Buscar

Aula 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Carla Veloso
PARTES E PROCURADORES
Partícipes do processo - Todo aquele que atua no processo, seja o juiz, o autor, o réu, bem assim a testemunha, o perito, o oficial de justiça, o advogado, o promotor, é pessoa do processo. As pessoas atuantes no processo, denominadas pessoas do processo, constituem o gênero, do qual os sujeitos do processo são a espécie mais destacada.
 
Sujeitos do processo - Os sujeitos do processo são aquelas pessoas integrantes da relação processual. Isto é, são sujeitos do processo o juiz, sujeito imparcial, e as partes, sujeitos parciais, que, necessariamente, constituem-se de pelo menos duas: autor e réu. 
PARTES E PROCURADORES
EXIGÊNCIA DE PROCURAÇÃO X MANDATO TÁCITO 
A regra geral é a da juntada do respectivo instrumento de procuração.
O art. 791, §3º, da CLT, inserido pela Lei nº 12.437, de 06 de julho de 2011, estabelece que: “A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessados, com anuência da parte representada”. 
 
PARTES E PROCURADORES:
No Processo do Trabalho admite-se o JUS POSTULANDI, que pode ser definido como “a capacidade postulatória da própria parte, que tem o poder de agir em um processo sem a assistência de um advogado”, ou seja, em termos mais simples, ao reclamante é autorizado o comparecimento em audiência judicial sem que esteja representado por um advogado. 
ART. 791 CLT 
ART. 839 CLT 
PARTES E PROCURADORES:
Súmula nº 425 - TST - Jus Postulandi - Justiça do Trabalho - Alcance – Limitação - O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho. 
PARTES E PROCURADORES:
Súmula nº 219 do TST - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.  CABIMENTO (alterada a redação do item I e acrescidos os itens IV a VI em decorrência do CPC de 2015) - Res. 204/2016, DEJT divulgado em 17, 18 e 21.03.2016.  
I - Na Justiça do Trabalho, a condenação ao pagamento de honorários advocatícios não decorre pura e simplesmente da sucumbência, devendo a parte, concomitantemente: a) estar assistida por sindicato da categoria profissional; b) comprovar a percepção de salário inferior ao dobro do salário mínimo ou encontrar-se em situação econômica que não lhe permita demandar sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família. (art.14,§1º, da Lei nº 5.584/1970). (ex-OJ nº 305da SBDI-I). 
PARTES E PROCURADORES:
II - É cabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em ação rescisória no processo trabalhista.
 
III – São devidos os honorários advocatícios nas causas em que o ente sindical figure como substituto processual e nas lides que não derivem da relação de emprego.
 
IV – Na ação rescisória e nas lides que não derivem de relação de emprego, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários advocatícios da sucumbência submete-se à disciplina do Código de Processo Civil (arts. 85, 86, 87 e 90). 
PARTES E PROCURADORES:
V - Em caso de assistência judiciária sindical ou de substituição processual sindical, excetuados os processos em que a Fazenda Pública for parte, os honorários advocatícios são devidos entre o mínimo de dez e o máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa (CPC de 2015, art. 85, § 2º).
VI - Nas causas em que a Fazenda Pública for parte, aplicar-se-ão os percentuais específicos de honorários advocatícios contemplados no Código de Processo Civil.
PARTES E PROCURADORES:
REPRESENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA 
• Representação do empregado – art. 843, § 2º CLT. 
• Representação de empregado menor – art. 793 CLT (OBS: emancipação – art. 5º, § único, V, CC). 
• Representação do empregador – art. 843, § 1º CLT c/c Súmula 377 TST 
PROCEDIMENTOS NO PROCESSO DO TRABALHO
A ação trabalhista se desenvolve pelos procedimentos comuns previstos em lei levando-se em conta o valor dado à causa. Em casos específicos a lei prevê procedimentos especiais. 
RITO ORDINÁRIO – valor da causa superior a 40 salários mínimos (art. 837 a 852 da CLT) 
RITO SUMARÍSSIMO – valor da causa até 40 salários mínimos (art. 852-A até 852-I da CLT) 
RITO SUMÁRIO – LEI 5584/70
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NA CLT
INQUÉRITO JUDICIAL (ART. 853 CLT) – apuração da falta grave praticada por empregado estável (decenal ou dirigente sindical) 
DISSÍDIOS COLETIVOS (ART. 114, §2º, CRFB/88) – poder normativo da Justiça do trabalho (sentença normativa) – art. 856 e seguintes da CLT. 
AÇÃO DE CUMPRIMENTO (ART. 872 CLT) – cumprimento das normas coletivas (sentença normativa, acordo coletivo e convenção coletiva) 
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS CPC OU LEIS PRÓPRIAS
MANDADO DE SEGURANÇA – utilizado para atacar ato judicial do qual não cabe recurso. Ex: decisões interlocutórias. 
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO - utilizada pelo empregador para depositar em juízo as verbas da rescisão a fim de evitar o pagamento da multa do artigo 477, §8º, CLT. 
AÇÃO CAUTELAR – utilizada para dar efeito suspensivo a recurso (súmula 414, I, TST). 
AÇÃO RESCISÓRIA – utilizada para desconstituir a coisa julgada (artigo 836, CLT ). 
FASE POSTULATÓRIA
Petição Inicial - A ação trabalhista pode ser escrita ou verbal – arts. 786 e 787 da CLT – art. 840, 1º, da CLT.
AÇÕES TRABALHISTAS NECESSARIAMENTE POR ESCRITO:
Inquérito para apuração de falta grave (art. 853, CLT)
Dissídios coletivos (art. 856, CLT)
PROCESSAMENTO DA AÇÃO TRABALHISTA:
ART. 841, CLT – “Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou chefe de secretaria, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição ou termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência de julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 05 dias”.
NOTIFICAÇÃO: O reclamado será NOTIFICADO (citado) via postal. Se criar embaraços ao seu recebimento ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital. O reclamante será notificado no ato da apresentação da reclamação ou por notificação postal.
OBS: Art. 765, CLT – “Os juízos e Tribunais terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar diligências necessárias ao esclarecimento delas”.
OBS: Art. 769, CLT – “Nos casos OMISSOS, o direito processual comum será fonte subsidiária do processo do trabalho, EXCETO naquilo que for INCOMPATÍVEL com as normas desse título”.
AUDIÊNCIA UNA / ÚNICA
Art. 849, CLT 
Art. 852-C, CLT
AUDIÊNCIA 
Art. 843, CLT – exige a presença das partes na audiência 
OBS: Jus Postulandi – Art. 791 CLT - Súmula 425 TST 
REPRESENTAÇÃO DAS PARTES EM AUDIÊNCIA 
Empregado – se por doença ou qualquer outro motivo ponderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato (Art. 843, § 2º, CLT). 
AUDIÊNCIA
Empregador – é facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento dos fatos, e cujas declarações obrigarão o preponente (Art. 843, 1º, CLT) OBS: O preposto deve necessariamente ser empregado da reclamada, salvo quanto à reclamação trabalhista de empregado doméstico e micro empresa ou empresa de pequeno porte (Súmula 377 TST e art. 54 da Lei complementar n. 123/2006). 
AUDIÊNCIA
Empregador – é facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento dos fatos, e cujas declarações obrigarão o preponente (Art. 843, 1º, CLT) OBS: O preposto deve necessariamente ser empregado da reclamada, salvo quanto à reclamação trabalhista de empregado doméstico e micro empresa ou empresa de
pequeno porte (Súmula 377 TST e art. 54 da Lei complementar n. 123/2006). 
AUDIÊNCIA
AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO RECLAMANTE
AUDIÊNCIA
AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO RECLAMADO
AUDIÊNCIA 
PROPOSTA CONCILIATÓRIA 
Rito Ordinário 
1ª Tentativa = abertura da audiência (art. 846, CLT) 
Última Tentativa = após a apresentação das razões finais pelas partes (art. 850, CLT) 
Rito Sumaríssimo 
Em qualquer fase da audiência (art. 852-F, CLT) 
PROPOSTA CONCILIATÓRIA 
Art. 764, caput, CLT – Os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão SEMPRE sujeitos à conciliação. 
§3 º É lícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juízo conciliatório. 
SÚMULA 418, TST: A concessão de liminar ou a homologação de acordo constituem faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança. 
PROPOSTA CONCILIATÓRIA 
CELEBRAÇÃO DE ACORDO
 
Firmado o acordo - o termo de conciliação valerá, para as partes, como decisão irrecorrível (art. 831, Parágrafo Único, da CLT)
RESUMO DA AUDIÊNCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais