Buscar

AULA 9 PT atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO
 
PROFESSORA: NIDIA CALDAS 
E-MAIL: NIDIACALDAS@HOTMAIL.COM
Tema da Apresentação
AULA 9: Fase probatória: ônus da prova no processo de trabalho; meios de prova, peculiaridades. Razões finais e renovação da tentativa de conciliação. Sentença. 
FASE INSTRUTÓRIA
A instrução probatória destina-se a formar o convencimento do juiz acerca dos fatos ocorridos. Nessa fase são colhidas as provas que o juiz irá se basear para proferir a sua decisão (art. 818 a 830 da CLT). 
LIVRE CONVENCIMENTO DO JUIZ
Art. 371 do CPC/2015: O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.
Tema da Apresentação
DO ÔNUS DA PROVA 
FREDIE DIDIER JÚNIOR: “Ônus é o encargo cuja inobservância pode colocar o sujeito numa posição de desvantagem. Não é um dever e, por isso, não se pode exigir o seu cumprimento. Normalmente, o sujeito a quem se impõe o ônus tem interesse em observá-lo, justamente para evitar essa situação de desvantagem que pode advir de sua inobservância”.
A distribuição do encargo probatório pode ser realizada pelo legislador (distribuição estática do ônus da prova), pelas partes e pelo juiz (distribuição dinâmica do ônus da prova). Na CLT a distribuição do ônus da prova está prevista no art. 818 da CLT.
Tema da Apresentação
DISTRIBUIÇÃO LEGAL DO ÔNUS DA PROVA
AUTOR - Cumpre o ônus de provar o fato constitutivo do direito alegado. (art. 373, I do CPC/2015 c/c art. 818, I da CLT). 
RÉU - Tem o ônus de provar os fatos modificativos, impeditivos e extintivos do direito do autor (art. 373, II do CPC/2015 c/c art. 818, II da CLT). 
DISTRIBUIÇÃO CONVENCIONAL DO ÔNUS DA PROVA
§ 3° do art. 373 do CPC/2015
A distribuição diversa do ônus da prova também pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando:
I- recair sobre direito indisponível da parte;
II – tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito. (prova diabólica)
Assim, as partes podem convencionar a distribuição do ônus da prova diversamente das hipóteses previstas em lei.
Tema da Apresentação
MAURO SCHIAVI: “A inversão convencional consiste na alteração das regras de distribuição do ônus da prova a cargo das partes. Essa regra praticamente não tem aplicação no Processo do Trabalho, em razão das peculiaridades deste e da dificuldade probatória que apresenta o reclamante. O TST por meio da IN 39/2016 disse que não se aplica ao Processo do Trabalho.
DISTRIBUIÇÃO DO ÔNUS DA PROVA PELO JUIZ
Art. 818 § 1 CLT Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos deste artigo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o JUÍZO ATRIBUIR O ÔNUS DA PROVA DE MODO DIVERSO, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
§ 3 A decisão referida no § 1 deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil. (PROVA DIABOLICA)
Tema da Apresentação
SÚMULA 338, I, TST
I- É ônus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, § 2°, da CLT. A não apresentação injustificada dos controles de frequência gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrário.
SÚMULA 443 TST
DISPENSA DISCRIMINATÓRIA. PRESUNÇÃO. EMPREGADO PORTADOR DE DOENÇA GRAVE. ESTIGMA OU PRECONCEITO. DIREITO À REINTEGRAÇÃO. 
Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.
SÚMULA 212 TST
O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
Tema da Apresentação
MEIOS DE PROVA 
PROVA DOCUMENTAL
Documento é todo objeto, produto de ato humano, que representa a outro fato ou a um objeto. O documento oferecido como prova deve ser exibido no original ou em certidão autenticada, exceto em se tratando de documentos comuns às partes.
OJ 36, SDI-I, TST. INSTRUMENTO NORMATIVO. CÓPIA NÃO AUTENTICADA. DOCUMENTO COMUM ÀS PARTES. VALIDADE - O instrumento normativo em cópia não autenticada possui valor probante, desde que não haja impugnação ao seu conteúdo, eis que se trata de documento comum às partes.
Art. 830 CLT O documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
Parágrafo único. Impugnada a autenticidade da cópia, a parte que a produziu será intimada para apresentar cópias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventuário competente proceder à conferência e certificar a conformidade entre esses documentos.” (NR – Lei 11925 de 17/04/09)
OBS: Carteira de Trabalho – as anotações geram presunção relativa de veracidade. (súmula 12 TST) 
Tema da Apresentação
Os documentos que estão com o reclamante, devem ser juntados na inicial (art. 787 da CLT) e os que estiverem com o reclamado devem acompanhar a defesa (art. 434 do CPC/2015). Em fase recursal, a juntada de documentos só é admitida excepcionalmente.
SÚM. 8 DO TST JUNTADA DE DOCUMENTO
“A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença.”
Lei 9.800/99 - fac-símile para prática de atos processuais - 5 dias para juntar o original. Súm. 387 TST.
Tema da Apresentação
DEPOIMENTO PESSOAL
Finalidade do depoimento pessoal é obter a confissão real. Goza de presunção absoluta, enquanto que a confissão ficta gera presunção apenas relativa. Ocorre a confissão ficta quando a parte intimada não comparecer, ou comparecendo, se recusar a depor, hipótese em que o juiz lhe aplicará a pena de confissão (art. 385, §2º do CPC/2015) 
Súmula nº 74 do TST
 I - Aplica-se a confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência em prosseguimento, na qual deveria depor. 
II - A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (arts. 442 e 443, do CPC de 2015 - art. 400, I, do CPC de 1973), não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. 
III- A vedação à produção de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo.
Tema da Apresentação
Art. 848 CLT: “Terminada a defesa, seguir-se-á a instrução do processo, podendo o presidente, ex offício ou a requerimento de qualquer juiz temporário, interrogar os litigantes”. 
§ 1º - Findo o interrogatório, poderá qualquer dos litigantes retirar-se, prosseguindo a instrução com o seu representante.
§ 2º - Serão, a seguir, ouvidas as testemunhas, os peritos e os técnicos, se houver.
Art. 385 do CPC/2015 Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício. 
§ 1º Se a parte, pessoalmente intimada para prestar depoimento pessoal e advertida da pena de confesso, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor, o juiz aplicar-lhe-á a pena. 
§ 2º É vedado a quem ainda não depôs assistir ao interrogatório da outra parte. 
Tema da Apresentação
PENA DE CONFISSÃO
Súmula nº 74 do TST
 I - Aplica-se a confissão à parte que, expressamente intimada com aquela cominação, não comparecer à audiência
em prosseguimento, na qual deveria depor. 
§ 1º do art. 385 do CPC/2015 
Se a parte, pessoalmente intimada para prestar depoimento pessoal e advertida da pena de confesso, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor, o juiz aplicar-lhe-á a pena. 
A confissão não abrange matéria de direito. 
A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (arts. 442 e 443, do CPC de 2015 - art. 400, I, do CPC de 1973), não implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores – Súm. 74, II do C. TST
A vedação à produção de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, não afetando o exercício, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo - Súm. 74, III, do C. TST.
A confissão não abrange fatos que lei exige a prova técnica. Ex: insalubridade e periculosidade – art. 195, § 2º, CLT e OJ nº 278, SDI-I, TST – é obrigatória a prova pericial para comprovar a insalubridade e periculosidade.
Tema da Apresentação
PROVA TESTEMUNHAL
As testemunhas comparecerão à audiência independente de intimação. As que não comparecerem serão intimadas, ex offício, ou a requerimento da parte, ficando sujeita à condução coercitiva, além de multa, caso, sem motivo justificado, não atender à intimação. (art. 825 CLT) 
EXCEÇÃO: RITO SUMARÍSSIMO: Só será deferida a intimação da testemunha que, COMPROVADAMENTE convidada, deixar de comparecer. Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar a sua imediata condução coercitiva. (art. 852-H, §3º, CLT) 
NÚMERO DE TESTEMUNHAS 
Rito ordinário – até 3 testemunhas para cada parte (art. 821 CLT) 
Rito Sumaríssimo – até 2 testemunhas para cada parte (art. 852-H, §2º, CLT) 
Inquérito Judicial – até 6 testemunhas para cada parte (art. 821 CLT) 
SUSPEIÇÃO E IMPEDIMENTO DE TESTEMUNHAS 
Art. 829 CLT: A testemunha que fora parente até o terceiro grau civil, amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes, não prestará compromisso, e seu depoimento valerá como simples informação. C/C ART. 447 CPC/2015.
Tema da Apresentação
Testemunha que litiga contra o mesmo empregador (súmula 357 TST: Não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador). 
Art. 819, CLT - O depoimento das partes e testemunhas que não souberem falar a língua nacional será feito por meio de intérprete nomeado pelo juiz ou presidente.
§ 1º - Proceder-se-á da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que não saiba escrever.
§ 2º - Em ambos os casos de que este artigo trata, as despesas correrão por conta da parte a que interessar o depoimento.
Art. 822, CLT - As testemunhas não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas.
Art. 823, CLT - Se a testemunha for funcionário civil ou militar, e tiver de depor em hora de serviço, será requisitada ao chefe da repartição para comparecer à audiência marcada.
Art. 824, CLT - O juiz ou presidente providenciará para que o depoimento de uma testemunha não seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo.
Tema da Apresentação
PROVA PERICIAL
Sempre que houver necessidade de conhecimentos técnicos o juiz pode nomear perito de sua confiança para elaboração de laudo técnico. ART. 827 CLT .
Art. 464 CPC/2015: “A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação”.
§ 3° do art. 473 do CPC/2015: Para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder das partes, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias e outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia”.
§ 2° do art. 473 do CPC/2015: É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como emitir opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia”.
PROVA EMPRESTADA - Art. 372 do CPC/2015: O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório.
Tema da Apresentação
Para caracterizar insalubridade ou periculosidade, a lei (art. 195 da CLT) exige que o perito seja um Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho - OJ 165 da SDI do TST.
Prova tarifada = a insalubridade e a periculosidade só podem ser provadas por perícia, regra geral (art. 195 CLT). – 
EXCEÇÃO: OJ - 278 da SDI-I do TST.
Tema da Apresentação
INDICAÇÃO DE DOENÇA DIVERSA DA DIAGNOSTICADA NO LAUDO
É a situação em que o reclamante indica determinada patologia que acarretou dano acidentário e, posteriormente, o laudo pericial confirma a existência do dano, mas motivado por doença diversa daquela apontada na petição inicial.
O juiz pode acolher o pedido de indenização ainda que a causada por enfermidade diferente daquela especificada na petição inicial?
SÚMULA 293 TST – A verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, não prejudica o pedido de adicional de insalubridade.
Tema da Apresentação
HONORÁRIOS PERICIAIS 
ART. 790-B, CLT: A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita.
§ 2o  O juízo poderá deferir parcelamento dos honorários periciais.
§ 3o  O juízo não poderá exigir adiantamento de valores para realização de perícias.
§ 4o  Somente no caso em que o beneficiário da justiça gratuita não tenha obtido em juízo créditos capazes de suportar a despesa referida no caput, ainda que em outro processo, a União responderá pelo encargo.
ASSISTENTES TÉCNICOS: Súmula 341 TST: A indicação do perito assistente é faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorários, ainda que vencedora no objeto da perícia. 
Tema da Apresentação
OJ 98 SDI-II TST: “Mandado de segurança. Cabível para atacar exigência de depósito prévio de honorários periciais dada sua incompatibilidade com o processo do trabalho e súmula 236 do TST, sendo cabível o mandado de segurança visando à realização da perícia independentemente do depósito”. 
Art. 6º da Instrução Normativa n. 27/2005 do TST: “Os honorários periciais serão suportados pela parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiária da justiça gratuita. 
Parágrafo único: Faculta-se ao juiz, em relação à perícia, exigir depósito prévio de honorários, ressalvadas as lides decorrentes da relação de emprego.
Tema da Apresentação
INSPEÇÃO JUDICIAL
Art. 481 CPC/2015 O juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa..
Art. 483 CPC/2015  O juiz irá ao local onde se encontre a pessoa ou a coisa quando:
I - julgar necessário para a melhor verificação ou interpretação dos fatos que deva observar;
II - a coisa não puder ser apresentada em juízo sem consideráveis despesas ou graves dificuldades;
III - determinar a reconstituição dos fatos.
Parágrafo único.  As partes têm sempre direito a assistir à inspeção, prestando esclarecimentos e fazendo observações que considerem de interesse para a causa.
Art. 484 CPC/2015 Concluída a diligência, o juiz mandará lavrar auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for útil ao julgamento da causa.
Parágrafo único.  O auto poderá ser instruído com desenho, gráfico ou fotografia.
Tema da Apresentação
TRÂMITES FINAIS DO PROCESSO 
 
SENTENÇA
Tema da Apresentação
 SENTENÇA 
• Terminativa – provimento judicial que, sem apreciar o mérito,
extingue o procedimento no primeiro grau de jurisdição (art. 485 CPC/2015). 
• Definitiva – ato pelo qual o juiz resolve o mérito, sem, contudo, extinguir o processo (art. 487 CPC/2015). 
- As partes serão intimadas da sentença na própria audiência em que é proferida (art. 852 da CLT). No caso de revelia o revel será intimado na forma do art. 841, §1º da CLT (notificação postal). 
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais