	Tribunal de Contas da União
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	Juízes Federais
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201513425669)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Nesses termos, assinale a alternativa falsa: (a) na Câmara dos Deputados cada legislatura terá a duração de quatro anos, mas no Senado Federal cada legislatura terá a duração de oito anos (b) a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal; (c) o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário; (d) cada Senador será eleito com dois suplentes; (e) cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
		
	 
	RESPOSTA 2
	
	RESPOSTA 3
	 
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 5
	
	RESPOSTA 4
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201512899919)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 03 - Exame 114 - Tipo 1 - OAB-SP) - O Decreto Legislativo:
		
	 
	é ato normativo destinado ao exercício de competências exclusivas do Congresso Nacional.
	
	é ato normativo, de competência do Presidente da República, destinado a decretar intervenção federal.
	
	era, no sistema constitucional anterior, ato normativo de competência do Presidente da República, semelhante à atual Medida Provisória.
	
	é ato normativo de hierarquia inferior à lei ordinária.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201512901258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 08 Exame 129 Tipo 1 - OAB-SP) - O Tribunal de Contas da União é órgão auxiliar:
		
	 
	do Congresso Nacional, na fiscalização contábil e financeira da União, cujas decisões possuem natureza administrativa.
	
	do Poder Judiciário Federal, na apuração de improbidades administrativas, cujas decisões possuem natureza jurisdicional.
	
	do Ministério Público da União, na fiscalização de ilícitos penais ligados à administração pública, cujas decisões possuem natureza jurisdicional.
	
	da Presidência da República, na fiscalização contábil e financeira da União, dos Estados e dos Municípios, cujas decisões possuem natureza administrativa.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201513596241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Presidente da República edita Medida Provisória que dispõe sobre a injeção extraordinária de verbas para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O tema, porém, já havia sido objeto de projeto de lei anteriormente aprovado pelo Congresso Nacional e remetido ao próprio Presidente da República para sanção. Nessa linha, observado o regramento estabelecido pela Constituição Federal, assinale a afirmativa correta
		
	 
	É vedada a edição da Medida Provisória, pois a matéria já havia sido disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto pelo Presidente da República
	
	A Medida Provisória narrada na questão não poderia ser editada, visto que é vedado pela Constituição Federal dispor sobre matéria orçamentária por meio dessa espécie legislativa
	
	A Medida Provisória é juridicamente viável, mas, se não for apreciada em até sessenta dias contados da sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas, ficando sobrestadas todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando, até que se ultime a votação
	
	A Medida Provisória é juridicamente viável e prorrogar-se-á por duas vezes, por igual período, a sua vigência se, no prazo de 45 dias contados de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201513028393)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A competência para processar e julgar originariamente Governador de Estado por crime comum é do
		
	
	Supremo Tribunal Federal.
	
	Órgão Especial do Tribunal de Justiça.
	
	Juízo Criminal da capital onde se situa o Tribunal de Justiça do Estado respectivo.
	 
	Superior Tribunal de Justiça.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201512899923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2010.3) - Assinale a alternativa que contemple matéria para cuja disciplina é vedada a edição de medida provisória.
		
	
	Normas gerais de licitações e contratos administrativos.
	 
	Partidos políticos e direito eleitoral.
	
	Instituição ou majoração de impostos.
	
	Abertura de crédito extraordinário, ainda que para atendimento a despesas imprevisíveis e urgentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando